Como ler e compreender a Bíblia para iniciantes (guia essencial)

A Bíblia é como um conto épico. Ele tem seu próprio cenário, personagens, enredo e reviravoltas ao longo do caminho. Leva tempo para se familiarizar com tudo, mas vale a pena fazer isso. Aqui estão os fundamentos de que você precisa para começar a entender melhor as Escrituras.

Como entender a Bíblia para iniciantes

1. Leia a Bíblia no contexto

O primeiro passo para entender a Bíblia é lê-la à luz do contexto circundante. Se você não entender o significado de um único versículo, leia o parágrafo inteiro que o cerca. Em seguida, leia o capítulo inteiro em que ele está. Melhor ainda, leia o livro inteiro da Bíblia para ter um contexto maior.

Antes de examinarmos como ler a Bíblia em seu contexto: Se esta é a primeira vez que você lê a Bíblia , recomendo que comece com o livro de Marcos. Aqui está um artigo que escrevi sobre por que recomendo o Evangelho de Marcos (o link abre em uma nova janela) , especialmente se você ler apenas um livro da Bíblia.Se você está planejando ler mais de um livro da Bíblia, aqui estão os 15 livros que eu recomendaria (o link abre em uma nova janela) . Eles darão a você o enredo principal e os principais temas da Bíblia. A lista abaixo é desse artigo.

Melhor ordem para ler a Bíblia

Esses 15 livros darão a você um bom contexto para toda a Bíblia.

Onde quer que você esteja lendo na Bíblia, aqui está como você pode pensar sobre o seu O contexto da Bíblia (das seções principais aos detalhes)

  • Antigo e Novo Testamento
  • Gênero do livro
  • Livro Individual
  • As principais divisões do livro
  • Capítulo
  • Parágrafo
  • Versículo

Se você se limitar a ler a Bíblia dentro do contexto, o quadro geral acabará se tornando claro para você. Mais tarde, você pode preencher os detalhes quanto mais você entender a Bíblia.

Também é útil conhecer o gênero do livro que você está lendo. Aqui estão 2 tabelas que fornecem uma visão geral do gênero e seções da Bíblia para que você possa lê-la em seu contexto.

Gêneros de livros e seções do Antigo Testamento

Gênero / SeçãoLivros do Antigo TestamentoTema
LeiGênesis a DeuteronômioOrigens e como Deus se relaciona com Israel
HistóriaJosué para EsterA história de israel
PoesiaTrabalho para Cântico dos CânticosSalmos, Provérbios e Escritos
ProfetasIsaías para MalaquiasChamando Israel de volta a Deus

Os livros da Lei são conteúdos e histórias históricas mescladas com a Lei de Deus para a nação de Israel. A parte histórica começa no início do mundo e é bastante direta.

As instruções para o povo de Israel, como o livro de Levítico, podem ser um pouco detalhes demais para aqueles que estão apenas começando na Bíblia. Sinta-se à vontade para pular essas partes por enquanto e voltar a elas mais tarde.

ASSISTA A UMA AULA GRATUITA DO CURSO INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

Os livros de História são bastante diretos. Um pouco de fundo histórico de qualquer boa Bíblia de estudo ou outra ferramenta de referência da Bíblia pode ser útil aqui.

Os livros de Poesia são uma mistura de canções de adoração, história, narrativa e provérbios.

Alguns dos profetas escreveram em versos e é possível que eles tenham entregado as profecias por meio de música e cânticos (2 Reis 3:15). Outros livros dos Profetas são históricos e narrativos.

Gêneros de livros e seções do Novo Testamento

Gênero / SeçãoLivros do Novo TestamentoSujeito
EvangelhosMateus para JoãoA vida de jesus
HistóriaAtosHistória da Igreja Primitiva
LetrasA maioria por Paul, vários por outrosCartas para igrejas ou indivíduos
ProfeciaRevelaçãoA segunda vinda e liderança de Jesus

Os Evangelhos são 4 registros diferentes da vida e ministério de Jesus Cristo.

O livro de Atos é a história da igreja primitiva e prepara o cenário para o resto do Novo Testamento.

As cartas , às vezes chamadas de epístolas, são escritas por Paulo e outros para cristãos individuais ou para igrejas. Uma boa Bíblia de estudo pode ser útil para explicar alguns dos contextos históricos . Mesmo sem o pano de fundo histórico, as cartas são bastante diretas. Às vezes, eles podem ser bastante densos com o ensino, então não se prenda aos detalhes quando estiver começando.

O livro do Apocalipse revela a liderança de Jesus no final desta era. As pessoas têm diferentes interpretações do que isso significa. Aqui está um artigo que você pode achar útil se estiver interessado em estudar o livro de Apocalipse:  Como a Bíblia termina?

Um recurso que recomendo é Desbloqueando a Bíblia: uma visão geral única de toda a Bíblia (você pode verificar as análises neste link para a Amazon). Ele contém um capítulo sobre cada livro da Bíblia e explica como eles se encaixam no todo. É fácil e claro de ler e tem ótimas ideias que o ajudarão a entender a Bíblia. Certifique-se de obter o livro e não o volume que o acompanha, que contém apenas diagramas, gráficos e imagens. As capas são muito semelhantes.

2. Aprenda quem são os personagens principais

Cada seção da Bíblia tem diferentes figuras que são centrais para o enredo principal da Bíblia. É claro que há muito mais pessoas no Antigo e no Novo Testamento. Aqui estão as 4 figuras principais em cada um dos Testamentos com o período de tempo geral em que estão vivos.

Prazo e as principais pessoas no Antigo e Novo Testamentos

SeçãoPrazoPessoas Principais
Antigo TestamentoCriação até ~ 400 ACAbraão (2.000 aC)
Moisés (1.500 aC)
Davi (1.000 a.C.)
Isaías (500 a.C.)
Novo TestamentoO primeiro século (0-100AD)Jesus
Peter
Paulo
João

Abraão (Gênesis 12-50) . No Antigo Testamento, Deus escolhe um homem, Abraão, para ser uma bênção para todas as nações do mundo. Abraão responde a Deus com fé, tornando-se o pai de todos os que crêem (Romanos 4). O neto de Abraão, Isaac, tem filhos que eventualmente se tornarão a nação de Israel.Moisés (Êxodo 1-40) . Moisés é o homem que Deus escolheu para libertar o povo de Israel da terra do Egito. Os israelitas viviam como escravos na terra do Egito na época. Deus liberta o povo por meio de Moisés e dá-lhes a lei. A Lei descreve como os israelitas se tornaram povo de Deus e como devem viver para que o plano de Deus de abençoar todas as nações do mundo seja cumprido.

Davi (1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas) . Davi foi o segundo rei de Israel. Davi governou a nação de Israel por 40 anos. Davi faz de Jerusalém a capital de Israel.

Israel estava no auge de sua glória durante o reinado de Davi e seu filho Salomão. Foi um grande passo para estabelecer a nação de Israel na terra. Durante o reinado de Salomão, houve uma guerra civil que dividiu a nação de Israel em duas: a região norte de Israel e a região sul de Judá.

Isaías foi um dos muitos profetas que Deus enviou para chamar a nação de Israel de volta a Si mesmo.  O povo de Israel não segue a Deus por muitos séculos, com exceção de alguns casos de avivamento. O Reino do Norte cai para o exército assírio. O Reino do Sul eventualmente cai para os babilônios. O povo de Israel é enviado ao exílio na Babilônia por 70 anos. Após os 70 anos, alguns dos exilados voltaram para Judá.

3. Familiarize-se com o enredo principal

É útil familiarizar-se com a mensagem principal e o enredo da Bíblia. A Bíblia não é uma coleção aleatória de 66 livros. Há um fio condutor comum, um enredo se você olhar para o quadro geral.  Se você tem uma visão geral da Bíblia, pode descobrir em que parte do enredo está.

É melhor se ater às coisas básicas e simples da Bíblia. A ideia principal e os temas são muito claros. A Bíblia foi escrita ao longo de um período de 1600 anos e o tema principal é desvendado ao longo de todo esse tempo. Não é necessário complicar mais do que é. É possível ler a Bíblia por anos e ainda não ter uma visão geral da Bíblia.

Se você seguir a mensagem principal da Bíblia, não se perderá nos detalhes. Os detalhes podem ser fascinantes porque cada versículo da Bíblia é útil e significativo (2 Timóteo 3: 16-17). Você pode literalmente passar anos estudando os detalhes e ainda aprender coisas novas.

Perder-se em muitos detalhes pode ser frustrante, especialmente no início. É fácil ficar preso em um versículo, ou mesmo em uma palavra e perder o ponto principal e o quadro geral.

A Bíblia deve ser entendida por pessoas comuns. Lembre-se de que o ponto principal da Bíblia é que Deus deseja se comunicar com você. As coisas principais na Bíblia são as coisas simples e as coisas simples geralmente são as coisas principais.

Os próximos parágrafos são muito densos, mas se você puder entender a idéia principal, será muito útil entender a Bíblia inteira. Se você ficar preso, fique à vontade para passar para a próxima seção e volte aqui quando quiser.

As duas seções principais da Bíblia são o Antigo Testamento e o Novo Testamento.

O Antigo Testamento mostra que a humanidade não poderia cumprir o plano original de Deus. Deus criou um mundo perfeito sem quebrantamento na vida das pessoas. As pessoas optam por se afastar dos caminhos de Deus. Isso é o que a Bíblia chama de pecado. Pecado é quando escolhemos seguir nosso próprio caminho.

O Antigo Testamento é sobre o relacionamento de Deus com o povo de Israel. A Bíblia começa no livro de Gênesis com a criação do universo e então explica o plano de Deus para abençoar o mundo inteiro (Gênesis 12: 3). A maneira de Deus fazer isso é escolher uma nação, Israel, para ser sua.

No Antigo Testamento, Deus elege o povo de Israel para ensinar a todas as nações que Ele fará uma nova maneira pela qual todos possam ser restaurados. O povo de Israel não conseguia cumprir sua parte da lei. Deus já havia planejado uma maneira melhor.

Eis que vêm dias, declara o Senhor, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e a casa de Judá.

Jer. 31:31 (ESV)

Esta Nova Aliança que Jeremias 31:31 menciona é o Novo Testamento. O Novo Testamento é sobre a vida e obra de Jesus Cristo e a igreja que Ele estabeleceu. A Boa Nova do Novo Testamento é que Deus paga a penalidade de nossos pecados por meio da morte de Jesus.

Então, a lei foi nossa guardiã até que Cristo viesse, para que pudéssemos ser justificados pela fé.

Garota. 3:24 (ESV)

Nosso relacionamento com Deus agora é baseado em nossa fé, ou confiança, em quem Jesus é como o Filho de Deus, e no que Ele fez por nós ao morrer na cruz por nossos pecados. O restante do Novo Testamento nos instrui sobre como devemos viver agora como povo de Deus.

4. Escolha a tradução da Bíblia que melhor atenda às suas necessidades

Existem muitas traduções da Bíblia para o inglês. Alguns são mais literais, palavra por palavra, para os idiomas originais em que a Bíblia foi escrita, mas podem não ser lidos tão bem em inglês. Outros são paráfrases e fluem bem na língua inglesa, mas você perde um pouco da riqueza das línguas originais.

Escolha uma tradução moderna que visa um bom equilíbrio entre precisão e legibilidade. Algumas das traduções populares incluem o NLT ou o ESV.

Escrevi um artigo que dá mais detalhes sobre as traduções da Bíblia: Qual versão da Bíblia é mais fácil de ler (o link abre em uma nova janela) . Eu explico as diferenças e compartilho minhas recomendações.Uma maneira de entender melhor a Bíblia é ler uma ou duas traduções diferentes para complementar aquela com a qual você está mais acostumado. Existem sites, como o Biblegateway, que tornam a visualização de diferentes traduções muito fácil. Eu uso uma tradução para minha principal leitura da Bíblia e procuro o resto no meu telefone ou computador.

VEJA BÍBLIAS NA AMAZON

5. Concentre-se em aplicar a Bíblia à sua vida

Uma ótima maneira de entender melhor a Bíblia é perguntar como você pode aplicá-la à sua vida.

Perguntas para ajudá-lo a aplicar a Bíblia

  1. O que Deus quer que eu faça?
  2. Qual é a mudança de perspectiva que Deus deseja que eu tenha?
  3. Como vou pensar, sentir e viver de maneira diferente depois de ler isso?

Focar no aplicativo ajuda você a manter o foco no panorama geral do que a Bíblia está dizendo e não se perder nos detalhes. Às vezes, começar do final ajuda a entender a intenção. Se você começar com o objetivo final do que Deus deseja que você faça, a mensagem e o significado da Bíblia podem se tornar mais claros.

O objetivo do estudo da Bíblia não é apenas obter mais conhecimento intelectual. A Bíblia pretende transformar seu coração, mente, emoções – todo o seu ser.

Pois a palavra de Deus é viva e ativa, mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, perfurando a divisão da alma e do espírito, das juntas e da medula, e discernindo os pensamentos e intenções do coração.

Heb. 4:12 (ESV)

Se você pesquisar um tópico polêmico online, poderá notar como as pessoas podem ser duras em apoiar seus pontos de vista. Não desanime por isso. É bom desenvolver convicções ao ler a Bíblia. 

Mas, é importante permanecer humilde e ensinável . Manter o foco na aplicação da Bíblia à sua vida o ajudará a fazer isso. Debates teológicos acalorados geralmente fazem mais mal do que bem para a maioria das pessoas.

Nada tenha a ver com controvérsias tolas e ignorantes; você sabe que eles geram brigas. E o servo do Senhor não deve ser brigão, mas bom para todos, capaz de ensinar, suportar o mal com paciência, corrigindo seus adversários com gentileza … 

2 Tim. 2: 23-25 ​​(ESV)

Sempre que você ler a Bíblia, seja uma oportunidade para se arrepender. Arrepender-se não significa se sentir mal por causa do seu pecado. Arrepender-se na Bíblia significa literalmente “pensar novamente” ou “pensar diferente depois”.

Depois de ler a Bíblia e tentar entender o que Deus está dizendo, como isso muda sua mente e suas ações? Qual é a perspectiva que Deus deseja que você veja? Quando você muda de ideia e tem uma nova perspectiva, isso é arrependimento.

Haverá momentos em que você ouvirá diferentes interpretações de um versículo específico. Como você decide qual é a certa? Considere essas perguntas e, quando estiver em dúvida, escolha aquela que o faz buscar mais a Deus.

Como você decide entre as diferentes interpretações da Bíblia?

Mantenha a aplicação da passagem em mente fazendo estas perguntas:

  1. Esta interpretação me encoraja a buscar mais a Deus e amá-lo com todo o meu coração, alma, força e mente? Ou isso me deixa confortável com o que sou, para que não precise mudar?
  2. Este versículo me desafia a confiar que Deus fará coisas que eu não seria capaz de fazer com minha própria força e habilidade?
  3. Esta interpretação apresenta para mim uma visão de Deus que defende Sua santidade, majestade, misericórdia e justiça?

A menos que seu objetivo seja obter um diploma acadêmico em compreensão da Bíblia, é mais importante deixar a Palavra de Deus sondar seu coração e permitir que Ele traga luz e verdade a você.

A Chama Viva da Palavra de Deus

Ao procurar entender melhor a Bíblia, peça a Deus que lhe ensine e tenha um espírito dócil. Deus quer se comunicar com você. A Bíblia deve ser estudada e compreendida por pessoas normais e comuns.

A Palavra de Deus é uma porta aberta e um convite para conhecer a mente e o coração de Deus. Continue trazendo seu coração e sua mente diante da chama viva da Palavra de Deus!

Disseram uns aos outros: “Não arderam nossos corações dentro de nós enquanto ele falava conosco na estrada, enquanto nos abria as Escrituras?”

Lucas 24:32 (ESV)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.