Jesus é Deus? Com Craig, Strobel, Habermas, Licona, Qureshi…

Tem sido dito com razão que o escândalo e a grandeza do cristão religião é que afirma que Deus se revelou por meio de factos históricos.

E o que distingue o Cristianismo, o que o diferencia de outras visões de mundo, é que há realmente um teste pelo qual podemos saber se é verdade, e isso é a ressurreição de Jesus.

Uma pessoa pode ir e investigar o Cristianismo especialmente a questão da ressurreição de Jesus. Se eles pensam que aconteceu, eles têm excelentes motivos para abraçar toda a fé cristã.

Se Jesus não viesse de volta, não há realmente um fragmento sólido de evidência apontando para isso, então você está bem dentro de seus direitos, de acordo com o apóstolo, rejeitar o Cristianismo. Então O Cristianismo é testável a esse respeito.

Você pode investigá-lo porque em sua essência tem uma certa questão que pode ser investida.

Quando olhamos para o caso histórico para a ressurreição de Jesus, eu acho que uma das melhores maneiras de ir sobre isso é começar com fatos que são tão fortemente evidenciados que eles obrigaram até mesmo a maioria dos estudiosos céticos que estudam sujeito a considerá-los históricos.

E isso meio que sugere que não é só porque um cristão tem preconceito de que essas coisas são aceitas como verdadeiras. Isso significa que a evidência histórica é verdadeira mesmo além do preconceito de uma pessoa.

Vamos examinar os fatos históricos amplamente aceitos e ver onde o pontos de evidência. Para que Jesus tenha ressuscitado dos mortos, três coisas precisa ser verdade: ele precisaria estar vivo no ponto A, morto no ponto B e vivo novamente no ponto C.

E acontece que o registro na história da existência e a execução de Jesus é incrivelmente forte. Bem, tornou-se uma espécie de moda passageira a Internet para afirmar que Jesus nunca existiu, mas isso não é algo que é normalmente realizada por estudiosos hoje.

Na verdade, o número de estudiosos que ainda segure esta posição, estou falando sobre estudiosos de boa-fé com doutorado em áreas relevantes, como história ou estudos bíblicos ou estudos religiosos, você não encontraria mais do que um punhado deles vivendo na terra agora que iria negar a existência de Jesus.

Quero dizer, provavelmente, tantos quanto você negaria o Holocausto. No mundo antigo, se você tiver duas fontes para algo, duas fontes independentes, isso geralmente é excelente e muitos eventos acontecem duas fontes.

Muitos eventos dependem de um, mas dois é ótimo. Bart Ehrman lista 11 fontes antigas da crucificação de Jesus. E para o caras que dizem que ele nunca existiu vai: como você lida com 11 fontes?

Se você apenas faz a história normal, você não pode refutar o fato de que Jesus morreu. É chamado de atestado múltiplo. Temos muitas fontes, documentos, pessoas, e nem todas elas são cristãs.

Praticamente todos os estudiosos, crente ou não crente, cético, admite que Jesus foi executado no primeiro século 30-33 DC. Você é ridicularizado em uma grande instituição acadêmica se você alegou o contrário.

Na verdade, o ateu erudito do Novo Testamento, Gerd Ludeman, diz que a execução de Jesus é um fato indiscutível. João Dominic Crossan e Marcus Borg, provavelmente ao lado de Bart Ehrman, são os mais conhecidos céticos na América.

Ambos dizem à sua maneira em suas próprias obras Borg e Crossan, que o fato de Jesus ter morrido por crucificação é provavelmente o melhor fato suportado no mundo antigo.

Agora, por que eles admitiriam que se eles estão céticos e eles gostariam de se firmar e dizer que o cristão mensagem não é verdade? Por que dizem que é o melhor atestado?

Porque simplesmente é. Agora, a fim de determinar se Jesus estava realmente vivo no ponto C, precisamos olhar em quatro fatos essenciais e é importante entender que o os seguintes fatos podem ser estabelecidos sem pressupor que a Bíblia é Palavra de Deus.

Eles são uma questão de história. Eles são estabelecidos pelos registros de ambos Fontes cristãs e não cristãs do mundo antigo e eles concordaram por historiadores cristãos e não cristãos hoje.

A maior parte do Novo Testamento historiadores passaram a aceitar como factual que seu corpo foi então enterrado em uma tumba de um membro do Sinédrio Judeu cujo nome nós realmente sabe, seu nome era José de Arimatéia.

Ele foi o homem que enterrou Jesus de Nazaré. Em segundo lugar, aquele túmulo foi encontrado vazio por um grupo de As discípulas de Jesus na manhã de domingo após a crucificação.

E novamente o nome de Maria Madalena está sempre ligado a esse relato do descoberta do túmulo vazio. Em terceiro lugar, que, a partir daí, vários indivíduos e grupos de pessoas experimentaram aparições de Jesus vivo após sua morte.

E finalmente, que os discípulos originais de repente e sinceramente passaram a acreditar, apesar de toda predisposição em contrário, que Deus ressuscitou Jesus de Nazaré dos mortos.

Agora, algumas pessoas dizem, claro que qualquer um poderia fazer isso afirmação. Mas o que estamos dizendo é que eles realmente acreditaram que viram Jesus.

Se foram alucinações ou não, essa é uma questão separada, mas o fato histórico é que este amplo espectro de historiadores reconhece que os discípulos realmente acreditaram que Jesus lhes apareceu.

Então a partir daí temos que prestar contas do que levou os discípulos e Paulo a acreditar que Jesus tinha sido ressuscitado dos mortos e apareceu a eles. O que eram esses experiências que estavam tendo.

Agora, claro, não podemos entrar em uma máquina do tempo e voltar ao passado e ver o que eles realmente viram para experimentar o que com experiência. Mas podemos olhar para várias opções.

Alguns argumentarão que o corpo de Jesus foi roubado. Por que os discípulos teriam realmente acreditado que ele apareceu a eles se eles tivessem roubado o corpo?

A questão ainda maior, por que Paulo acreditaria que Jesus havia aparecido para ele se o corpo era apenas roubado? Que explicação existe? Como interpretamos a conversão de Paulo e Tiago?

Como interpretamos esses quatro fatos que a grande maioria dos estudiosos considera É garantido? Como interpretamos isso? Interpretamos isso naturalmente ou interpretamos tão sobrenaturalmente?

A próxima teoria que você ouve com frequência é que eles alucinaram. Aqueles discípulos que tinham sido com Jesus por tanto tempo, passou tanto tempo com ele, eles realmente queriam ver Jesus vivo. Então eles alucinaram.

É um fenômeno psicológico comum, o que é verdade. As pessoas que amam os outros às vezes os vêem depois que morrem. Mas 500 de uma vez? E todos os discípulos, a ponto de estarem dispostos a morrer? Não se encaixa muito bem.

E mais uma vez, Paulo, o que fazemos com Paulo? Por que Paulo alucinou com o Jesus ressuscitado? Não faz sentido. Portanto, não há explicações naturalísticas para a ressurreição que se encaixa quase tão bem quanto a própria ressurreição.

Tem muito de problemas com alucinações. Provavelmente, nenhuma teoria tem mais refutações do que alucinações. Por exemplo, a maioria dos estudiosos hoje acredita que o túmulo está vazio, mas a alucinação é uma teoria da tumba cheia, não uma teoria da tumba vazia.

Se os discípulos viram alucinações, deveria haver alguém dentro da tumba. Agora o problema é que você tem que discutir por duas teorias. E quanto mais teorias você tem que juntar para explicar esses fatos quanto menos plausível for, menos peso deve carregar em fazer você acreditar de uma forma ou de outra.

Por que muitos estudiosos hoje não concluem na ressurreição é porque eles infelizmente evitam o sobrenaturalismo antes mesmo de olharem para as evidências.

Se você olhe para as evidências sem impedir o sobrenaturalismo, então a melhor explicação pois os eventos são a ressurreição. Todas as teorias sobre o que aconteceu com o corpo, mas um tem problemas fatais.

O único problema com a teoria de que na verdade, explica que você tem que acreditar em um milagre. Mas este não é um cara aleatório em algum lugar diverso que estamos dizendo ressuscitou dos mortos.

É uma pessoa que está chegando e foi preparada por Providência e predito por profecia por dois mil anos. Uma pessoa cujo amigos ficavam se perguntando que tipo de homem é esse e sendo forçado a responder em termos teístas.

É a reafirmação da vida de quem já se mostrou soberano sobre a vida e morte. Se houver alguém em quem possamos acreditar naquele milagre aconteceu, é este homem, é Jesus de Nazaré.

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR TEOLOGIA À DISTÂNCIA COM QUALIDADE!

Conheça o curso de Formação em Teologia! O melhor e mais acessível curso de teologia da atualidade.

Seja um Teólogo altamente capacitado!

CURSO FORMAÇÃO EM TEOLOGIA

Os alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em geral.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Seja um teólogo altamente capacitado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.