5 palavras hebraicas para orar

5 palavras hebraicas que podem enriquecer sua oração.

blog_hebraico_600

A oração pode ser chata. Dizemos as mesmas coisas com as mesmas palavras repetidamente. Tendemos para os mesmos assuntos e preocupações, e toda essa “mesmice” pode levar à monotonia e à frustração.

Essa é uma boa razão (entre muitas) para introduzir a riqueza, a profundidade e a variedade de algumas palavras hebraicas em sua oração.

Você provavelmente já usa a palavra de oração hebraica mais comum – “amém” – que pode significar várias coisas, mas é mais comumente entendida como “sim, que assim seja”. Mas aqui estão cinco outras palavras hebraicas que podem informar, orientar e enriquecer suas orações:

1) Aleluia
Você já conhecia essa palavra. Aleluia e sua raiz, “halal”, ocorrem dezenas de vezes nos Salmos. Significa simplesmente “louvado seja Deus!” Na adoração pública é frequentemente cantado (por exemplo, “Aleluia! Que Salvador!”) e às vezes gritado. É usado com menos frequência em momentos privados de oração. Mas não precisa ser excluído da sua vida pessoal de oração.

Experimente dizer aleluia sempre que sua alma se encher de louvor e graças a Deus. Diga aleluia para expressar seu apreço pela beleza, fidelidade, poder e presença de Deus.

Se você orar o “Glória/Glória ao Senhor”, você pode até mesmo substituir a palavra inglesa “glória” ou “louvor” pelo equivalente hebraico. (“Aleluia ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”, etc.)

2) Teshuvá
Literalmente, “retorno”, teshuvá é a palavra hebraica para “arrependimento”. Não significa “sentir muito”, mas sim “virar”, mudar de direção e “dar 180º”, por assim dizer. Teshuvá é um conceito tão importante que o Talmud diz que Deus criou o arrependimento antes de criar o universo físico. Portanto, inclua teshuvá em suas orações, não apenas confessando seus pecados, mas virando as costas para eles e retornando para seu Deus.

3) Tsedek
Quando Davi cantou: “Ele me guia pelas veredas da justiça” (Salmo 23:3), ele cantou a palavra tsedek . Quando Amós orou: “que a justiça corra como um rio, a justiça como uma corrente inesgotável” (Amós 5:24, NVI), ele usou as palavras hebraicas tsedek (justiça) e mizpat (justiça).

Tsedek significa não apenas comportamento correto, mas também ações justas e sábias. Portanto, ore por mais tsedek em sua vida, na comunidade e no mundo.

4) Chesed
Chesed é uma das palavras mais ricas e profundas da língua hebraica. É mais frequentemente traduzido como “benevolência” ou “misericórdia” na Bíblia. É intrínseco ao caráter de Deus e incumbe ao povo de Deus. Chesed é tão rico em significado que não pode ser expresso com uma única palavra em inglês.

Quando você ora por chesed em sua vida e na vida das pessoas ao seu redor, você ora para que a beleza, a graça, a bondade, a misericórdia e a generosidade de Deus fluam dentro e a partir dos objetos de sua oração.

5) Shalom
Shalom significa “paz”. Mas, como chesed, é uma palavra muito maior do que aquela única sílaba. Shalom é usado por falantes de hebraico para dizer “olá” e “adeus”. É uma oração (Salmos 122:6). É uma bênção (Salmos 122:8). Transmite não apenas a ideia de paz, mas também de saúde e integridade, de que tudo está certo e agradável.

Então diga shalom em suas orações. Ore pela shalom de Deus, “que excede todo o entendimento, [para] guardar os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7, NVI). Ore para que shalom governe seu coração, vida, casa, família, igreja, comunidade, país e mundo.

Apenas cinco palavras, mas cada uma é rica em significado. Cada um possui muito mais beleza do que os equivalentes ingleses mais comuns. E cada um pode fazer a diferença não apenas na forma como você ora, mas também na forma como Deus responde às suas orações.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.