O Natal é baseado em tradições pagãs?

Os cristãos devem celebrar o Natal? Tornou-se popular dizer que a maioria das tradições natalinas vem do mundo pagão.

Pessoas dentro e fora da igreja estão dizendo que o Natal, e a maioria das tradições que acompanham a celebração do Natal, têm origem pagã. Isso mesmo.

Sim, coisas como comemorar no dia 25 de dezembro, Papai Noel, a árvore de Natal, dar presentes; recentemente virou moda, nas redes sociais, por exemplo, dizer que os cristãos não devem se envolver nessas celebrações,
ou nessas atividades.

Então, falaremos sobre todos esses tipos de coisas hoje no programa. Alguns até se opõem a nós, Creation Ministries International, usando a palavra ‘Natal’ já que não está na Bíblia. Certamente queremos adequar todo o nosso
pensamento às Escrituras, tanto como indivíduos que trabalham no CMI quanto como ministério em geral.

Para tudo o que nossos cientistas e palestrantes ensinam, temos um sistema implantado para garantir que as informações que você obtém do CMI
sejam bíblica e cientificamente precisas. Isso mesmo, sim. Portanto, há uma preocupação quando somos acusados ​​por irmãos e irmãs cristãos de não seguir as Escrituras.

Considere 2 Timóteo 3, onde diz: “e como desde a infância você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreensão, para correção e para instrução na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.

Isso implica que a Escritura contém toda a doutrina e lei moral de que precisamos. Portanto, tudo o que precisamos para nossa fé e vida está escrito nas Escrituras ou pode ser logicamente deduzido das Escrituras.

Então, se algo é pecaminoso, será proibido pelas Escrituras, expressamente ou por dedução lógica. E isso também significa que, se algo não é proibido pelas Escrituras, então é permitido.

E o Natal é um exemplo disso. As Escrituras não o ordenam nem o proíbem. Portanto, os cristãos têm a liberdade em Cristo de celebrá-lo ou ignorá-lo, desde que os meios de celebração não sejam antibíblicos.

Mas alguns críticos afirmam que o Natal viola as Escrituras porque vem do paganismo. Primeiro, mesmo que isso fosse verdade, isso incorre na falácia genética, o erro de tentar refutar uma crença rastreando-a até sua fonte.

Por exemplo, o químico alemão Friedrich Kekulé inventou o que acabou sendo a estrutura de anel correta da molécula de benzeno depois de sonhar com uma cobra agarrando sua cauda.

Mas os químicos não precisam se preocupar com a biologia correta das cobras ou com a psicologia dos sonhos para analisar o benzeno! Isso mesmo! E da mesma forma, a correção ou incorreção dessas celebrações de Natal independe da verdade ou falsidade de seus supostos paralelos pagãos.

Agora, o mais importante, a verdade do Cristianismo depende dos fatos históricos da Encarnação e Ressurreição de Cristo, não das tradições do Natal.

E, como veremos, a alegação de que o Natal é baseado na tradição pagã não é apoiada pela história de qualquer maneira. Isso mesmo, sim. E muitos dos supostos paralelos pagãos, na verdade, são posteriores ao cristianismo.

Eles vieram depois que os cristãos já estavam comemorando o Natal, então os pagãos pegaram emprestado *do* cristianismo. Não o contrário. Então vamos começar com a própria celebração na data de 25 de dezembro.

O reconhecimento do nascimento de Jesus nesta data pelos cristãos remonta pelo menos até 202 DC. Por exemplo, Hipólito de Roma em seu Comentário sobre o livro de Daniel, escreveu:

“Para o primeiro advento de nosso Senhor na carne, quando ele nasceu em Belém, oito dias antes das calendas de janeiro [que seria 25 de dezembro], o 4º dia da semana [quarta-feira], enquanto Augusto estava em seu quadragésimo segundo ano, [2 ou 3 aC], mas de Adão cinco mil e quinhentos anos. Ele sofreu no trigésimo terceiro ano, 8 dias antes das calendas de abril [que seria 25 de março], o Dia da Preparação, décimo quinto ano de Tibério César [29 ou 30 DC], enquanto Rufus e Roubellion e Gaius Caesar, pela 4ª vez, e Gaius Cestius Saturninus foram cônsules.”

Bem feito! Muitos dados históricos lá! Então, naquela época, 202 dC, 25 de dezembro, já era celebrado o aniversário do Cristo encarnado. E adicionaremos mais detalhes a isso em apenas um minuto.

Meio século atrás, o biólogo vencedor do Prêmio Nobel Sir Peter Medawar fez um comentário surpreendente. Ele declarou que a sobrevivência de uma criança no útero da mãe contradizia as leis imunológicas.

Como o sistema imunológico normalmente detecta tecidos estranhos e os ataca, você esperaria que o sistema imunológico da mãe atacasse a criança geneticamente distinta dentro dela.

Bem, agora sabemos que sim, mas o bebê sobrevive apresentando uma defesa muito específica. Pesquisadores da faculdade de medicina da Geórgia descobriram que os embriões de mamíferos produzem uma enzima especial que suprime a ação das células T assassinas da mãe.

Um embrião humano começa a produzir essa enzima pouco antes de se ligar ao útero da mãe. Isso refuta um importante argumento usado para apoiar o
aborto de que o embrião é apenas uma parte do corpo da mãe para fazer o que ela quiser.

A pesquisa mostra claramente que o embrião humano é distinto de sua mãe, desde o início.

Se você acabou de sintonizar, esta semana estamos falando sobre a alegação de que o Natal é baseado em tradições pagãs. A história registra que em 202 DC, a data de 25 de dezembro já era aclamada como o dia em que Cristo nasceu. Isso mesmo, sim.

A preocupação que algumas pessoas têm é que essa data é a data da celebração romana do Sol Invictus, ou ‘Sol Invicto’, portanto o Natal saiu dessa celebração pagã. Mas esse não é o caso. E por que não é assim?

Bem, porque a celebração cristã veio *antes* da romana. Não foi até 72 anos depois, em 274 DC, que o imperador romano Aureliano proclamou uma celebração do Sol Invictus. Além disso, não há nenhuma evidência clara de que qualquer celebração real ocorreu nesta data até 354 dC

Um artigo, “Calculando o Natal”, conclui: “Assim, 25 de dezembro como a data do nascimento de Cristo parece não dever nada aos pagãos. influências sobre a prática da Igreja durante ou após o tempo de Constantino.

É totalmente improvável que tenha sido a data real do nascimento de Cristo, mas surgiu inteiramente dos esforços dos primeiros cristãos latinos para determinar a data histórica da morte de Cristo.

E a festa pagã que o imperador Aureliano instituiu nessa data no ano 274 não foi apenas um esforço para usar o solstício de inverno para fazer uma declaração política, mas também certamente uma tentativa de dar um significado pagão a uma data já importante para o Império Romano.

Muito interessante. Portanto, claramente a data pagã é a imitadora, não a original. Portanto, não, a data de 25 de dezembro não é baseada em uma celebração pagã.

Mas isso leva a uma questão de precisão histórica: Jesus realmente nasceu em 25 de dezembro? Bem, a resposta é… não é provável. Portanto, o enredo se complica um pouco, porque a próxima pergunta lógica é: por que então o dia 25 de dezembro foi escolhido pelos primeiros cristãos para celebrar o nascimento de nosso Senhor? Bem, não é apenas um data arbitrária.

Há algum pensamento que chegou a essa data. Vem de uma tradição extra-bíblica, ou seja, fora da Bíblia, chamada de ‘ano integral’. É a ideia de que a vida de um profeta seria uma data exata número do anos, sem dias, semanas ou meses adicionais.

Em outras palavras, ele morreria no aniversário de sua concepção, que é o verdadeiro começo da vida. Isso mesmo. A vida humana começa na concepção, não no nascimento. Assim, a morte de Jesus foi calculada como 25 de março pela igreja ocidental, então esta mesma data foi celebrada como a data em que Cristo foi concebido.

Em seguida, basta adicionar 9 meses, desde a concepção até o nascimento, e isso coloca o nascimento de Jesus em 25 de dezembro. Então, há o raciocínio por trás da escolha do dia 25 de dezembro para celebrar este incrível evento de Deus assumindo a natureza de uma de Suas criações, um ser humano.

E há a ligação com a criação. Alguns de vocês podem estar se perguntando por que estamos falando sobre o Natal quando normalmente discutimos questões relacionadas à criação, evolução e ciência. Bem, Jesus é o Criador!

Isso mesmo, sim. No Natal, as igrejas costumam ler os primeiros capítulos dos Evangelhos, geralmente Mateus e Lucas. Mas é o Evangelho de João que vai mais longe.

Mateus e Lucas nos contam sobre a concepção e o nascimento de Cristo, João remonta muito antes de Ele ser concebido, na verdade, chega mais longe do que Gênesis! Gênesis 1 registra o relato da criação do espaço-tempo universo, mas João 1 nos diz que Jesus e o Pai existiam antes da
criação, antes do tempo, na eternidade passada.

Vamos apenas levar alguns minutos aqui para uma trilha de coelho interessante, porque isso é muito legal. João chama Jesus de “Palavra” ou, em grego, de logos.

OK, e por que João chama Jesus de a Palavra? Bem, estou feliz que você perguntou. Vem do conceito judaico de memra. Este ensinamento pode ser encontrado nos Targums.

Essas são paráfrases aramaicas do Antigo Testamento. Onde o Antigo Testamento diz que algo é feito por Deus, os Targums freqüentemente dizem que foi feito pela memra de Deus.

Os rabinos nunca tentaram explicar esse paradoxo, porque o Antigo Testamento às vezes também descreve vários personagens simultaneamente como o SENHOR, Javé, que é um. OK, então isso é uma referência à natureza trina de Deus, não é? Exatamente.

Eles ensinaram seis coisas sobre este memra. Agora aqui está a parte legal. João 1 identifica Jesus de Nazaré como a personificação de *todos* os aspectos do memra. Isso é legal.

E quando voltarmos, veremos o capítulo um de João e mostraremos a você que todos esses aspectos da memra pertencem a Cristo. E sobre o Natal: é baseado em um feriado pagão?

E, na verdade, tudo o que fizemos até agora foi ver por que celebramos o nascimento de Jesus em 25 de dezembro. Não fomos muito longe. OK, certo, nós chegaremos lá.

Vamos terminar com os aspectos da memra, que você acabou de mencionar, e como eles se concretizam em Cristo, depois passaremos a falar sobre árvores de Natal, Papai Noel e presentes e todas as outras coisas que muitas vezes são consideradas pagãs. origem.

Ok, vamos listar os seis aspectos do memra e você os verá espelhados em João 1. O primeiro aspecto do memra é que ele às vezes está com Deus, às vezes é o mesmo que Deus. OK, esse é o primeiro versículo: “No princípio era o verbo, [e] o verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

Ele é o Agente da criação. Esse é o versículo 3 de João 1: “Todas as coisas foram feitas por [ele] ou por meio dele, e sem ele nada do que [foi] feito se fez.” Ele é o Agente da salvação.

Isso está no versículo 12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” Ele é o Agente da revelação. E isso está refletido no versículo 18 do capítulo
1: “Ninguém jamais viu a Deus; somente [o] gerado [de] Deus que está no seio do Pai, Ele O explicou”. Ele é o meio pelo qual Deus se tornou visível. Você vê isso no versículo 14: “E a palavra se fez  carne e habitou entre nós.”

E ele é o Meio pelo qual Ele fez Suas alianças. E isso está no versículo 17, “A Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” Então, há a trilha do coelho muito legal.

Vamos falar sobre outras tradições natalinas que às vezes são questionadas quanto à sua conexão cristã. Papai Noel, por exemplo, é visto como uma adição secular ou pagã à celebração do nascimento de Cristo. Bem, Papai Noel é baseado em uma pessoa real.

O nome, Papai Noel, é uma corruptela de ‘São Nicolau’, através do holandês Sinterklaas. Mas o fato é que ele não era pagão, mas uma figura cristã histórica real. Ele era o bispo de Myra na Ásia Menor (atual Turquia) no século IV.

Ele era conhecido por sua generosidade. Pendurar meias vem de um caso em que ele deu a três filhas de um homem pobre algum dinheiro para seus dotes, colocando-o em suas meias, que estavam secando perto da lareira. São Nicolau é igualmente famoso em sua época por defender fortemente a divindade de Cristo.

Uma lenda sugere que no Concílio de Nicéia, ele esbofeteou o herege Ário por sua negação dessa verdade vital. E há todos os tipos de memes sobre isso que circulam nas redes sociais perto da época do Natal.

Alguns deles são bem engraçados, na verdade. Claro, a mitologia que cresceu em torno do *verdadeiro* São Nicolau desvia a atenção da celebração de Natal do nascimento do Salvador. Mas isso não é culpa do Nicolau original. Isso mesmo, sim. Que tal presentear?

Isso se originou de São Nicolau e dos presentes dos Magos. Agora, a propósito, eles chegaram cerca de um ano após o nascimento de Jesus. Portanto, não dê muita ênfase aos filmes que os exibem por lá.

Mas, novamente, só porque o Natal pode ser uma época de comercialização excessiva, isso não significa que dar presentes em si seja uma coisa ruim. É moralmente neutro e não deve ser condenado apenas porque algumas pessoas abusam dele.

Quer dizer, não condenamos todos os alimentos só porque algumas pessoas os usam mal, por exemplo, ou não nos recusamos a dirigir carros porque algumas pessoas os usam para cometer crimes.

Certo, sim. Agora, e a árvore de Natal? Na verdade, é uma invenção bastante moderna que, novamente, não vem do paganismo, mas tem uma conexão com o cristianismo.

Então, de onde veio? No século 16, os cristãos, no que hoje é o norte da Alemanha, realizavam peças de mistério com uma árvore perene chamada “ árvore do paraíso” que estava pendurada com maçãs, e uma dessas maçãs foi colhida. Parece familiar, não é?

O dia 24 de dezembro era um tradicional “dia do nome” para Adão e Eva. Podemos apreciar esta ligação do Natal com a Queda, porque destaca toda a razão pela qual Jesus veio para morrer, de acordo com o Novo Testamento. E, a propósito, o ‘dia do nome’ é um dia do ano dedicado a um determinado santo. Sim, e 24 de dezembro foi o ‘dia do nome’ para Adão e Eva.

A árvore de Natal foi introduzida na Inglaterra pela Rainha Vitória. Por seu consorte alemão, o príncipe Albert. Essa é a origem da árvore de Natal. E, na verdade, muito do que consideramos antigas tradições de Natal começou na Inglaterra vitoriana há pouco mais de um século, eles notam que são antigos.

Agora, alguns apelam para Jeremias 10:2–4 para proibir as árvores de Natal, mas isso se refere a uma árvore cortada para fazer um *ídolo*. E foi escrito 500 anos antes de Cristo nascer. Isso não tem nada a ver com as modernas árvores de Natal, que não são veneradas. Não, e voltaremos com mais detalhes sobre as origens não pagãs de nossas tradições natalinas.

Chamar alguém de terraplanista definitivamente não é um complemento, mas muitas pessoas acreditam erroneamente que no passado a Igreja ensinava que a Terra é plana.

O historiador Jeffrey Burton Russell acabou com esse mito em seu livro definitivo, Inventing the Flat Earth. Ele só conseguiu encontrar cinco escritores obscuros nos primeiros 1.500 anos da era cristã que negavam que a Terra fosse um globo.

Além do mais, o historiador da ciência John Heilbron documentou em seu livro, The Sun in the Church, que a igreja realmente apoiou os astrônomos, permitindo que eles usassem as catedrais como observatórios solares.

A própria Bíblia faz algumas referências intrigantes à forma da Terra. Uma das mais proeminentes está em Isaías 40 – onde descreve Deus sentado entronizado acima do círculo da terra. A palavra hebraica usada aqui é ‘khug’, que denota esfericidade ou redondeza.

Por exemplo, que tal abreviar ‘Christmas’ para ‘Xmas’? Agora, é provável que muitos anticristãos escrevam ‘Natal’ para tirar Cristo disso. Mas eles não sabem que essa expressão é na verdade uma abreviação cristã de Cristo. Isso mesmo. O ‘X’ era a letra grega, pronunciada kee ou kai, é a primeira letra de Christos. ‘X’ é uma abreviação de Cristo.

Mesmo alguns dos primeiros manuscritos do Novo Testamento abreviavam nomes sagrados. Há um mosaico, por exemplo, da grande catedral Hagia Sophia em Constantinopla, ou da moderna Istambul na Turquia.

Veja o IC e o XC com as linhas onduladas sobre eles no canto superior direito e esquerdo da foto? Essa é a forma abreviada de Jesus Cristo. Agora, alguns críticos se opõem à palavra Natal, ou Missa de Cristo, pensando que ela se conecta à Missa Católica Romana. Na realidade, a palavra ‘missa’ em ambos os casos
vem do latim missa, que originalmente significava ‘demissão’, mas no mundo cristão, assumiu o significado de ‘enviado em missão’.

Assim, a Missa de Cristo é a celebração de Deus Pai enviando Deus Filho em uma missão específica ao homem, tornando-se um de nós. Legal! Então, esperamos que você possa ver que existem muitas
tradições cristãs que não têm origem pagã.

Os cristãos podem celebrar o nascimento do nosso Salvador no dia 25 de dezembro, ou não. A Escritura não exige que a celebremos, portanto, se você se sentir desconfortável com ela, não a celebre. Agora vamos mudar um pouco de assunto para falar sobre a estrela de Belém.

Houve muitas tentativas de explicar cientificamente a Estrela do Natal, e podemos cobrir três delas rapidamente. Alguns estudiosos acham que a ‘estrela’ era um cometa. Tradicionalmente, os cometas eram associados a eventos importantes da história, como o nascimento de reis, por exemplo. Mas os registros de avistamentos de cometas não coincidem com o nascimento do Senhor.

O cometa Halley era visível em 11 a.C., mas o primeiro Natal ocorreu por volta de 5 a 7 a.C., em algum lugar lá. Outros acham que a Estrela de Belém era uma conjunção, ou reunião de planetas, no céu noturno. Como os planetas orbitam o Sol em velocidades e distâncias diferentes, eles ocasionalmente parecem se aproximar um do outro.

Mas vários planetas não se parecem com uma única fonte de luz, conforme descrito nas Escrituras. Além disso, alinhamentos planetários acontecem com bastante frequência, então não são tão incomuns. Houve uma conjunção de Júpiter e Saturno em 6 a.C., mas houve uma reunião ainda mais próxima em 66 a.C., o que é muito cedo.

Finalmente, uma estrela explosiva, ou supernova , foi proposta para explicar a Estrela de Natal. Algumas estrelas são instáveis ​​e explodem com uma chama brilhante. Mas os registros históricos não indicam uma supernova na época do nascimento do Senhor.

Portanto, todas as três explicações para a Estrela de Belém ficam aquém do que foi predito em Números 24:17, bem como do que então aconteceu e foi registrado em Mateus 2. Agora, há dois detalhes sobre a estrela que merecem atenção.

Primeiro, o texto sugere que apenas os Magos viram a estrela. Cometas, conjunções e estrelas explosivas
seriam visíveis para todos na Terra. Isso mesmo, sim. E segundo, a estrela foi adiante dos magos
e os conduziu de Jerusalém a Belém, uma distância de cerca de seis milhas, na direção do norte ao sul.

Mas, há 2 problemas aqui, não apenas todos os objetos naturais no céu se movem de leste a oeste por causa da rotação da Terra, mas é muito difícil imaginar como qualquer luz natural poderia levá-los a uma determinada casa em Belém.

Portanto, a conclusão lógica é que a Estrela de Belém não pode ser explicada pela ciência. Era uma luz temporária e sobrenatural. Isso mesmo. Deus usou luzes celestiais especiais para guiar as pessoas antes, como a glória que encheu o tabernáculo registrada em Êxodo 40, ali e no templo em 1 Reis 8.

Além disso, em Atos 9, lemos o relato de uma luz brilhante que brilhou sobre o apóstolo Paulo. Você se lembra dessa conta. Esses sinais visíveis da presença de Deus são conhecidos como a Glória Shekinah.

Ora, o grande mistério do primeiro Natal não é a origem da sua estrela especial. É a questão de por que os Magos foram escolhidos para seguir a luz até o Messias. Hoje, recebemos o mesmo convite. Cada Natal oferece uma oportunidade para nos concentrarmos no milagre de Deus assumindo a natureza humana para salvar os pecadores. Isso mesmo.

As tradições de Natal incluem muito mais do que apenas reuniões familiares, presentes e decorações. Todos os anos, na temporada de festas, parece trazer artigos e um livro ocasional atacando a precisão histórica do nascimento de Cristo. E na época da Páscoa, na verdade, é a mesma coisa.

Na época da Páscoa, você recebe artigos e livros ocasionais atacando a morte e ressurreição de Cristo, mas na época do Natal, é isso que recebemos. Isso mesmo. Podemos muito bem esperar esse tipo de coisa.

Por exemplo, ouvimos declarações como: ‘Ao contrário do Evangelho de Lucas, Quirino não governou a Síria até 7 DC!’ ou ‘Roma não deixou registros do censo descrito por Lucas’ ou ‘A história de um “nascimento virginal” foi emprestado de mitos pagãos.” Ou “A história da Estrela de Belém contradiz
a evidência da astronomia.” Já lidamos com isso.

Sim, acabamos de lidar com isso. Já ouviu esses comentários antes? Parece que todos os anos, novamente, os céticos lançam esses velhos desafios que foram refutados há muito tempo pela autoridade das Escrituras bem na época do Natal.

Se você estiver assistindo a esse programa na época do Natal, poderá acessar a Internet e provavelmente ver algumas dessas coisas. E aí, você sabe responder a essas perguntas? Esta é uma boa pergunta. Veja, todas essas perguntas têm uma coisa em comum – suas respostas exigem conhecimento da história real!

É impossível responder plenamente aos críticos sem saber algo sobre a vida e os tempos de Jesus Cristo, nosso Salvador. Agora, isso não significa que todos nós temos que ser historiadores de alto nível para defender nossa fé.

Existem alguns eventos milagrosos na história do Natal que estão além da explicação natural – a concepção virginal – por exemplo, que precisa ser aceita pela fé. Não há uma maneira natural de explicar isso. Mas o Natal é uma boa época para os cristãos lerem sobre o pano de fundo histórico do que é chamado de “a maior história já contada”.


Por exemplo, o artigo “A Concepção Virginal de Cristo”, do Dr. Jonathan Sarfati, refuta completamente as objeções céticas aos milagres, o censo romano, alegadas contradições nas Escrituras, omissões intencionais nas genealogias listadas em Mateus e a suposta origem pagã do Natal.

Certo, sim. Esses artigos fornecem muito do conteúdo do programa de hoje. Outros artigos úteis podem ser localizados começando na página de perguntas e respostas, onde você encontrará dezenas de tópicos listados. Clique no tópico, Jesus Cristo. Lá você encontrará respostas reais para ataques feitos à autoridade da Palavra de Deus.

E você pode ver outros tópicos lá também, todos os tipos de tópicos diferentes listados lá. É muito importante que os cristãos, jovens e idosos, entendam como defender sua fé. O mesmo tipo de tática que é usado para minar a precisão histórica da Criação em Seis Dias e do Dilúvio de Noé é usado para atacar
a vida de Cristo e a esperança do Evangelho.

Não é apenas um dever, mas um privilégio e uma alegria, para os ‘soldados de Cristo’ aprender mais sobre o Mestre a quem servem – incluindo a história, geologia e astronomia que apóiam Sua Palavra desde o primeiro versículo – e se armar para a luta contra o Inimigo!

Certo, sim. Arme-se, para a luta contra o inimigo, mas há o benefício adicional quando você faz isso de apenas ter uma fé mais sólida. Lembro-me de minha formação, eu estava muito abalado em minha fé enquanto crescia até meus 20 e poucos anos, quando comecei a estudar o que é chamado de apologética, o que significa dar uma defesa fundamentada para o cristianismo.

A época do Natal é uma ótima época para mergulhar um pouco na apologética. Ótimo momento para fazer isso. Isso mesmo, e como mencionamos antes, uma ótima ideia de presente seria uma revista de criação.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Siga e divulgue meus outros blogs

Qualitotal – blog de saúde
Emagrecer Com Saúde Total
Empreender Digital
Mundo Tec