Jesus ressuscitou dos mortos? – Parte Um: Os fatos

Por que Jesus de Nazaré foi crucificado? Porque ele fez afirmações ultrajantes sobre ele mesmo. Ele afirmou ser o único Filho de Deus. Por que alguém levaria sua afirmação a sério? Bem, isso tudo depende.

Se Jesus realmente ressuscitou dos mortos, então sua reivindicação de ser o filho único de Deus carrega peso considerável. Por outro lado, se a ressurreição nunca realmente aconteceu, então Jesus pode ser descartado com segurança como apenas mais uma figura interessante, mas trágica da história.

Jesus ressuscitou dos mortos? Enquanto exploramos isso questão, precisamos abordar mais duas questões. Quais são os fatos que exigem explicação, e qual explicação melhor explica esses fatos?

Existem três fatos principais que precisam ser explicados: a descoberta do túmulo vazio de Jesus, as aparições de Jesus vivo após sua morte, e o discípulos acreditam que Jesus ressuscitou dos mortos.

Vamos examinar cada um deles.

Fato número um: a descoberta de que o túmulo de Jesus estava vazio é relatado em nada menos que seis fontes independentes, e alguns destes estão entre os primeiros materiais a serem encontrado no Novo Testamento.

Isso é importante porque quando um evento é registrado por duas ou mais fontes não conectadas, a confiança dos historiadores de que o evento realmente aconteceu aumenta, e quanto mais cedo essas fontes são datadas, aumentam sua confiança.

Além disso, os Evangelhos indicam que foram as mulheres que descobriram pela primeira vez que o corpo de Jesus estava faltando. Isso é provável histórico, porque naquela cultura, o testemunho de uma mulher era considerado ao lado de inútil.

Uma lenda ou invenção posterior teria feito os homens fazerem essa descoberta. Nossa confiança no túmulo vazio é ainda mais aumentada pela resposta das Autoridades judaicas.

Quando ouviram a notícia de que a tumba foi encontrada vazia, disseram que os seguidores de Jesus roubaram seu corpo, admitindo assim que o túmulo de Jesus estava de fato vazio. A maioria dos estudiosos, de longe, se apega firmemente ao confiabilidade das declarações bíblicas sobre o túmulo vazio.

Fato número dois: o aparições de Jesus vivo após sua morte. Em uma das primeiras cartas em o Novo Testamento, Paulo fornece uma lista de testemunhas da ressurreição de Jesus aparências. Ele apareceu para Pedro, então para os doze, então ele apareceu para mais de 500 irmãos de uma vez, então ele apareceu para Tiago, então para todos os apóstolos.

Finalmente, ele apareceu também para mim (Paulo). Além disso, várias ressurreições as aparições de Jesus são independentemente confirmadas pelos relatos dos Evangelhos.

No com base apenas no testemunho de Paulo, praticamente todos os estudiosos históricos concordam que vários indivíduos e grupos experimentaram aparições de Jesus vivo após sua morte.

Pode ser considerado historicamente certo que Pedro e o discípulos tiveram experiências após a morte de Jesus em que Jesus apareceu a eles como o Cristo ressuscitado.

Fato número três: os discípulos acreditam na ressurreição. Após a crucificação de Jesus, seus seguidores ficaram arrasados, desmoralizados e se escondendo com medo por suas vidas.

Como judeus, eles não tinham o conceito de um messias que seria executado por seus inimigos, muito menos voltar à vida. A única ressurreição judeus acreditado foi um evento universal no dia do julgamento após o fim do mundo, não um evento individual na história.

Além disso, na lei judaica, a crucificação de Jesus como criminoso significava que ele estava literalmente sob a maldição de Deus. Ainda de alguma forma, apesar de tudo isso, os discípulos de repente chegaram a crer que Deus ressuscitou Jesus dos mortos.

Eles eram tão completamente convencido de que, quando ameaçado de morte, nenhum deles se retratou. Mesmo o fariseu Paulo, que perseguia os cristãos, repentinamente tornou-se cristão, como fez o cético irmão mais novo de Jesus, Tiago.

Algum tipo de poderoso, experiência transformadora é necessária para gerar o tipo de movimento mais cedo que o cristianismo era. É por isso que, como historiador, não posso explicar o surgimento de Cristianismo primitivo, a menos que Jesus ressuscitasse, deixando um túmulo vazio atrás de si. ”

Esses três fatos firmemente estabelecidos clamam por uma explicação adequada. Como você dá sentido a eles? Ao longo da história, várias explicações naturalistas foram oferecidas para explicar esses fatos: a conspiração hipótese, a hipótese da morte aparente, a hipótese da alucinação, e assim por diante.

Todos estes foram rejeitados quase universalmente por estudos contemporâneos. O simples fato é que simplesmente não há naturalismo plausível explicação desses três fatos. A explicação dada pelas testemunhas oculares originais é que Deus ressuscitou Jesus dos mortos.

Se é mesmo possível que Deus existe, então essa explicação não pode ser descartada. Para um Deus que é capaz de criar todo o universo, a estranha ressurreição seria brincadeira de criança. Um túmulo vazio, as aparições de Jesus vivo após sua morte, e um grupo de seguidores abatidos repentinamente transformados por uma nova crença radical em um messias ressuscitado: estes são fatos históricos estabelecidos de forma independente. Como você os explica?

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Conheça as provas da existência e Ressureição de Jesus