Por Que Defender A Bíblia É Mais Importante Do Que Discutir Política

Defender a Bíblia

Acabamos de passar por uma temporada política sem precedentes, polêmica e polarizadora. Durante todo esse tempo, fiquei tentado a entrar na briga, especialmente nas redes sociais, onde observei várias conversas acaloradas entre meus amigos e familiares. Abstive-me de comentar ou discutir sobre política, entretanto, e alguns de meus seguidores perguntaram por que tenho sido tão silencioso sobre as questões que parecem dividir nossa nação. 

Não é que eu não tenha uma opinião que gostaria de compartilhar, e não é que me sinta incompetente para expressar minhas opiniões. Eu simplesmente entendo a verdadeira batalha: se todos tivessem uma cosmovisão cristã bem informada, o número (e grau) de disputas sobre as questões que nosso país enfrenta seriam drasticamente reduzidos. Em outras palavras, se as pessoas levassem a Bíblia tão a sério quanto levavam suas posições políticas, provavelmente concordaríamos em quase tudo.

Se você está em desacordo com um amigo descrente ou membro da família, não deve se surpreender. Eles provavelmente rejeitam a Bíblia (e o que ela ensina) completamente. Se você está em desacordo com um amigo crente ou membro da família, também não deve se surpreender. Eles podem não levar sua Bíblia mais a sério do que um descrente. Eles podem não estar lendo, ou podem não estar lendo seriamente o suficiente para desenvolver uma cosmovisão cristã bem informada. Em qualquer caso, nossas discordâncias estão enraizadas em nossa visão da Bíblia; se discordamos, é porque não entendemos ou não aceitamos o que a Bíblia ensina.

É por isso que passo mais tempo defendendo a confiabilidade da Bíblia para os incrédulos e a correta interpretação da Bíblia para os crentes do que discutindo sobre nossas respectivas visões sociais, morais ou políticas. Se meu objetivo é concordar, é mais importante abordar a causa de nossa discordância do que a discordância em si. Tudo se resume a ajudar as pessoas a entender por que é importante levar a Bíblia a sério:

A Bíblia é seriamente confiável
A maioria de meus amigos descrentes e familiares vêem a Bíblia como pouco mais do que uma coleção de fábulas e histórias morais, e eles acham que a maioria dessas histórias morais está consideravelmente desatualizada . Poucos de nós desenvolvemos nossa visão do mundo a partir de contos de fadas fictícios , então não é surpreendente que os incrédulos deixem de ver a Bíblia como uma fonte confiável para sua visão de mundo. Mas a história da Bíblia não é uma história de ficção . Está enraizado em eventos verdadeiros que ocorreram na história, e a Bíblia que temos hoje é um documento histórico confiável . Escrevi sobre isso com alguns detalhes no Cold-Case Christianity e neste site.

Se os eventos registrados nos Evangelhos forem verdadeiros, Jesus ressuscitou do túmulo . Se isso aconteceu, Jesus é muito mais do que um sábio antigo e sábio; Ele é Deus . Provavelmente deveríamos ouvir o que Ele tem a dizer e provavelmente estaremos seguros em formar nossa cosmovisão em torno de Suas palavras . Se o Novo Testamento é seriamente confiável (e é), temos um excelente ponto de referência em torno do qual podemos formar tudo em que acreditamos, incluindo nossas visões morais e sociais .

A Bíblia é seriamente consistente
Mesmo se pudéssemos persuadir a todos de que a ressurreição é verdadeira e o Novo Testamento é confiável, um acordo ainda pode ser ilusório. Por quê? Porque nem todo mundo perderá tempo para ler e entender o que a Bíblia ensina. Uma coisa é levar sua Bíblia à igreja, outra é levar sua Bíblia a sério .

Em minha experiência, a maioria das discordâncias entre cristãos ocorre quando alguém interpreta mal (ou deixa de ler) o texto bíblico (escrevi sobre isso em meu próximo livro, Forensic Faith ). Não é incomum para os cristãos crentes “escolherem a dedo” passagens para se encaixar em suas pressuposições ou preferências pessoais . Como resultado, muitas vezes chegamos a conclusões diferentes sobre o ensino bíblico simplesmente porque um (ou ambos) falhou em buscar a consistência bíblica . A Bíblia reflete a mente de Deus, e Deus não é contraditório . Se você se encontrar tomando uma posição com base em um versículo, sem buscar consistência em toda a Escritura, você provavelmente está interpretando mal o texto e deixando de levar a Bíblia a sério.

A Bíblia é seriamente prescritiva
Muitos cristãos se sentem mais confortáveis ​​com a descrição da Bíblia de eventos antigos do que com a prescrição da Bíblia para uma vida santa. Muitas vezes é mais fácil para nós contar a nossos amigos e familiares sobre o Jesus histórico do que falar sobre a vontade moral de Deus para suas vidas. Mas a Bíblia é mais do que descritiva , é prescritiva ; descreve o que é verdade sobre a história e o que deve ser verdade no futuro (especialmente quando se trata de nossas opiniões e comportamentos morais ).

Se você vai levar a Bíblia a sério, não pode separar seu ensino moral de seu ensino histórico. É confiável em ambas as frentes. É tentador abraçar as partes de que gostamos (ou achar conveniente) enquanto rejeitamos as partes de que não gostamos (ou achamos desconfortáveis). Mas essa não é uma opção para quem leva a Bíblia a sério. Somos obrigados a saber o que Deus diz para que possamos formar uma visão de mundo precisa que molda nossas crenças e nossos comportamentos.Se você está preocupado com nossa cultura cada vez mais polarizada, você tem uma escolha. Você pode discutir sobre política (ou o tema quente do dia) ou ajudar as pessoas a levar a Bíblia a sério.CLIQUE PARA TWEETAR

Se você está preocupado com nossa cultura cada vez mais polarizada, você tem uma escolha. Você pode discutir sobre política (ou o tema quente do dia) ou ajudar as pessoas a levar a Bíblia a sério. Destas duas abordagens, apenas a última oferece uma oportunidade real de unidade e acordo. Se pudermos ajudar nossos amigos e familiares a levar a Bíblia a sério, acreditar no que ela ensina sobre Jesus, lê-la no contexto e abraçar o que ela prescreve, concordaremos em todas as questões que realmente importam. É por isso que continuo a evitar debates públicos e políticos e me concentro na confiabilidade da Bíblia. O Evangelho tem o poder de mudar vidas individuais e o destino das nações, mas apenas se tomarmos o que a Bíblia diz a sério .

Para obter mais informações sobre a confiabilidade dos evangelhos do Novo Testamento e a defesa do cristianismo, leia  Cold-Case Christianity: A Homicide Detective Investigates the Claim of the Evangelels . Este livro ensina aos leitores dez princípios de investigações de casos arquivados e aplica essas estratégias para investigar as afirmações dos autores do evangelho. O livro é acompanhado por um conjunto de DVDs Cold-Case sobre Cristianismo  (e  Guia do Participante ) de oito sessões  para ajudar indivíduos ou pequenos grupos a examinar as evidências e apresentar o caso.

J. Warner Wallace  é um Dateline caracterizado como  detetive de casos arquivados , membro sênior do  Colson Center for Christian Worldview , Adj. Professor de  Apologética Cristã na Talbot School of Theology, Biola University , autor de  Cold-Case Christianity ,  God Crime Scene e  Forensic Faith , e criador da  Case Makers Academy  para crianças.

ESCRITO PORJ. Warner Wallace

J. Warner Wallace é um detetive de homicídios de casos arquivados da Dateline, conhecido palestrante nacional e autor de best-sellers. Ele continua a ser consultor em investigações de casos arquivados enquanto servia como pesquisador sênior no Colson Center for Christian Worldview. Ele também é um Adj. Professor de Apologética Cristã na Talbot School of Theology, Biola University, e membro do corpo docente da Summit Ministries. Ele possui um BA em Design (pela CSULB), um MA em Arquitetura (pela UCLA) e um MA em Estudos Teológicos (pelo Gateway Seminary).

1 thought on “Por Que Defender A Bíblia É Mais Importante Do Que Discutir Política”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.