Textos antigos sugerem fortemente que Jesus era alfabetizado e multilíngue


Os evangelhos não fornecem evidências definitivas da língua falada pelo Jesus histórico de Nazaré . Há evidências no Evangelho de Lucas (Lucas 2:41-51) que sugerem que Jesus, apesar de ter uma educação humilde, teve uma boa educação e mesmo em tenra idade teve um excelente entendimento das escrituras judaicas. Jesus viveu na província romana da Judéia durante o início do primeiro século dC, quando já era uma área étnica e lingüística diversa. Estima-se que apenas 5-10% da população da Judéia no primeiro século era alfabetizada (Holmén e Porter, 2011: pp.221). E embora as evidências sugiram que Jesus era alfabetizado, é altamente improvável que qualquer um dos discípulos de Jesus fosse alfabetizado.

língua franca da Judéia e das áreas vizinhas era o aramaico , uma língua semítica ainda falada por pequenas comunidades em Israel hoje. A maioria dos historiadores e estudiosos da Bíblia concorda que Jesus e seus discípulos falavam o dialeto galileu do aramaico. As palavras aramaicas estão presentes até nas traduções inglesas do Novo Testamento , aumentando a suposição de que eram de origem aramaica.

Também há evidências nos evangelhos de que Jesus era bilíngue. O Evangelho de Lucas (4:16-24) relata como Cristo visitou uma sinagoga e leu uma passagem da Torá. O versículo abaixo implica que Jesus podia ler e entender o hebraico, a língua do Antigo Testamento, que não é mutuamente inteligível com o aramaico. Alguns estudiosos também argumentaram que ele poderia até falar um pouco de grego (por exemplo, Barr, 1970). A compreensão do grego também explicaria as longas conversas que Jesus teve com Pôncio Pilatos. O grego (juntamente com o latim) era a língua administrativa e legal nas províncias orientais do império.Mais da web

16 Então Jesus chegou a Nazaré, onde havia sido criado. Como era Seu costume, Ele entrou na sinagoga no sábado. E, levantando-se para ler, 17 foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Desenrolando-o, encontrou o lugar onde estava escrito: 18 “ O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres…

-Evangelho de Lucas (4:16-24)

Ilustração bíblica do Evangelho de Lucas Capítulo 4, que sugere que Jesus era alfabetizado (Jim Padgett / CC-BY-SA 3.0)

Ilustração bíblica do capítulo 4 do Evangelho de Lucas, que sugere que Jesus era alfabetizado (Jim Padgett / CC-BY-SA 3.0 )

Passagens do Novo Testamento Implicam que Jesus Poderia Escrever

Passagens do Novo Testamento também sugerem que Jesus poderia escrever. Por exemplo, em João 8: 3-9, um grupo de sacerdotes judeus arrastou uma mulher apanhada em adultério até Jesus e perguntou se deveriam apedrejá-la por tal crime ordenado por Moisés. Esta foi uma armadilha muito inteligente. Se Jesus concordou, então ele estará contradizendo seus ensinamentos de amor e perdão. Da mesma forma, se ele discordasse, estaria violando a lei judaica e contradizendo um dos profetas de Deus. Para evitar a armadilha, Jesus calmamente escreveu algo no chão antes de dizer a famosa frase ” aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. Depois de ouvir isso, os sacerdotes e a multidão perceberam que todos eram igualmente pecadores e deixaram a mulher sozinha.

3 Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério e, colocando-a no centro do pátio, 4 disseram-lhe : “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério . a Lei que Moisés nos ordenou apedrejar tais mulheres; O que você diz então?”… Mas Jesus se abaixou e com o dedo escreveu no chão… “Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro a atirar uma pedra nela.” 8 Novamente Ele se abaixou e escreveu. no chão.

Evangelho de João (8: 3-9)

Não está registrado nos Evangelhos ou mesmo nos textos gnósticos o que Jesus escreveu no chão. O fato de os evangelhos não registrarem o que Jesus escreveu implica que os discípulos eram analfabetos ou, pelo menos, não podiam ler a língua que Jesus estava usando.

Embora essa história seja uma das mais populares do Novo Testamento, aparecendo até como um flashback em A Paixão de Cristo de Mel Gibson, onde a mulher sem nome é identificada incorretamente como Maria Madalena . No entanto, esta passagem não é útil na reconstrução do Jesus histórico, pois muitos estudiosos questionaram a autenticidade dos versos.

Cristo se despedindo dos Apóstolos do Evangelho de João (Domínio público)

Cristo se despedindo dos Apóstolos do Evangelho de João ( Domínio público )

Esta história não é encontrada em nossas cópias mais antigas do Evangelho de João e está ausente no Papiro 66 e no Papiro 75 (ambos escritos por volta de 200 DC). A história também não é encontrada no Codex Sinaiticus ou no Codex Vaticanus (escrito nos anos 300 DC). Até o momento, a cópia mais antiga dessa história vem do Codex Bezae, escrito no século V dC.

Evidências de fora da Bíblia também indicam que Jesus era alfabetizado

Um terceiro exemplo que pode sugerir que Jesus era alfabetizado vem de fora da Bíblia e pode até ter sido escrito pelo próprio Jesus. A correspondência entre Abgar V de Edessa e Jesus de Nazaré está entre as áreas mais interessantes da erudição cristã primitiva. Abgar era rei de Osroene no início do primeiro século DC. Abgar é lembrado como um dos primeiros reis cristãos, talvez ainda durante a vida de Jesus, depois de ter sido convertido por Tadeu de Edessa, um dos Setenta Discípulos. A carta de resposta de Jesus a Abgar é extremamente importante para os estudiosos da Bíblia, pois, se for autêntica, seria o único documento escrito pelo Jesus histórico que sobreviveu até o presente.

“Abgar, governante de Edessa, a Jesus, o bom médico que apareceu no país de Jerusalém, saudações. Ouvi os relatos de você e de suas curas realizadas por você sem remédios ou ervas. Pois é dito que você faz os cegos vejam e os coxos andem, que limpem os leprosos e expulsem os espíritos imundos e os demônios, que curem os que sofrem de doenças crônicas e ressuscitem os mortos E tendo ouvido todas estas coisas a seu respeito, concluí que uma de duas coisas deve ser verdade: ou você é Deus e, tendo descido do céu, faz essas coisas, ou então você, que faz essas coisas, é o filho de Deus…

Carta do Rei Adgar V

A isto Jesus respondeu:

“Bem-aventurados vocês que acreditaram em mim sem terem me visto. Porque está escrito a meu respeito, que aqueles que me viram não acreditarão em mim, e aqueles que não me viram acreditarão e serão salvos. Mas no que diz respeito ao que me escrevestes, para que eu vá ter convosco, é necessário que eu cumpra aqui todas as coisas para as quais fui enviado, e depois de tê-las cumprido assim seja levado novamente para aquele que me enviou. depois que eu for arrebatado, enviarei a você um dos meus discípulos, para que ele cure a sua doença e dê vida a você e aos seus”.

Cartas inscritas de Abgarus V e Jesus, reprodução do Museu Ashmolean, sugere que Jesus era alfabetizado (Gts-tg / CC BY-SA 4.0)

Cartas inscritas de Abgarus V e Jesus, reprodução do Museu Ashmolean, sugere que Jesus era alfabetizado (Gts-tg / CC BY-SA 4.0 )

O relato dessa correspondência gozou de grande popularidade durante a Idade Média . No entanto, a autenticidade da carta é discutível. O exemplo mais antigo conhecido vem dos escritos do bispo Eusébio no século IV dC. Ele apenas afirmou ter visto uma cópia e a igreja católica (exceto as igrejas apostólicas síria e armênia ) nunca a considerou autêntica. As cartas, segundo Bart Ehrman (2013: pp. 455), podem ter surgido durante uma campanha antimaniqueísta (o maniqueísmo era uma religião dualista persa no século III dC) por cristãos ortodoxos em Edessa. A Igreja poderia ter usado a correspondência Abgar como uma contra-falsificação destinada a minar as reivindicações da religião maniqueísta.

Se Jesus era alfabetizado, por que não escreveu mais?

Duas das três evidências (João 8:3-9 e a carta a Abgar) que sugerem que Jesus era alfabetizado são consideradas tradições posteriores datadas dos séculos IV e V dC. A única fonte que pode ser usada para reconstruir uma imagem do Jesus histórico é Lucas 4: 16-24. Portanto, com base nas evidências da Bíblia, Jesus provavelmente era alfabetizado. Ele sabia ler e escrever.

Mas uma pergunta permanece. Se Jesus de Nazaré, filho de um carpinteiro, fazia parte da elite alfabetizada da Judéia, então por que ele não escreveu nada? A resposta é simples: ele não precisava. Ele pode ter sido um dos 5-10% que sabiam ler e escrever, mas ele estava pregando para 95%. Jesus falou por meio de suas ações, bem como de sua voz, seja derrubando mesas no templo ou morrendo na cruz, seu público – pelo menos nos primeiros dias do cristianismo – não precisava de prosa escrita para acreditar nele.

Imagem superior: Jesus era alfabetizado? Jesus falando com os Doze Apóstolos Fonte: Domenico Ghirlandaio / Domínio público

3 thoughts on “Textos antigos sugerem fortemente que Jesus era alfabetizado e multilíngue”

  1. Ei Emerson, o Antônio Miranda descobriu um livro chamado argonautas do deserto, que é a tese de doutorado de um maluco que ninguém faz ideia de quem é, esse livro fala que a bíblia foi inspirada na mitologia grega e que de genesis a reis foi tudo criado por um só autor e que esse era um judeu que foi influenciado por Platão, eu não achei mais ninguém na internet falando desse livro além do Antônio Miranda, só pela sinopse eu já vejo que só pode ser um absurdo, eu fui comentar esse fato no vídeo dele e descobri que eu não podia mais comentar lá. O Antônio Miranda me proibiu de comentar no canal dele, simples assim, só porque eu ia lá falar mal dele e que ele era um mentiroso, como ele gosta de enganar aqueles inscritos.

    1. Cara, parem de ver vídeos lixo desse tal de Antonio. O cara fala muita mentira. Nenhum estudioso ou historiador fala as bobagens que ele alega. É um miticista que não tem valor algum academicamente. Em vez disso vejam meus artigos e vídeos no canal. Façam meus cursos

  2. eu procurei bastante saber quem é o autor de argonautas do deserto, cavei a internet, Emerson, eu nao sei refutar isso de platão ter influenciado ao velho testamento e dele ter sido escrito depois de alexandre o grande, mas pelo que vi o autor é um academico muito irrelevante, ja que ninguem nem sequer foi lá refutar o cara então imagino que tal ideia deva ser tão obscura e cheia de furos que ninguém nem sequer ligou pra ela. Acho engraçado que esse livro foi parar no Brasil por um motivo muito estranho, a Paulus uma editora catolica, descobriu a existencia desse livro e traduziu ele, ai assim esse material chegou nas mãos do piranda, desde então ele vem afirmando absurdos nos videos dele de que o antigo testamento foi influeciado pelos gregos sendo que tem afirmações que ele é literalmente a primeira pessoa da internet a fazer, esse cara é uma piada, uma pena que ele não deixa mais eu comentar nos videos dele porque ele não deixa nem sequer desmascararem ele.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.