Resposta ao Fabio Sabino: A RESSUREIÇÃO DE CRISTO EXISTIU? – PROF. FÁBIO SABINO – CORTES

Não gosto de dar palco para esses sujeitos aqui no Logos. Esses polemicistas, ainda mais com títulos de vídeos bombásticos e simplistas chamam a atenção e fazem apelação. Muitos não querem pensar e gostam desses vídeos simplistas e com argumentos rasos contra a Bíblia. Mas será que é verdade?

Ele já começa citando Paulo em I Cor. 15, 16 e 17.

Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

Ai pergunta: “quantos mortos vocês estão vendo hoje sendo ressuscitado pelas igrejas aí?”

Eu não gosto desses vídeos simplistas e sarcásticos.

Se a ressurreição dos mortos foi considerada impossível, que era absurdo acreditar nela, então deve-se deduzir que Cristo não ressuscitou da sepultura, pois a objeção geral contra a ressurreição dos mortos se aplicaria à ressurreição de Cristo. também. . Portanto, não é possível negar a ressurreição geral sem negar implicitamente a ressurreição de Jesus, tão bem comprovada. Paulo diz que este é o resultado inevitável de negar a ressurreição e implica uma negação do cristianismo, a remoção da esperança cristã de vida eterna.

Evidentemente que os milagres ocorreram no primeiro século e nos evangelhos no contexto de expansão do Evangelho. É claro que Deus pode fazer milagres quando Ele quer. Não é um show.

É alguma surpresa, então, que os evangelistas do primeiro século colocassem tanta ênfase na ressurreição de Jesus? Pedro mencionou especificamente como o apóstolo escolhido para ocupar o lugar de Judas se tornaria uma testemunha da ressurreição de Jesus (Atos 1:22). Pouco tempo depois, Pedro pregou a milhares de judeus em Jerusalém um sermão que girava em torno do túmulo vazio de Cristo (Atos 2:24,31-32). Ele então falou no templo sobre a ressurreição do Senhor (Atos 3:15,26), e depois testemunhou esse fato perante o mais alto tribunal dos judeus (4:10; 5:29-32). O apóstolo também testemunhou aos gentios, começando com Cornélio e sua família (Atos 10:30). Paulo falou repetidamente da ressurreição de Cristo em Antioquia da Pisídia (Atos 13:30,33,34,37), raciocinou a partir das Escrituras sobre isso em Tessalônica (Atos 17:3),

Os cristãos do primeiro século frequentemente discutiam a ressurreição de Cristo e estavam preparados para defendê-la usando argumentos lógicos compostos de evidências suficientes (cf. 1 Coríntios 15:3-8; Atos 1:3; 26:22-23). A ressurreição de Cristo foi fundamental para sua fé e proeminente em sua pregação. Não deveria ser menos hoje. Centenas de milhões de pessoas na Terra não acreditam no poder de desafiar a morte de Jesus. Os céticos zombam da ideia de Jesus voltar à vida. Infiéis nas salas de aula e meios de comunicação em todo o mundo argumentam inflexivelmente contra isso, alegando que “a ressurreição corporal de Jesus não aconteceu em boas bases bíblicas” e certamente “não aconteceu em boas bases históricas” (Barker, 1996).

O fato de Pilatos ter condenado Cristo à cruz é um fato histórico indiscutível. Como o arqueólogo Edwin Yamauchi declarou:

Mesmo que não tivéssemos o Novo Testamento ou os escritos cristãos, poderíamos concluir de tais escritos não-cristãos, como Josefo, o Talmude, Tácito e Plínio, o Jovem, que… ele [Jesus—KB] foi crucificado sob Pôncio Pilatos no reinado de Tibério (1995, p. 222).

No entanto, São Paulo diz que Jesus foi “designado Filho de Deus em poder de acordo com o Espírito de santidade por sua ressurreição [grego, anastaseos ] dentre os mortos” (Rom. 1:4). Então, contra Barker, Paulo descreve Jesus ressuscitando dos mortos com uma forma da palavra grega anastasis . Além disso, Paulo usa egeiro e anastasis de forma intercambiável ao falar sobre a relação entre nossa futura ressurreição dentre os mortos e a realidade da ressurreição de Cristo:

Agora, se Cristo é pregado como ressuscitado [ egegertai ] dentre os mortos, como alguns de vocês podem dizer que não há ressurreição [ anastasis ] dos mortos? Mas se não há ressurreição [ anastasis ] dos mortos, então Cristo não ressuscitou [ egegertai ]. Se Cristo não ressuscitou [ egegertai ], então nossa pregação é vã e sua fé é vã (1 Coríntios 15:12-14).

Ressurreições na Bíblia

Aos 55s começa a falar sobre a ressurreição de Lázaro. Ele cita Hb 9,27. Quantas vezes Lázaro morreu?

Embora pareça que a ressurreição de Lázaro é uma contradição com o versículo em Hebreus 9:27 , não é. O versículo em Hebreus fala do fim último de todo homem quando diz que o homem morrerá uma vez.

Quando Adão pecou no Jardim, Deus impôs a morte como consequência de seu pecado. O livro de Romanos confirma que o “salário do pecado é a morte” ( Romanos 6:23 ). Portanto, Adão, e todos os nascidos desde Adão, têm a morte como penalidade do pecado imposta a eles. 

A morte imposta no Jardim foi tanto uma morte espiritual quanto uma morte física. Na aplicação de Hebreus 9:27 , devemos começar lembrando que, desde Adão, todos nascem espiritualmente mortos por causa do pecado. Portanto, Jesus disse: “você deve nascer de novo” ( João 3:7 ). Jesus estava falando de renascimento espiritual. E Hebreus 9:27 está falando da morte física e declara claramente apenas uma morte física.

Se for esse o caso, como Lázaro (e outros) poderia ser ressuscitado dentre os mortos, viver novamente e sofrer uma segunda morte física? A resposta simples é que aqueles que foram ressuscitados e trazidos de volta à vida foram ressuscitados por um milagre de Deus. Ao fazer isso, Deus pôs de lado a ordem natural do que tem sido a vida física desde a queda do homem. A ressurreição é algo que somente Deus pode fazer, como o Doador da Vida e o Criador Todo-Poderoso e Todo-Poderoso.

Depois ele cita “a consequência do pecado é a morte”. O escritor de Hebreus está afirmando um princípio geral. Por causa do pecado de Adão, o homem está destinado a morrer. ” No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste formado; porque tu és pó e ao pó virares” (Gênesis 3:19 ) . Mas esta declaração geral não exclui exclusão. Não afirma que todo homem  deve  morrer uma vez.

Os destinos de Elias e Enoque são basicamente os seguintes, mas anteriores: eles foram assumidos por Deus da mesma forma, embora em antecipação à vinda de Cristo, e não depois dela. Eles foram vistos como protótipos (no sentido de “característicos ou normativos” em vez de “experimentos rudimentares”) para a transformação que Paulo discute em 1 Coríntios 15.

Outra distinção importante é encontrada na segunda parte de Hebreus 9:27: “mas depois disto o juízo”. Há uma grande diferença entre uma pessoa ser ressuscitada dentre os mortos e uma pessoa ser ressuscitada. Lázaro e alguns outros foram ressuscitados dentre os mortos, mas nenhum deles recebeu corpos glorificados. Além disso, eles obviamente não foram levados a julgamento. Todos, incluindo aqueles que mencionamos, enfrentarão o julgamento futuro; os crentes e seu desempenho na terra serão avaliados no Tribunal (Bema) Tribunal de Cristo (Rom. 14:10–12; 2 Cor. 5:10). Os incrédulos serão sentenciados à condenação eterna no julgamento do Grande Trono Branco (Ap 20:11–15).

Aos 1:33 diz sobre “carne e sangue não podem herdar o reino de Deus”.

Paulo está argumentando que a ressurreição é necessária porque “a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem o perecível herda o incorruptível” (v. 50). “Carne e sangue” é uma expressão hebraica para se referir à humanidade caída e comum. Aqueles que herdarão o reino de Deus devem ser glorificados, e é isso que experimentamos na ressurreição. A ressurreição, então, é a solução para nossa condição caída. Isso convida a uma pergunta lógica: E aqueles que não morreram na vinda de Jesus (ver v 23)? Se, como Paulo argumentou anteriormente, a ressurreição ocorre após a morte, como os que estiverem vivos na vinda de Jesus poderão herdar o reino de Deus? Paulo nos assegura que mesmo aqueles que estiverem vivos na vinda de Cristo serão glorificados por meio da ressurreição, apesar de nunca terem provado a morte (vs. 51-52).

Fica claro a partir do contexto que a “mudança” que Paulo diz que experimentaremos em um mero momento não é uma mudança na localização do nosso corpo (arrebatamento), mas uma mudança na constituição do nosso corpo (ressurreição/glorificação). 

O céu e o reino de Deus são duas coisas diferentes. Paulo fala sobre um homem que foi arrebatado ao céu em corpo ou fora do corpo. Ele não tinha certeza. Conheço alguém que foi arrebatado pelo espírito. Os cristãos estão no reino de Deus agora na terra. Suas vidas estão no céu, mas seus corpos ainda estão na terra. Isso é cristianismo. Quando Jesus voltar, todos os cristãos receberão corpos espirituais. Com Deus tudo é possivel.

Agora vamos ver o que verdadeiros estudiosos e historiadores falam sobre o assunto:

1. Os discípulos de Jesus e seus céticos se convenceram de que Jesus havia aparecido para eles depois de sua morte.

  • “Para funcionar, a hipótese do túmulo de Jesus tem que afirmar que os discípulos morreram por algo que eles sabiam ser uma mentira – na verdade, algo que eles mesmos haviam fabricado. Além disso, tem que reconhecer que nenhum dos discípulos desertou, mesmo diante de sofrimento e mortes horríveis, incluindo apedrejamento e crucificação. Isso é provável?

-Darrell Bock (estudioso do Novo Testamento) e Daniel Wallace (estudioso do Novo Testamento) (1)

  • “É necessário algum tipo de experiência poderosa e transformadora para gerar o tipo de movimento que o cristianismo primitivo foi.”

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.