Os antigos cristãos não copiaram a data de Natal dos pagãos: foi o contrário

Generated by IJG JPEG Library
Um coro com estética neopagã canta canções de harmonia e Yule em Stonehenge no Natal … mas a data cristã de 25 de dezembro não tem nada a ver

Alerta conspiratório! Todos os antigos clássicos da Grécia e Roma seriam falsos, falsificações por monges do século XIII, sob a coordenação de um personagem importante, provavelmente, o imperador Frederico II, que governou 1220-1250 o Sacro Império Romano. Tudo seria falso, exceto os textos de Homero, Heródoto, Cícero, as sátiras e epístolas de Horácio, a História Natural de Plínio e as Geórgicas de Virgílio.

Tito Livio, Sêneca, Plutarco, a mesma Eneida de Virgílio, todos falsos. Moedas e estátuas e inscrições? Uma grande conspiração. Tudo o que pensávamos saber, era falso, fomos enganados, etc …

Esta teoria conspiratória louca publicada em 1696 por Jean Hardouin (1646-1729), sacerdote peculiar e bibliófilo (ele era o filho de um livreiro e bibliotecário em uma grande escola francesa), em seu livro Chronologiae ex Nummis Antiquis restitutae . Claro, ele estava errado e ninguém o leva a sério hoje.

No entanto, uma de suas teorias da conspiração tem-se resistido e com a Internet a vemos voltar ano após ano , que diz que o Natal é uma invenção pagã , uma data fixada pelos cristãos para competir com a festa do Sol Invictus dos romanos.

jean_hardouin

Jean Hardouin, clérigo “conspiratório” do século XVII

William J. Tighe, professor de História na Universidade de Muhlenberg, publicou em dezembro de 2003 uma análise sobre a origem da data do Natal cristão em 25 de dezembro.

“As origens pagãs do Natal são um mito sem fundamento histórico”, diz Tighe. Ele é um historiador especializado nos séculos XVI a XVIII e localizou os criadores do mito de que a data de Natal foi estabelecida pelos cristãos para competir com os pagãos. Por um lado, aponta o bizarro Jean Hardouin com sua macro conspiração . Por outro lado, um pouco mais tarde, o protestante alemão Paul Ernst Jablonski (1693-1757).

Mas a realidade é que os cristãos já bem estabeleceram a data do nascimento de Cristo pelo menos metade de um século antes do imperador Aureliano inventar a festa romana do Sol Invictus em 274 ( o cristão Sexto Júlio Africano já coloca a Encarnação em 25 de março em sua Chronographiai do ano 221 , então o Natal tem que ser 9 meses depois, em 25 de dezembro).

Publicamos, como nos anos anteriores, a análise completa e traduzida da revista ecumênica  “Touchstone”, do historiador William J. Tighe.

Calculando o Natal: a história autêntica de 25 de dezembro

por William J. Tighe

Muitos cristãos acreditam que o cristianismo celebra o nascimento de Cristo em 25 de dezembro porque os pais da Igreja se apropriaram da data de um festival pagão. Quase ninguém dá importância a esse fato, exceto alguns grupos marginais de evangélicos americanos, que parecem interpretar que transforma o Natal em um festival pagão.

No entanto, é interessante saber que  a escolha de 25 de dezembro é o resultado de tentativas dos primeiros cristãos a descobrir a data de nascimento de Jesus , com base em cálculos do calendário que  não tinham nada a ver com festas pagãs. 

Foi exatamente o oposto, já que o festival pagão do “Nascimento do Sol Invicto”, instituído pelo imperador romano Aureliano em 25 de dezembro de 274 , foi quase certamente uma tentativa de criar a alternativa pagã para uma data que já gozava de certa importância para os cristãos romanos. Assim,  “as origens pagãs do Natal” são um mito sem fundamento histórico. 

A idéia de que a data foi tirada dos pagãos remonta a dois estudiosos do final do século XVII e início do século XVIII.  Paul Ernst Jablonski, um protestante alemão, pretendia demonstrar que a celebração do nascimento de Cristo em 25 de dezembro foi uma das muitas “paganizações” do cristianismo que a Igreja do século IV adotou, como uma das muitas “degenerações” que transformaram o cristianismo apostólico puro no catolicismo. 

Dom Jean Hardouin, um monge beneditino, tentou demonstrar que a Igreja Católica havia adotado festivais pagãos para fins cristãos sem paganizar o Evangelho. No calendário juliano, criado em 45 aC, sob Júlio César, o solstício de inverno caiu em 25 de dezembro e, portanto, Jablonski e Hardouin estavam certos que essa data deve ter tido um significado pagão antes de ser cristã.

Mas , de fato, a data não tinha nenhum sentido religioso no calendário festivo pagão em tempos anteriores a Aureliano,  e o culto ao sol também não desempenhou um papel importante em Roma antes de sua chegada.

Havia dois templos do sol em Roma. Um deles (mantido pelo clã em que Aureliano nasceu ou adotou) celebrou seu festival de consagração em 9 de agosto e o outro em 28 de agosto. No entanto, ambos os cultos caíram em desuso no segundo século, quando os cultos solares orientais, como o mitraísmo, começaram a ganhar adeptos em Roma. E em qualquer caso, nenhum desses cultos, antigos ou novos, teve festivais relacionados a solstícios ou equinócios.

aurelian_emperor

O Imperador Aureliano criou a Festa do Sol Invicto em 274; 
a guarda pretoriana o matou no ano seguinte;
Sexto Júlio Africano, um escritor cristão, já indicava em 221 AD em 25 de março como o dia da Encarnação (de modo que em 25 de Dezembro a criança nasceu)

O que aconteceu realmente foi que  Aureliano, que governou de 270 a seu assassinato em 275, foi hostil ao cristianismo, e está documentado que ele promoveu o estabelecimento do festival do “Nascimento do Sol Invicto” como um método para unificar os vários cultos pagãos do Império Romano em torno de uma comemoração do “renascimento” anual do sol. Ele liderou um império que estava avançando para o colapso, em face de convulsões internas, rebeliões nas províncias, declínio econômico e ataques repetidos por tribos germânicas no norte e no Império Persa no leste.

Ao criar este novo festival, sua intenção era que no dia 25 , quando a luz do dia começasse a alongar e a escuridão encurtar, seria um  símbolo do esperado “renascimento” ou rejuvenescimento eterno do Império Romano, que deve ser o resultado da perseverança na adoração dos deuses cuja tutela (como os romanos acreditavam) havia levado Roma à glória e governar o mundo inteiro. E se pudesse se sobrepor à celebração cristã, melhor ainda.

Cálculos de Natal: antes de ter uma data litúrgica!

É verdadeiro que o primeiro teste de uma celebração cristã em 25 de dezembro como a data da Natividade do Senhor está em Roma alguns anos após Aureliano, em 336 dC, mas  evidências no grego oriental e latim ocidental, onde os cristãos tentaram descobrir a data do nascimento de Cristo  muito antes de começarem a celebrá-la de maneira litúrgica, mesmo nos séculos II e III. De fato, as evidências indicam que a atribuição à data de 25 de dezembro foi uma consequência das tentativas de determinar quando sua morte e ressurreição deveriam ser celebradas.

[Tighe não detalha, mas um exemplo claro é a de Sexto Júlio Africano, um escritor cristão que em 221 , em seu Chronographiai,  e afirma que Jesus se encarnou em 25 de Março (assim nasceu nove meses depois, em 25 de de dezembro). Isto ele escreve meio século antes de que em 274 o imperador Aureliano criasse uma festa para 25 de dezembro em Roma. Nota de ReL].

E como tudo isso aconteceu? Parece haver uma contradição na data da morte do Senhor entre os Evangelhos Sinópticos e o Evangelho de João. Os Sinópticos colocam na Páscoa (depois da Última Ceia na noite anterior), enquanto João descreveria na véspera da Páscoa, no momento em que os cordeiros foram abatidos no Templo em Jerusalém para a festa que ocorreria depois do nascer do sol naquele mesmo dia.

A solução para essa questão envolve responder à pergunta sobre se a Santa Ceia foi uma ceia pascal ou uma ceia que aconteceu no dia anterior, e que não estudaremos aqui. Basta dizer que  a Igreja primitiva seguiu João e não os sinóticos e, portanto, acreditava que a morte de Cristo havia ocorrido em 14 de nisã, de acordo com o calendário lunar judaico.

A propósito, estudiosos modernos concordam que a morte de Cristo poderia ter ocorrido no ano 30 ou 33 dC, uma vez que estes são os únicos anos da época em que a Vigília Pascal poderia ter caído na sexta-feira. As possibilidades são, portanto, 7 de abril, 30 ou 3 de abril, 33.

No entanto, desde que a Igreja primitiva foi separada à força do judaísmo, entrou em um mundo de diferentes calendários e teve que definir  seus próprios momentos para celebrar a Paixão do Senhor, em parte também para se tornar independente dos cálculos rabínicos da data da Páscoa.

Por outro lado, como o calendário judaico era um calendário lunar consistindo em 12 meses de 30 dias cada, a cada poucos anos devia-se acrescentar um décimo terceiro mês adicionado por um decreto do Sinédrio para manter o calendário sincronizado com os equinócios e solstícios, e para evitar que as estações fossem “desviadas” para meses inapropriados.

Além da dificuldade que deviam ter os cristãos em pesquisar, ou talvez estar bem informados sobre as datas pascais em um determinado ano, o fato de seguir um calendário lunar projetado para eles teriam lhes colocado contra os judeus e pagãos , e seguramente também os teria mergulhado em intermináveis disputas entre eles.

O século II viu disputas fortes sobre se a Páscoa tinha que cair sempre em um domingo ou qualquer dia da semana, dois dias depois de 14 de Artemísio/ Nisã , mas ter seguido um calendário lunar só teria agravado esses problemas.

Essas diferenças foram interpretadas de diferentes maneiras entre os cristãos gregos na parte oriental do império e os cristãos latinos na parte ocidental do mesmo. Parece que os cristãos gregos queriam encontrar uma data equivalente ao seu 14 Nisã em seu próprio calendário solar, uma vez que o Nisã foi o mês em que o equinócio da primavera ocorreu, eleito em 14 de Artemísio, o mês em que o equinócio da primavera invariavelmente caía em seu próprio calendário. Por volta de 300 dC, o calendário grego foi substituído pelo romano e como as datas de início e fim do mês nestes dois sistemas não coincidiam, 14 Artemísio tornou-se o dia 6 de abril.

No entanto, parece que os cristãos latinos do segundo século em Roma e África do Norte queria estabelecer a data histórica em que Jesus morreu. No momento da Tertuliano [C.155 -220 AD] concluíram que morreu na sexta-feira, 25 de marco de 29.  Como nota, eu tenho notar que isso é impossível: 25 de março de 29 não caiu em uma sexta-feira, e a véspera da Páscoa em 29 dC não caiu em uma sexta-feira ou 25 de março, nem sequer no mês de março.

Quando os antigos acreditavam na “idade integral”

Então, no oriente, temos 6 de abril e, no ocidente, 25 de março. Neste ponto, devemos introduzir uma crença que parece ter se espalhado no judaísmo no tempo de Cristo , mas que, como não aparece na Bíblia, os cristãos não estão presentes. Trata-se da “idade integral” dos grandes profetas judeus: a idéia de que os profetas de Israel morreram na mesma data de seu nascimento ou concepção .

Este conhecimento é um fator chave para entender por que alguns dos primeiros cristãos chegaram à conclusão de que 25 de dezembro foi a data do nascimento de Jesus Cristo. Os primeiros cristãos aplicaram essa idéia a Jesus, com o que os dias 25 de março e 6 de abril não foram apenas as supostas datas da morte de Jesus, mas também as de sua concepção ou nascimento .

Existe alguma evidência fugaz que pelo menos alguns cristãos no primeiro e segundo séculos viu em 25 de março e 6 de abril como a data do nascimento de Cristo, mas  rapidamente prevaleceu a data de 25 de março como a data da concepção de Cristo 

E é neste dia, comemorado quase universalmente entre os cristãos como a Festa da Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel trouxe a boa notícia de um salvador para a Virgem Maria, com cujo consentimento a Palavra de Deus ( “Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, nascido do Pai antes de todos os tempos “) se encarnou em seu ventre.

Quanto tempo dura uma gravidez? Nove meses. Se contarmos nove meses a partir de 25 de março, é 25 de dezembro;  se for de 6 de abril, temos 6 de janeiro. 25 de dezembro é o Natal e, no dia 6 de janeiro, é a Epifania.

coro_pagano_stonehenge1

Ingleses modernos em Stonehenge cantando músicas de “solstício de inverno” com alguma estética neopagã 

Natal (25 de dezembro) é um festival de origem cristã ocidental. Parece que em Constantinopla foi introduzido em 379 ou 380. Por um sermão de São João Crisóstomo, que em sua época foi um renomado asceta e pregador em sua Antioquia nativa, parece que aí a festa foi realizada para a primeira vez em 25 de dezembro de 386. A partir desses centros, espalhou-se por todo o Oriente cristão e foi adotada em Alexandria por volta de 432, enquanto em Jerusalém foi assumido um século mais tarde ou um pouco mais tarde.

Os armênios foram os únicos entre as antigas Igrejas cristãs que nunca adotaram  e até hoje celebram o nascimento de Cristo, a adoração dos reis e o batismo em 6 de janeiro.

epifania_armenia

O Patriarca Armênio e seus bispos em uma celebração da Epifania; O dia 6 de janeiro do calendário juliano tornou-se nosso calendário gregoriano de 18 de janeiro; a epifania armênia é uma celebração do batismo e da luz, e não do nascimento de Jesus

Por sua parte, as Igrejas ocidentais estavam gradualmente adotando a celebração da Epifania Oriental em 6 de janeiro , e Roma a fez entre 366 e 394. Mas no Ocidente, essa festividade costumava ser apresentada como a comemoração da visita dos Magos ao menino Jesus e, como tal, era uma celebração importante, mas não uma das mais decisivas. Isso causou um forte contraste com a posição da Igreja Oriental, onde continua a ser o segundo festival mais importante da igreja depois da Páscoa.

No Oriente, a Epifania é muito mais importante que o Natal. A razão é que o festival também celebra o batismo de Cristo no Jordão e o momento em que a Voz do Pai e a Descida do Espírito Santo manifestaram pela primeira vez aos mortais a divindade do Cristo Encarnado e a Trindade das 3 Pessoas em um Deus

Uma festa cristã

Assim, parece que  25 de dezembro como a data do nascimento de Cristo não é de todo em dívida às influências pagãs  sobre as práticas da Igreja durante ou depois do tempo de Constantino.

É totalmente improvável que fosse a data exata do nascimento de Cristo, mas surgiu estritamente dos esforços dos primeiros cristãos latinos para descobrir a data histórica da morte de Cristo.

Em vez disso,  o festival pagão que o Imperador Aureliano instituído naquela data, em 274,  não foi apenas um esforço para usar o solstício de inverno, a fim de fazer uma declaração política, mas, certamente, foi também uma tentativa de dar um sentido pagão a uma data importante para os cristãos romanos. 

Por sua vez, os cristãos poderiam mais tarde voltar a tomar a festa do “Nascimento do Sol Invicto” para se referir, em memória do nascimento de Jesus, a ascensão do ‘Sol da Salvação’ ou ‘Sol da Justiça’.

(William J. Tighe recomenda a leitura de  As origens do ano litúrgico  por Thomas J. Talley sobre a história da data de Natal e outras datas litúrgicas. O artigo  original em inglês está aqui ).

Fonte: https://www.religionenlibertad.com/cultura/81193882/Los-cristianos-antiguos-no-copiaron-la-fecha-de-Navidad-a-los-paganos-mas-bien-fue-al-reves.html
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.