O Novo Testamento é confiável? Daniel Wallace

O Novo Testamento é confiável?

Não temos nenhum dos manuscritos originais da Bíblia. Os originais estão perdidos. Não sabemos quando e não sabemos por quem. O que temos são cópias de cópias; em alguns casos, as cópias que temos são cópias da 20ª geração.

No mundo de hoje, a integridade da Bíblia está em questão. As pessoas costumavam perguntar é verdade? Mas agora eles perguntam: é isso o que a bíblia realmente disse? O que quero fazer agora é dar a você motivos para confiar nas Escrituras.

Então, ainda temos os manuscritos originais do novo testamento? Em suma, não, não temos. Esses manuscritos originais, todos escritos em papiros frágeis, o papel do mundo antigo. Foram entregues repetidamente aos escribas que os copiaram , até talvez o final do segundo século.

Tantas vezes que o papiro teria se desgastado. Bem, isso pode parecer alarmante, mas não torna a Bíblia indigna de confiança. Se quisermos entender a confiabilidade do Novo Testamento , precisamos fazer quatro perguntas.

A primeira questão a se pensar é … “Quantas variantes textuais existem?” Bem, há cerca de 140.000 palavras no novo testamento grego. e a melhor estimativa hoje é que haja meio milhão de variantes de textura, ou um pouco mais de 3 1/2 variantes por palavra no novo testamento grego.

Agora, esses números parecem astronômicos quando consideramos esses manuscritos antigos, mas vamos falar sobre dois fatores principais; quantidade e tempo. A razão de termos muitas variantes textuais é porque temos muitos manuscritos.

Considere outros autores antigos, o escritor grego clássico médio tem menos de 15 cópias de suas obras ainda existentes. e se você empilhá-los, eles não terão mais do que um metro de altura.

Agora, as primeiras cópias de suas obras datam de mais de meio milênio, depois de terem sido escritas. Considere agora os manuscritos do Novo Testamento – os primeiros manuscritos são apenas décadas, décadas dos originais. e se você empilhar todas as cópias de todos os manuscritos do novo testamento que temos em cima uns dos outros , teria mais de uma milha e um quarto de altura.

Portanto, se fôssemos céticos sobre o Novo Testamento e aplicássemos esse mesmo ceticismo a outra literatura greco-romana antiga, estaríamos simplesmente mergulhados de volta na idade das trevas.

O que realmente temos é um constrangimento de riquezas quando se trata do texto do novo testamento. Pergunta dois “Que tipos de variantes existem?” Das cerca de 500.000 variantes que temos, mais de 99% delas não fazem nenhuma diferença.

Se uma palavra for digitada incorretamente, isso conta como uma variante, mas não havia dicionários no mundo antigo e as palavras seriam escritas de várias maneiras, mesmo pelo mesmo autor, muitas vezes, a ordem das palavras também em grego é uma questão de ênfase, em vez de questão de significado como em inglês porque o grego é uma língua altamente flexionada, então você pode alterar a ordem das palavras sem alterar o
significado, o que precisamos nos concentrar são as variantes textuais de um quinto de um por cento que realmente afetam as coisas, este grupo é significativo e viáveis, é o que quero dizer com um quinto de um por cento, eles afetam o significado e têm a possibilidade de voltar ao original.

Por exemplo, no capítulo nove, Jesus está dizendo a seus discípulos por que eles não puderam expulsar um demônio em particular. Ele diz que este tipo só pode sair pela oração. Outros manuscritos que encontramos terminam
o versículo adicionando a frase e jejum. Esta variante tem implicações na prática cristã, mas não na doutrina. É importante, mas não é tão importante.

A questão três, “que crenças teológicas dependem de passagens textualmente suspeitas?” Ao examinarmos a divindade de Cristo, entendemos que a Bíblia afirma que Jesus é Deus, mas Dan Brown argumenta no Código da Vinci que essa crença se originou do imperador Constantino no concílio de Nicéia em 325 dC.

Bem, vamos olhar para a evidência de que o papiro conhecido como p-66, que é um manuscrito do evangelho de João e datado de quase 150 anos antes do concílio de Nicéia, elimina essa questão da mesa com sua afirmação da divindade de Jesus no capítulo 1. na verdade, não há um único manuscrito em qualquer idioma escrito em qualquer momento que negue a divindade de cristo em João 1 1.

Bem, essa é a divindade de Cristo e outras crenças cristãs sobre seu nascimento virginal o que sobre a ressurreição foi Jesus realmente ressuscitado dos mortos, o novo testamento realmente afirma isso e aqui está o que eu quero dizer que mesmo que alguns manuscritos podem não afirmar essas doutrinas em todos os lugares.

Não temos nenhum manuscrito que tenha qualquer credibilidade que negue qualquer crença cristã essencial e, finalmente, a pergunta quatro é: “a Bíblia que temos hoje é igual o que eles escreveram em todos os detalhes?”

Sei que provavelmente não é idêntica, mas em todos os fundamentos sim, o que temos hoje em todos os fundamentos é a própria Palavra de Deus, nenhuma crença cristã essencial é prejudicada por qualquer variante viável.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa – Clique Aqui