Resposta ao vídeo “Mentiras da Bíblia”

Um leitor do canal do Logos pediu para que eu respondesse a esse vídeo do Rodrigo Spooky Houses onde ele alega “mentiras na Bíblia”. Eu gosto de algumas coisas do canal do Rodrigo e não preciso concordar com tudo. Ele pode entender mais de religiões orientais do que de cristianismo e Bíblia e nesse artigo e vídeo quero deixar minhas respostas, pois esses canais podem passar desinformação que podem desinformar muitas pessoas.

Já aos 0:12 ele alega que antes do homem conhecer as explicações naturais, pensava-se que tudo era sobrenatural, como raios, tempestades, etc. Acho que essa é uma explicação simplista, válida mas simplista, e que aponta para um lugar comum do que ateus e céticos alegam que surgiu o teísmo. Não é tão simples assim.

Realmente é verdade que os homens primitivos tinha e ainda têm conceitos que são explicados pela natureza. Mas isso não significa que o teísmo veio da não explicação de fenômenos naturais.

O Deus da Bíblia é o Deus sobre toda a Terra – judeus e gentios, cristãos e pagãos, muçulmanos, hindus, budistas e ateus. Ele criou o mundo e tudo que há nele, e toda a história do homem remonta a esse evento singular. Os cristãos afirmam isso como uma verdade absoluta, embora nem todos concordem. 

Os evolucionistas e ateus há muito lutam para resolver o problema da origem da religião, especificamente do monoteísmo – a crença de que Deus é Um. 

De acordo com a Enciclopédia Cristã Mundial de David Barrett, aproximadamente 85 por cento da população mundial acredita em algum tipo de deus (dos 15 por cento restantes que são ateus e agnósticos, 14 por cento residem em países comunistas), e 53 por cento da população mundial é monoteísta, alegando derivar sua fé de Abraão (Cristãos, Judeus e Muçulmanos) [ver “Breve Resumo…,” nd]. Essa crença onipresente exige uma explicação, mas os evolucionistas não conseguem explicar a origem desse fenômeno generalizado.

Desde que existiu religião, existiram aqueles que tentaram explicar sua origem de maneira natural. O surgimento da religião monoteísta geralmente tem sido descrito como uma evolução, um desdobramento de alguma crença religiosa mais primitiva paralela à evolução do homem. 

Esta teoria foi discutida mais profundamente nos anos imediatamente após Darwin publicar Origin of Species and Descent of Man, mas tem sido uma fonte de controvérsia desde pelo menos o segundo século. O filósofo romano Celso, que era radicalmente anticristão, começou a provar que o monoteísmo dos judeus começou como politeísmo pagão. “Aqueles pastores e pastores que seguiram Moisés como seu líder, tiveram suas mentes iludidas por enganos vulgares, e assim supuseram que havia um Deus” (como citado em Orígenes, 1972, p. 405).

Em vez desses vídeos de conversa de boteco, o que verdadeiros estudiosos dizem:

Sir Flinders Petrie, apelidado de “o pai da egiptologia moderna”, escreveu em concordância:

Se a concepção de um deus fosse apenas uma evolução de tal adoração ao espírito, deveríamos encontrar a adoração de muitos deuses precedendo a adoração de um deus. O que realmente encontramos é o contrário disso, o monoteísmo é o primeiro estágio rastreável na teologia … (1908, pp. 3-4).

Stephen Langdon, também de Oxford, concluiu:

Posso deixar de ter convicção ao concluir que ambas as religiões suméria e semítica [que ele considerava as mais antigas civilizações históricas – AB ], o monoteísmo precedeu o politeísmo …. As evidências e os motivos dessa conclusão, tão contrários aos pontos de vista aceitos e atuais, foram apresentados com cuidado e com a percepção de críticas adversas. É, creio eu, a conclusão do conhecimento e não de um preconceito audacioso (como citado em Custance, p. 113, grifo).

Aos 2:45 tenta falar da Bíblia King James. Ela não foi compilada em 1610 e sim em 1611. Rodrigo comete algumas falhas de data aqui. Ele alega que na Bíblia diz “foram os deuses que colocaram os seres humanos na terra”. Essa explicação simplista do termo Elohim pode levar a vários desentendimentos.

Gênesis não diz que “os deuses criaram” mas “Deus criou”.

Você provavelmente já ouviu de algum teólogo ou outro que a palavra hebraica para Deus é Elohim e que essa palavra é um substantivo no plural. No entanto, o verbo que o acompanha está no singular. Isso já é uma sugestão da Trindade; pluralidade na singularidade.

As primeiras três palavras da Bíblia; bereshith bara Elohim , refere-se à história (houve um começo, bereshith ), então à criação ( bara , ele criou), e então ao Criador, Elohim .

Deus, portanto, é um Criador e opera na história real, não em algum reino abstrato da imaginação do homem. O Cristianismo é acima de tudo uma fé histórica .

O primeiro versículo da Bíblia diz: “ No princípio, Deus (plural) criou (singular) os céus e a terra ” ( Gênesis 1: 1 ). Moisés, o autor de Gênesis sob a direção do Espírito Santo, escolheu usar o termo hebraico plural elohim para Deus, 2 em vez do singular el 3 ou da forma poética singular eloah . Mas ele usa a forma singular do verbo ‘criar’!

Além de elohim, Moisés também usou outras formas plurais com referência a Deus no Gênesis. Gênesis 1:26 diz: ‘ Então Deus disse: “Façamos [plural] o homem à nossa [plural] imagem”. ‘ 4 Aqui, Moisés usa o verbo no singular’ disse ‘, mas cita Deus como usando um verbo no plural e um pronome no plural com referência a Si mesmo. Veja também Gênesis 11: 7 , onde Deus diz: ‘ Vamos descer e confundir a linguagem deles.

Mas quando chegamos ao segundo capítulo de Gênesis, logo encontramos outro nome, para o qual as letras hebraicas são YHWH. Esse conjunto de quatro letras ficou conhecido como tetragrama . Os judeus do final do período aC não pronunciavam essa palavra, então eles substituíram a palavra adonai que significa ‘Mestre’ (ou ‘Senhor’, como dizemos de maneira religiosa). Para ajudar os leitores judeus, eles colocaram as vogais de adonai contra as quatro consoantes YHWH, para que o leitor encontrasse algo como YaHoWaiH, que nas línguas europeias se tornou Jeová, com ‘j’ pronunciado primeiro como ‘y’ e ‘v ‘como um w.

Este nome está de alguma forma conectado na origem, assim acreditam os lingüistas, com o nome pelo qual Deus se revelou a Abraão em Gênesis 15: 7 , e ainda mais claramente a Moisés em Êxodo 3:14 . Este nome é Ehyeh ou sou, o que implica que existo, estou vivo.

Além disso, o prefixo Yehu (freqüentemente escrito ‘Jeho-‘ em nossas Bíblias inglesas) anexado ao nome de pessoas famosas nas Escrituras deriva deste nome, e a forma hebraica de Jesus é Yehoshua , que significa YHWH salva. Portanto, a forma de Gênesis YHWH tem uma conexão especial com Jesus .

O nome YHWH era um nome mais íntimo do que Elohim. Elohim pode se referir a outros deuses e até mesmo a figuras heróicas e anjos. É o termo geral para Deus . Mas YHWH era o Deus de Abraão e seus descendentes, e é um nome pessoal. Para os judeus, tornou-se tão sagrado que eles pararam de dizê-lo.

Aos 3:00 a explicação que ele dá da Bíblia King James é simplista e equivocada. Explicar isso aqui seria extenso. Portanto, sugiro lerem os artigos onde explicamos isso.

Sobre a Inquisição, sugiro lerem este artigo em vez de ficarem desinformados.

Aos 3:40 creio que fala o maior absurdo. Ele alega: “sabe quem começou a escrita da Bíblia?” Depois um segundo de cara de espanto dos simplórios, ele alega: “Ptolomeu III”. Puxa. Ele alega que “compilou” sendo que na cabeça dos sujeitos passa que foi o primeiro a escrever. Errado.

Não foi Ptolomeu III e sim Ptolomeu II Filadelfo que mandou compilar a primeira tradução da Bíblia ao grego chamada Septuaginta. Isso foi no séc. III a.C. Mas os escritos originais da Bíblia já estavam disponíveis há séculos. Os primeiros livros da Bíblia foram escritos por Moisés.

E não foram 40 escribas e sim 72 sábios. Seu desconhecimento sobre a formação da Bíblia é notório.

Depois aos 4:40 tenta falar que “o Deus do Antigo Testamento é mau e o Deus do Novo Testamento é bom”. Essa alegação não é nova e demonstra um simplismo total, ainda mais falando num programa superficial como esse.

Há uma afirmação comum de que o Deus do Antigo Testamento (mesmo no Novo Testamento) parece muito severo, brutal e até mau.

Você já ouviu perguntas como estas:

Como Deus poderia matar todas as pessoas inocentes, até crianças, no Dilúvio?

Por que Deus enviaria Josué e os israelitas a Canaã para exterminar os cananeus inocentes que viviam na terra?

Você realmente acredita que um Deus amoroso enviaria as pessoas para um inferno eterno?

Essa visão de Deus é comumente mencionada na mídia secular, em livros ateus e assim por diante. Há uma afirmação comum de que o Deus do Antigo Testamento (mesmo no Novo Testamento) parece muito severo, brutal e até mau. 1

Uma resposta inicial a esta afirmação pode ser simplesmente: “Como pode o ateu ou não cristão dizer que Deus é severo, brutal e mau quando negam a Bíblia, o próprio livro que define severo, brutal e mau?” Além disso, em visões de mundo ateístas, materialistas e evolucionárias, tais coisas não são nem certas nem erradas porque não há Deus em sua visão para estabelecer o que é certo ou errado. As mesmas pessoas que professam crer em uma visão naturalista em que animais estupram, matam e comem seus próprios semelhantes são aquelas que atacam o Deus amoroso da Bíblia e tentam chamá-lo de mau ( Isaías 5:20 ).

Mas um exame mais atento de tais afirmações contra o Deus da Bíblia mostra que essas afirmações não têm mérito. Afirmar que Deus é mau ou severo é um ataque ao caráter de Deus, e todo cristão deve estar preparado para ter uma resposta para tais ataques ( 1 Pedro 3:15 ).A intenção de muitos daqueles que fazem tais afirmações é fazer um Deus bom parecer mau, a fim de justificar sua rejeição a Ele, à Sua Palavra ou mesmo à Sua existência.

Mas se Deus realmente não existe e a Bíblia não é Sua Palavra, então aqueles que atacam Deus e Sua Palavra chamando-o de severo e mau nem deveriam se importar em atacá-Lo. Ao atacá-Lo, eles mostram que sabem que Ele existe e estão simplesmente suprimindo esse conhecimento (ver Romanos 1: 20–25 ). Eles estão tentando justificar sua rebelião contra Deus . Poucos com quem conversei percebem que, quando atacam o caráter de Deus em um esforço para argumentar contra Sua existência, estão refutando sua própria posição.

Naturalmente, existem muitos outros exemplos nas Escrituras onde esses mesmos princípios se aplicam. Considere a analogia de uma pessoa que rouba e é pega. Quando ele se apresenta ao juiz, o juiz o considera culpado e aplica uma multa. Mas então o juiz se oferece para pagar a multa. Em vez de aceitar, o ladrão recusa e culpa toda a bagunça no juiz que agiu com justiça e até ofereceu uma saída!

Isso é realmente o que está acontecendo na cultura de hoje. A humanidade peca e é apanhada. As pessoas são consideradas culpadas por um Deus Santo . Deus intervém e oferece um meio de salvação da punição do crime (que é a morte eterna), até mesmo ao ponto de morrer em seu lugar para que possam ter a vida eterna. Mesmo assim, os pecadores ainda dizem não a Deus e depois culpam-no pela situação em que se encontram! Simplesmente não faz sentido.

A distinção que ele faz de Deus do AT e Jesus é simplória. Jesus se identificou com Deus e jamais contradisse algo do AT. Vejam este vídeo onde explica

O que alega sobre os 400 anos é de estarrecer. Será que não percebe que foram nesses anos (250 a.C.) que também foram escritos os chamados deuterocanônicos? O Espírito Santo nunca abandonou as Escrituras ou o mundo. O homem é quem abandona a Deus.

A partir dos 5:00 vira uma salada indigesta que nem vale a pena comentar. “O que é verdade?” é uma pergunta muito simples. Claro, responder não é tão simples. Podemos oferecer definições como “Verdade é aquilo que está em conformidade com a realidade, fato ou realidade”. Mas esta definição básica não está completa porque sua definição está aberta à interpretação e a uma ampla variedade de aplicações. O que é realidade? O que é fato? O que é realidade? Como a percepção afeta a verdade? Poderíamos oferecer respostas para cada uma dessas perguntas, mas poderíamos novamente fazer perguntas semelhantes a essas respostas. Lembro-me do paradoxo de jogar uma bola contra a parede. Deve chegar na metade do caminho, depois na metade da distância restante, depois na metade dessa distância e assim por diante. Mas, um número infinito de metades neste cenário nunca constitui um todo. Portanto, pareceria que a bola nunca alcançaria a parede se aplicássemos as verdades conceituais das metades.

O cenário da bola contra a parede simplesmente ilustra que definir e redefinir as coisas à medida que tentamos nos aproximar de um gol na verdade nos impede de chegar a esse gol. Isso é o que a filosofia às vezes faz quando busca examinar a verdade. Às vezes, turva tanto os problemas que nada pode ser conhecido com certeza.

Mas, embora seja verdade que um número infinito de metades (1/2 de “a” + 1/2 do restante + 1/2 do restante disso, etc.) não é igual a um todo, podemos ” provar “que sim simplesmente jogando uma bola na parede e observando-a quicar. Na verdade, a equação “1/2” acima não é igual a um todo – matematicamente. O problema não está na verdade, mas em sua aplicação, como costuma acontecer com a ginástica verbal filosófica.

O que ele alega sobre o Vaticano aos 6:18 é uma bobagem gratuita e infantil. Não existe nada “esquecido deixado na Bíblia”. Esse pessoal não sabe nada sobre a formação da Bíblia. Depois os conspiracionistas são quem acredita em “terra plana” e outras bobagens.

Apesar da Bíblia não ser um manual científico, não vai nada contra a ciência. Veja

Depois aos 6:40 alega outra bobagem sobre interpretação bíblica. Sugiro o curso Interpretação Bíblia do Gênesis ao Apocalipse para quem quer se informar melhor

O resumo desse vídeo é uma conversa de boteco.

Se quiserem saber mais ou estudar seriamente, recomendo o Combo Acadêmico da Universidade da Bíblia, que já formou milhares de alunos. Nele encontrará uma formação sólida em teologia e outras disciplinas. Aqui pode ver dúvidas e respostas sobre os cursos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.