Por que o diabo lutou pelo corpo de Moisés?

Judas versículo nove refere-se a um evento que não é encontrado em nenhum outro lugar nas escrituras. Miguel teve que lutar ou disputar com Satanás sobre o corpo de Moisés, mas o que isso implicava não é descrito.

Judas 1:9: “Mas até o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo, Satanás, e discutindo sobre o corpo de Moisés, não ousou condená-lo abusivamente, mas simplesmente disse: ‘O Senhor te repreenda .'”

Este evento ocorre em Judas. Aqui Judas compartilha conosco um incidente que não é encontrado em nenhum outro lugar da Bíblia. A questão surge naturalmente. Onde ele conseguiu essa informação? Alguns dizem que a informação foi transmitida pela tradição.

Isso pode ou não ser assim. Não temos conhecimento definitivo por que surgiu a disputa entre Miguel e Satanás sobre o corpo de Moisés. Não é improvável que Satanás quisesse conhecer o local para que pudesse construir um santuário ali. Então Israel se voltaria para a adoração idólatra dos ossos de Moisés.

Como o representante angélico do povo de Israel, Michael se esforçaria
para preservar o povo dessa forma de idolatria, mantendo o local do enterro em segredo.

Daniel 10:21, Bíblia Amplificada. “Mas eu, Gabriel, direi a você o que está inscrito na escrita da verdade. Não há ninguém que permaneça firme comigo e se fortaleça contra essas forças espirituais hostis, exceto Miguel, seu príncipe, o guardião de sua nação.”

A mera menção do nome Moisés desperta diferentes imagens na mente de várias pessoas. A morte de Moisés está envolta em algum mistério na Bíblia. Sabemos que ele morreu com a idade de 120 anos, mas seus olhos não eram fracos nem suas forças se foram. Apesar de sua idade, Moisés
ainda estava no auge quando foi chamado para casa.

Moisés foi impedido de entrar na terra prometida por causa de sua desobediência nas águas de Meribah Kadesh. Ele conduziu os israelitas até o limite de Canaã e teve um vislumbre da terra, mas não teve permissão para entrar nela.

No final da vida de Moisés, Deus deu a Moisés um vislumbre da terra pela qual ele havia deixado o Egito. Moisés escalou o monte Nebo desde as planícies de Moabe até o cume de Pisga.

O Monte Pisgah tem uma elevação de cume de 4.500 pés. Isso é quase uma milha. Não há muitos homens de 120 anos que podem escalar uma montanha de quase um quilômetro de altura e viver para contar a história. No entanto, Moisés poderia.

Ele conseguiu isso lutando mão após mão. Não havia trilha larga o suficiente para Moisés e ele não precisava de uma de qualquer maneira. Se você está se perguntando em que condição ele estava, o talento lhe dirá.

Ele sabia que iria morrer desde que Deus lhe disse isso. E Deus já havia colocado outro homem, Josué, em seu lugar antes de morrer. A pesada responsabilidade de guiar a nação saiu de seus ombros pela primeira vez nos últimos 40 anos de sua vida. Moisés podia dar cada passo na encosta com passos largos e ombros leves.

Ele estava bem ciente de que estava prestes a dar seu último suspiro a qualquer momento. Enquanto Moisés realizava seu banquete visual final da terra prometida, um pedaço de terra que ele nunca pisaria, era isso que ele mais esperava.

E foi isso. Deus o queria em casa. Moisés entregou o espírito. Moisés morreu de acordo com a Palavra do Senhor. Moisés faleceu sozinho, mas em paz. O relato de sua morte está contido nos seis versículos finais do livro de Deuteronômio, capítulo 34.

A morte é uma forma de colocar as coisas na perspectiva correta, não é? Que maneira de viver. 120 e você não precisa de óculos. Um século e um quinto e você não precisa de muletas. Moisés nunca se sentou em uma cadeira de balanço, esfregando-se na pele e bebendo Assegurar.

Oh, como os israelitas sentirão falta do sábio conselho de seu falecido líder. Seu trabalho entre eles mexeu com suas emoções a tal ponto que levou um mês inteiro para lamentar sua morte depois que ele os deixou.

Mas finalmente aquela manhã chegou ao fim. Isso deveria ser verdade em nossas próprias vidas. Depois da morte vem um enterro. E assim foi no caso de Moisés. Mas o versículo seis contém uma das declarações mais notáveis sobre toda a notável carreira de Moisés.

Deuteronômio 34:6, Bíblia Amplificada. “E ele o sepultou no vale na terra de Moabe, em frente a Bete-Peor, mas ninguém sabe onde fica sua sepultura até hoje.

Moisés é a única pessoa na Bíblia a quem Deus enterrou pessoalmente. Você percebeu isso? O O Senhor então escondeu a tumba. O que o levou a fazer isso? Porque aquela sepultura teria sido transformada em um santuário.

Eles ainda estariam abrindo caminho até Nebo hoje, erguendo santuários, vendendo pipoca e amendoim, oferecendo vários passeios e talvez até conduzindo um bonde lá em cima com uma grande faixa proclamando o local do enterro de Moisés. Então foi escondido. Isso é tão crucial para o Senhor que até provocou um confronto angelical.

Mas o ponto importante é este. Mesmo que Miguel seja um arcanjo, aquele a quem Deus usará para expulsar Satanás do céu, ainda assim ele não ousou falar com reprovação àquele que governa no reino dos demônios, mas deixou toda essa repreensão para Deus,

Apocalipse 12:7-9, Bíblia Amplificada. “E a guerra estourou no céu. Miguel, o arcanjo, e seus anjos em guerra contra o dragão. O dragão e seus anjos lutaram, mas não foram fortes o suficiente e não prevaleceram e não havia mais lugar para eles no céu. E o grande dragão foi derrubado. A antiga serpente que é chamada de diabo e Satanás. Aquele que continuamente engana e seduz todo o mundo habitado.

Ele foi lançado à terra e seus anjos foram lançados com ele. Miguel, o arcanjo, é retratado na Bíblia no texto de Daniel, Judas e Apocalipse como um anjo lutador que luta em combate espiritual. A palavra arcanjo significa anjo do mais alto nível.

A maioria dos anjos na Bíblia são descritos como mensageiros. Considerando que Michael é representado em todos os três livros como contendendo, resistindo ou permanecendo contra os maus
espíritos e principados. Miguel é o nome do arcanjo.

Esse nome implora a pergunta, quem é comparável a Deus? Michael é apresentado a nós pelo profeta Daniel. Michael recusou-se a julgar presunçosamente. Em vez disso, ele simplesmente anunciou a repreensão de Deus.

A linguagem dessa repreensão corresponde a Zacarias 3:2. “Onde o Senhor repreende Satanás por suas acusações contra Josué, o sumo sacerdote.” Zacarias 3: “Então ele me mostrou Josué, o sumo sacerdote, em pé diante do anjo do Senhor e Satanás em pé à sua direita para se opor a ele. E o Senhor disse a Satanás: ‘O Senhor te repreenda, Satanás. O Senhor que escolheu Jerusalém para repreendê-lo’.”

Apesar de seu grande poder, Michael permanece completamente submisso ao Senhor. Os anjos justos têm uma posição e são submissos à autoridade. Considerando a força de Miguel, a submissão do arcanjo a Deus é ainda mais bela.

Podemos ver que a submissão nunca pretende tirar a força, o propósito ou o valor de um indivíduo. A força do anjo Miguel não estava em discussão, pois a última menção de Miguel, o arcanjo, aparece em Apocalipse 12:7, quando Satanás é expulso do céu.

“Miguel e as forças do céu derrotam o dragão, Satanás, e o diabo é mantido na terra. Lá, enfurecido, Satanás partiu para fazer guerra contra aqueles que guardam os mandamentos de Deus e mantêm firme seu testemunho sobre Jesus.”

O confronto é um mal necessário. Ninguém gosta disso, mas deve ser feito para retificar, purificar e unificar a comunidade. Não é agradável, mas é necessário.

Mesmo Miguel, o arcanjo, não lutou contra o inimigo por sua própria autoridade, mas falou em nome do Senhor. Miguel considerou seu escritório e posição com reverência.

Lúcifer foi criado como a criatura mais elevada. Esta é uma lição que você e eu devemos aprender. Muitos cristãos ainda precisam aprender a se curvar até mesmo diante de Deus.

Você e eu, meu amigo somos criaturas, ele é o criador. O que dá a você e a mim o direito de questionar tudo o que Ele faz? Não me interpretem mal, todos lutamos com dúvidas, mas devemos reconhecer que Deus não é apenas o criador, mas também o redentor.

Ele é quem cuida de nós, mas o nosso Deus é exaltado, santo e exaltado. Ele é um Deus justo e justo. Ele nunca comete um erro e nunca comete um erro. Tudo o que Ele faz é correto.

Então você e eu podemos confiar Nele. Mas nós realmente fazemos isso? Reconhecemos Sua autoridade? Valorizamos Sua pessoa? Quando os homens forem chamados a prestar contas, o Senhor Jesus Cristo dirá: “Tu disseste: Senhor, Senhor, mas não fizeste o que eu mandei. Cada um seguiu o seu caminho e fez o que parecia certo aos seus próprios olhos. ” Esta é a imagem da humanidade. Então e você? Que exemplo, Miguel, o arcanjo é.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI