Quem é Asherá na Bíblia

Quem era Ashera como torith na Bíblia? Ashira, ou como torith, é o nome de uma deusa pagã da fertilidade e o objeto de culto de madeira dedicado a ela. Na Bíblia, Ashira é quase sempre referida como um poste sagrado erguido em homenagem à deusa da fertilidade. A escritura também faz referências a imagens esculpidas de Ashirah: “Ele fez uma imagem esculpida da deusa Ashirah e a colocou na casa Templo, de que o Senhor disse a Davi e era o filho Salomão, nesta casa e em Jerusalém, na tribo de Judá, que escolhi de todas as tribos de Israel, colocarei meu nome para sempre.” (2 Reis 21:7).

Curso de Interpretação Bíblica: Uma ferramenta essencial para cristãos de todas as denominações

O nome Ashira significa “aquela que enriquece”. Na literatura ugarítica, ela era chamada de “Senhora Ashirah do Mar”. Acreditava-se que ela era adorada na antiga Síria, Fenícia e Canaã. Ela era adorada pelos fenícios como Astarti, pelos assírios como Ishtar e pelos filisteus como Ashirah. (1 Samuel 31:10). “Eles colocaram as armas e armaduras de Saul no templo do Astarote, deusas masculinas, e eles prenderam seu corpo na parede de Beth Shan.” Assim que Josué morreu, a adoração ashara atormentou Israel, novo para a conquista incompleta de Canaã por Israel (Juízes 2:13). “Então eles abandonaram o Senhor e serviram a Baal, o deus pagão dos cananeus, e o Astarote.” A nação de Israel estava em um estado de compromisso. Nos Juízes 1, inicialmente eles lutaram contra a cultura pagã dos cananeus, então eles a temeram, e então coexistiram com ela pacificamente.

Alguns podem dizer que isso foi apenas um pouco de desobediência comparado a tudo que Deus ainda havia ordenado. Deus não considera desobediência menor em relação a seus mandamentos precisos. Deus ordenou a seu povo para o bem deles, e ele queria obediência completa. O que os motivaria a transigir e desobedecer aos claros mandamentos de Deus? Os Juízes também dão a razão pela qual cada geração enfrenta degeneração ou regeneração. Devemos prestar atenção a esta mensagem. Nossa geração e a próxima devem considerar esta questão. Os Juízes também discutem Ashirá. Os primeiros cinco versículos de Juízes 2 revelam o Senhor confrontando amorosamente seu povo sobre seu compromisso.

Apesar da infidelidade de Israel, o Senhor afirmou sua fidelidade. Deus é fiel para cumprir suas promessas a nós. Quando desertamos do Senhor e somos infiéis a ele, se somos infiéis, ele permanece fiel, fiel à sua palavra e seu caráter justo, pois ele não podia negar a si mesmo. As pessoas são sempre chamadas para serem diferentes por Deus. Era o padrão de Deus para Israel ser diferente das nações ao seu redor, mas eles não obedeceram. O pecado sempre machuca, sempre algema. Josué teve fé em Deus e acreditou em suas promessas. Por causa da liderança de Josué, sua geração conhecia o Senhor. No entanto, gerações vêm e vão. A nova geração não sabia de Deus. A nação começou com obediência e compromisso incompletos. Em vez de expulsar os cananeus, eles queriam antes ser afetados por isso. A perversa adoração pagã da nação.

Baal era o Deus da Colheita e Ashira era a deusa da fertilidade. Canaã, a religião oculta, era tolerante e não tinha nenhum problema com alguns adorando seus deuses e o Senhor Deus de Israel. Mas o Senhor disse que só ele deveria ser adorado. “Não terás outros deuses diante de mim.” O povo teve uma escolha. No tempo, Israel cedeu. Deus finalmente parou de expulsar as nações julgadas da terra e as deixou para testar seu povo. Ashira era caracterizada por uma árvore sem galhos, tronco plantado no chão. O tronco era tipicamente esculpido em uma representação simbólica da deusa. Como resultado da conexão com árvores esculpidas, os locais de adoração de Ashira eram comumente chamados de “Bosques”.

Ele colocou o poste de Ashira esculpido que ele havia feito no templo entre os do rei Manassés, mal. (2 Reis 21:7). Considerada a deusa da lua, Ashira foi frequentemente apresentada como uma consorte de Baal, o deus do sol. “Na manhã seguinte, cedo, quando os homens da cidade se levantaram, descobriram que o altar de Baal foi derrubado e o Ashira que estava ao lado foi cortado e o segundo touro foi oferecido no altar que não tinha sido construído.” (Juízes 6:28). “Então os israelitas novamente fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, eles serviram os deuses de arum Síria, os deuses de sidon, os deuses de Moabe, os deuses dos amonitas e os deuses dos filisteus, eles abandonaram o Senhor e não o serviram.”

Ashira também era adorada como uma deusa do Amor e da Guerra e às vezes era ligada a Anath, outra deusa cananéia. O Culto de Ashira era Notório por sua sensualidade e envolvia prostituição ritual, além de adivinhação e adivinhação também eram práticas que os sacerdotes e sacerdotisas de Ashira realizavam. No Antigo Testamento, a palavra ashirah é mencionada 40 vezes, onde 33 delas são ocorrências referindo-se às sagradas urnas de Ashura usadas no culto pagão e israelita herético, existem apenas sete ocorrências do nome de Shira que se referem à própria deusa. A adoração de Ashira descrita nos locais sagrados e altares de Kanan foram adornados com postes de Ashira. “Pois eles também construíram para si lugares altos para adorar ídolos e pilares sagrados e ashiram para a deusa ashirah estes estavam em todas as colinas altas e sob todas as árvores luxuriante.”

A cidade de Tiro, na costa mediterrânea, abrigava os melhores cedros do Líbano e era um importante centro de adoração a Ashirá. Desde o início de Israel, Deus ordenou a seu povo que não adorasse ídolos ou quaisquer outros deuses falsos. Casar com nações pagãs e praticar a adoração pagã foram proibidos para os hebreus. “E você saberá sem dúvida que eu sou o Senhor porque você não andou em meus estatutos nem executou minhas ordenanças, que você agiu de acordo com as ordenanças das Nações ao seu redor.” (Ezequiel 11:12). “Eles rejeitaram seus estatutos e sua aliança que ele fez com seus pais, bem como suas advertências que ele lhes deu e eles seguiram a vaidade que são deuses falsos, ídolos e McCain vaidosos de cabeça vazia eles seguiram as práticas pagãs das nações que os cercavam.”

Embora o Senhor tivesse ordenado que eles não fizessem o que fizeram, Deus advertiu Israel a não adorar os deuses de Canaã antes de entrarem na Terra Prometida. “Você não seguirá outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que o cercam, pois o Senhor, seu Deus, que está entre vocês, é um Deus ciumento e apaixonado, exigindo o que é legítimo e exclusivamente dele.” (Deuteronômio 6:14-15). A lei judaica proibia explicitamente a reverência da Ashirah. “Não plantarás para ti e ashirah de qualquer tipo de árvore ou madeira ao lado do altar do Senhor teu Deus, que você deve fazer.” (Deuteronômio 16:21).

Juízes descreve o colapso de um poste de Ashira usando-o para alimentar o fogo de uma oferta de sacrifício ao Senhor. (Juízes 6:26). “E construir um altar para o Senhor teu Deus no topo desta fortaleza da montanha com pedras colocadas de forma ordenada então pegue o segundo touro e ofereça um holocausto usando a madeira do Ashira que você cortará.” Quando Asa reinou em Judá, ele expulsou os homens chamados de prostitutas sodomitas da terra e removeu todos os ídolos que seus pais, Salomão, Rehoboam e Abigment, fizeram. Ele também depôs sua bisavó Maaca de ser rainha mãe, porque ela havia feito uma horrenda imagem obscena vulgar para a deusa de Shira. Asa cortou sua horrenda imagem e a queimou no riacho Kidron. (1 Reis 15:12-13).

O Senhor deu aos judeus a ordem de demolir e remover todos os lugares altos e locais sagrados em todo o território, mas Israel desobedeceu a Deus e continuou a adorar ídolos, até mesmo introduzindo o culto de Ashira no templo em Jerusalém. Acabe transferiu 450 profetas de Baal e 400 profetas de Ashira para Israel para que o povo pudesse adorar os deuses pagãos que pertenciam a sua esposa, Jezebel. “Elias disse: ‘Eu não trouxe desastre a Israel, mas você e a família de seu pai, abandonando a rejeição dos mandamentos do Senhor e seguindo os fardos. Agora, envie uma mensagem e reúna a mim todo o Israel no Monte Carmel, junto com 450 profetas de Baal e os 400 profetas da deusa Ashira que Eid na mesa da Rainha Jezebel.'”

Um famoso Asura permaneceu em Samaria nos dias do rei Jeoias. No entanto, eles não se afastaram dos pecados idólatras da Casa Real de Jeroboão, que fez Israel pecar, mas andaram neles e a Ashira estabelecida por Acabe também permaneceu de pé. em Samaria, capital de Israel. Manassés, rei de Judá, atendeu às práticas desprezíveis das nações pagãs, reconstruiu os altos e erigiu altares para Baal e um poste de Ashira, sacrificou seu próprio filho no fogo, praticou feitiçaria e adivinhação, e até fez uma imagem esculpida de Ashira e montou no templo. (2 Reis 21:7). “Ele fez uma imagem esculpida da Deusa Ashira e montou na casa Templo.”

Durante o reinado de Josias, o sumo sacerdote Hilkaya limpou o Templo de todas as imagens representando a deusa de Shira. Uma razão pela qual Israel caiu para os assírios foi a ira de Deus sobre a adoração de Ashira e do sexo masculino, apesar das instruções claras de Deus. A adoração de Ashira era um problema perene em Israel. Como Salomão caiu na idolatria, uma das divindades pagãs que ele trouxe para o reino foi Ashirah, chamada de deusa dos sidonianos. (1 Reis 11:5). “Pois Salomão foi atrás de Ashtoreth, a deusa da fertilidade dos sidonianos, e depois de Milcam, seu horror detestável Ídolo de os amonitas.” Porque eles me abandonaram e adoraram Ashtor, a deusa dos sidonianos, Kimosh, o deus dos moabitas, e Malcolm, o deus dos filhos de Amon, e eles não andaram nos meus caminhos e caíram nos meus mandamentos, fazendo o que é certo aos meus olhos e guardando meus estatutos e minhas ordenanças como fez seu pai Davi.

Às vezes, Israel experimentou um reavivamento. O rei Josias liderou cruzadas notáveis contra a adoração de Ashira. (2 Reis 23:4). “Então o rei ordenou a Hilkiah, o sumo sacerdote, e os sacerdotes do segundo grau e os porteiros para trazer para fora do Templo do Senhor todos os artigos feitos para Baal, para o deus dess Ashira, e para todas as hostes estelares do céu, e ele os queimou fora de Jerusalém nos campos do Cedrom e levou suas cinzas para Betel, onde a idolatria de Israel começou.”

Os deuses do Antigo Testamento nada mais eram do que demônios disfarçados de deuses, e toda idolatria é, em última análise, adoração ao diabo. (1 Coríntios 10:20). “Não, quero dizer que o que os pagãos sacrificam, eles oferecem a demônios e não a Deus.” Ao longo da história e até os dias em que vivemos agora, os humanos sempre foram fascinados por deuses dirigidos por demônios para fazer o que parece extraordinário. Essa tentação não se limitou aos pagãos sem conhecimento de Deus, mas também penetrou nos corações daqueles que uma vez amaram e conheceram o Deus que fez o mundo invisível.

Este desejo enganoso muitas vezes decorre da ganância, da rebelião ou de uma alma impaciente que sente que Deus é muito lento para a mudança sobrenatural que ele deseja. (Salmo 16:2-5). “Aqueles que correm atrás de outros deuses sofrerão cada vez mais. Eu não derramarei libações de sangue para tais deuses ou aceitarei seus nomes em meus lábios.” Precisamos ser cautelosos sobre o que permitimos que se infiltre em nossas vidas; o aparentemente inócuo pode ser insidioso, então devemos ter extrema cautela. Por que a adoração de ídolos é uma tentação tão poderosa? A resposta para isso é o pecado.

Adoramos ídolos modernos por causa de nossa natureza pecaminosa. Resistir à glorificação dos ídolos é uma batalha dos redimidos. (Efésios 6:11-14). “Vistam toda a armadura de Deus, pois seus preceitos são como a esplêndida armadura de um soldado fortemente armado, para que você possa resistir com sucesso contra todos os esquemas, estratégias e enganos do diabo, pois nossa luta não é contra carne e sangue, lutando apenas contra oponentes físicos, mas contra os governantes, contra os poderes, contra as forças do mundo desta escuridão atual, contra as forças espirituais da maldade nos lugares celestiais sobrenaturais. Portanto, coloque a armadura completa de Deus, para que você seja capaz de resistir com sucesso e manter sua posição no dia do mal do perigo.”

A crise exige que fiquemos firmes em nosso lugar, totalmente preparados, imóveis e vitoriosos. (Lucas 16:13). “Nenhum servo pode servir a dois senhores, pois ele odiará um e amará o outro ou permanecerá fielmente ao lado de um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e a Mamon, que são suas posses terrenas ou qualquer outra coisa que você confia e confia em vez de Deus.”

Enquanto perseguimos vigorosamente nossos ídolos, muitas vezes deixamos Deus de lado. Raramente passamos tempo com Deus porque gastamos muito nessas perseguições idólatras. Alguns também se voltam para os ídolos ao buscar alívio nas dificuldades da vida e no tumulto presente em nosso mundo. (Filipenses 4:6-7). “Não andem ansiosos ou preocupados com nada, mas em todas as circunstâncias e situações pela oração e súplica com Ação de Graças continue a fazer seus pedidos específicos conhecidos por Deus e pela paz de Deus aquela paz que tranquiliza o coração aquela paz que transcende tudo sob mantendo aquela paz que está guardando seus corações e suas mentes em Cristo Jesus.”

As coisas boas deste mundo são dádivas de Deus destinadas a serem desfrutadas com um coração agradecido, em submissão a Ele e para Sua glória. No entanto, quando o presente substitui o Doador ou o Criador substitui o Criador, caímos na idolatria. Nenhum ídolo pode nos dar esperança eterna ou significado em nossas vidas. Em busca de ídolos, seremos deixados

vazios, insatisfeitos e eventualmente no caminho que leva à destruição (Mateus 7:13). Entrar através da porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ela. Deus despreza completamente a idolatria, trazendo Sua ira sobre aqueles envolvidos. A idolatria traz maldições sobre o povo e a terra (Êxodo 20:5). Ela incita a ira de Deus, contaminando e poluindo tanto as pessoas quanto a terra.

Para responder à pergunta sobre por que os ídolos são perigosos, especificamente, a ira de Deus está caindo sobre a idolatria. Nada é mais aterrorizante do que a ira de um Deus todo-poderoso e justo. De acordo com Paulo, a ira de Deus está vindo sobre a idolatria. A ira de Deus recai sobre o idólatra porque Deus é ciumento. Existem dois tipos de ciúme: ciúme justo e santo, e ciúme injusto, fraco e inseguro. O ciúme de Deus não é apenas justificado, ele merece nossos mais profundos e fortes afetos e admiração.

Se achamos que Deus é sem graça ou insignificante, devemos substituí-Lo por outras coisas que realmente nos satisfaçam mais do que Ele. Nós O ofendemos e nos destruímos.

O que exatamente é um ídolo? Isso é o problema. É a coisa ou pessoa que foi amada mais do que Deus, desejada mais do que Deus, entesourada mais do que Deus, e desfrutada mais do que Deus. Pode ser boas notas, a aprovação de outras pessoas, sucesso comercial, hobby, grupo musical, esporte, ou sua própria aparência. Pode ser qualquer coisa. Paulo coloca assim em Romanos 1:25: “Pois trocaram a verdade sobre Deus pela mentira e adoraram e serviram a criatura em vez do Criador”.

Encerrando nossa reflexão, a quem nos inspira da Bíblia? Coloque suas respostas nos comentários. Oremos: Pai, sou grato por Sua graça transbordante que me tirou da ignorância e da escuridão. Obrigado por Seu amor que me encheu com o conhecimento de Sua vontade e por viver com meu Criador no centro de minha vida. Em nome de Jesus, pela Sua força dentro de mim, para que eu possa sempre fazer de Você minha prioridade. Eu sei que as obras do inimigo serão constantemente desonradas e a verdade reinará. Amém.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui