8 razões convincentes para que você ainda possa confiar na sua Bíblia

Descubra 8 razões para confiar na Bíblia

“Estou feliz que sua fé trabalhe para você, mas não entendo como alguém ainda pode acreditar na Bíblia.

“A Bíblia foi traduzida e copiada tantas vezes que não podemos saber o que o texto original dizia.”

“A Bíblia está sempre se contradizendo, basta ler os diferentes Evangelhos!”

Essas são apenas algumas das muitas perguntas e dúvidas que as pessoas têm sobre a Bíblia. Não só eles vêm de não-crentes, mas muitas crianças e adolescentes cristãos também estão curiosos. Em vez de responder com “você só precisa ter fé”, a Bíblia nos chama a “estar sempre preparados para dar uma resposta a todos que lhe pedirem para dar a razão da esperança que você tem”. (1 Pedro 3:15, NVI) É importante que levemos essas perguntas a sério e que entendamos * por que * acreditamos no que acreditamos. Confiar na Bíblia

Os cristãos não precisam ter medo de examinar criticamente sua fé. Em 1 Tessalonicenses 5:21, Paulo nos incentiva a “testar tudo; segure firme o que é bom. ” A verdade está do nosso lado! Com isso, gostaria de compartilhar 8 razões diferentes pelas quais você pode confiar na Bíblia.

1. Os Evangelhos foram escritos por testemunhas oculares do ministério de Jesus.

Em todo o Novo Testamento, vemos os autores repetidamente se referindo a si próprios como testemunhas oculares (2 Pedro 1:16, Lucas 1: 1-2, 1 João 1: 1-3). Eles estavam mentindo? Quando você lê cada um dos relatos do Evangelho, você notará que eles descrevem muitos dos mesmos eventos, mas que cada relato é ligeiramente diferente. Esta é a marca registrada do testemunho sincero de uma testemunha ocular. Além disso, frequentemente vemos o apoio de testemunhas oculares não intencionais entre os Evangelhos, nos quais a descrição de um evento de um autor em um livro apóia a descrição de outro autor de um evento totalmente separado em outro livro! Como isso pode ser? A melhor explicação é que os autores realmente eram testemunhas oculares e estavam relatando com sinceridade o que viram.

2. Os documentos do Novo Testamento foram escritos cedo.

Quanto mais próximo um documento foi escrito dos eventos que ele está descrevendo, mais os historiadores confiáveis ​​consideram esse documento. Temos boas razões para acreditar que a maior parte, senão todo o Novo Testamento foi escrito antes de 70 DC. Pelos padrões históricos, isso é MUITO cedo. Isso significa que foram escritos durante a vida de pessoas que estavam vivas quando Jesus existia.

3. Escritores não cristãos corroboram o Novo Testamento.

Existem vários escritos não cristãos que confirmam diferentes aspectos do Novo Testamento. Por exemplo, Thallus, escrevendo em meados dos anos 50 DC, menciona a escuridão que se abateu sobre a terra durante a crucificação de Jesus (Mateus 27:45, Marcos 15:33, Lucas 23:44). O historiador romano Tácito, ao escrever sobre a perseguição aos cristãos sob Nero, explica que Jesus foi crucificado sob Pôncio Pilatos. Estes são apenas dois dos muitos exemplos de fontes não cristãs que confirmam as afirmações do Novo Testamento.

4. A arqueologia apóia tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.

As descobertas arqueológicas continuamente confirmaram as afirmações da Bíblia. Até hoje, nenhuma descoberta foi feita que contradiz ou falsifique um evento, pessoa ou lugar bíblico. Somente nos últimos 16 capítulos do livro de Atos, o historiador Colin Hemer identificou 84 fatos que foram confirmados por pesquisas históricas!

5. Os Evangelhos contêm testemunhos constrangedores.

Quando mentimos ou exageramos, especialmente quando se trata de nós, tendemos a omitir detalhes embaraçosos. Nos Evangelhos, entretanto, encontramos numerosas passagens contendo detalhes embaraçosos sobre os discípulos e até mesmo Jesus. Os discípulos são freqüentemente estúpidos, orgulhosos, indiferentes, duvidosos e covardes. Jesus é até descrito no jardim do Getsêmani como estando com tanto medo que suou sangue! É isso que você escreveria se estivesse inventando uma história? A melhor explicação para esses detalhes embaraçosos é que eles realmente aconteceram.

6. A abundância de manuscritos.

Um manuscrito é simplesmente uma cópia de um texto antigo e, quanto mais manuscritos os historiadores tiverem à sua disposição, melhor. Os estudiosos então comparam esses manuscritos para identificar erros. Dessa forma, eles podem discernir o que o texto original provavelmente disse. Como a Bíblia se compara a outros textos antigos? Simplificando, é o livro mais bem atestado da história, com bem mais de 5.000 manuscritos gregos do Novo Testamento tendo sido descobertos. O próximo trabalho mais próximo é “A Ilíada” de Homero, com menos de 2.000 manuscritos. Os estudiosos podem, portanto, recriar o texto original do Novo Testamento com um alto grau de certeza. Isso significa que sua Bíblia hoje é a mesma de 2.000 anos atrás!

7. Os apóstolos não foram tendenciosos.

Os discípulos tiveram algum motivo para mentir ou embelezar seus relatos? Não parece provável. Em todo o Novo Testamento, lemos sobre o sofrimento suportado pelos seguidores de Jesus. Eles foram apedrejados, presos e até mortos por proclamar sua mensagem. Não é exatamente uma lista de vantagens. Se as pessoas mentem, geralmente o fazem por dinheiro, sexo ou poder, mas não vemos os discípulos se beneficiando de nada disso.

8. A Bíblia é verdadeiramente única.

A Bíblia é única em muitos aspectos. É único em autoria, escrito por cerca de 40 pessoas, todas com diferentes experiências. É único em seu impacto, tendo moldado a civilização ocidental mais do que qualquer outro livro. Na verdade, a teologia cristã estava no centro da revolução científica! É único em sua circulação, com dezenas de bilhões de cópias impressas ao longo da história. Eu poderia continuar, mas o ponto é que a singularidade da Bíblia fala de seu status de revelação inspirada por Deus.

Temos excelentes razões para crer na Bíblia como a Palavra de Deus. No mínimo, é um livro que as pessoas deveriam levar muito a sério. Apresentei 8 motivos pelos quais você pode confiar na Bíblia, mas talvez o motivo mais poderoso seja como ela tocou o coração das pessoas. Bilhões de pessoas ao longo da história poderiam dizer como a Bíblia mudou suas vidas. Oro para que, tendo plena confiança na Palavra de Deus, isso também mude sua vida.

Fonte: https://allendalebaptist.org/blog-8-compelling-reasons-you-can-still-trust-your-bible

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.