Qual a diferença entre sabedoria e conhecimento?

No artigo de hoje, responderei à sua pergunta: Qual é a diferença entre sabedoria e conhecimento? Depois, como sempre, compartilharei alguns recursos úteis, então fique por aqui até o final. Sabedoria e conhecimento, ambos temas recorrentes na Bíblia, estão relacionados, mas não são sinônimos.

O dicionário define sabedoria como “a capacidade de discernir ou julgar o que é verdadeiro, correto ou duradouro”. Conhecimento, por outro lado, é “informação adquirida por meio de experiência, raciocínio ou conhecimento”.

O conhecimento pode existir sem sabedoria, mas não o contrário. Pode-se ter conhecimento sem ser sábio. Conhecimento é saber usar uma arma; sabedoria é saber quando usá-lo e quando mantê-lo no coldre. Deus quer que tenhamos conhecimento Dele e do que Ele espera de nós. Para obedecê-Lo, temos que ter conhecimento dos mandamentos.

Mas tão importante quanto ter conhecimento é ter sabedoria. Conhecer os fatos sobre Deus e a Bíblia não é tudo que existe para a sabedoria. A sabedoria é um presente de Deus. Tiago 1:5 declara: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá generosamente sem achar culpa, e ela será dada a você.”

Deus nos abençoa com sabedoria para que O glorifiquemos e usemos o conhecimento que temos Dele. O livro de Provérbios é talvez o melhor lugar na Bíblia para aprender sobre a sabedoria bíblica. Provérbios 1:7 fala tanto do conhecimento bíblico quanto da sabedoria: “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, / mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução.”

Temer ao Senhor é começar no   caminho do conhecimento, e Deus pode então começar a nos fornecer sabedoria por meio de Cristo, que a Bíblia diz ser a própria sabedoria: “É por causa dele que vocês estão em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria de Deus — isto é, nossa justiça, santidade e redenção” (1 Coríntios 1:30).

Conhecimento é o que é adquirido ao longo do tempo por meio do estudo das Escrituras. Pode-se dizer que a sabedoria, por sua vez, age adequadamente sobre esse conhecimento. A sabedoria é a aplicação  adequada do conhecimento.

Conhecimento entende que o sinal ficou vermelho; a sabedoria aplica os freios. O conhecimento vê a areia movediça; a sabedoria caminha ao seu redor. Conhecimento memoriza os Dez Mandamentos; a sabedoria os obedece. O conhecimento aprende de Deus; a sabedoria O ama. Quer aprender mais?

Se você gostaria de aprender sobre o Bíblia, ou se estiver interessado em devocionais de tamanho reduzido, assine o Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa. está vinculado aqui. Agora lembre-se: Tem dúvidas? A Bíblia tem respostas, vamos ajudá-lo a encontrá-las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.