Como Lidar Biblicamente Com A Infidelidade

O que a Bíblia diz sobre a infidelidade no matrimônio

* Este post pode conter links afiliados. Para saber mais, você pode encontrar nossa política de privacidade e declaração de divulgação completa clicando aqui.

Infelizmente, muitos casais cristãos são forçados a descobrir como lidar biblicamente com a infidelidade . Entramos no pacto do casamento com a intenção de nos apegarmos ao nosso cônjuge “até que a morte nos separe”, mas agora descobrimos que temos que responder a perguntas que nunca sonhamos que teriam de ser feitas.

Na maioria das vezes, o cônjuge traído deseja desesperadamente ver o casamento curado e restaurado, mas descobre que é apenas metade da equação. Muitas vezes, também queremos honrar a Deus em nossa resposta, mas encontramos tantas informações conflitantes sobre o que se espera de nós que ficamos confusos e começamos a sentir que não há esperança.

Como podemos honrar a Deus em uma situação que O desonra tanto? Parece impossível.

Ao mesmo tempo, o cônjuge traidor muitas vezes enfrenta muito mais do que apenas o pecado do adultério. Os problemas que levaram a esta infidelidade são antigos e profundos! Muitas vezes ele deseja desesperadamente encontrar o caminho de volta para Deus, mas sente que caiu longe demais. A rebelião tomou conta tão forte que ele sente que nunca se livrará dela.

Preciosos amigos, se acabei de descrever a sua situação, quero que saibam que HÁ esperança! A Bíblia tem respostas. Permanecemos onde você está e encontramos liberdade, cura e restauração. Você também pode.

Aliança Quebrada

O primeiro passo para aprender como lidar biblicamente com a infidelidade é entender o que é o casamento e como o adultério afeta esse vínculo. O casamento é uma aliança instituída e projetada por Deus desde o início dos tempos. Os convênios unem duas partes, pois elas se comprometem com os parâmetros do acordo.

Hebreus 6:16-18 – Agora, quando as pessoas fazem um juramento, elas invocam alguém maior do que elas para que o cumpram. E sem dúvida esse juramento é vinculativo . Deus também se comprometeu com um juramento, para que aqueles que recebessem a promessa pudessem ter plena certeza de que Ele nunca mudaria de idéia. Portanto, Deus deu Sua promessa e Seu juramento. Estas duas coisas são imutáveis ​​porque é impossível para Deus mentir.

A aliança do casamento é um juramento feito diante de Deus, e foi Ele quem estabeleceu seus parâmetros no jardim. Ele planejou que fosse uma “união” de duas pessoas que firmam um acordo sagrado e solene vinculado por sua união física.

Gênesis 2:24 – Isto explica por que o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se unem em um só.

O sexo dentro do casamento é um ato sagrado que sela a aliança e une marido e mulher de uma forma incomparável em qualquer outro relacionamento. Eles se tornam parte um do outro. Uma carne. É lindo e precioso e um presente de Deus. Mas assim como Deus nos disse o que sela a aliança do casamento, Ele também definiu claramente o que a quebra.

Malaquias 2:13-16 – Aqui está outra coisa que você faz. Você cobre o altar do Senhor com lágrimas, chorando e gemendo porque Ele não dá atenção às suas ofertas e não as aceita com prazer. Você clama: “Por que o Senhor não aceita minha adoração?” Eu vou te dizer por quê! Porque o Senhor testemunhou os votos que você e sua esposa fizeram quando eram jovens. Mas você foi infiel a ela , embora ela continuasse sendo sua parceira fiel, a esposa de seus votos de casamento [aliança (ESV)].

O Senhor não fez de você um com sua esposa? Em corpo e espírito você é Dele. E o que Ele quer? Filhos piedosos da sua união. Então guarde seu coração; permaneça leal à esposa de sua juventude. “Pois eu odeio o divórcio!” diz o Senhor, o Deus de Israel. “Divorciar-se de sua esposa é sobrecarregá-la com culpa”, diz o Senhor dos Exércitos. “Portanto, guarde o seu coração; não seja infiel à sua esposa.”

A infidelidade quebra a aliança do casamento aos olhos de Deus. Está feito. O divórcio é assumido porque o acordo vinculativo que foi feito foi rompido à medida que a união física que o selou é dada a outro. E na Bíblia, Deus diz que odeia isso!

É claro que isso não significa que a aliança não possa ser restaurada ou refeita… mas não há como evitar o fato de que a aliança original foi quebrada.

No livro de Jeremias, temos uma imagem surpreendente de como Deus respondeu a Israel quando ela quebrou repetidamente e sem arrependimento a sua aliança com Ele. Para encurtar a história, ele se divorciou dela.

Agora sabemos que Deus não irá e não pode quebrar uma aliança (veja o versículo acima de Hebreus). Portanto, se Ele se divorciou de Israel, reconhecendo o fim da relação de aliança que tinha com ela, podemos concluir que não foi Deus, mas sim Israel, quem quebrou a aliança, embora tenha sido Deus quem se divorciou de Israel.

Então o divórcio é como lidar biblicamente com a infidelidade?

Então, se Deus se divorciou de Israel, isso significa que devemos nos divorciar de nosso cônjuge infiel ao procurarmos como lidar biblicamente com a infidelidade?

Não, não acredito que o divórcio seja a nossa única opção bíblica diante do adultério. E deixe-me acrescentar, NÃO foi a escolha que fiz em nosso casamento. Espero que você me ouça quando digo que não queremos que nenhum casamento acabe em divórcio, e também não acredito que seja isso o que Deus deseja. A Bíblia deixa bem claro que Ele dá grande valor ao casamento.

Se a reconciliação for possível, é sempre a melhor opção, e veremos mais detalhadamente como isso é daqui a pouco.

Mas penso que é importante que ambos os cônjuges reconheçam o quão forte a Bíblia se posiciona sobre a importância da fidelidade no casamento, e como a infidelidade final é importante para a quebra da aliança. Divorciar-se de um cônjuge infiel não é quebrar a aliança, mas reconhecer publicamente que a aliança já foi quebrada.

Tem havido muitos ensinamentos ruins sobre esse assunto dentro da igreja, ensinamentos que parecem estar mais baseados na tradição do que no que a Bíblia diz. (Me lembra um pouco os fariseus.) Antes de sabermos como lidar biblicamente com a infidelidade, temos que examinar as Escrituras por nós mesmos e descobrir o que elas realmente ensinam. Não acredite apenas na minha palavra. Abra-o e permita que o Espírito Santo o conduza à verdade.

Divórcio na Bíblia

O fato é que o divórcio é a resposta compreendida à infidelidade na Bíblia. (Veja os versículos acima de Malaquias 2.) Presume-se que o divórcio seguirá a infidelidade.

Escolher reconciliar-se é um ato de graça (favor imerecido). Toda vez.

Quando José, que a Bíblia descreve como um homem justo, descobriu que Maria estava grávida, Ele tinha em mente divorciar-se dela discretamente. A menos que o anjo Gabriel tivesse intervindo, José teria continuado a acreditar que Maria lhe tinha sido infiel, e a sua resposta “justa” foi o divórcio.

Até mesmo Jesus, ao ensinar sobre o divórcio, reconheceu e afirmou a suposta resposta do divórcio à infidelidade conjugal.

Mateus 19:8 – Jesus respondeu: “Moisés permitiu o divórcio apenas como uma concessão aos vossos corações duros, mas não foi o que Deus pretendia originalmente. E uma coisa eu lhes digo: quem se divorcia de sua esposa e se casa com outra comete adultério – a menos que sua esposa tenha sido infiel.

Mateus 5:31 – Você já ouviu a lei que diz: “Um homem pode divorciar-se de sua esposa simplesmente dando-lhe uma notificação de divórcio por escrito. Mas eu digo que um homem que se divorcia de sua esposa, a menos que ela tenha sido infiel , faz com que ela cometa adultério. E quem se casa com uma mulher divorciada também comete adultério.

Divorciar-se ou não divorciar-se?

Então, como saberemos se devemos procurar o divórcio ou optar pela reconciliação? Como sabemos como lidar biblicamente com a infidelidade em nossas próprias situações individuais?

Acredito que a resposta tem tudo a ver com arrependimento. Veja o que Deus disse a Israel depois de se divorciar dela:

Jeremias 3:12-13 – Portanto, vá e transmita esta mensagem a Israel. Isto é o que o Senhor diz:
“Ó Israel, meu povo infiel, volte para casa, para mim, pois sou misericordioso.
Não ficarei bravo com você para sempre. Apenas reconheça sua culpa.
Admita que você se rebelou contra o Senhor, seu Deus, e cometeu adultério contra Ele, adorando ídolos debaixo de toda árvore verdejante.
Confesse que você se recusou a ouvir minha voz. Eu, o Senhor, falei!”

Deus estava disposto a reconciliar-se com Israel se ela apenas se arrependesse e voltasse para Ele. Se quisermos saber como lidar biblicamente com a infidelidade, acredito que faremos o mesmo.

Sim, reconciliar-se após a infidelidade é um ato de graça, mas nosso Deus derrama graça sobre nós todos os dias e, como Seu povo, somos chamados a viver uma vida graciosa.

Se houver arrependimento verdadeiro, genuíno e completo por parte do traidor, Deus poderá restaurar o que foi quebrado. Uma nova aliança pode ser feita. Se, porém, não houver arrependimento, então creio que 1 Coríntios 5 nos diz o que devemos fazer.

Disposição para perdoar

A triste verdade é que haverá momentos em que haverá arrependimento genuíno por parte do traidor, mas o casamento ainda terminará em divórcio. Às vezes, o cônjuge traído não está disposto a fazer o árduo trabalho de recuperação. Isto é lamentável e eu pessoalmente não acredito que seja um exemplo de como lidar biblicamente com a infidelidade.

Como seguidores de Deus, somos chamados a viver as nossas vidas em obediência aos princípios das Escrituras, e uma coisa que as Escrituras ensinam é que somos chamados a perdoar os outros da mesma forma que Deus nos perdoou.

Efésios 4:31-32 – Livre-se de toda amargura, raiva, raiva, palavras duras e calúnias, bem como de todos os tipos de mau comportamento. Em vez disso, sejam gentis e compassivos uns com os outros, perdoando uns aos outros, assim como Deus perdoou vocês por meio de Cristo .

Quando nos arrependemos, Deus nos perdoa e nosso relacionamento rompido com Ele é restaurado. Quando não nos arrependemos, Ele não nos perdoa, e o relacionamento permanece eternamente rompido. Claro e simples. Se quisermos perdoar como Cristo nos perdoou, este é o nosso modelo.

Lucas 24: 46-47 – E Ele (Jesus) disse: “Sim, há muito tempo foi escrito que o Messias sofreria, morreria e ressuscitaria dos mortos ao terceiro dia. Também foi escrito que esta mensagem seria proclamada na autoridade do Seu nome a todas as nações, começando em Jerusalém: ‘Há perdão dos pecados para todos os que se arrependem.’ 

Atos 3:19-20 – Agora arrependa-se dos seus pecados e volte-se para Deus, para que os seus pecados sejam apagados . Então, tempos de refrigério virão da presença do Senhor, e Ele lhe enviará novamente Jesus, seu Messias designado.

Atos 2:38 – Pedro respondeu: “ Cada um de vocês deve se arrepender de seus pecados e se voltar para Deus, e ser batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão de seus pecados . Então você receberá o dom do Espírito Santo.”

Lucas 13:3 e 5 – …E você também perecerá, a menos que se arrependa de seus pecados e se volte para Deus… Digo-lhe novamente que, a menos que você se arrependa, você também perecerá .

Romanos 2:5 – Mas porque você é teimoso e se recusa a abandonar o seu pecado, você está acumulando um castigo terrível para si mesmo. Pois um dia de ira está chegando, quando o julgamento de Deus será revelado.

2 Pedro 3:9 – O Senhor não está realmente demorando em cumprir Sua promessa, como algumas pessoas pensam. Não, Ele está sendo paciente por sua causa. Ele não quer que ninguém seja destruído, mas quer que todos se arrependam.

Seu perdão foi disponibilizado a todos, e Sua parte no perdão foi cumprida. Ele não precisa fazer mais nada para que o perdão aconteça. Mas, a menos que nos arrependamos, Seu perdão não se aplica a nós. Acredito que o mesmo nos é pedido.

Espera-se que façamos o trabalho de perdão para quem nos ofendeu. Em outras palavras, não deveria haver maldade ou amargura em nossos corações, para que, se eles se arrependessem, o perdão pudesse ser aplicado imediata e completamente. Contudo, se o arrependimento nunca acontecer, o perdão nunca será aplicado e o relacionamento permanecerá fragmentado. Assim como o pecador impenitente estará para sempre separado de Deus.

Deixe-me reiterar, apenas para ficar perfeitamente claro. Nunca é certo abrigarmos amargura e malícia em nossos corações. NUNCA. Com ou sem arrependimento, somos chamados a fazer a obra do perdão em todas as situações. ( Mateus 18:21-35 ) Somos chamados a entregar a situação a Deus e permitir que Sua justiça lide com ela. Porém, a restauração do relacionamento – a reconciliação – ou a aplicação do perdão está reservada para quem se arrepende.

É claro que não somos Deus e, embora o Seu perdão seja perfeito e completo, teremos que entregar-Lhe continuamente a nossa vontade e suplicar-Lhe que nos ajude enquanto trabalhamos para adquirir a capacidade de perdoar. Não podemos fazer isso sozinhos, amigos, mas com a ajuda do Espírito Santo podemos perdoar.

Como posso saber se existe verdadeiro arrependimento?

É claro que não podemos ver o coração do outro, então como podemos realmente saber se há arrependimento ou não? Como devemos descobrir como lidar biblicamente com a infidelidade se nunca podemos saber com certeza se ainda estamos sendo enganados ou manipulados?

Estas são perguntas difíceis de responder, mas a Bíblia nos dá ótimos conselhos sobre o assunto. A primeira coisa que precisamos entender é que embora não possamos ver o coração de ninguém, Deus pode. Ele não apenas sabe o que está acontecendo no coração de nosso cônjuge agora, mas também sabe o que estava acontecendo lá ontem e o que acontecerá amanhã. Podemos confiar Nele para nos guiar a toda a verdade.

Deus promete que se precisarmos de sabedoria em qualquer assunto, basta pedirmos, e Ele nos ajudará. ( Tiago 1:5-8 ) A Bíblia também nos ensina que não devemos depender de nossa própria compreensão de qualquer situação, mas confiar no Senhor de todo o coração, reconhecê-lo em tudo o que fazemos e esperar por Ele para nos mostrar qual caminho seguir. ( Provérbios 3:5-6 )

Finalmente, encontramos nas Escrituras que existe algo chamado fruto do Espírito. Estes são subprodutos mensuráveis ​​de uma vida cheia do Espírito Santo. O fruto do Espírito inclui coisas como amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole, e contrasta fortemente com o fruto da carne. ( Gálatas 5 )

Uma pessoa que se humilhou diante de Deus em arrependimento viverá uma vida que produz o fruto do Espírito. Não pode ser falsificado, nem de forma consistente ou por um período de tempo significativo. Se virmos na vida de nosso cônjuge o fruto consistente da carne, é improvável que o arrependimento tenha ocorrido. Se, no entanto, virmos o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a bondade, a fidelidade, a gentileza e o autocontrole tornando-se uma parte cada vez maior de sua vida, podemos confiar que isso é resultado do trabalho ativo do Espírito Santo, e isso só acontece em um coração arrependido .

Alguns sinais de um coração arrependido na área da infidelidade

O adultério é antes de tudo uma rebelião contra Deus. Se você é o traidor e quer saber como lidar biblicamente com a infidelidade, você deve cair de cara diante Dele antes de fazer qualquer outra coisa. Com um coração quebrantado e contrito, você deve confessar seus pecados a Ele e, com humildade, pedir-Lhe que o ajude a se afastar deles.

Enquanto você se cura, aqui estão algumas coisas que se tornarão parte de sua vida:

  • O arrependimento assume total responsabilidade pelo pecado, sem culpar ninguém ou qualquer outra coisa.
  • Um coração arrependido não minimizará, justificará ou manipulará erros passados, muito menos novos erros.
  • Aquele que se arrependeu terá empatia pelas pessoas que foram feridas pelo seu pecado e tristeza pela dor causada.
  • Um coração arrependido não finge ser vítima do seu próprio pecado. Ele não tentará mudar as conversas para fingir ser aquele que foi ferido.
  • Aquele que se arrependeu verdadeiramente está disposto a fazer o que for preciso, não importa quanto tempo leve, para reconquistar a confiança que foi perdida como resultado do seu pecado. Ele não acredita que algo lhe seja devido, mas vê cada oportunidade de reconciliação como um ato de graça que ele não merece.

Como lidar biblicamente com a infidelidade com uma separação

O problema é o seguinte: descobrir tudo isso vai levar tempo. Tudo bem. Eu sei que você sente que precisa descobrir como vai lidar com essa situação agora, mas isso é apenas o inimigo tentando apressá-lo a agir de acordo com seus sentimentos, em vez de esperar em Deus.

Se houver arrependimento verdadeiro, levará algum tempo para que o fruto desse arrependimento se torne óbvio. Vocês dois precisam de tempo para resolver essa confusão com Deus e permitir que Ele guie seus próximos passos.

Você sabia que existe um exemplo na Bíblia sobre a reconciliação de um casamento após a infidelidade? Ele pode ser encontrado no livro de Oséias, e acho que é um ótimo lugar para procurar quando se busca orientação sobre como lidar biblicamente com a infidelidade!

Deus instruiu Oséias a trazer sua esposa infiel, Gômer, de volta para sua casa, mas antes que o casamento fosse restaurado, eles deveriam passar um tempo (muitos dias) em total abstinência. (Tem algumas coisas bem legais aí sobre Deus e Seu relacionamento com Israel também! Confira o capítulo inteiro de Oséias 3 , ou melhor ainda, o livro inteiro de Oséias !)

Oséias 3:1-3 – Então o Senhor me disse: “Vá e ame novamente sua esposa, mesmo que ela cometa adultério com outro amante… Então eu a comprei de volta por quinze moedas de prata, cinco alqueires de cevada e uma medida de vinho. Então eu disse a ela: “Você deve morar na minha casa por muitos dias e parar com sua prostituição. Durante esse tempo, você não terá relações sexuais com ninguém, nem mesmo comigo.”

É por isso que recomendamos fortemente um momento de separação após a infidelidade. Ele oferece a vocês dois um pouco de espaço para descobrir os próximos passos em um local seguro. Aproveite o tempo para prostrar-se diante de Deus e implorar-Lhe por ajuda. Peça a Ele para lhe mostrar o caminho a seguir. Eu prometo a você, meu amigo, Ele o fará!

Lide biblicamente com a infidelidade, investigando as Escrituras

Eu sei que isso já faz muito tempo e há muito aqui. Descobrir como lidar biblicamente com a infidelidade é uma coisa terrível de se enfrentar. É confuso. Mas espero que você tenha encontrado um ponto de partida aqui.

A verdade é que a melhor maneira de lidar biblicamente com qualquer situação é simplesmente pesquisar nas Escrituras e pedir a Deus que lhe mostre o que fazer. Se você é um crente, então você tem o Espírito Santo do Deus vivo dentro de seu amigo! Você não precisa de mim ou de qualquer outra pessoa para lhe dizer o que Ele está pedindo que você faça. Você tem a infalível Palavra de Deus ao seu alcance e ela é viva e ativa!

A Bíblia tem o poder de separar o que é verdadeiro e o que não é. Pode nos mostrar que caminho seguir. Pode nos ensinar e nos repreender e nos treinar na justiça.

Nunca subestime o poder da Palavra de Deus combinada com o Espírito Santo de Deus em sua vida. É tudo que precisamos! Explore e encontre suas respostas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.