Lee Strobel diz por que ele crê no cristianismo

Ankenberg: Estamos conversando com Lee Strobel, ex-editor jurídico do Chicago Tribune. Ele era um cético, um ateu declarado. E quando ele começou a investigar as afirmações do Cristianismo, as afirmações de Cristo, ele desceu ao ponto-chave, ou seja, a ressurreição de Jesus dentre os mortos. Isso aconteceu? E ele está falando sobre os pontos por trás dessa pergunta, Jesus ressuscitou dos mortos. A evidência que começou a persuadi-lo de que, pelo amor de Deus, possivelmente essa coisa realmente aconteceu. Tudo bem, você já falou sobre o fato de … bem, revise para nós aqui.

Strobel: Primeiro, a execução: que Jesus estava definitivamente morto quando foi retirado da cruz. E então o primeiro relato. Esta não é uma lenda que se desenvolveu há muito tempo; nós temos contas extremamente antigas que afirmam a ressurreição.

Em seguida, passo para o terceiro e que é o túmulo vazio. E o fato mais poderoso sobre o túmulo vazio de todos, eu acho, é que ninguém no O primeiro século afirmava que não estava nada vazio. Em outras palavras, todos admitiram que estava vazio.

As autoridades tentaram espalhar a história de que os guardas estavam dormindo, e os discípulos roubaram o corpo, o que não fazia sentido, porque eles não tinham meios de motivo ou oportunidade. Além disso, é admitir que o corpo se foi.

Ankerberg: E se estavam dormindo, como sabia que eram os discípulos?

Strobel: Exatamente. A história nunca fez sentido desde o início, ninguém acredita nela hoje. Mas o ponto principal é que mesmo os céticos tiveram que inventar uma história para tentar explicar embora, eles não tiveram sucesso em fazer isso.

Ankerberg: Sim, mais 75% dos estudiosos, estudiosos críticos, lá fora, eles acreditam isso é um fato histórico.

Strobel: Sim, e isso inclui os estudiosos céticos.

Ankerberg: Sim.

Strobel: Isso é cristão, ateu. Das pessoas que realmente estudam este assunto, 75% concordam que o túmulo estava vazio.

Ankerberg: Ok, então você tem outro ponto no registro histórico, você tem um túmulo vazio de Jesus. Então isso levanta a questão: o que aconteceu com o corpo?

Strobel: E o próximo e, portanto, são testemunhas oculares. E o que temos são 515 pessoas que encontraram o Jesus ressuscitado. E temos Paulo falando sobre sua própria experiência. Temos, você sabe, o primeiro relato que temos de toda a ressurreição, que é este credo de 1 Coríntios 15 de que falamos sobre a igreja primitiva.

Isso menciona 500 pessoas que o encontraram ao mesmo tempo. E então eu amo o que diz, diz: “Oh, com licença. A propósito, muitos desses caras ainda estão por aí. Se você não acredita em mim, vá falar com eles. Verifique você mesmo. ” De jeito nenhum eles teriam dito isso se não fosse verdade.

Ankerberg: Sim, você pode verificar isso.

Strobel: Exatamente. Então, se você chamasse uma testemunha, todas as pessoas que encontraram os ressuscitados Jesus e apenas cruzaram examinaram cada um deles por 15 minutos cada um, e deram a volta o relógio, você ficaria sentado aqui por 126 horas seguidas ouvindo relatos de testemunhas oculares.

Quantas pessoas, depois de ouvir 126 horas seguidas, iriam embora dizendo: “Sim, eu não acredito! ” Você sabe o que eu quero dizer….

Ankerberg: Você costumava sentar no tribunal e fazer isso.

Strobel: Exatamente. Já vi pessoas serem enviadas para a câmara de morte com uma fração desse tipo de evidência. Portanto, acho que há evidências poderosas de que Jesus encontrou esses indivíduos cujo vidas foram transformadas, incluindo Saulo, o perseguidor dos cristãos, que se tornou Paulo, o grande missionário. Por quê? Por causa da ressurreição.

O meio-irmão de Jesus, Tiago, que duvidava da divindade de Jesus durante sua toda a vida se torna um líder da igreja local. Por quê? Porque, 1 Coríntios 15 diz, ele encontrou o Jesus ressuscitado.

Ankerberg: Tudo bem, então você tem o surgimento da igreja.

Strobel: O surgimento da igreja. E o que é surpreendente sobre isso é na própria cidade onde Jesus foi morto, o discípulos estão circulando algumas semanas depois, dizendo: “Ei, Ele ressuscitou dos mortos.”

Agora, como você vende isso para as pessoas se elas estão lá e sabem melhor? Em vez disso, o que vemos são os discípulos apelando para o conhecimento comum de que seu público teve.

Pedro levantou-se na mesma cidade onde Jesus havia sido morto algumas semanas depois e olhou para as pessoas e disse: “Você se lembra de Jesus. Ele fez milagres em seu meio. Você sabe o que Ele fez. ” E então ele disse o seguinte: Jesus Deus ressuscitou dos mortos, “do qual todos nós somos testemunhas”. [Atos 3:15] Bem, como eles responderam?

Eles disseram: “Pedro, você está exagerando. Você está inventando essas coisas ”? Não! A história mostra que naquele dia 3.000 pessoas disseram: “Pedro, sabemos que você está contando o verdade.

O que nós fazemos?” E eles encontraram perdão e graça através de Jesus Cristo e a igreja é milagrosamente nascido na mesma cidade onde foi condenado à morte. Como você explica que se isso for uma lenda, ou se isso for algo que eles estavam inventando, eles estavam exagerando, eles estavam mentindo? Eu acho que isso é uma coisa poderosa.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui