Os evangelhos são emprestados de mitos pagãos?

 TIMOTHY PAUL JONES

Tradução: Emerson de Oliveira

É uma acusação que já existe há muito tempo. Mesmo nos tempos antigos, os críticos do Cristianismo notaram alguns paralelos entre as crenças cristãs e os mitos pré-cristãos. No final do século II, um filósofo pagão chamado Celso acusou: “Os cristãos usaram os mitos de Danae e Melanippe, de Auge e Antíope para fabricar esta história de nascimento virginal!” Em tempos mais recentes, estudiosos céticos como Marvin Meyer e Robert Price têm afirmado conexões estreitas entre a ressurreição de Jesus e os mitos de divindades morrendo e ressuscitando que marcaram muitos mitos pagãos.

Nos termos mais simples possíveis, eis o que esses críticos afirmam: As afirmações mais maravilhosas dos Evangelhos – um nascimento milagroso, por exemplo, bem como a ideia de uma divindade que morre e ressurge novamente – têm paralelo nas religiões pagãs anteriores ao Cristianismo; portanto, os primeiros cristãos devem ter fabricado esses milagres com base em seu conhecimento das religiões pré-cristãs.

Para ter certeza, existem algumas semelhanças de nível superficial entre os mitos antigos e certos eventos nos Evangelhos. Muito antes do primeiro século DC, os mitos das divindades egípcias como Osíris, Adônis, Átis e Hórus incluíam contos de morte e renascimento. Os persas veneravam Mitra, uma divindade que (de acordo com algumas afirmações) nasceu de uma virgem e morreu e depois ressuscitou dos mortos. O pão sacramental e o fruto da videira também aparecem em alguns cultos de mistério.

Então, por que alguém deveria ver Jesus como sendo distinto dos deuses pagãos? Será que as histórias de Jesus no Novo Testamento representam o mito fictício de um antigo culto de mistério que sobreviveu por 2.000 anos? Ou há algo diferente nos relatos da época de Jesus na terra?

Quando essas afirmações são comparadas cuidadosamente com os Evangelhos do Novo Testamento, a distinção entre Jesus e os supostos paralelos pagãos torna-se bastante distinta, por pelo menos duas razões: primeiro, os paralelos pagãos não são tão paralelos quanto os proponentes afirmam; e segundo, muitos dos supostos paralelos confundem as práticas cristãs posteriores com as afirmações reais nos Evangelhos do Novo Testamento

1. Os paralelos não são tão paralelos

Primeiro, é importante estar ciente de que muitos desses supostos paralelos pagãos não são tão paralelos quanto os céticos supõem. Quando as fontes reais por trás dos mitos são examinadas de perto, os supostos paralelos têm pouco em comum com as narrativas do Novo Testamento.

Por exemplo, existem deuses moribundos e ressuscitados em alguns mitos pagãos – mas essas divindades morriam e surgiam a cada ano, certamente não o mesmo padrão do sacrifício substitutivo de Jesus de uma vez por todas. E os mitos pagãos de nascimentos milagrosos estão mais próximos da fecundação divina – uma mulher mortal concebe um filho como resultado de relações sexuais com um deus – do que da concepção virgem descrita em Mateus e Lucas.

Exemplo: Jesus X Mitra

Para exemplificar como esses supostos paralelos não são tão paralelos quanto os críticos afirmam, vamos olhar para o mito de Mitra, que muitas vezes é apresentado como um predecessor do Novo Testamento.

E quanto ao nascimento milagroso de Mitra?

De acordo com algumas reconstruções de fontes antigas que descrevem o nascimento de Mitra, Mitra nasceu de uma pedra sólida e ficou preso no caminho para fora. Algumas pessoas próximas em um campo o puxaram da pedra, que deixou uma caverna atrás dele. Alguns céticos associam esse nascimento ao nascimento de Jesus em um estábulo com pastores chegando logo depois. Alguns até se referem ao nascimento de Mitra como um “nascimento virginal”.

Mas referir-se ao resgate de Mitra da pedra como um “nascimento virginal” me parece exagero.

Quer dizer, acho que o nascimento de uma rocha é uma espécie de nascimento virginal. Mas como você pode saber se uma pedra é virgem, afinal? E como as pedras perdem a virgindade? Paralelos desse tipo são muito vagos e diferentes para apoiar a afirmação de que os cristãos tomaram emprestado suas crenças dos pagãos das gerações anteriores.

James Tabor, um professor da Universidade da Carolina do Norte, não acredita na concepção virgem de Jesus e nega que Jesus ressuscitou dos mortos. No entanto, até mesmo ele é capaz de ver o quão radicalmente o nascimento de Jesus nos Evangelhos difere de quaisquer supostos paralelos pagãos:

Quando você lê os relatos da gravidez inesperada de Maria, o que é particularmente notável. . . é um tom subjacente de realismo que perpassa as narrativas. Estas parecem ser pessoas reais, vivendo em tempos e lugares reais. Em contraste, as histórias de nascimento na literatura greco-romana têm um sabor decididamente lendário. Por exemplo, no relato de Plutarco sobre o nascimento de Alexandre, o Grande, a mãe Olímpia engravidou de uma cobra; foi anunciado por um raio que selou seu útero para que seu marido Filipe não pudesse fazer sexo com ela. É verdade que Mateus e Lucas incluem sonhos e visões de anjos, mas a própria história central – a de um homem que descobre que sua noiva está grávida e sabe que não é o pai – tem uma qualidade realista e totalmente humana. . A narrativa, apesar de seus elementos milagrosos, soa verdadeira.

Vamos dar uma olhada rápida em alguns dos supostos paralelos entre Jesus e Mitra:

Paralelo suposto : Mitra tinha 12 seguidores.

Problema significativo : uma peça de arte antiga retrata Mitras cercado por 12 faces, mas não há evidências de que fossem seus “discípulos”. Na verdade, Mitra tinha apenas dois companheiros, Aldebaran e Antares.

Paralelo suposto : Mitra foi identificado como um leão e um cordeiro.

Problema significativo : não há evidências sobreviventes para conectar Mitra a um cordeiro. Sim, Mitra foi identificado como um leão. No entanto, essa imagem de um governante real existia entre os israelitas ( Gênesis 49: 9 ) vários séculos antes do surgimento de qualquer mito mitraico; os escritores do Novo Testamento estavam usando imagens judaicas familiares quando retrataram Jesus como um leão.

Paralelo suposto : Mitra iniciou uma refeição na qual a terminologia de “corpo e sangue” foi usada.

Problema significativo : a evidência mais antiga de tal terminologia no contexto do mitraísmo é de meados do século II – quase 100 anos depois que os Evangelhos foram escritos. Nesse caso, é muito mais provável que o mitraísmo tenha se inspirado na prática cristã.

Suposto paralelo : Mitra se sacrificou pelo bem dos outros.

Problema significativo : Mitra é freqüentemente retratado no ato de sacrificar um touro – mas o próprio Mitra nunca se torna o sacrifício.

Suposto paralelo : Mitra ressuscitou dos mortos no terceiro dia; seus seguidores celebravam sua ressurreição todos os anos.

Problema significativo : Não há evidências sobreviventes da era pré-cristã para a ressurreição de Mitra no terceiro dia. Por causa de sua associação com o sol, é possível que seus seguidores celebrassem uma renovação ou renascimento a cada ano.

Suposto paralelo : A ressurreição de Mitra foi celebrada no domingo.

Problema significativo : Não há evidências sobreviventes da era pré-cristã para a celebração de uma ressurreição no primeiro dia da semana, embora os seguidores de Mitra – e de outras divindades relacionadas ao Sol – adorassem seus deuses no domingo. A razão para a ênfase no primeiro dia da semana nos Evangelhos do Novo Testamento estava, entretanto, mais intimamente ligada ao fato de que, em Gênesis 1 , a obra da criação de Deus começou no primeiro dia. A implicação era que, por meio da ressurreição de Jesus, Deus estava iniciando um novo começo, uma recriação de seu mundo.

2. Afirmações de paralelos confundem as afirmações históricas do NT com práticas cristãs posteriores

Além do mais, os proponentes desses paralelos combinam consistentemente as tradições cristãs posteriores com o que é encontrado nos Evangelhos. É verdade, por exemplo, que festivais pagãos ocorriam na época em que os cristãos mais tarde celebrariam o Natal – mas os documentos do Novo Testamento nunca sugerem uma data para o nascimento de Jesus.

Identificar uma data para celebrar o Natal ocorreu séculos depois da época de Jesus; Os cristãos provavelmente chegaram a uma data próxima ao solstício de inverno por causa de uma tradição antiga de que Jesus foi concebido na mesma data em que morreu, e nove meses depois da Páscoa chegava a data de nascimento no final de dezembro. Em qualquer caso, visto que o Novo Testamento não faz nenhuma afirmação sobre a data do nascimento de Jesus, a celebração do Natal é irrelevante quando se trata de discutir se a descrição do nascimento de Jesus no Novo Testamento está enraizada em eventos históricos reais.

O mesmo é verdade quando se trata de conexões entre os festivais pagãos da fertilidade e as celebrações posteriores da Páscoa. O termo “Páscoa” vem de “Ishtar”, uma deusa suméria que morreu, ressuscitou e ascendeu, e vários motivos familiares da Páscoa se originaram em cultos pagãos da fertilidade. No entanto, exceto por uma tradução incorreta da versão King James em Atos 12: 4 , nenhum texto do Novo Testamento sequer menciona a Páscoa. As raízes pagãs das imagens da Páscoa posterior não têm nada a ver com a historicidade dos Evangelhos.

Da mesma forma, a arte cristã posterior incorporou motivos egípcios e mitraicos, especialmente ao representar Jesus e sua mãe. No entanto, as descrições posteriores de mitos pagãos na arte cristã nada têm a ver com o fato dos eventos do Novo Testamento realmente terem ocorrido. Significa simplesmente que os artistas cristãos podem ser um pouco mais criativos ao escolher as fontes de inspiração.

E se existirem paralelos pagãos?

Suponhamos por um momento, porém, que alguns padrões presentes na vida de Jesus pudessem ser identificados em alguma religião anterior. Isso enfraqueceria os fundamentos históricos da fé cristã?

Não necessariamente.

A verdadeira questão não é : existem semelhanças entre as descrições de Jesus no Novo Testamento e alguns mitos pagãos anteriores?  Talvez existam – embora eu deva admitir que todos os antigos paralelos que examinei tenham se mostrado vagos e fracos quando vistos em seu contexto original.

Cada paralelo antigo que examinei revelou-se vago e fraco quando visto em seu contexto original.

A questão crucial é: os eventos descritos no Novo Testamento realmente ocorreram?  A resposta não depende de paralelos nas práticas pagãs.

Paralelos em outras religiões antigas não provam nem contestam a autenticidade dos documentos do Novo Testamento. Eles simplesmente demonstram as expectativas comuns das pessoas no primeiro século DC. Mesmo que alguns claro paralelo existiram entre a história de Jesus e as expectativas religiosas anteriores, isto não justificaria a crença de que o apóstolo Paulo ou os autores do Evangelho “emprestaram” os princípios de outras religiões.

Isso significaria que, quando Deus apareceu na raça humana, ele escolheu revelar-se de maneiras que as pessoas daquela cultura em particular pudessem compreender. Se for realmente esse o caso, isso significaria apenas que os mitos de deuses moribundos e nascimentos milagrosos estão enraizados em anseios que vão além da imaginação humana; embora as religiões pagãs tenham torcido e distorcido esses motivos, eles estão enraizados em um anseio dado por Deus por redenção por meio do sacrifício que torna o mundo certo e novo. CS Lewis abordou esta possibilidade:

No Novo Testamento, a coisa realmente acontece. O Deus Moribundo realmente aparece – como uma Pessoa histórica, vivendo em um lugar e tempo definidos. . . . O velho mito do Deus Moribundo. . . desce do céu da lenda e da imaginação para a terra da história. Isso acontece – em uma data específica, em um lugar específico, seguido por consequências históricas definíveis. Não devemos ficar nervosos com “paralelos” [em outras religiões]. . . Eles deveriam estar lá – seria uma pedra de tropeço se não estivessem.

Não é uma religião emprestada

Quando se trata de paralelos entre a história de Jesus no Novo Testamento e os mitos de deuses pagãos, as supostas conexões não são suficientemente paralelas para afirmar que a fé cristã é emprestada. Mesmo que alguns paralelos fossem indiscutíveis, isso significaria meramente que Deus elaborou seu plano de uma maneira que combinava com o contexto dentro do qual “o Verbo se fez carne e armou sua tenda entre nós” ( João 1:18 ).

Então, o que você deve fazer na próxima vez que alguém descobrir um paralelo pagão?

1. Localize a fonte primária.

Com raras exceções, as fontes primárias – ou seja, os textos antigos reais que descrevem as práticas pagãs – não incluem nenhum paralelo real com o Novo Testamento.

2. Determine se o suposto paralelo precede ou sucede ao Novo Testamento.

Todos os textos do Novo Testamento estavam em circulação até o final do primeiro século DC. Se o paralelo pagão é de um texto escrito depois do primeiro século DC, os escritores do Novo Testamento obviamente não poderiam ter pegado emprestado dele.

3. Determine se o suposto paralelo se conecta ao Novo Testamento – ou a tradições cristãs posteriores.

As conexões entre as práticas pagãs e os padrões posteriores na adoração cristã ou nas celebrações de feriados podem ser interessantes – mas essas ligações não têm nada a ver com o fato de os relatos do Novo Testamento sobre a vida de Jesus serem historicamente precisos.

Timothy Paul Jones (PhD, The Southern Baptist Theological Seminary ) é vice-presidente associado e professor C. Edwin Gheens de ministério da família cristã no The Southern Baptist Theological Seminary. Ele é o autor ou editor de mais de uma dúzia de livros e atua como pastor pregador na Sojourn Church Midtown . Ele mora em St. Matthews, Kentucky, com sua esposa, Rayann, e as filhas Hannah, Skylar, Kylinn e Katrisha. Timothy tem um blog em seu site .

Recomendado Para Você

COMBO ACADÊMICO DA UNIVERSIDADE DA BÍBLIA – Combo Acadêmico em Teologia formado pelos cursos: Básico + Médio em Teologia + Formação em Teologia + Master em Teologia Avançada

Prepare-se para ser um expert em teologia através desse combo incrível que tem o objetivo de dar formação completa! E melhor, com o tempo que precisar para estudar!

Universidade da Bíblia

A melhor formação bíblica e teológica do país!

“Examinai as Escrituras…” (João: 5.39)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.