O “desejo” homossexual é um pecado?

Normalmente, não sinto a necessidade de usar este site como um comentário sobre questões sociais, mas sim o desejo de ver a Bíblia defendida e, através de um melhor entendimento da Palavra de Deus, permitir que  ela  mude a sociedade. O motivo pelo qual isso chamou minha atenção recentemente é que está acontecendo no meu quintal, St. Louis, Mo. Além do mais, está sendo realizado em uma igreja que me permite encontrar um grupo de homens regularmente. Por causa disso, e das tumultuadas respostas da Internet, decidi investigar a conferência.

Devo dizer desde já, que não tenho nenhum desejo de envergonhar ou caluniar ninguém envolvido com esta conferência ou aqueles que participam dela, e que até mesmo abordar esta questão é conflitante para mim, pois desejo desesperadamente estender o amor de Cristo a outra imagem. portadores de Deus enquanto permanecem fiéis à Palavra de Deus.

E, para ser honesto, se você não for desafiado da mesma forma ao abordar esse assunto, isso deve lhe dar um motivo para refletir sobre o porquê. Por esta razão, esta postagem não vai discutir a conferência especificamente ou os palestrantes diretamente, mas responderá a algumas declarações preocupantes feitas pelo pastor anfitrião e a algumas posições assumidas pelos palestrantes principais.

O desejo é pecaminoso?

Tornou-se cada vez mais comum em círculos cristãos, incluindo círculos apologéticos, dizer que o desejo homossexual não é pecaminoso, apenas agindo de acordo com esse desejo. Esta é, obviamente, uma resposta muito palatável em face de uma luta muito difícil e muito pessoal que muitas pessoas enfrentam. Eu até disse exatamente isso no passado. Recentemente, porém, fui desafiado por minhas próprias postagens a garantir que todas as minhas posições fossem baseadas na Palavra de Deus primeiro, e essa posição não é diferente. A questão então se torna: “Os desejos em si são pecaminosos ou apenas a ação de acordo com esses desejos?”

Se começarmos com a materialização mais comum da vontade de Deus, os Dez Mandamentos, encontraremos nossa primeira resposta. Se você começar no capítulo 20:13, você lerá sobre quatro proibições de ações: não cometa assassinato, não cometa adultério, não cometa roubo e não minta sobre os outros. No entanto, o v.17 leva essas proibições um passo adiante, e é aqui que a cultura cristã parece ter desviado o olhar:


“Você não deve  cobiçar  a casa do seu vizinho. Não  cobiçarás  a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao seu vizinho. ”


Comumente, o sermão do púlpito pegará esse versículo e o deixará na dimensão ética. Você precisa se contentar com o que você tem. Não gaste sua vida querendo mais do que Deus lhe deu e certamente não compare sua vida com as coisas que seu vizinho tem. Mas eu nunca ouço a mensagem mais profunda sendo transmitida. A palavra para cobiçar é o hebraico  חמד  ( khamad),  que se refere especificamente a uma atividade mental interna.

Entenda a Bíblia com mais profundidade aprendendo os dois idiomas mais ricos e antigos do mundo: Hebraico e Grego! Acesse:

Não é em si uma coisa negativa, mas quando é aplicado a um objeto que é contrário ao desígnio ou vontade de Deus nas Escrituras, é sempre negativo.  Khamad  é a intenção por trás de uma ação. É o que vem primeiro. E é proibido no Decálogo. Isso pode soar familiar para aqueles que se lembram do ensino de Jesus em Mateus 5 , onde ele afirma:


“Vocês já ouviram dizer, ‘não cometam adultério’, mas eu vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para  desejá- la, já cometeu adultério com ela em seu coração.”


Costumamos dizer que Jesus tornou a lei mais difícil aqui, mas em uma reflexão mais atenta e cuidadosa, ele não fez nada além de reiterar o que Yahweh já havia prescrito no final dos Dez Mandamentos. A palavra grega traduzida aqui como “desejo” ou como “cobiça” em outras traduções, é o grego  επιθυμησαι  ( epithoomāsī ) e significa desejar ou cobiçar algo. Esta é a mesma palavra usada no Antigo Testamento grego em Êxodo 20:17 . Em outras palavras,  Khamad  =  epithumasi .

Os escritos do apóstolo Paulo continuam a dizer a mesma coisa:

“Agora, aqueles que pertencem a Cristo crucificaram a carne com suas paixões e  desejos .” – Gal. 5h24


“Portanto, mate tudo o que em sua natureza pertence à terra: imoralidade sexual, impureza, paixão vergonhosa, desejo maligno  e ganância, que é idolatria.” – Col.3: 5


“Portanto, Deus os entregou aos  desejos  de seus corações para a impureza …” – Rom. 1:24


“Pois quando estávamos na carne, os desejos pecaminosos  , despertados pela lei, atuavam nos membros de nosso corpo para dar frutos para a morte.” – Rom. 7: 5


O que tudo isso significa? Isso significa que, ao contrário da abordagem mais palatável de dizer que o pecado está na ação, a Bíblia afirma que o desejo de pecar é de fato o próprio pecado e deve ser arrependido.

Tesouro estranho trazido para o céu?

Uma sessão de abertura da conferência que trouxe intenso escrutínio identifica-se como enfocando quais partes da “cultura queer” (palavras deles, não as minhas) ou “tesouro queer” serão trazidos para a nova Jerusalém?

Este conceito pode parecer estranho a muitos ouvidos, mas é uma reflexão sobre Apocalipse 21:24, onde diz que as nações da terra trarão seus “tesouros” diante do Rei (isto é, Jesus). Embora eu questione a escolha da tradução da palavra “tesouro” nesta passagem, vou deixá-la para o propósito da discussão. Este é um momento escatológico na Bíblia.

Acontece depois que Deus julgou os ímpios e restaurou toda a criação ao seu estado original de perfeição. A passagem realmente apenas aponta que todas as nações se apresentarão diante de Deus em sua grandeza, reconhecendo que o que elas trazem para o reino, ou sua singularidade, é um presente ao Senhor e, em última análise, vem Dele.

A questão é: “Como isso se traduz em ‘cultura queer’?” É aqui que surge uma dificuldade real, pois a ideia de uma cultura homossexual é uma ideia secular, não bíblica. A Bíblia nada sabe sobre a cultura homossexual. Além do mais, a Bíblia fala da homossexualidade como um pecado. Apenas alguns versículos da passagem em questão, a Escritura afirma que “nada profano” pode entrar na nova Jerusalém. O pastor anfitrião e os palestrantes da Revoice dizem que concordam que a homossexualidade é um pecado. Como, então, uma cultura caracterizada pelo pecado pode entrar na presença de um Deus santo?

Você pode responder que somos todos pecadores, e você está certo. Então, como qualquer um de nós pode chegar perante um Deus santo? A resposta é que estamos diante de um Deus santo “revestido” da justiça, ou perfeição sem pecado de Jesus. Não trazemos nossos pecados diante de Deus como um tesouro. Certamente haverá homens e mulheres na nova Jerusalém que lutaram contra os desejos homossexuais de toda a vida, mas eles não trarão consigo a cultura homossexual; eles estarão trazendo o tesouro espiritual de uma vida de sacrifício ao Senhor com eles, algo muito maior do que qualquer cultura terrestre.

A orientação pode ser arrependida?

Por último, durante uma entrevista com um podcast cristão, o pastor que estava hospedando a conferência Revoice se envolveu em um debate sobre orientação. O argumento resumia-se ao fato de a homossexualidade ser uma orientação, assim como a heterossexualidade é uma orientação e, portanto, não há como se arrepender.

No entanto, a mensagem principal das Escrituras é que a orientação, ou condição, da homossexualidade é em si um pecado e não o desígnio de Deus.  Gênesis 2:24   afirma que, desde o princípio, Deus fez dois gêneros, masculino e feminino, para que se unissem como um. Esta é a orientação original do homem na perfeição e é o desígnio de Deus para todos os indivíduos. Qualquer desvio dessa orientação projetada é resultado da Queda do homem no Jardim do Éden.

Se isso significa que até mesmo a orientação da homossexualidade é pecaminosa, como alguém se arrepende disso? E, talvez mais pessoalmente, que efeito esse ensino tem sobre o indivíduo homossexual? Arrepender-se de uma orientação é viver uma vida de arrependimento. Para usar uma palavra popularizada pelo puritano John Owen, o cristão deve mortificar o pecado, ou matar o pecado, diariamente. Isso não representa um fardo maior para o homossexual do que para o heterossexual, pois toda a humanidade vive sob a orientação ou condição de pecado.

Todas as nossas vidas, heterossexuais e homossexuais, devem ser vidas de arrependimento constante. No entanto, com esse arrependimento está a promessa do perdão, suficiência e vitória de Deus sobre o pecado. Uma vida de arrependimento diário cria uma confiança no perdão e na suficiência de Deus, o relacionamento mais importante para todos os crentes.

Mas como esse ensino afeta o homossexual? Muitos defensores da homossexualidade argumentarão que tal ensino leva à depressão e ao suicídio e, portanto, é mau. Seria muito mais fácil descartar tais afirmações como excessivamente simplistas, mas como alguém que se preocupa profundamente com aqueles com quem falo, isso me preocupa. Posso pelo menos dizer que entendo o fardo sentido.

Eu sou um homem que tem uma vida inteira de pecados atrás de mim. Vivo em constante arrependimento de minhas ações, meus pensamentos e meus desejos, muitos dos quais ainda vêm à tona até hoje. Esse sentimento de desespero não elimina minha necessidade de arrependimento, mas também não me identifico com esse pecado. Em vez disso, quanto mais aprendo sobre Deus por meio de Sua Palavra e de Seu povo, mais vejo que uma vida de arrependimento também é uma vida de bênçãos. É uma vida esvaziada de autossuficiência e dependente da comunidade. É uma vida governada por meu Senhor, e não por minhas emoções. É para isso que todos somos chamados.

Conclusão

Um grande perigo que percebo em uma conferência como a Revoice e a mensagem que ela contém é que ela continua a encorajar os cristãos a reter alguns aspectos de seu antigo eu. Continuar a se rotular como um cristão gay é colocar uma identidade mundana à frente de sua identidade em Cristo. A Bíblia ensina que aqueles em Cristo são uma “nova criação” e devem repudiar o “velho”. O pecado do nosso passado e até mesmo do nosso futuro foi pregado na cruz com nosso Senhor e buscaríamos crucificá-Lo novamente se pegarmos esses pecados de volta e aplicá-los a nós mesmos.

Não tenho ilusões de que todo homem e mulher que luta contra a homossexualidade se tornará heterossexual. Nem acho que se casar seja a resposta. Tampouco estou sugerindo que essa luta possa ser “afastada com orações” em termos tão condescendentes. Eu trabalho com homens que lutam nessa luta diariamente e os amo com um amor mais profundo do que jamais poderia ser dado em um relacionamento pecaminoso, mas se eu apenas os encorajar a abraçar sua identidade gay ao lado de sua identidade cristã, estou encorajando-os a duvidar do graça, misericórdia, amor e poder de um Deus soberano e encorajando-os a aceitar apenas a cura parcial ao invés da restauração completa. Não sei por que alguns vencem o pecado imediatamente e outros lutam pelo resto da vida, mas o fato de lutarmos não os torna menos pecadores.

Sim, esta é uma dura verdade.

Sim, é uma luta intensa.

É uma vida de sacrifício e é a vida do crente.

Para citar o autor Sam Alberry, *

“É o mesmo para todos nós – ‘quem quer que seja’. Devo negar a mim mesmo, tomar minha cruz e segui-lo. Todo cristão é chamado a sacrifícios caros. Negar a si mesmo não significa ajustar seu comportamento aqui e ali. É dizer ‘não’ ao seu senso mais profundo de quem você é, por causa de Cristo. Pegar uma cruz é declarar sua vida (como você a conheceu) perdida. É sacrificar sua vida pela própria razão de que sua vida, ao que parece, não é sua de jeito nenhum. Pertence a Jesus. Ele fez isso. E com sua morte ele o comprou. ”


“Portanto, eu exorto vocês, irmãos e irmãs, pela misericórdia de Deus, a apresentarem seus corpos como um sacrifício, vivo, santo e agradável a Deus, que é o seu serviço razoável. Não se conformem com esta era, mas sejam transformados pela renovação de sua mente, para que possam provar a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus. ”

Fonte: https://reasonsforjesus.com/is-homosexual-desire-a-sin/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.