Detonando o “Antonio Miranda pergunta”

Em mais um exemplo de pseudagem pseudo filosófica o Tonho faz uma pergunta interessante. Não que esteja preocupado com esses ateístas mas é bom dar uma resposta para não enganarem mais pessoas.

Desta feita pergunta: “se Deus é metafisicamente necessário com todas as potencialidades, por que criou a humanidade?”

Deixando de lado o sarcasmo infantil dele e outros, que usam de argumentos emocionais (Deus mata criancinhas, etc.) mas nunca dão uma justificativa para seu ateísmo explicar a moral ou o bem ou mal, essa pergunta é interessante e válida responder.

Algumas filosofias e religiões afirmaram que o universo necessariamente “ emana ” de Deus, mas a Igreja ensina que Deus escolheu livremente criar o mundo para sua glória (CCC 293-295). Deus não precisava fazer o mundo, nem o fez porque precisava; ele criou o mundo porque precisamos dele. Deus, que é o próprio amor (1 João 4:18), deseja o bem de todas as coisas e, assim, de uma possessão superabundante e transbordante de bondade, Deus criou seres que se beneficiariam de estar em relação com ele

Alguns críticos dizem que mesmo que houvesse evidências de que o universo tem uma causa, Deus não poderia ser a causa de um universo finito que começou no passado como o nosso.

O falecido físico Stephen Hawking disse que todas as causas ocorrem antes de seus efeitos, mas muitas vezes se afirma que o Big Bang é o começo do próprio tempo – então não poderia ter havido tempo antes do Big Bang para qualquer causa, mesmo Deus, para trazer o universo à existência.

Você poderia colocar a objeção desta forma : todas as causas ocorrem antes do efeito, mas como o tempo nem mesmo existia “antes” do Big Bang, não poderia ter havido uma causa para o efeito do início do universo.

Mas a causa nem sempre tem que ocorrer antes do efeito. O filósofo do século XVIII Immanuel Kant argumentou, por exemplo, que “[A] maior parte das causas operacionais na natureza são simultâneas com seus efeitos. . . se a causa tivesse apenas um momento antes de deixar de existir, o efeito não poderia ter surgido”.

Para entender isso, imagine um tijolo quebrando uma janela. Nesse caso, fica claro que o tijolo é arremessado antes que a janela quebre, e a janela não quebra antes que o tijolo a atinja. Mas observe que há uma breve sobreposição onde a causa (o tijolo voando pelo ar) é simultânea ao efeito (a quebra da janela). Se o tijolo desaparecesse um microssegundo antes de tocar a janela, o efeito nunca aconteceria. Então tem que haver um momento em que a causa e o efeito aconteçam ao mesmo tempo.

Da mesma forma, o fato de Deus fazer o universo começar a existir e o efeito do universo vir a existir são eventos simultâneos. Essa objeção não nega o princípio “do nada, nada vem”, porque ainda precisa haver uma explicação para o próprio início dos tempos. Em vez de dizer que Deus existia antes que o universo existisse (já que não havia antes), dizemos apenas que Deus existia atemporalmente sem o universo. Ele então fez o universo existir no mesmo momento em que o tempo começou a existir.

Mas como poderia Deus, que é atemporal e imutável, se envolver em um ato como “criar o mundo”?

Catecismo da Igreja Católica  deixa claro que Deus não teve que criar o mundo e este não emanou ou procedeu automaticamente dele (CIC 295). O mundo é contingente, o que significa que depende de Deus para existir e é possível que não existisse se Deus tivesse escolhido não criá-lo. Mas Deus escolheu criar o mundo, não de maneira temporal, como se tivesse que pensar se isso era uma boa ideia, mas de uma maneira que simplesmente reflete seu desejo de compartilhar seu amor superabundante com os outros. Como o pastor protestante Richard Barcellos coloca , “A criação não acarreta uma mutação divina, embora implique uma revelação divina. Nenhuma obra de Deus muda Deus em qualquer sentido. Suas obras externas o revelam.”

Deus é o próprio ser puro, então ele não muda de forma alguma. Ao criar o mundo Deus é o mesmo, a única coisa que muda é como nos relacionamos com Deus. O filósofo Peter Geach, que talvez tenha apresentado o argumento com mais força, chama isso de “mudança de Cambridge”, em homenagem aos filósofos da Universidade de Cambridge aos quais ele estava respondendo.

Funciona assim: suponha que um filho cresça e acabe ficando mais alto que o pai. Essa mudança direta é reconhecida pelo pai que diz “meu filho agora é mais alto que eu”, mas quando o mesmo pai diz “agora sou mais baixo que meu filho”, ele está reconhecendo uma mudança não diretamente em si mesmo, mas na diferença entre ele e seu filho.

A mesma coisa acontece quando dizemos que Deus criou o universo – nada muda na natureza imutável de Deus, mas o mundo ao nosso redor é “mudado” ao se tornar real em um ato de ser que é criado do nada.

Outro argumento contra Deus criando o universo é que parece que Deus não tem razão para fazer isso. Alguns ateus até dizem que a ideia de um Deus perfeito criando o mundo leva a uma contradição. O filósofo ateu da religião, Theodore Drange, por exemplo, diz que Deus só teria criado o universo porque lhe faltava algo, e se lhe faltasse algo, então ele não seria perfeito. Tal ser pode ser uma criatura sobrenatural ou alienígena muito poderosa, mas não seria Deus.

Mas Drange está errado ao presumir que Deus só teria criado o universo a partir de alguma imperfeição, como solidão ou tédio. Se Deus é a perfeição das virtudes, incluindo amor e abnegação, então sua criação é um resultado lógico de seu amor superabundante e doação de si mesmo. Ele criou o universo não para o bem dele, mas para o nosso. O Catecismo de Baltimore coloca desta forma:

Pergunta: Por que Deus fez você?

Resposta: Deus me fez para conhecê-lo, amá-lo e servi-lo neste mundo e ser feliz com ele para sempre no céu.

Assim, a criação do universo por Deus não contradiz sua perfeição, mas de fato flui dela. Porque Deus é amor perfeito, ele dá ser e vida à sua criação.

Gostou desse conteúdo? Ajude-nos a manter-nos o site pelo pix [email protected]

A resposta curta para a pergunta “por que Deus nos criou?” é “para o Seu prazer”. Apocalipse 4:11 diz: “Tu és digno, nosso Senhor e Deus, de receber glória, honra e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade foram criadas e existem”. Colossenses 1:16 reitera o ponto: “Todas as coisas foram criadas por ele e para ele”. Ser criado para o prazer de Deus não significa que a humanidade foi feita para entreter Deus ou proporcionar-lhe diversão. Deus é um Ser criativo, e Lhe dá prazer criar. Deus é um Ser pessoal e Lhe dá prazer ter outros seres com os quais possa ter um relacionamento genuíno.

Sendo feitos à imagem e semelhança de Deus ( Gênesis 1:27 ), os seres humanos têm a capacidade de conhecer a Deus e, portanto, amá-lo, adorá-lo, servi-lo e ter comunhão com ele. Deus não criou os seres humanos porque precisava deles. Como Deus, Ele não precisa de nada. Em toda a eternidade passada, Ele não sentiu solidão, então Ele não estava procurando por um “amigo”. Ele nos ama, mas isso não é o mesmo que precisar de nós. Se nunca tivéssemos existido, Deus ainda seria Deus – o imutável ( Malaquias 3:6 ). O EU SOU ( Êxodo 3:14 ) nunca esteve insatisfeito com Sua própria existência eterna. Quando Ele fez o universo, Ele fez o que Lhe agradou, e como Deus é perfeito, Sua ação foi perfeita. “Foi muito bom” ( Gênesis 1:31 ).

Além disso, Deus não criou “iguais” ou seres iguais a Ele. Logicamente, Ele não poderia fazer isso. Se Deus criasse outro ser de igual poder, inteligência e perfeição, então Ele deixaria de ser o único Deus verdadeiro pela simples razão de que haveria dois deuses – e isso seria uma impossibilidade. “O Senhor é Deus; além dele não há outro” ( Deuteronômio 4:35 ). Qualquer coisa que Deus cria deve necessariamente ser menor do que Ele. A coisa feita nunca pode ser maior ou tão grande quanto Aquele que a fez.

Reconhecendo a completa soberania e santidade de Deus, ficamos maravilhados com o fato de Ele tomar o homem e coroá-lo “com glória e honra” ( Salmos 8:5 ) e condescender em nos chamar de “amigos” ( João 15:14-15).). Por que Deus nos criou? Deus nos criou para o Seu prazer e para que nós, como Sua criação, tivéssemos o prazer de conhecê-Lo.

Ele criou as pessoas por amor com o propósito de compartilhar o amor. As pessoas foram criadas para amar a Deus e umas às outras. Além disso, quando Deus criou as pessoas, deu-lhes um bom trabalho para que pudessem experimentar a bondade de Deus e refletir sua imagem na maneira como cuidam do mundo e uns dos outros.

SE QUER APRENDER A RESPONDER ATEUS E CÉTICOS CONHEÇA

1 thought on “Detonando o “Antonio Miranda pergunta””

  1. Na criação ex-nihilo Deus cria as coisas do nada ou seja isso não significa que existia Deus e o Nada e Deus “toca” no Nada e aí as coisas passam a existir pois isso descaracterizaria o Nada pois aí o Nada seria algo. Então significa que Deus criou todas as coisas a partir dEle mesmo ou seja o universo saiu de dentro de Deus pois no momento que só existia Deus ( antes da criação) o Nada “existia 100% “não existindo logo estava em Deus então o Universo já existia então seguindo tal raciocínio é como se Deus tirasse o Universo de dentro dEle logo é plausível entender que o Universo é eterno. Neste caso o Universo Eterno nunca teria sido criado mas passa por eternas transformações.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.