Detalhes sobre o corpo de Moisés que ninguém sabe

Por que o corpo de Moisés não foi encontrado? O êxodo foi a época de Moisés, e Êxodo é o relato da maior fuga da história. Mais de 2 milhões de escravos fogem de um dos países mais protegidos do mundo.

É uma história incrível com uma série de milagres, incluindo alguns dos mais conhecidos da Bíblia. Naquela época, os israelitas eram liderados por um homem chamado Moisés.

Ele testemunhou mais milagres do que Abraão, Isaque e Jacó juntos, com vários milagres ocorrendo um após o outro enquanto Deus intercedia em favor de seu povo. Alguns dos milagres parecem ser mágicos, como quando a vara de Moisés se transforma em cobra, mas a maioria são manipulações naturais óbvias, à medida que Deus demonstra o seu poder sobre tudo o que criou para o bem-estar do seu povo.

Moisés foi um homem que escapou da morte. No momento do seu nascimento, o Faraó ordenou que todas as crianças do sexo masculino fossem jogadas no rio. A maioria das pessoas está familiarizada com esta história.

O rio Nilo estava repleto de crocodilos e os egípcios acreditavam que o
extermínio era necessário para diminuir com sucesso o número de israelitas. Foi assim que o bebê Moisés deveria ter morrido, mas, como José, Moisés
foi criado na corte e recebeu a educação mais elevada na universidade egípcia, graças à providência de Deus. Para os judeus, Moisés foi o segundo maior homem do Antigo Testamento, depois de Abraão.

Seu tempo como príncipe egípcio chegou ao fim repentinamente, porém, quando ele perdeu a paciência com um dos condutores de escravos egípcios
e o matou, após o que ele teve que fugir para salvar sua vida. As estatísticas da vida de Moisés são fascinantes de ler. Ele passou 40 anos pastoreando
ovelhas no deserto aos 40 anos de idade antes de voltar a viver
entre os israelitas por mais 40 anos.

A mão de Deus estava claramente trabalhando. O encontro de Moisés com o
Senhor através da sarça ardente é igualmente fascinante, se não pela sarça ardente em si, mas pelas justificações de Moisés. Porque ele estava em solo sagrado, Deus ordenou a Moisés que primeiro tirasse os sapatos.

Então ele disse a Moisés que seria ele quem conduziria os israelitas para fora do Egito. Moisés apresentou cinco razões pelas quais ele não deveria fazer isso. Primeiro, ele disse que era insignificante.

Em seguida, ele disse que era ignorante e não tinha nada a dizer. Sua terceira desculpa foi que ele seria impotente para convencer o povo de que Deus se encontrou com ele e lhe disse para liderá-lo. Deus disse que seu poder estaria com Moisés e que ele realizaria milagres.

Então Moisés disse que ele era incompetente para falar, tendo uma gagueira que o impedia de juntar as palavras. Então Deus providenciou seu irmão,
Arão, para ser porta-voz. Deus não escolheu nos revelar muito sobre as circunstâncias da morte de Moisés.

Existem três referências na Bíblia à morte e sepultamento de Moisés, e cada uma dessas referências confere um senso de mística em torno da vida e da morte do grande profeta. Foi determinado que ele tinha 120 anos
no momento de sua morte.

Deuteronômio 34:7. “Moisés tinha 120 anos quando morreu, mas seus olhos não estavam fracos nem suas forças desapareceram.” Apesar da idade, Moisés ainda estava no auge quando foi chamado para casa. Moisés morreu sozinho, com as costas apoiadas na rocha no topo do Monte Nebo, olhando para o outro lado do Jordão, para a terra que havia sido prometida, mas na qual ele nunca pisaria.

Moisés foi impedido de entrar na Terra Prometida por causa de sua desobediência nas águas de Meribá Cades. Ele conduziu os israelitas até
os limites de Canaã e teve um vislumbre da terra, mas não lhe foi permitido entrar nela.

Deus deu a Moisés um vislumbre da terra pela qual ele fugiu do Egito perto do fim de sua vida. Moisés escalou o Monte Nebo desde as planícies de Moabe até o topo de Pisga. Lá, o Senhor lhe mostrou toda a terra.

Números 27:12-13. “O Senhor disse a Moisés: ‘Suba a este monte de Aberra e veja a terra que dei ao povo de Israel. Quando você a vir, você também será reunido ao seu povo como seu irmão Arão foi.’ ” Deus explica por que Moisés não foi autorizado a entrar na Terra Prometida em Deuteronômio 32:51-52. “Isso ocorre porque você quebrou a fé comigo na presença dos israelitas nas águas de Meribá Cades, no deserto de Zin, e porque você não defendeu minha santidade entre os israelitas. Portanto, você verá a
terra apenas à distância … Você não entrará na terra que estou dando ao povo de Israel. Deus foi fiel à sua promessa.

Ele mostrou a Moisés a Terra Prometida, mas não o deixou entrar. Números 20 registra o incidente nas águas de Meribá Cades. Os israelitas chegaram
ao deserto de Zim perto do final da sua jornada de 40 anos. A comunidade se voltou contra Moisés e Arão porque não havia água.

Moisés e Arão foram até a tenda do encontro e se ajoelharam diante de Deus. Deus instruiu Moisés e Arão a reunir o povo e falar com a rocha. A água surgiria. Moisés reuniu os homens e pegou o cajado.

Então, aparentemente com raiva, Moisés disse-lhes: “Escutem, vocês rebeldes, devemos tirar água desta rocha?” Então Moisés bateu duas vezes na rocha com seu cajado. Números 20:1-13. “E o povo de Israel, toda a congregação veio para o deserto de Zin, no primeiro mês. E o povo ficou em Cades, e Miriam morreu lá e foi enterrada lá. Agora não havia água para a congregação e eles se reuniram juntos contra Moisés e contra Arão. E o povo discutiu com Moisés e disse: ‘Oxalá tivéssemos perecido quando nossos irmãos morreram diante do Senhor? e o nosso gado? E por que
nos fizeste sair do Egito para nos trazer a este lugar mau? Não há lugar para grãos, nem figos, nem videiras, nem romãs, e não há água para beber. Então Moisés e Arão saíram da presença da assembléia até a entrada da tenda do encontro e prostraram-se sobre seus rostos. E a glória do Senhor apareceu-lhes. E o Senhor falou a Moisés, dizendo: ‘Toma o bastão e monta o congregação. Tu e Arão, teu irmão, e dizei à rocha, diante dos seus olhos, que dê água. Assim, tirareis água da rocha para eles, e dareis de beber à congregação e ao seu gado. E Moisés tomou o cajado de diante do Senhor, como ele lhe havia ordenado.

Então Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha e ele lhes disse: ‘Ouvi agora, rebeldes. Devemos tirar água desta rocha para vocês?’ E Moisés levantou a mão e bateu duas vezes na rocha com o seu bordão, e saiu água abundantemente. E a congregação bebeu, e o seu gado. E o Senhor disse a Moisés e a Arão: ‘ Porque vocês não acreditaram em mim, para me sustentarem. como santo aos olhos do povo de Israel, portanto, vocês
não devem trazer esta assembléia para a terra que eu lhes dei. Estas são as águas de Meribá, onde o povo de Israel brigou com o Senhor”. E através deles ele se mostrou santo.

A água veio da rocha como Deus havia prometido. Mas Deus imediatamente disse a Moisés e Arão que, por não terem confiado nele o suficiente para honrá-lo como santo, não trariam os filhos de Israel para a Terra Prometida. A punição pode parecer severa para nós, mas quando examinamos atentamente as ações de Moisés, notamos vários erros.

Claramente Moisés desobedeceu a uma ordem direta de Deus. Deus disse a Moisés para se dirigir à rocha. Em vez disso, Moisés bateu na rocha com seu cajado. Anteriormente, quando Deus tirou água de uma rocha, ele disse a Moisés para bater nela com o cajado. Contudo, as instruções de Deus
foram diferentes neste caso.

Deus queria que Moisés tivesse fé nele, especialmente depois de terem
estado tão próximos por tanto tempo. Moisés não precisou usar a força. Tudo o que ele precisava fazer era obedecer a Deus e confiar que Deus cumpriria sua promessa.

Além disso, Moisés recebeu o crédito por trazer a água. Ele pergunta às pessoas reunidas na rocha. Moisés parecia estar assumindo o crédito pelo milagre e por Arão, em vez de atribuí-lo a Deus. Moisés fez isso publicamente.

Deus não poderia deixar isso impune e esperar que os israelitas entendessem a sua santidade. 1 Coríntios 10:4. “E beberam a mesma bebida espiritual, pois beberam da rocha espiritual que os acompanhava. E essa rocha era Cristo”.

A rocha que dá água é usada como símbolo de Cristo em 1 Coríntios 10:4. A rocha foi atingida em Êxodo 17:6. “Assim como Cristo foi crucificado uma vez.” Hebreus 7:27. “Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não precisa oferecer sacrifícios dia após dia. Primeiro pelos seus próprios pecados e depois pelos pecados do povo”.

Ele se sacrificou pelos pecados deles de uma vez por todas quando se ofereceu. Moisés falando com a rocha em Números 20 poderia ter sido interpretado como uma imagem de oração.

Jesus foi atingido uma vez e continua a fornecer água viva para aqueles que oram com fé a ele. Quando Moisés bateu furiosamente na rocha, ele destruiu a tipologia bíblica e, na verdade, crucificou Cristo novamente. Quando o Senhor instruiu Moisés a golpear a rocha em Êxodo 17, ele pretendia estabelecer uma imagem de Cristo como nosso redentor.

A Bíblia diz repetidamente nos Salmos e em Isaías que Cristo é a nossa rocha e pedra angular lançada. Por exemplo, morto por nossa causa. E ele produzirá correntes de água viva. Por exemplo, salvação. Além disso, Hebreus diz que Cristo morreu uma vez por todas e nenhum outro sacrifício
pelos pecados é necessário.

Assim, o Senhor pretendia que Moisés golpeasse a rocha no deserto apenas uma vez na cena de Êxodo 17, retratando assim Jesus sacrificado
uma vez para trazer a salvação. Mais tarde, o Senhor instruiu Moisés em Números 20 a falar apenas com a rocha, a fim de preservar a imagem
criada em Êxodo 17.

Quando Moisés decidiu golpear a rocha novamente, ele quebrou a imagem
pintada em Êxodo 17. Se Deus não tivesse corrigido o erro de Moisés , ele teria ficado perplexo com a imagem distorcida, concluindo que Jesus, a rocha, tinha que ser sacrificado, golpeado repetidamente para a nossa salvação.

Como resultado, Deus repreendeu Moisés para garantir que entendíamos corretamente a imagem da rocha que o impedia de entrar na Terra Prometida. Durante o processo, o Senhor criou uma nova imagem para apoiar uma compreensão correta da salvação.

Ao excluir Moisés da Terra Prometida, o Senhor demonstrou que não poderíamos entrar na salvação, que é a Terra Prometida, através das obras da lei, ou seja, Moisés, mas apenas através da obra de Jesus, por exemplo, por Josué, que é o nome Yeshua ou Jesus.

A punição de Moisés pela desobediência, orgulho e pela deturpação do
sacrifício de Cristo foi severa. Ele foi impedido de entrar na Terra Prometida. Números 20:12. Apesar disso, nunca vemos Moisés reclamar do seu castigo. Em vez disso, ele continua a liderar o povo fielmente e a honrar a Deus. Deuteronômio 34:1-6. “E Moisés subiu das planícies de Moabe, sob o monte de Nebo, até o cume de Pisga, que está defronte de Jericó. E o Senhor mostrou-lhe toda a terra de Gileade até Dã, e a toda Naftali, e a
terra de Efraim. e Manassés, e toda a terra de Judá até o mar extremo e o sul e a planície do vale de Jericó, a cidade das Palmeiras até Zoar. E o Senhor lhe disse: ‘Esta é a terra que juro a Abraão , a Isaque e a Jacó, dizendo: ‘Eu o darei à tua semente. Eu te fiz ver com os teus olhos, mas tu não irás para lá.”

Então Moisés, o servo do Senhor, morreu ali. na terra de Moabe, conforme
a palavra do Senhor. E ele o sepultou num vale na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor. Mas até hoje ninguém sabe de um sepulcro. Apesar de ter sido punido por sua falta de obediência, Moisés morreu com fé e honra. Moisés foi honrado como o único homem sepultado pelo Senhor.

No entanto, um evento dramático ocorreu mais tarde na palavra de Deus neste local, mas falaremos disso mais tarde no vídeo. O período matinal de 30 dias excedeu o período matinal normal de sete dias. A maioria de nós não gosta de dizer adeus àqueles de quem gostamos. A separação é difícil. Seja numa escola ou num cemitério, acreditamos que é apropriado chorarmos como filhos de Deus.

Que não há necessidade de nos desesperarmos porque sabemos que temos dor aqui e os que partiram não sentem dor ali. Podemos estar lutando aqui,
mas os que partiram não. Sabemos que os que partiram estão em paz na presença de Deus neste momento. Séculos mais tarde, lemos nos evangelhos que Moisés conversou com Jesus no topo de uma das montanhas, mas nunca entrou em Canaã em sua vida terrena. Ele também foi enterrado no Monte Nebo, embora não por seus semelhantes.

No Novo Testamento, segundo vários comentaristas, Deus enterrou Moisés em segredo e sem lápide para evitar que o túmulo se tornasse um santuário ou local de adoração.

Isto parece plausível dada a tendência dos israelitas para a idolatria. Outro mistério envolve Judas 1:9, onde aprendemos que quando Moisés morreu, o Arcanjo Miguel lutou com o diabo pelo corpo de Moisés. Esta história recupera Moisés e dois outros personagens.

O primeiro é Satanás. Satanás é descrito na Bíblia como um inimigo angelical de Deus. E, por extensão, inimigo e oponente daqueles que seguem a Deus. Embora tudo que Deus criou fosse bom, Gênesis 1:31, Satanás escolheu se rebelar contra o Senhor. E muitos outros anjos seguiram a sua rebelião.

Ezequiel 28:15 e Isaías 14:12-17. Satanás tentou Eva a pecar no Jardim do Éden, e Adão a seguiu no pecado, mergulhando toda a raça humana numa maldição. Gênesis 3:16-19 e Romanos 5:12. Retratado como uma serpente
e um dragão na Bíblia. Gênesis 3:1 e Apocalipse 12:9, Satanás é um assassino e o pai da mentira.

Ele promove doutrinas falsas e procura astuciosamente manter os incrédulos em escravidão espiritual. 1 Timóteo 4:1. O espírito diz claramente
que nos tempos posteriores, alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e coisas ensinadas por demônios.

A respeito de Satanás, a Bíblia fornece a seguinte informação. Satanás é um
ser pessoal com uma mente, sentimentos e uma escolha, como visto em Jó 1. Ele é um ser criado e não é equivalente a Deus. Ezequiel 28:15. Satanás não governa o inferno.

O inferno foi criado como uma sentença para Satanás e seus demônios. Mateus 25:41. Nem Satanás vive no inferno, pois a Bíblia descreve como podemos entrar no céu e vagar pela terra. Jó 1:6-7. O diabo só pode fazer o que Deus permite. Jó 1:12.

Satanás não está em toda parte, mas ele supervisiona um grupo de demônios chamados “Os poderes deste mundo sombrio e as forças espirituais do mal nos reinos celestiais”.

Efésios 6:12. Ele usa essa rede para tentar e enganar as pessoas. Ele trabalha vigorosamente para negar o efeito da palavra de Deus no coração das pessoas. Mateus 13:3-4. “E ele cega a mente daqueles que não acreditam, para que não possam entender o evangelho.” 2 Coríntios 4:4. O Arcanjo Miguel do segundo personagem.

Miguel, junto com Gabriel, é provavelmente o ser angélico mais conhecido da Bíblia. Sabemos que Miguel é um arcanjo, mas o que isso implica exatamente? O que ele realizou? Quais são as suas funções? E como ele se enquadra no exército celestial de Deus? Miguel é o nome do arcanjo. Esse nome levanta a questão: quem é comparável a Deus? Muitos pais judeus e não judeus que deram ao filho o nome de Michael não têm ideia do que o nome significa.

Judas não faz mais nenhuma menção a esta referência passageira, que provocou debate entre os estudiosos da Bíblia. Não sabemos quando
ocorreu esse debate angélico, mas provavelmente foi durante o sepultamento de Moisés.

Também não entendemos por que o diabo e Miguel estão discutindo sobre o corpo. O diabo estava do outro lado de Moisés quando o anjo chegou. O diabo reivindicou a propriedade deste homem porque ele assassinou um egípcio.

Mas o arcanjo Miguel disse ao diabo: “O Senhor te repreenda”, e o anjo enterrou Moisés. Foi um final incrível para uma vida incrível. Antes de cruzar o Jordão, o povo chorou por ele durante um mês. Apesar dos mistérios que cercam a morte e o sepultamento de Moisés, conhecemos alguns fatos.

Uma é que a palavra de Deus é verdadeira e suas profecias são sempre cumpridas. Outra é que o pecado traz a disciplina de Deus e ninguém está imune. Além disso, Deus nem sempre explica os mistérios em sua palavra, mas aqui está a verdade. “Preciosa aos olhos do Senhor é a morte de seus servos fiéis.” Salmo 116:15.

Há também outra lição em Judas. Da mesma forma, com base nos seus sonhos, essas pessoas ímpias poluem os seus próprios corpos, rejeitam a autoridade e abusam dos seres celestiais.

Mas mesmo o Arcanjo Miguel, quando estava discutindo com o diabo sobre o corpo de Moisés, não se atreveu a condená-lo por calúnia, mas disse: “O Senhor te repreenda”.

No entanto, essas pessoas caluniam tudo o que não entendem. E exatamente as coisas que eles não entendem por instinto, como fazem os animais irracionais, irão destruí-los. Ai deles. Eles seguiram o caminho de Caim. Eles correram em busca de lucro no erro de Balaão. Eles foram destruídos
na rebelião de Corá.

As Escrituras nos ensinam a obedecer às autoridades legítimas estabelecidas sobre nós, mas os falsos mestres negam a autoridade. Nesse assunto, eles
não respondiam a ninguém além de si mesmos.

Além disso, o grupo caluniaria os gloriosos. Judas descreve isso com a narrativa de uma disputa sobre o corpo de Moisés entre o arcanjo e o diabo. Miguel recusou-se a proferir uma condenação caluniosa contra Satanás, mas disse: “O Senhor te repreenda”.

Os falsos mestres, por outro lado, não entendiam como funciona a guerra espiritual. Eles viviam num mundo de sonho, fora de contato com a realidade espiritual. Eles blasfemariam em vez de invocar o Senhor como Michael fez. Por que? Eles não entenderam que Satanás não deve ser menosprezado.

Em vez disso, eram como animais irracionais que só agem por instinto. Judas os compara a Caim, que fez uma oferta sem derramamento de sangue, a Balaão, que só ministrou por dinheiro, e a Corá, que rejeitou a autoridade da palavra de Deus. Por se rebelarem contra a autoridade espiritual, todos eles foram julgados.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui