Respostas ao Ateu Informa sobre a Trindade

Já respondemos a esse ateísta Pedro Ateu Informa no Logos mas aqui aos 31:37 ele fala uma grande mentira e confunde as Pessoas de Deus.

Ele fala sobre a questão de Gn. 1,1 no hebraico dizer Elohim em vez de El.

ELOHIM

Na Bíblia, a palavra para Deus no hebraico mais usada é Elohim. É um substantivo plural. Hoje é popular dizer que significa plural de majestade. No entanto, a forma da palavra Eloh-im é plural. A palavra para Deus, no sentido singular, é El, que é usada com mais frequência na descrição das características ou atributos de Deus. El Eyon, El Shaddai, No hebraico, quando Elohim é usado quando se usa o Deus verdadeiro, é usado singular, como uma unidade composta, quando é usado com falsos deuses, é usado no plural. (ex. você não terá outros Deuses Elohim diante de mim. “) Deus está chamando as falsas majestades de Deus. Deus não é tão bom assim com impostores que fazem com que as pessoas se rebelem e o abandonem.

Ao olhar para o seu uso, ele sempre se refere a pessoas no plural, não há nenhuma passagem que me deparei que seja usada no sentido que afirmam.

 Por exemplo, em Gênesis 1: 24-31  ” Façamos o homem à NOSSA imagem ser um apelo a si mesmo; não a Deus e aos anjos. Deus está falando de si mesmo e consigo mesmo no número plural. Alguns dizem que isso é uma referência a a plenitude do poder divino e dos atributos que Ele possui. Isso é apenas parte dele, pois o Ser Divino de Deus é mais do que Seus poderes e atributos, pois no ser de Deus há pessoas. Ele não estaria falando com seus atributos, mas com o que pode responder. Is 40: 13-14 “quem guiou o Espírito do Senhor, ou, como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho , e quem o instruiu …” 

O prefácio im (masculino em gênero) no final de uma palavra transforma a palavra em uma forma plural. Por exemplo, os anjos chamados seraf ou querub estão no singular, mas quando eles estão Seraph im ou querub im eles significam mais do que um.

A palavra para céus é shamay im Gen.1: 2 Novamente no plural. Poderíamos alguma vez interpretar isso como um plural de majestade.

A palavra hebraica elohim é gramaticalmente uma forma plural, e em algumas centenas de ocorrências no Antigo Testamento significa “deuses”. No entanto, cerca de 2.600 vezes o elohim funciona como um substantivo singular. Sabemos disso por quatro razões. 

Primeiro, nessas passagens, é muito comum o substantivo usar pronomes, verbos e substantivos descritivos no singular. Se você ler uma frase dizendo “Elohim é bom”, você sabe que Elohim nesta frase deve ser singular porque o verbo é singular (“é”). A mesma coisa se aplica a expressões como “Elohim nosso Pai ” ou “Elohim se senta em seu trono.” Vemos esse uso de palavras singulares em relação a Elohim, logo no primeiro versículo da Bíblia: “No princípio, Deus [ Elohim ] criou os céus e a terra” (Gênesis 1: 1). O verbo “criado” neste versículo é singular, não plural.

Segundo, o Antigo Testamento freqüentemente usa a palavra Elohim como nome ou título para Yahweh (Jeová), que é obviamente um ser singular. Por exemplo, Gênesis 2: 4 refere-se ao Criador como Yahweh Elohim (Jeová Deus). Mais da metade dos versículos do Antigo Testamento que usam o nome Elohim também se referem a ele diretamente como Javé .

Terceiro, a tradução grega antiga do Antigo Testamento, conhecida como Septuaginta, traduzia a palavra hebraica Elohim nesses contextos como “Deus”, não “deuses”. Por exemplo, Gênesis 1: 1 na Septuaginta diz: “No princípio, Deus [ theos , a palavra singular para” Deus “) fez os céus e a terra.”

Quarto, o Novo Testamento, escrito em grego, também usa a forma singular theos ao citar textos do Antigo Testamento referentes a Elohim . Por exemplo, Jesus citou Deuteronômio 6:13 como dizendo: “Você deve adorar o Senhor seu Deus e servi-lo somente” (Mt 4:10). No texto hebraico, Deuteronômio 6:13 diz Elohim . Tanto na Septuaginta como na citação de Mateus, a palavra grega usada é o singular theos .

Esses quatro fatos provam, sem sombra de dúvida, que Gênesis 1: 1 se refere a um único Deus, não a um grupo de deuses, quando fala sobre Elohim criando o mundo.

Já aos aos 32:26 ele fala uma grande mentira e confunde as Pessoas de Deus.
Ele alega que “a ideia monoteísta de que Deus e Jesus eram a mesma Pessoa apesar de serem Pessoas diferentes veio do Concílio de Niceia de Constantino em 325″. Há dois erros aí. Primeiro que o monoteísmo e Trindade não é isso. No entanto, a doutrina cristã de Deus é que ele é composto por três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Chamamos isso de Trindade. Dizemos que Deus é três pessoas porque vemos que o Pai se chama Deus ( Filipenses 1: 2 ), o Filho se chama Deus ( Hebreus 1: 8 ) e o Espírito Santo se chama Deus ( Atos 5: 1- 4). O sujeito não entende nada de história e teologia. Realmente Esse conceito foi estabelecido como ortodoxia da igreja no famoso Concílio de Nicéia em 325 dC. O Credo Niceno fala de Cristo como “Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, não gerado, sendo uma substância com o Pai. ” Note: foi estabelecido, não criado.
A doutrina já está bem estabelecida na Bíblia, muito antes de Cristo.
Primeiro, a doutrina da Trindade era uma crença amplamente aceita antes do Concílio de Nicéia. Visto que o batismo é um ato universal de obediência aos novos crentes, é significativo que Jesus use a linguagem trinitária em Mateus 28:19 quando Ele concede à Grande Comissão que faça discípulos e batize em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. O Didache , um manual antigo da vida da igreja, também incluía a língua trinitária para o batismo. Foi escrito no final do primeiro ou no início do segundo século depois de Cristo. Encontramos a linguagem trinitária novamente sendo usada por Hipólito por volta de 200 dC, numa fórmula usada para questionar aqueles que estão prestes a ser batizados. Os novos crentes foram solicitados a afirmar a crença em Deus, o Pai, em Cristo Jesus, o Filho de Deus, e no Espírito Santo.
Segundo, o governo romano não apoiava consistentemente a teologia trinitária ou seu apologista ardente, Atanásio. Constantino fracassou em seu apoio a Atanásio porque estava mais preocupado em manter a paz do que na própria teologia. Ele exilou Atanásio em 335 e estava prestes a restabelecer Ário pouco antes de sua morte. Durante os quarenta e cinco anos em que Atanásio foi bispo de Alexandria, no Egito, ele foi banido para o exílio cinco vezes por vários imperadores romanos.
O Concílio de Nicéia resolveu a questão da divindade de Jesus, mas levou a uma maior discordância sobre a natureza humana e divina de Jesus. Essas questões culminaram na expressão da doutrina em Calcedônia. Vamos responder mais em vídeo.

Aos 32:50 ele tenta ir contra a ideia de que Elohim como “plural na unidade”, simplesmente ignorando os fatos, dado que não conhece nada. Bom, vamos lá.

Como uma declaração de unidade implica pluralidade? No Shema (Dt. 3,14), a palavra traduzida como “um” do hebraico é echad , que demonstra a unidade composta de unidade. Exemplos específicos de como o echad demonstra a unidade composta são encontrados abaixo:

  • Por essa razão, um homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua esposa, e eles se tornarão uma carne. ( Gênesis 2:24 )
  • Agora a terra inteira usou a mesma linguagem [echad] e as mesmas palavras [echad]. ( Gênesis 11: 1 )
  • E o Senhor disse: “Eis que eles são um só povo, e todos têm a mesma língua. E foi isso que eles começaram a fazer, e agora nada que eles pretendem fazer será impossível para eles. ( Gênesis 11: 6 )
  • Então lhe daremos nossas filhas e as levaremos para nós. Nós nos estabeleceremos entre vocês e nos tornaremos um [echad] povo com você. ( Gênesis 34:16 )

Estes são alguns dos muitos exemplos de como o echad é usado para mostrar a unidade da unidade. Como o hebraico seria diferente se Deus quisesse expressar unidade absoluta? Há outra palavra hebraica, yachid , usada para expressar a idéia de unidade absoluta. Exemplos disso são mostrados abaixo:

  • E ele disse: “Tome agora seu filho, seu único filho [yachid], a quem você ama, Isaac, e vá para a terra de Moriah; e ofereça-o ali como holocausto em um dos montes dos quais eu lhe direi” . ” ( Gênesis 22: 2 )
  • E ele disse: “Não estenda a mão contra o rapaz, e não faça nada com ele; porque agora eu sei que você teme a Deus, pois não reteve de Mim seu filho, seu único filho [yachid]”. ( Gênesis 22:12 )
  • e disse: “Juro por mim mesmo, declara o Senhor, porque você fez isso e não reteve seu filho, seu único filho [yachid]” ( Gênesis 22:16 ).

Claro, como esses ateístas de Internet não entendem nada de hebraico e grego, vão alegar o que quiserem, sem base. A palavra hebraica traduzida como “Deus” é a palavra El ou Elohim . Elohim é a forma plural de El . A forma plural é usada 2607 das 2845 vezes que a palavra “Deus” é usada no Antigo Testamento. Não apenas a palavra para Deus é geralmente usada na forma plural, mas vários versículos se referem a Deus como “nós”:

  • Então Deus disse: “Deixe -nos fazer o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre o gado e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que rasteja na terra “. ( Gênesis 1:26 )
  • Então o SENHOR Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós , conhecendo o bem e o mal; e agora, para que não estenda a mão, tire também da árvore da vida, coma e viva para sempre” – – ( Gênesis 3:22 )

Recomendo
Curso Formação em Teologia! (Com Certificado + Histórico + Carteirinha) VÍDEO AULAS EXCLUSIVAS, APOSTILAS DIGITAIS, ÁUDIO AULAS, SUPORTE COM PROFESSORES, FÓRUM E GRUPO DE ESTUDOS Pagamento Único. Sem Mensalidades! Os Cursos da Universidade da Bíblia ® são Cursos de caráter eclesiástico, ministerial, interdenominacional e Livre. TODO o conteúdo do Curso é disponibilizado pelo exclusivo portal do aluno. Universidade da Bíblia, A melhor formação bíblica e teologia do país!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.