E quanto aos mitos sobre ressurreição antes de Cristo?

[Questionador] Então, eu gostaria de saber se você poderia falar sobre alguns dos mitos da ressurreição pré-Cristo em outras culturas, e suas semelhanças e paralelos.

[Craig] E que mitos que você está pensando aqui?

[Questionador] Quero dizer, assim como todos eles; há uma tonelada. UMA muitas pessoas apontam para estes como dizendo que pode ter havido alguma influência ou inspiração ali.

[Craig] Ok, sim. No final do século 19 e no início do século 20, havia uma escola dentro, uma escola de pensamento, dentro da Nova Bolsa de estudos chamada “Religionsgeschichtliche Schule”, que significa “História da Escola de Religiões “, e o que esses estudiosos fizeram foi vasculhar a literatura da mitologia antiga, religião pagã, tentando encontrar paralelos com o cristão crenças, incluindo a ressurreição.

E em alguns casos eles tentaram realmente explicar a origem dessas crenças cristãs por meio da influência dos pagãos mitologia e ressurreição. Você ainda encontra esse tipo de coisa repetida no Internet por pessoas como Bill Maher, e o filme Zeitgeist e assim por diante.

O que eles não percebem é que são mais de 100 anos desatualizado. A velha escola de História da Religião entrou em colapso no início Século 20 e não é mais levado a sério pelos estudiosos do Novo Testamento, principalmente por duas razões.

Número um, descobriu-se que o suposto paralelos eram espúrios. Quando você examina esses chamados mitos de morte e deuses em ascensão, como Adônis, Osíris, Tammuz e assim por diante, verifica-se que eles realmente não se preocupam em voltar à vida terrena.

Por exemplo, Osíris vive no mundo subterrâneo, no reino inferior dos mortos, ou em outros casos, são apenas formas simbólicas de retratar o ciclo da vegetação, o ciclo da cultura, pois a vegetação morre na estação seca e volta no estação das chuvas.

Em nenhum caso, isso tem algo a ver com um histórico ressurreição individual ou real dos mortos. Então, quando você faz esse tipo de trabalho religioso comparativo, é extremamente importante que alguém seja sensível às nuances e aos detalhes, e acontece que realmente existem, fora do judaísmo, nada na mitologia pagã que seja verdadeiramente paralelo a Crença judaica na ressurreição dos mortos.

A segunda razão do colapso não foi apenas o paralelismo espúrio, mas não havia nenhuma conexão causal entre esses mitos e as primeiras crenças cristãs.

Os judeus estavam familiarizados com essas crenças pagãs e as acharam abomináveis, e assim não há nenhum vestígio na Palestina do primeiro século de cultos de morte e deuses em ascensão.

E, em qualquer caso, seria simplesmente impensável que as pessoas gostassem Pedro e Tiago, os discípulos de Jesus, realmente passaram a acreditar nisso ideia não judaica e bizarra de que Jesus de Nazaré ressuscitou dos mortos porque eles tinham ouvido histórias de Hércules ou Osíris ou algo do gênero, de modo que o elo causal simplesmente está faltando.

E assim a mitologia pagã deixou de ser, na verdade, uma categoria relevante na interpretação do Jesus histórico hoje. O que aconteceu é o que alguns estudiosos chamam recuperação judaica de Jesus.

Ou seja, os estudiosos redescobriram o Judaísmo de Jesus. Jesus e todos os discípulos eram judeus, e isso é contra o pano de fundo do judaísmo do primeiro século que Jesus e os Evangelhos devem ser compreendida, não no contexto da mitologia pagã.

E você pode ter perguntado, como um fato tão óbvio poderia ter sido perdido por estudiosos? Bem, eu estava conversando com James Crossley, que é um Novo Testamento bolsista da Sheffield University na Inglaterra, e não um conservador, e eu disse a ele: como os estudiosos do Novo Testamento puderam ter sido tão descuidados como ter perdido o judaísmo de Jesus?

E ele disse que era anti-semitismo, Anti-semitismo alemão. E isso simplesmente me atingiu; Eu pensei: uau, é verdade que alemão teologia por décadas liderou o caminho no Jesus histórico e no Novo Estudos de testamento, e o mesmo anti-semitismo na cultura alemã que eventualmente levou à segunda Guerra Mundial, ele pensa, colorindo os estudos do Jesus histórico para que Jesus precisasse ser visto como um ariano.

Era impensável que ele poderia ter sido um verdadeiro judeu, e o que aconteceu agora com a recuperação judaica de Jesus é que as pessoas estão lendo os Evangelhos no contexto do pensamento judeu do século I, e quando você faz isso, como eu disse, então os Evangelhos saem parecendo muito bons como fontes históricas para a vida deste judeu do primeiro século.

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR TEOLOGIA À DISTÂNCIA COM QUALIDADE!

Conheça o curso de Formação em Teologia! O melhor e mais acessível curso de teologia da atualidade.

Seja um Teólogo altamente capacitado!

CURSO FORMAÇÃO EM TEOLOGIA

Os alunos formados na Universalidade da Bíblia estão prontos para atuar no Brasil e no exterior como líderes, conferencistas, obreiros, professores da escola dominical, presidentes de ministérios, membros da diretoria em convenções, e ainda estarão plenamente habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, liderança, supervisão, direção e aconselhamento pastoral através de gestão executiva integrada, programas de rádio, TV, internet, livros, revistas, seminários, congressos e eventos em gera

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Seja um teólogo altamente capacitado