Detonando Ceticismo.net: Análise das fontes externas que mencionam Jesus

Já respondemos a esse site várias vezes. É completamente desinformado. Um leitor pediu que respondêssemos a esse artigo.

Especificamente, esse artigo simplista fala de Mar Bara Serapion e seu testemunho sobre Jesus. Esses ateístas tentam de tudo para negar os fatos e ir contra os historiadores.

Mara Bar-Serapion foi um filósofo sírio que escreveu uma carta a seu filho algum tempo depois de 73 DC. William Cureton data a carta para o final do primeiro século, [1] embora a maioria dos estudiosos datem esta carta do segundo século, porque ele refere-se aos judeus como desolados e dispersos, o que se encaixa melhor após a Revolta de Bar Kokhba (135 DC). Existe apenas um manuscrito de sua carta na existência, datando do 7 º século e preservado no Museu Britânico.

“Que proveito os atenienses abtiveram em condenar Sócrates à morte? Fome e peste lhe sobrevieram como castigo pelo crime que cometeram. Que vantagem os habitantes de Samos obtiveram ao pôr em fogo em Pitágoras? Logo depois sua terra ficou coberta de areia. Que vantagem os judeus obtiveram com a execução do seu sábio rei? Foi logo após esse acontecimento que o reino dos judeus foi aniquilado. Com justiça Deus vingou a morte desses três sábios: os atenienses morreram de fome; os habitantes de Samos foram surpreendidos pelo mar; os judeus arruinados e expulsos de sua terra, vivem completamente dispersos. Mas Sócrates não está morto, ele sobrevive aos ensinos de Platão. Pitágoras não está morto; ele sobrevive na estátua de Hera, Nem o sábio rei está morto; ele sobrevive nos ensinos que deixou” – (IN: GEISLER, Norman, Enciclopédia de Apologética, Vida, 2003, pp.451)

Isso foi uma falsificação? Craig Evans escreve: “Considerando Jesus como o ‘rei sábio’ dos judeus, em vez do salvador do mundo ou filho de Deus, sugere que as impressões de bar Serapion foram provavelmente formadas mais por fontes não cristãs do que por cristãs. Na verdade, ambos os elementos, ‘sábio’ e ‘rei’, são coerentes com as melhores testemunhas não-cristãs atestadas … Outra prova de que Bar Serapion não era ele mesmo um cristão é vista em sua declaração de que Jesus vive em seu ensino, ao invés de em sua ressurreição. ” [2] Robert Van Voorst (que pensa que a carta foi escrita no segundo século) afirma que a maioria dos estudiosos datam a carta pouco depois de 73 DC durante o primeiro século. [5]

O que podemos aprender com esta carta? (1) Jesus foi chamado de Rei dos Judeus (Marcos 15:26). (2) Ele foi morto antes de 70 DC e da destruição do Templo. (3) Deus julgou a nação de Israel por rejeitar Jesus (Mt. 23: 37-39, 24: 2, 27:25; Mc. 13: 1-2; Lc. 19: 42-44, 21: 5-6 , 20-24; 23: 28-31). (4) Bar Serapion não usa o nome ou título de Jesus (Cristo). No entanto, ele o coloca na categoria de Sócrates e Pitágoras.

Mara bar compara o “rei sábio” (Jesus) a duas outras pessoas muito reais e históricas. Assim, ele está substanciando, por comparação, o Jesus histórico real. Embora Jesus não seja nomeado diretamente, há poucas dúvidas de que Mara bar está se referindo a Jesus. Primeiro, Jesus foi crucificado como “rei dos judeus” (Marcos 15: 26s.). Em segundo lugar, a destruição do Templo (por volta de 70-73 DC) está relacionada ao julgamento pelos cristãos como punição pela crucificação de Jesus. Em terceiro lugar, Jesus veio trazendo uma “nova lei” – uma compreensão totalmente nova do que significa obedecer às leis de Deus.

Alguns questionam por que não mencionar Jesus pelo nome? Como outras referências históricas já observaram, o nome de Jesus ou mesmo Cristo, seria um convite a uma resposta hostil dos romanos. Talvez Mara bar achasse que bastava aludir a Jesus, “o“ rei sábio ”, sem mencioná-lo pelo nome e sujeitar-se às retribuições romanas? O que os estudiosos parecem concluir é que nenhuma outra pessoa neste momento poderia corresponder à descrição do “rei sábio” – apenas Jesus.

O estudioso britânico do Novo Testamento, Richard France, comenta sobre a identidade de Mara:

“… Referências depreciativas a ‘os judeus’ sugerem que ele [Mara] não era um judeu, e um cristão dificilmente colocaria Jesus (se é Jesus a quem ele se refere) no mesmo nível de Sócrates e Pitágoras, nem teria falado de seu ‘viver no ensino que lhe foi dado’ (em vez de em sua ressurreição). Mara é, de fato, claramente um adepto da filosofia estóica, e se refere em um ponto a ‘nossos deuses’, dificilmente uma frase judaica ou cristã! ” [RT França, The Evidence for Jesus (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1986), 23-24 ].

O artigo começa alegando:



Ainda com respeito a esta carta, diz-se que é uma das primeiras referências não-judaica e não-cristã sobre Jesus, mas é estranho que ninguém fez referência a este documento, que só foi publicado pela primeira vez no século XIX por Willian Cureton, que acreditava que Mara Bar-Serapião era cristão sofrendo perseguição, opinião que os mais recentes acadêmicos rejeitam veementemente. Obviamente, um documento ser apresentado com ineditismo não é algo impossível, mas é estranho que não haja uma única menção a esta carta ou ao seu autor por nenhuma fonte encontrada até agora.

Bruce Chilton afirma que a referência de Bar-Serapion ao “rei dos judeus” pode estar relacionada à inscrição de INRI na cruz da crucificação de Jesus, como no Evangelho de Marcos (15:26 parágrafo 1). [4] Van Voorst afirma que os paralelos traçados entre o tratamento injusto de três homens e a destruição de Atenas e Samos levam à conclusão de que Bar-Serapion viu a destruição de Jerusalém como punição pela rejeição judaica de Jesus . [5]

Ou seja, ainda que seja controvertida, essa carta oferece uma descrição interessante sobre Jesus Cristo, como Habermas sugere:

“Dessa passagem aprendemos: (1) que Jesus era considerado um homem virtuoso; (2) Ele é apresentado duas vezes como um Rei Judeu, possivelmente em referência aos próprios ensinos de Cristo sobre si mesmo, ao qual os seguidores mencionavam, ou ainda da frase escrita sobre sua cabeça na cruficicação; (3) Jesus foi executado injustamente pelo judeus que pagaram por seus atos errados sofrendo brevemente o julgamento posteriormente, provavelmente uma referência a queda de Jerusalém para o exército romano; (4) Jesus vive nos ensinamentos dos cristãos primitivos, que é um indicativo de que Mara Bar Serapião não era cristao” – (HABERMAS, Gary, Historical Jesus, College Press, 1996; pp.208)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.