Resposta ao Analisando as Escrituras: Batismo em nome da trindade

Você quer ter acesso a um Manual completo de estudos bíblicos, com mais de 300 perguntas complicadas da Bíblia respondidas? Durante mais de 5 anos aceitei esse desafio e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje! Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Acredite em mim, você não vai se arrepender! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui)…
CONHEÇA SUA BÍBLIA

Continuando nessa série de refutações ao Analisando as Escrituras, vamos analisar sobre Mt. 28,19. Já respondemos a esse Ronaldo outras vezes e se quiserem que eu responda mais apoiem meu trabalho pelo pix [email protected]

Não. Não são três deuses. O simplismo desse Analisando é notório. Cada uma das três pessoas é totalmente divina por natureza, mas cada uma não é diferente das outras pessoas em essência. Encontramos nas Escrituras, que cada um tem uma vontade, ama e diz “eu” e “você” quando fala. O Pai não é a mesma pessoa que o Filho, que não é a mesma pessoa que o Espírito Santo e que não é a mesma pessoa que o Pai. Cada um é divino, mas não existem três deuses, mas um Deus. Existem três subsistências individuais ou pessoas. A palavra “subsistência” significa algo que tem uma existência real. A palavra “pessoa” denota individualidade e autoconsciência. Embora exista apenas um Deus, Ele se revela a nós em três pessoas simultâneas e distintas.

Aí ele alega que se faziam discípulos em nome do mestre e não em nome de três pessoas. Isso é uma completa ignorância do desenvolvimento da doutrina. Os mestres terrenos não eram divinos. Jesus sim. É sob a autoridade do nome de Jesus que se faziam discípulos e, como vimos, Jesus é segunda Pessoa da Trindade.

Incluído na doutrina da Trindade está um monoteísmo estrito que é o ensino de que existe em todo o universo um único ser conhecido como Deus que é autoexistente e imutável ( Isaías 43:10 ; 44:6 , 8 ). Portanto, devemos notar que a doutrina da Trindade não é politeísta como alguns dos seus críticos proclamam. O Trinitarismo é monoteísta.

  • A Trindade
    • Deus é três pessoas.
    • Cada pessoa é divina.
    • Existe apenas um Deus.

ICor. 1:13: Ou você foi batizado em nome de Paulo? Batizar “em” um nome significa mais do que batizar “em” um nome. Se São Paulo tivesse usado ἐν, ele simplesmente teria negado o desejo de fazer prosélitos de qualquer doutrina própria. Mas εἰς implica mais do que isso. Visto que o nome representa a pessoa nomeada, batizar “em” um nome significa trazer a pessoa batizada a uma estreita ligação interior com a pessoa em cujo nome ela é batizada. Esta estreita ligação interior com a alma do crente é prerrogativa exclusiva de Cristo, e São Paulo renuncia a qualquer desejo de se arrogar tal posição. Cf. Mateus 28:19; Ato_3:16; Ato_4:10; Ato_4:12.

Vamos dar uma olhada no que está acontecendo nos versículos. A frase “em nome do Senhor” não é uma referência a uma fórmula batismal, mas uma referência à autoridade. É semelhante a ouvir alguém dizer: “Pare em nome da Lei!” Entendemos que o “nome da Lei” significa autoridade da Lei. O mesmo acontece com o batismo “em nome de Jesus”. 

A primeira coisa que podemos dizer em resposta é que a fórmula trinitária não pode ser rejeitada completamente porque Jesus ordenou expressamente aos apóstolos que batizassem usando essa fórmula: “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai. e do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

Uma segunda resposta é que a instrução de Jesus para usar a fórmula trinitária é de natureza distinta das passagens “em nome de Jesus” encontradas no livro de Atos. Em Mateus 28:19, Jesus está se dirigindo aos ministros que ele envia para realizar batismos. É lógico, portanto, que Jesus lhes desse a fórmula exata para usar na administração do sacramento.

Esta instrução contrasta com as passagens “em nome de Jesus” encontradas no livro de Atos. Tomemos, por exemplo, a ordem de Pedro em Atos 2, que ocorre num ambiente público e é dada não àqueles que realizariam batismos, mas àqueles que os receberiam . Os presentes que ouviam a sua pregação ficaram “cortados no coração” e perguntaram-lhe: “Irmãos, o que devemos fazer?” Não deveríamos ver a resposta de Pedro como um conjunto preciso de instruções sobre como os batismos devem ser realizados, mas como uma resposta à pergunta deles sobre como ser salvo – “arrependa-se e seja batizado!”

No que diz respeito à ordem de Pedro em Atos 10:48 para Cornélio ser batizado “em nome de Jesus Cristo”, aqui também Pedro está falando para aqueles que receberão o batismo, não para aqueles que o administrariam. Além disso, Lucas não está registrando literalmente o que Pedro disse. Ele apenas narra de forma resumida: “E ele [Pedro] ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.” Não parece que Lucas pretende dizer que as palavras “em nome de Jesus” foram as palavras realmente usadas na administração do batismo.

As outras passagens “em nome de Jesus” (Atos 8:14-16; 19:5) estão ainda mais distantes das instruções sobre como batizar. Nem são uma releitura das palavras exatas usadas para o batismo, mas apenas referências passageiras ao fato de que alguns foram batizados: “Eles só foram batizados em nome do Senhor Jesus” (Atos 8:14-16), “eles foram batizados em nome do Senhor Jesus” (Atos 19:5).

Uma terceira resposta é que temos provas de que os primeiros cristãos usaram de facto a fórmula trinitária. Considere, por exemplo, Atos 19:1-5. Lucas nos conta que Paulo passou pela região alta de Éfeso e encontrou alguns crentes lá. Paulo perguntou-lhes: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?” Os crentes responderam: “Não, nunca ouvimos que existe um Espírito Santo”. Intrigado sobre por que nunca ouviram falar do Espírito Santo, Paulo perguntou: “Em que então fostes batizados?” Eles responderam: “No batismo de João”.

A implicação aqui é que estes crentes em Éfeso deveriam ter ouvido falar do Espírito Santo se tivessem sido batizados com o batismo correto. Se a fórmula fosse apenas o nome de Jesus, então a pergunta de Paulo não faria sentido. A questão só faz sentido se se esperasse que o nome do Espírito Santo fosse usado no ritual quando os crentes eram batizados, como está na fórmula trinitária que Cristo ordena que os apóstolos usem em Mateus 28:19.

O registro mais antigo fora da Bíblia do uso da fórmula trinitária é o Didache , que é um manual cristão primitivo datado de cerca de 50-70 DC. Dá as seguintes instruções sobre como batizar:

E quanto ao batismo, batizeis assim: Tendo primeiro dito todas estas coisas, batizai em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo , em água viva. Mas se você não tiver água viva, batize em outra água; e se não puderes no frio, no calor. Mas se ainda não tens, derrama três vezes água sobre a cabeça em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (7).

Dada esta evidência da fórmula trinitária, por que toda a conversa sobre “em nome de Jesus”? É provável que a Igreja primitiva tenha usado esta expressão para distinguir o batismo de Jesus de outros tipos. O batismo cristão não era o único batismo na cidade, já que João Batista estava administrando seu batismo de arrependimento (ver também Mateus 3:13-14, 21:25; Atos 1:22, 10:37). Até mesmo as lavagens cerimoniais judaicas eram consideradas uma espécie de batismo. Por exemplo, em Lucas 11:37-38, os fariseus convidam Jesus para jantar com ele, e Lucas nos diz que os fariseus ficaram “admirados ao ver que ele [Jesus] não se lavou primeiro antes do jantar”. A palavra grega para “lavar” aqui é ebaptizthē , cuja raiz é baptizō . Outras tradições envolvem a “lavagem” (em grego, batismal ) de copos e vasos (Marcos 7:4).

Portanto, teria havido uma necessidade de distinguir o batismo de Jesus – o batismo “em nome de Jesus” – de todos esses outros tipos de batismo. Vemos isso acontecer em Atos 19, onde, depois que Paulo percebe que os crentes em Éfeso foram batizados apenas no batismo de João, somos informados de que “eles foram batizados em nome do Senhor Jesus” (v.5), significando que eles foram batizados de maneira cristã .

Encontramos algo semelhante na Didache , que, depois de dar a fórmula trinitária do batismo, a ela se refere mais tarde como batismo “em nome do Senhor” (9.5). Assim, para os primeiros cristãos, o batismo “em nome do Senhor” ou “em nome de Jesus” significava o batismo usando as palavras “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

 Os evangelhos são relatos teológicos e históricos, e cada evangelista tem uma perspectiva única. Além disso, a fórmula trinitária é encontrada em todos os manuscritos gregos que contêm Mateus 28:19, bem como em todas as antigas versões, cujo texto data do segundo século. A fórmula também é citada em toda a literatura patrística anterior ao quarto século, incluindo a Didaquê, Justino Mártir, Clemente de Alexandria e Cipriano. Portanto, é improvável que a fórmula trinitária seja um acréscimo posterior. É importante lembrar que a crença na personalidade do Espírito Santo e a utilização da fórmula batismal trinitariana são bem anteriores ao Concílio de Nicéia no quarto século. 

Os títulos são diferentes dos nomes ?

O argumento normalmente começa assim: “Pai, Filho e Espírito Santo não são nomes; eles são títulos.” Isto é simplesmente incorreto no grego koiné, a língua dos escritores do Novo Testamento. Nomes e títulos são indistinguíveis. A palavra grega para “nome” é “onoma”. Representa o que consideraríamos nomes próprios, bem como títulos como “Pai”, e indica poder e autoridade.

Às vezes, “onoma” significa “reputação”, como em Apocalipse 3:1

“ Eu conheço suas ações, que você tem um nome de que está vivo, mas está morto.”

Ainda usamos “nome” desta forma no inglês contemporâneo:

“Pare, em nome da lei!”

“Pare em nome do amor / antes que você quebre meu coração.”

E de acordo com Apocalipse 19:13, “A Palavra de Deus” é um nome:

Ele está  vestido com um manto manchado de sangue, e Seu nome é chamado A Palavra de Deus.

O que significa “Em nome de…”?

Os proponentes da Unidade têm uma visão simplista do que significa ser batizado “em nome”, como se houvesse um encantamento mágico específico que deve ser proferido para que o batismo “funcione” e a pessoa seja verdadeiramente salva.

Colossenses 3:17 diz:

Tudo o que vocês fizerem em palavras ou ações, façam tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças por meio dele a Deus Pai.

Isso significa que você levanta da cama e, o dia todo, diz:

“Eu lavo meu rosto em nome de Jesus.” Coloquei roupas em nome de Jesus. Eu como meu Captain Crunch em nome de Jesus… ”

Ou talvez Colossenses 3:17 signifique apenas que você faz tudo sob a autoridade – e em adoração de – Jesus.

O mesmo acontece com a oração. Orar “em nome de Jesus” significa orar conforme orientado e autorizado por Jesus (como na Oração do Pai Nosso, que não inclui nenhuma referência a Deus Filho). Você não precisa dizer literalmente “Em nome de Jesus” para que Deus ouça sua oração (não que haja algo de errado em dizer “em nome de Jesus”).

Em 1 Coríntios 1:14-15, Paulo escreve:

Dou graças a Deus porque não batizei nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio,  para que ninguém dissesse que foram batizados em meu nome.

Paulo não estava preocupado com a possibilidade de alguém o acusar de dizer literalmente: “Eu agora te batizo em nome de Paulo”. Ele quis dizer: “Ninguém pode me acusar de batizar sob minha própria autoridade, em vez de Cristo”.

Como a Igreja Primitiva realmente fez isso?

Primeiro, estes não são encantamentos mágicos. O batismo não é uma salvação hokus-pokus. Aqueles que insistem que Atos 2:38 deve ser recitado para que o batismo “funcione” são culpados de transformar o batismo em um feitiço.

Mas o que disseram os primeiros cristãos ao batizarem conversos? Os praticantes da Unidade/Só de Jesus dizem que o livro de Atos prova sua afirmação. Mas se Lucas, o escritor de Atos, pretendia registrar palavra por palavra a frase exata que o batizador deveria pronunciar, então por que ele não a escreveu sempre da mesma maneira?

  • Atos 2:38 “… em nome de Jesus Cristo…”
  • 8:16 “… em nome do Senhor Jesus.”
  • 10:48 “… em nome de Jesus Cristo.”
  • 19:5 “… em nome do Senhor Jesus.”
  • 22:16 “… invocando o Seu nome.”

Alguém poderia pensar que se existe uma fórmula precisa de palavras que precisam ser ditas para que o batismo “funcione”, Lucas teria sido cuidadoso o suficiente para registrá-la dessa forma todas as vezes. Lucas não relatou uma fórmula, frase litúrgica ou encantamento que foi dito antes de cada batismo. Ele observou que esses batismos foram realizados sob a autoridade de Jesus.

A ênfase em cada versículo está na pessoa que está sendo batizada, não em quem está batizando. É por isso que não lemos “eles foram batizados por Paulo, que disse: ‘em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo’”.

Mas considere Atos 19:2-3. Paulo chega a alguns discípulos em Éfeso:

Ele lhes disse: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?” E eles lhe disseram: “Não, nem sequer ouvimos se existe o Espírito Santo”. E ele disse: “Em que então você foi batizado?” E eles disseram: “No batismo de João”.

Não é estranho que Paulo responda à admissão: “nem ouvimos se existe o Espírito Santo”, deixando escapar: “Em que então fostes batizados?”

Sua resposta não faria sentido, exceto que Paulo não consegue entender como eles poderiam ter ouvido o batizador dizer: “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, e ainda assim afirmar que nunca ouviram se existe um Espírito Santo. Assim que confessam a sua ignorância sobre a terceira Pessoa da Trindade, Paulo sabe que algo estava errado com os seus batismos.

A seguir, consideremos o Didache, um manual da igreja escrito talvez já em 60 DC, que circulou pelas antigas igrejas do Império Romano. Diz: “… batizai em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, em água viva. Mas se você não tiver água viva, batize em outra água; e se não puder fazer isso em água fria, faça-o em água morna. Mas se você não tiver nenhum dos dois, derrame água três vezes sobre a cabeça em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

É claro que a Didache não está na Bíblia. Mas os escritores das epístolas do Novo Testamento lidaram com grandes heresias e problemas nas igrejas. Paulo, Pedro, Tiago e outros apóstolos provavelmente viveram alguns anos depois da escrita do Didache, enquanto João viveu décadas depois. Se a fórmula da Didache fosse um erro grave, alguém não a teria denunciado?

Mt. 18,20: Podemos ver que a frase é usada na Bíblia como expressão de autoridade. Isto é particularmente esclarecido em Atos 16:18 acima. Vamos dar uma olhada novamente. “E isso ela fez por muitos dias. Mas Paulo, entristecido, voltou-se e disse ao espírito: Ordeno-te, em nome de Jesus Cristo, que saia dela. E ele saiu na mesma hora. 

Aos 3:35 ele alega que Eusébio disse que havia uma versão alternativa de Mt. 28,19 que dizia: “em meu nome” mas não dá evidência nenhuma disso.

Não. Ao contrário do que alega o Analisando, TODOS os manuscritos antigos contêm o texto em Mt.28,19. Só porque ele discorda da Trindade não dá o direito de alegar inverdades.

Não. A fórmula trina já estava em vigor desde o séc. I como vimos na Didaque. E ele não menciona o parágrafo anterior do livro do papa Bento XVI onde ele mesmo afirma que o batismo era realizado em nome da Trindade.

A palavra Trindade foi usada pela primeira vez em 170 d.C. por Teófilo de Antioquia, um Patriarca de Antioquia, ao escrever sobre o relato da criação e como ele se relaciona com a natureza de Deus:

Da mesma forma, também os três dias que existiram antes dos luminares são tipos da Trindade , de Deus, e de Sua Palavra, e de Sua sabedoria. E o quarto é o tipo de homem, que necessita de luz, para que possa haver Deus, a Palavra, sabedoria, homem. – Teófilo, Do Quarto Dia, Capítulo XV

Refutando a mudança no século II:

A ideia de que a fórmula batismal foi alterada no século II é contestada por diversos argumentos:

  • Evidências bíblicas: A fórmula trinitariana já aparece em Mateus 28:19, mesmo que a autenticidade seja questionada por alguns.
  • Testemunhos patrísticos: Diversos pais da igreja primitiva, como Irineu de Lyon (130-202 d.C.) e Tertuliano (155-220 d.C.), mencionam a fórmula trinitariana em seus escritos.
  • Prática litúrgica: Evidências arqueológicas e litúrgicas demonstram a utilização da fórmula trinitariana desde o início do cristianismo.

Não há evidência alguma de que algum copista alterou e colocou a fórmula em Mt.28,19. Justino Mártir, um cristão que vivia na região de Samaria no início do século II, também afirma que o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo era a prática das primeiras igrejas. (Primeira Apologia, 61).

Todas essas referências que ele cita de enciclopédias só comprovam que o batismo “em nome de Jesus” era realizado sob a autoridade de Jesus.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.