Resposta ao Antonio Miranda: a farsa de Tácito e os cristãos

Mais uma vez o sujeito vem com uma alegação infundada tentando pôr dúvidas nas cabeças de pessoas sem muito conhecimento. Desta feita vem alegar que a citação de Tácito sobre os cristãos é fraude. Será mesmo? O que dizem os estudiosos?

É verdade que a evidência fora das fontes cristãs para a perseguição sob Domiciano é relativamente pequena. Também é verdade que se não fosse por uma única referência de Tácito, não teríamos nenhuma referência à perseguição dos cristãos em Roma por Nero, além de referências cristãs, é claro. Há um número incontável de eventos – incluindo eventos bastante importantes – que ocorreram durante o império romano para os quais não temos registro sobrevivente. 

Muitos estudiosos têm um viés extremamente, ouso dizer irracionalmente, contra quaisquer eventos históricos registrados na Bíblia ou em fontes cristãs. Eles aceitarão a menor evidência de um não-cristão como prova positiva de que um evento aconteceu, mas não importa quantas fontes cristãs existam para a perseguição sob Domiciano, eles são rejeitados como irrelevantes, a menos que também sejam corroborados por uma fonte secular. 

O problema é que o grupo mais provável, de longe, a relatar uma perseguição aos cristãos, particularmente nos primeiros cem anos da igreja, quando ainda era relativamente pequena, é obviamente os cristãos. Tanto Tácito quanto Seutônio dizem relativamente pouco sobre os cristãos, incluindo as perseguições contra eles, porque eram um grupo relativamente insignificante na primeira década do século II.

No entanto, ambos relatam definitivamente que eram um grupo perseguido e injuriado, o que está totalmente de acordo com a descrição cristã das perseguições sob Domiciano. Existem inúmeras fontes cristãs para a perseguição sob Domiciano, que inclui o livro do Apocalipse, é claro, que tem João em Patmos por causa dessa perseguição. 

Eusébio o menciona, dizendo que eclodiu no décimo quinto ano de Domiciano (96 d.C.), assim como muitos outros. Esses estudiosos pensam que todos estão mentindo sobre isso? Esse preconceito contra a aceitação de registros cristãos de suas próprias perseguições não é sinal de boa erudição, mas de tratamento extremamente desequilibrado dos dados.

Podemos contar com a verdade absoluta de tudo que Eusébio já relatou? Não. Ele é conhecido por relatar coisas que podem ser ditas. No entanto, tanto a quantidade de detalhes em seu relato quanto o número de referências históricas confiáveis, tanto no Novo Testamento quanto nos primeiros escritos cristãos às perseguições sistemáticas sob Domiciano, tornam uma conclusão muito segura de que essas perseguições realmente aconteceram. De fato, se você ler Plínio, o Jovem, ele está relatando a Trajano sobre sua prisão dos cristãos. Ele parece estar trabalhando sob uma proibição geral contra aqueles que adotaram o nome cristão que antecedeu seu mandato na Ásia Menor. É quase certo que ele estava trabalhando sob a ordem emitida por Domiciano, conforme relatado por Eusébio.

Então, você está plenamente justificado em concluir que houve uma perseguição generalizada, se não geral, da igreja sob Domiciano na última década do primeiro século dC.

Isso poderia ser uma interpolação cristã ou falsificação? Van Voorst afirma que “a grande maioria dos estudiosos [concorda] que esta passagem é fundamentalmente sólida”. [5] Ele dá quatro razões: (1) o estilo é o mesmo que o resto da escrita de Tácito; [6] (2) combina com a queima de Roma mencionada anteriormente no capítulo; (3) um interpolador cristão não teria sido tão negativo em relação aos cristãos (“odiados por suas abominações” “superstição maliciosa” “horrível e vergonhoso” “ódio contra a humanidade”); (4) um interpolador cristão não teria sido tão conciso e sucinto ao descrever Cristo. Habermas e Licona concordam: “A maioria dos estudiosos aceita esta passagem em Tácito como autêntica” [7]e até mesmo o estudioso crítico John Meier escreve: “Apesar de algumas tentativas fracas de mostrar que este texto é uma interpolação cristã em Tácito, a passagem é obviamente genuína. Não só é testemunhado em todos os manuscritos dos Anais, como o próprio tom anticristão do texto torna a origem cristã quase impossível”. [8]

São poucos os estudiosos que contestam a autenticidade da passagem.[10] Somente P. Hochart, em 1885, propôs que era uma fraude pia.[11] Contudo, o editor da Oxford de 1907, Furneaux, dispensou sua sugestão e trata a passagem como genuína. [12]

Robert van Voorst escreveu que a passagem não poderia ter sido forjada, pois os cristãos não promoveriam sua fé como sendo uma “perversa superstição”, “fonte do mal” ou ainda como sendo “horrenda e vergonhosa”, embora “lá tenha crescido um sentimento de compaixão” em relação aos cristãos.[13] John P. Meyer afirma não existir nenhuma evidência arqueológica ou histórica que dê suporte ao argumento de que algum escriba cristão tenha introduzido a passagem no texto

CONCLUSÃO: o sujeito passa desinformação. Tácito e outros mencionaram os cristãos.

FONTES

COMBO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DA BÍBLIAOs alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em geral.

A Universalidade da Bíblia visa o conhecimento bíblico teológico com a finalidade de formar líderes, pastores e obreiros atuantes com destaque na Obra do Senhor. Portanto, se você deseja ser um Teólogo reconhecido e aprovado por Deus e pelos homens este é o curso que você precisa.

Dúvidas frequentes

Van Voorst, Robert. Jesus fora do Novo Testamento: Uma Introdução à Evidência Antiga. Grand Rapids, MI; Cambridge, Reino Unido: William B. Eerdmans Publishing Company. 2000. 39.

Norma Miller escreve: “Os glosadores pagãos bem-intencionados de textos antigos normalmente não se expressam em latim tácito”. Norma P. Miller, Tácito: Annals XV (Londres: Macmillan, 1973) xxviii. Citado em Van Voorst, Robert. Jesus fora do Novo Testamento: Uma Introdução à Evidência Antiga . Grand Rapids, MI; Cambridge, Reino Unido: William B. Eerdmans Publishing Company. 2000. 43. Van Voorst escreve: “Tácito certamente não se baseou, direta ou indiretamente, em escritos que vieram a formar o Novo Testamento. Nenhuma dependência literária ou oral pode ser demonstrada entre sua descrição e os relatos evangélicos”. (pág. 49)

Habermas, Gary R. e Mike Licona. O Caso da Ressurreição de Jesus . Grand Rapids, MI: Kregel Publications, 2004. 273.

Meier, John P.  Um Judeu Marginal: Repensando o Jesus Histórico . Volume 1. Nova York: Doubleday, 1991. 90.

2 thoughts on “Resposta ao Antonio Miranda: a farsa de Tácito e os cristãos”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.