O que é apologética cristã

O que é apologética cristã

Apologética também é para crentes

Receba as atualizações

Para alguns, porém, a apologética não é descoberta até depois de fazer uma profissão de fé. Muitos cristãos não passaram a acreditar como resultado da investigação da autoridade da Bíblia, da evidência da ressurreição ou como resposta aos argumentos filosóficos da existência de Deus. Eles simplesmente responderam à proclamação do evangelho. Embora essas pessoas tenham razões para sua crença, são razões profundamente pessoais que muitas vezes não fazem sentido para os incrédulos. Eles conhecem a verdade, mas não estão necessariamente equipados para compartilhar ou articular a verdade de uma forma que seja compreensível para aqueles que têm dúvidas sobre sua fé. É bem possível acreditar que algo é verdadeiro sem ter uma compreensão adequada disso ou a capacidade de articulá-lo.

Os cristãos que acreditam, mas não sabem por que, muitas vezes são inseguros e confortáveis ​​apenas com outros cristãos. A atitude defensiva pode surgir rapidamente quando surgem desafios em questões de fé, moralidade e verdade devido à falta de informações sobre os fundamentos racionais do cristianismo. Na pior das hipóteses, isso pode levar a uma mentalidade de fortaleza ou a uma fé beligerante, exatamente o oposto da Grande Comissão que Jesus deu em Mateus 28:19–20. A responsabilidade do cristão não é se afastar do mundo e levar uma vida isolada. Em vez disso, devemos nos engajar na cultura, ser sal e luz.

A solução para esse problema é que os crentes se informem sobre a doutrina, a história de sua fé, filosofia, lógica e outras disciplinas relacionadas ao cristianismo.

Precisam conhecer os fatos, argumentos e teologia e entender como empregá-los de uma forma que efetivamente envolva a cultura. Em suma, a resposta é a apologética cristã.

Uma das primeiras tarefas da apologética cristã é fornecer informações. Várias suposições amplamente aceitas sobre o cristianismo podem ser facilmente contestadas com um pouco de informação. Isso é verdade até mesmo para pessoas que geralmente são bem-educadas. C. S. Lewis sempre acreditou que os Evangelhos eram coleções de mitos como os de Balder, Adonis e Bacchus. Lewis manteve essa visão até ler os Evangelhos pela primeira vez aos 31 anos. Tendo lido tantos mitos e lendas quanto já havia lido, Lewis reconheceu que o que estava nos Evangelhos não se encaixava nesse gênero literário. Os Evangelhos eram simples relatos de testemunhas oculares de eventos históricos, sem a arte dos mitos antigos.

Outras suposições amplamente aceitas em nossa cultura que podem ser contestadas tanto por informações quanto por argumentos são:

Jesus nunca viveu.
Você não pode provar que Deus existe.
Não existem coisas como milagres.
Não há nenhuma evidência de que Jesus ressuscitou dos mortos.
A Bíblia não foi escrita até centenas de anos depois da vida de Jesus.
E os livros que ficaram de fora da Bíblia?
Todas as religiões basicamente ensinam a mesma coisa.
Se o Deus da Bíblia é real, como Ele poderia permitir que o mal existisse?
O que é verdade para você é verdade para você; o que é verdade para mim é verdade para mim.
O cristianismo é irracional.


Esta é apenas uma amostra dos desafios e perguntas que o treinamento apologético capacita os crentes a responder. E o faz de três maneiras. Primeiro, mostra que, embora a fé cristã não possa ser provada pela razão, a fé cristã não é irracional — ao contrário da razão. Isso é muito importante porque demonstra que o cristianismo não é simplesmente uma preferência pessoal, uma função de como alguém foi criado ou uma visão de mundo apoiada apenas por considerações emocionais. Em segundo lugar, responde a objeções contra a fé e procura remover equívocos. Terceiro, a apologética cristã não apenas fornece evidências e argumentos para o cristianismo, mas também demonstra as fraquezas do ateísmo e de outros sistemas de crenças logicamente incompatíveis com a fé cristã histórica. Ele oferece algo muito melhor para substituir essas visões de mundo.

Os resultados do treinamento em apologética são ousadia, segurança e falta de defesa. A apologética permite que o crente se envolva com o mundo sem concordar com ele e sem fazer concessões. Assim como o antídoto mencionado acima de que é preciso entender um vírus ou veneno para neutralizá-lo, os cristãos também devem entender e reconhecer as falhas fatais do pensamento incrédulo, ser capazes de expô-los e fornecer uma visão de mundo mais adequada. Estas são as tarefas da apologética.

Os resultados do treinamento em apologética são ousadia, segurança e falta de defesa.

Apologética na Bíblia

Alguns crentes suspeitam e se opõem à apologética. Eles vêem isso como sendo contrário à fé. Eles temem que se o Cristianismo puder ser mostrado como razoável, então não haverá lugar para a fé. Essa abordagem anti-intelectual do cristianismo está enraizada em um mal-entendido da própria palavra “fé”.

A palavra traduzida como “fé” e “crença” no Novo Testamento é pistis. Pistis engloba uma série de ideias, todas elas girando em torno de uma confiança intencional e engajada.

As definições incluem “firme persuasão, a convicção… uma confiança firme.” Lawrence O. Richards observa: “Pistis e palavras relacionadas tratam de relacionamentos estabelecidos pela confiança e mantidos pela confiabilidade.”4 Quando confiamos em algo, temos razões para isso , evidências que a justificam e sustentam.

Uma afirmação não é verdadeira apenas porque acreditamos nela ou falsa porque não acreditamos nela. Primeiro, avaliamos as evidências e as razões de sua veracidade. Em seguida, pesamos as evidências para determinar o quão bem fundamentadas essas afirmações são. Finalmente, confiamos; exercemos fé com base no peso da evidência. A fé não é uma esperança ou desejo de marca cristã. Aqueles que adotam outros sistemas de crença incompatíveis com o cristianismo geralmente seguem esse mesmo processo. A diferença se resume a como cada um avalia as evidências de sua posição, bem como de outros. A fé é o produto da investigação e da deliberação, e a razão é sua base e espinha dorsal, não sua inimiga.5

Por outro lado, acreditar em algo sem primeiro refletir seriamente sobre isso ou investigar não é um ato de fé, é um ato de tolice. Não é, como alguns sustentam, uma virtude acreditar em algo sem evidência ou razão. A pessoa que diz: “Você só precisa ter fé”, na verdade está apenas proclamando que não tem ideia do que é fé. O ponto principal do Cristianismo não é que tenhamos fé – isso não é diferente de qualquer outra religião ou visão de mundo. Se apenas ter fé fosse o objetivo, todos seriam salvos, pois todos acreditam em algo. Não, a fé em si não é o objeto. Na verdade, o que diferencia as religiões é o objeto de cada fé. O conteúdo da fé, em última análise, é o que importa. E o conteúdo de uma fé é o que deve ser investigado e então abraçado ou rejeitado.

A apologética cristã não é uma prática nova nem antibíblica. Na verdade, não é apenas modelado no Novo Testamento, mas também é ordenado. A palavra grega apologia, de onde vem nossa palavra apologética, é usada para descrever uma defesa, como em uma defesa legal ou em um caso.6 No Novo Testamento é traduzida como defesa ou vindicação nos seguintes versículos:

“Irmãos e pais, ouçam agora minha defesa diante de vocês.” — Paulo diante de uma multidão de judeus ao ser preso no templo, Atos 22:1

“É certo que eu pense assim sobre todos vocês, porque os tenho em meu coração e todos vocês são parceiros comigo na graça, tanto em minha prisão quanto na defesa e estabelecimento do evangelho.—Paulo, Filipenses 1:7

“Fui designado para a defesa do evangelho.” — Paulo, Filipenses 1:16b

“Mas separem o Messias como Senhor em seus corações e estejam sempre prontos para responder a qualquer um que lhes pedir uma razão para a esperança que há em vocês. No entanto, façam isso com mansidão e respeito, mantendo a consciência limpa, para que, quando forem acusados, sejam envergonhados aqueles que denunciam a sua vida cristã”.

—Pedro aos cristãos sofredores no que é a Turquia moderna, 1 Pedro 3:15–16

A ideia de apologética é assumida na exortação de Judas 3, quando ele diz aos crentes para “batalhar fervorosamente pela fé”.

Em Atos 17:22-34, vemos uma foto de Paulo praticando apologética em Atenas, na Colina de Marte.

“Então Paulo parou no meio do Areópago e disse: ‘Homens de Atenas! Vejo que você é extremamente religioso em todos os aspectos. Pois, passando e observando os objetos de sua adoração, encontrei até um altar no qual estava inscrito: A UM DEUS DESCONHECIDO.

“’Portanto, o que você adora em ignorância, isso eu proclamo para você. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe – Ele é o Senhor do céu e da terra e não vive em santuários feitos por mãos. Nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, visto que Ele mesmo dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas. De um homem Ele fez todas as nações dos homens viverem em toda a terra e determinou seus tempos designados e os limites de onde eles vivem, para que possam buscar a Deus, e talvez possam estender a mão e encontrá-Lo, embora Ele seja não muito longe de cada um de nós. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como até mesmo alguns de seus próprios poetas disseram: ‘Pois também somos sua descendência’. Sendo filhos de Deus, então, não devemos pensar que a natureza divina é como ouro, prata ou pedra, uma imagem moldada pela arte e imaginação humana.

“’Portanto, tendo negligenciado os tempos de ignorância, Deus agora ordena que todas as pessoas em todos os lugares se arrependam, porque Ele estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça por meio do Homem que designou. Ele deu prova disso a todos ao ressuscitá-lo dentre os mortos.’

“Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns começaram a zombar dele. Mas outros disseram: ‘Vamos ouvi-lo sobre isso novamente.’ Então Paulo saiu da presença deles. No entanto, alguns homens se juntaram a ele e acreditaram, entre os quais Dionísio, o Areopagita, uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

Isso o levou a defender a fé de duas maneiras. Primeiro, Paulo encontrou um terreno comum no fato de que seu público acreditava em alguma forma de religião. O problema, segundo Paulo, era que eles acreditavam em algo falso, não que não acreditavam em nada. Eles tinham uma visão de mundo religiosa, mas cheia de buracos. Conhecendo as falhas flagrantes em seus sistemas religiosos, ele defendeu o cristianismo como um sistema de crença no qual há coerência entre o poder que criou e sustenta o universo e o senso de justiça amplamente prevalente na sociedade grega.

Em segundo lugar, Paulo argumentou com base em fatos que poderiam ser investigados por qualquer pessoa interessada. Ele reconheceu que, se o cristianismo fosse verdadeiro, deveria estar enraizado em fatos. Paulo viu o ponto de contato nos aspectos históricos, físicos e temporais da vida de Jesus. Jesus foi uma pessoa real que fez e disse certas coisas em certos lugares em certos momentos. Testemunhas da vida e ensino de Jesus poderiam ser encontradas e questionadas sobre essas coisas.

A realidade de Jesus – sua historicidade – é o fundamento do cristianismo. Sem ela, não há cristianismo. Paulo tinha tanta certeza desse fundamento que chegou ao ponto de apontar a afirmação mais vulnerável da fé cristã:

Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns de vós dizer: “Não há ressurreição dos mortos”? Mas se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou; e se Cristo não ressuscitou, então nossa pregação é sem fundamento, e também sua fé. Além disso, somos considerados falsas testemunhas sobre Deus, porque temos testificado sobre Deus que Ele ressuscitou a Cristo – a quem Ele não ressuscitou, se de fato os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitaram, Cristo também não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, sua fé é inútil; você ainda está em seus pecados. Portanto, os que dormiram em Cristo também pereceram. Se colocamos nossa esperança em Cristo apenas para esta vida, devemos ter pena de nós mais do que qualquer um.7

Se Jesus não viveu, fez e disse as coisas afirmadas pelos apóstolos, então o cristianismo é falso. Se existe uma explicação melhor para a ressurreição, então os cristãos estão simplesmente perdendo seu tempo.

Siga e divulgue meus outros blogs

Qualitotal – blog de saúde
Emagrecer Com Saúde Total
Empreender Digital
Mundo Tec

Fonte: Holman QuickSource Guide to Christian Apologetics
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.