Defendendo a Divindade de Cristo e a Trindade Contra as Testemunhas de Jeová

Respondendo às testemunhas de Jeová sobre a Trindade

Por Ron Rhodes –

Ao defender a divindade de Cristo e a Trindade contra as Testemunhas de Jeová (doravante TJs), sempre achei melhor começar com uma defesa da divindade de Cristo. A razão é simples. Se eu conseguir estabelecer a plena divindade de Cristo com uma Testemunha de Jeová, é certo que ela agora terá que reconsiderar a rejeição da Trindade. Afinal, existe apenas um “Deus Todo-Poderoso”, e se as Testemunhas de Jeová virem a ver que tanto o Pai quanto Jesus são “Deus Todo-Poderoso”, isso abre a porta para uma discussão mais ampla sobre a Trindade.

Há uma série de abordagens que alguém pode adotar para provar a plena divindade de Cristo. A primeira coisa que gosto de fazer é desarmar algumas das objeções bíblicas das Testemunhas de Jeová à doutrina. Eles invariavelmente apontam para certos versículos que eles acreditam provar que Jesus é uma divindade menor que o Pai. A seguir, resumirei e responderei a algumas objeções representativas que as Testemunhas de Jeová têm em relação à divindade de Cristo.

Respondendo às objeções das TJ à divindade de Cristo

Objeção 1 : Jesus foi criado como o Arcanjo Miguel. 1

Respondendo à objeção : Jesus não era o Arcanjo Miguel no Antigo Testamento. Michael em Daniel 10:13 é chamado de “um dos principais príncipes”, indicando que ele é um entre um grupo de príncipes principais. Em contraste, a palavra grega usada para descrever Jesus em João 3:16 (“filho unigênito de Deus”) é monogenes – literalmente significando “único” ou “único”. Jesus não é um mero “príncipe supremo”, mas sim o “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19:16).

Além disso, Hebreus 2:5 nos diz que o mundo não está (e não estará) sujeito a um anjo. Sendo assim, Cristo não pode ser Miguel, uma vez que Ele é dito ser o governante do reino de Deus repetidamente nas Escrituras (Gen. governante do reino de Deus repetidamente nas Escrituras (Gênesis 33; Mateus 2:1-2; 9:35; Apoc. . 19:16).

Observe também que o Arcanjo Miguel não tem autoridade em si mesmo para repreender Satanás (Judas 9). Em contraste, Jesus repreendeu o Diabo em várias ocasiões (por exemplo, Mateus 17:18; Marcos 9:25). Uma vez que Michael não poderia repreender o diabo em sua própria autoridade e Jesus poderia (e o fez ) repreender o diabo em sua própria autoridade, eles obviamente não são a mesma pessoa.

Objeção 2 : Jesus é o filho unigênito de Deus no sentido de que Ele foi criado diretamente pela mão de Deus (João 3:16). 2

Respondendo à objeção : Talvez nenhum título de Cristo tenha sido tão mal interpretado como “Filho de Deus”. Embora o termo possa se referir a “descendência de”, ele carrega o significado mais importante, “da ordem de”. A frase é freqüentemente usada dessa maneira no Antigo Testamento. Por exemplo, “filhos dos profetas” significava a “ordem dos profetas” (1 Reis 20:35). “Filhos dos cantores” significava “da ordem dos cantores” (Neemias 12:28). Da mesma forma, a frase “Filho de Deus”, no caso de Cristo, significa “da ordem de Deus” e representa uma reivindicação de divindade inalterada.

Os antigos semíticos e orientais usavam a frase Filho de… para indicar semelhança ou igualdade de natureza e igualdade de ser. Portanto, quando Jesus afirmou ser o Filho de Deus, Seus contemporâneos judeus entenderam plenamente que Ele estava afirmando ser Deus em um sentido não qualificado (João 5:18; 19:7).

A evidência da filiação eterna de Cristo é encontrada no fato de que Deus criou o universo por meio de Seu Filho (Hb 1:2) – implicando que Cristo era o Filho de Deus antes da Criação. Além disso, diz-se explicitamente que Cristo, como o Filho, existiu “antes de todas as coisas” (Colossenses 1:17; veja especialmente os versículos 13-14). Da mesma forma, Jesus, falando como o Filho de Deus (João 8:54-56), afirma Sua preexistência eterna antes de Abraão (v. 58).

Objeção 3 : Jesus afirmou que o Pai é maior do que ele (João 14:28), indicando assim que ele é um deus menor. 3

Respondendo à objeção : Jesus em João 14:28 não está falando sobre Sua natureza ou Seu ser essencial (Ele havia dito anteriormente que eu e o Pai somos um a esse respeito – João 10:30), mas está falando de Sua posição humilde em a Encarnação. O Credo Atanásio afirma que Cristo é “igual ao Pai no que diz respeito à sua Divindade e inferior ao Pai no que toca à sua masculinidade”. O Pai estava sentado no trono da mais alta majestade no céu; o brilho de Sua glória não foi eclipsado quando Ele foi cercado por hostes de seres santos perpetuamente adorando-O com louvor ininterrupto. Muito diferente foi com Seu Filho encarnado, desprezado e rejeitado pelos homens, cercado por inimigos implacáveis ​​e prestes a ser pregado na cruz de um criminoso. É a partir desta perspectiva que Jesus poderia dizer que o Pai é “maior” do que ele.

Objeção 4 : Jesus é o primogênito da criação (Cl 1:15), indicando assim que ele é uma criatura. 4

 Respondendo à objeção : A palavra “primogênito” não significa “primeiro criado”. A palavra grega prototokos significa “primeiro na classificação, preeminente, herdeiro”. A palavra carrega a ideia de preeminência e supremacia posicional. Cristo é o “primogênito da criação” no sentido de que Ele é posicionalmente preeminente sobre a criação e é supremo sobre todas as coisas.

Historicamente, a palavra primogênito entre os antigos se referia ao filho da família que ocupava uma posição proeminente, independentemente de esse filho ser ou não literalmente o primeiro filho dos pais. Este filho “primogênito” não seria apenas o preeminente na família, mas também o herdeiro de uma porção dobrada da herança familiar.

Esse significado de “primogênito” é ilustrado na vida de Davi, que era o filho mais novo (último filho) de Jessé. O Salmo 89:27 diz sobre ele: “Eu também o farei Meu primogênito, o mais alto dos reis da terra”. Embora Davi tenha sido o último nascido na família de Jessé, ele é chamado de “primogênito” por causa da posição de destaque em que Deus o colocou.

Para Colossenses 1:15 significar “primeiro criado”, Paulo não teria chamado Cristo de “primogênito” ( prototokos ), mas de “primeiro criado” ( protoktisis ). Este último termo nunca é usado para Cristo no Novo Testamento.

Objeção 5 : Uma vez que Deus é a cabeça de Cristo (1 Coríntios 11:3), Cristo não pode ser Deus no mesmo sentido que o Pai é. 5

Respondendo à objeção : Um exame minucioso de 1 Coríntios 11:3 mostra que não tem nada a ver com a superioridade de uma pessoa sobre outra; ao contrário, tem a ver com padrões de autoridade.  Observe que Paulo neste mesmo versículo diz que o homem é o cabeça da mulher, embora homens e mulheres sejam iguais em sua natureza essencial. Ambos são humanos e ambos foram criados à imagem de Deus (Gn 1:26-28). Além disso, eles são considerados “um” em Cristo (Gálatas 3:28). Esses versículos, tomados com 1 Coríntios 11:3, mostram que a igualdade de ser e a hierarquia social não são mutuamente exclusivas. Embora homens e mulheres sejam iguais em termos de natureza, o homem tem autoridade sobre a mulher.

Da mesma forma, Cristo e o Pai são iguais em seu ser divino, embora Jesus esteja funcionalmente sob a liderança do Pai (1 Coríntios 11:3). Não há contradição em afirmar tanto uma igualdade de ser quanto uma subordinação funcional entre as pessoas na Divindade.

Objeção 6 : Uma vez que Jesus é o “princípio” da criação de Deus (Ap 3:14), é óbvio que ele é uma criatura. 6

Respondendo à objeção: Embora a palavra arche em Apocalipse 3:14 possa significar “princípio”, a palavra é única e também carrega o importante significado ativo de “aquele que começa”, “origem”, “fonte”, “criador” ou “primeira causa”. Estudiosos evangélicos concordam que este é o significado pretendido em Apocalipse 3:14. A palavra inglesa arquiteto é derivada de arche . Podemos dizer que Jesus é o arquiteto de toda a criação (João 1:3; Colossenses 1:16; Hebreus 1:2).

É digno de nota que as únicas outras ocasiões em que arche é usado no livro do Apocalipse referem-se a Deus como “o princípio e o fim” (Ap 1:8; 21:6; 22:13). Certamente o uso de arche com Deus Todo-Poderoso não significa que Ele teve um começo criado. Em vez disso, esses versículos comunicam que Deus é tanto o principiante quanto a consumação da criação. Ele é a primeira causa da criação; Ele é seu objetivo final . A palavra arche é usada para Jesus no mesmo sentido em Apocalipse 3:14.

Objeção 7 : Uma vez que Jesus foi “criado” para participar da criação (Provérbios 8:22-23), ele deve ser um ser criado. 7

Respondendo à objeção : Provérbios 8:22-23 não se refere a Jesus. Observe que os primeiros nove capítulos de Provérbios tratam da sabedoria personificada. Uma personificação é uma figura retórica de linguagem na qual objetos inanimados ou abstrações são dotados de qualidades humanas ou são representados como possuidores de forma humana. Em Provérbios 1-9, a sabedoria é figurativamente dotada de qualidades humanas. Com esse pano de fundo em mente, é fundamental reconhecer que não há indicação de que Provérbios 8 deva ser interpretado de forma diferente dos capítulos 1 a 7 e 9.

Sendo assim, se considerarmos Provérbios 8:22 falando literalmente sobre Cristo, também devemos assumir que Cristo é uma mulher chorando nas ruas (1:20-21) que vive com alguém chamado “Prudência” (8:12). ). Provérbios 1-9 não faz sentido se alguém tentar ler Cristo no texto. Provérbios 8:22-23 está simplesmente falando metaforicamente da sabedoria eterna de Deus e como ela foi “gerada” (v. 24) para participar da criação do universo.

Objeção 8 : Jesus ensinou que somente o Pai deve ser adorado (João 4:23). Cristo deve receber apenas “obediência”. 8

Respondendo à Objeção : Ao afirmar que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade (João 4:23), Jesus não estava dizendo que Ele mesmo não deveria ser adorado também. Um princípio fundamental de interpretar a Bíblia corretamente é que a Escritura interpreta a Escritura. Cada versículo deve ser interpretado contra o mais amplo

pano de fundo do que toda a Escritura ensina sobre um determinado assunto. .
É digno de nota que a mesma palavra grega usada para adorar o Pai ( proskuneo) é usada para adorar a Cristo em todo o Novo Testamento. Jesus foi adorado por Tomé (João 20:28), anjos (Heb. 1:6), sábios (Mateus 2:11), um leproso (Mateus 8:2), um governante (Mateus 9:18), um cego (João 9:38), uma mulher anônima (Mateus 15:25), Maria Madalena (Mateus 28:9) e os discípulos (Mateus 28:17). No Livro do Apocalipse, a adoração que o Pai recebe Livro do Apocalipse, a adoração que o Pai recebe (4:10) é idêntica àquela que Jesus recebe (5:11-14).

Observe que Jesus nunca corrigiu Seus seguidores quando eles O adoravam. Ele considerou tal adoração apropriada. O fato de Jesus ter aceitado adoração diz muito sobre Sua verdadeira identidade, pois é o testemunho consistente das Escrituras de que somente Deus pode ser adorado (Êxodo 34:14).

Objeção 9 : A Tradução do Novo Mundo verte João 1:1, “O Verbo era um deus”. “Porque não há artigo definido ‘o’ (ho) significa que Cristo é apenas um deus, não o Deus”. 9

Respondendo à objeção : Traduzir a palavra grega para Deus ( theos ) como um deus simplesmente porque falta um artigo definido demonstra um profundo viés teológico por parte das Testemunhas de Jeová. O professor Daniel Wallace, cujo livro Greek Grammar Beyond the Basics é usado como livro-texto em seminários em todo o país, comenta como a Tradução do Novo Mundo seria absurda se as Testemunhas de Jeová traduzissem consistentemente substantivos sem artigos definidos como tendo um artigo indefinido:

É interessante que a Tradução do Novo Mundo traduz theos como “um deus” com base na simplicidade de que falta o artigo. Esta é certamente uma base insuficiente. [Seguir consistentemente este princípio] significaria que arche deveria ser um “começo” (1:1, 2), zoa deveria ser “uma vida” (1:4), para theou deveria ser “de um deus” (1:6 ), Ioannes deveria ser “um João” (1:6), theon deveria ser “um deus” (1:18), etc. No entanto, nenhum desses outros substantivos anartros [sem artigo definido] é traduzido com um artigo indefinido. Só podemos suspeitar de um forte viés teológico em tal tradução. 10

Com base em sua aclamada experiência em grego, Wallace conclui que João 1:1 indica que “embora a pessoa de Cristo não seja a pessoa do Pai, sua essência é idêntica”. De fato, “o Verbo tinha todos os atributos e qualidades que ‘o Deus’ (de 1:1b) [isto é, o Pai] tinha. Em outras palavras, ele compartilhava a essência do Pai, embora diferissem pessoalmente”. Wallace sugere que a “construção que o evangelista escolheu para expressar essa ideia foi a maneira mais concisa pela qual ele poderia ter afirmado que a Palavra era Deus e ainda era distinta do Pai.11

Uma Apresentação Positiva da Divindade de Cristo

Depois de responder às objeções que as Testemunhas de Jeová levantam contra a divindade de Cristo, gosto de apresentar um forte argumento positivo a favor da divindade de Cristo. Em outras palavras, eu mudo de um modo defensivo (respondendo a objeções) para um modo ofensivo (apresentando um caso positivo). O espaço proíbe um tratamento detalhado, mas o resumo a seguir representa os tipos de argumentos que podem ser eficazes.

  1. A Escritura prova que Jesus é o Senhor:
  • Em Apocalipse 1:7, Jesus é visto como o Senhor trespassado, descrito em Zacarias 12:10.
  • A referência profética ao Senhor (“Yahweh”) e Deus (“Elohim”) em Isaías 40:3 é vista como cumprida na pessoa de Jesus Cristo (veja Marcos 1:2-4).
  • “Invocar o Senhor” em Joel 2:32 é visto como idêntico e paralelo a invocar Jesus em Romanos 10:13.
  • A glória de Javé em Isaías 6:1-5 é considerada a glória de Jesus em João 12:41.
  • A voz de Javé “como o barulho de muitas águas” (Ezequiel 43:2) é idêntica à voz de Jesus “como o som de muitas águas” (Ap 1:15).
  • Enquanto Javé no Antigo Testamento é retratado como o único Criador (Isaías 44:24), Jesus no Novo Testamento é retratado como o agente da criação (Colossenses 1:16; João 1:3).
  • Enquanto Javé no Antigo Testamento é retratado como o único Salvador (Isaías 43:11), Jesus é retratado como nosso grande Deus e Salvador em Tito 2:13-14.
  1. Jesus tem todos os atributos da divindade:
  • Autoexistência . Como o Criador de todas as coisas (João 1:3), o próprio Cristo deve ser incriado. Porque Ele é antes de todas as coisas (Colossenses 1:17), ele não depende de ninguém ou de nada fora de Si mesmo para Sua própria existência.
  • Imutabilidade . Cristo, como Deus, é imutável em Sua natureza divina (Hb 1:10-12; 13:8).
  • Onipresença . Cristo prometeu a Seus discípulos que “onde dois ou três se reunirem em meu nome, aí estou eu com eles” (Mateus 18:20). A única maneira que Ele poderia estar presente com
  • todos eles é se Ele é verdadeiramente onipresente (28:20).
  • Onisciência . Os discípulos de Jesus reconheceram: “Agora vemos que sabes todas as coisas” (João 16:30). Jesus sabia exatamente onde os peixes estavam na água (Lucas 5:4, 6) e quais peixes continham a moeda (Mateus 17:27). Ele conhece o Pai como o Pai O conhece (Mateus 11:27; João 7:29; 8:55; 10:15; 17:25).
  • Onipotência . Cristo criou todo o universo (Col. 1:16) e o sustenta por seu poder (Col. 1:17). Durante Seu ministério terreno, Cristo exerceu poder sobre a natureza (Lucas 8:25), sobre doenças físicas (Marcos 1:29-31), sobre espíritos demoníacos (Marcos 1:32-34) e sobre a morte (João 11:1- 44).
  1. Jesus tem os nomes da divindade :
  • Elohim (termo hebraico do Antigo Testamento para “Deus”). Elohim , um nome comum para Deus no Antigo Testamento (usado cerca de 2.570 vezes), significa literalmente “o forte”, e sua terminação plural ( im em hebraico) indica plenitude de poder. Jesus é claramente visto como Elohim em Isaías 9:6 e 40:3.
  • Yahweh (termo hebraico do Antigo Testamento para “Senhor”). Jesus informou a alguns judeus: “Em verdade vos digo: antes de Abraão nascer, EU SOU” (João 8:58). Os judeus imediatamente pegaram pedras com a intenção de matar Jesus, pois entenderam que Ele estava se identificando como Javé – o “EU SOU” de Êxodo 3:14. Isaías 40:3 é uma clara alusão a Jesus ser o Senhor.
  • Theos (termo grego do Novo Testamento para “Deus”). A palavra do Novo Testamento para Deus, Theos , é o paralelo correspondente ao Antigo Testamento Elohim . Jesus é reconhecido como theos pelo duvidoso Tomé (João 20:28), um carcereiro (Atos 16:31-34), o apóstolo Paulo (Tito 2:13), Pedro (1 Pedro 1:1) e outros.
  • Kurios (termo grego do Novo Testamento para “Senhor”). O equivalente de Yahweh no Novo Testamento é Kurios . O apóstolo Paulo nos aponta para a estreita relação entre Javé e Kurios em Filipenses 2. Ele nos diz que Cristo recebeu um nome acima de todo nome, “para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus e na terra e debaixo do terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor [ Kurios ]” (vv. 9-1 1). Paulo, um estudioso do Antigo Testamento por excelência, está aludindo a Isaías 45:22-24: “Eu sou Deus, e não há outro. . . . Diante de mim todo joelho se dobrará; mim toda língua jurará.” Baseando-se em seu vasto conhecimento do Antigo Testamento, Paulo destacou que Jesus éJavé , o Senhor de toda a humanidade.
  1. Jesus fez coisas que só Deus pode fazer : Os milagres de Jesus fornecem mais evidências de Sua identidade divina. Os milagres de Jesus são dez vezes chamados de “sinais” no Novo Testamento, pois os sinais sempre significam algo – neste caso, que Jesus é o Messias divino . Alguns dos milagres mais notáveis ​​de Jesus incluem transformar água em vinho (João 2:7,8); andando sobre o mar (Mt 14:25); acalmar um mar tempestuoso (Marcos 4:39); alimentando 5.000 homens e suas famílias (Lucas 9:16); ressuscitar Lázaro dentre os mortos (João 11:43,44); e fazendo com que os discípulos pescassem uma grande quantidade de peixes (Lucas 5:5,6). Jesus também indicou Sua divindade perdoando os pecados dos pecadores, uma prerrogativa que pertence somente a Deus (Marcos 2:5; Isaías 43:25).

Respondendo às objeções das TJ à Trindade

Tendo respondido às objeções das Testemunhas de Jeová à divindade de Cristo e feito uma apresentação positiva da doutrina, pode-se prosseguir para responder às objeções das Testemunhas de Jeová contra a doutrina da Trindade:

Objeção 1 : A palavra “Trindade” não está na Bíblia.

Respondendo à objeção : Embora a palavra Trindade não esteja na Bíblia, o conceito é claramente derivado das Escrituras (veja “Apresentação Positiva da Trindade” abaixo). O mesmo é verdade para muitos outros termos teológicos, incluindo Bíblia e teocracia. Pode-se também apontar para as Testemunhas de Jeová que a palavra Jeová não aparece como tal em nenhum manuscrito hebraico ou grego legítimo da Bíblia. A palavra foi originalmente formada por escribas judeus supersticiosos que juntaram a consoante YHWH (que é uma palavra bíblica) com as vogais de Adonai. O resultado foi Yahowah, ou Jeová. A questão é que se você rejeita a doutrina da Trindade porque a palavra não aparece na Bíblia, então por essa mesma lógica a doutrina de Jeová deve ser considerada falsa já que esse termo não aparece na Bíblia.

Objeção 2 : A doutrina da Trindade é derivada do paganismo.

Respondendo à objeção : Os babilônios e assírios acreditavam em tríades de deuses que encabeçavam um panteão de muitos outros deuses. Essas tríades constituíam três deuses separados (politeísmo), o que é totalmente diferente da doutrina da Trindade, que sustenta que há apenas um Deus (monoteísmo) com três pessoas dentro de uma divindade.

É interessante notar que os pagãos ensinavam o conceito de um grande dilúvio que matou grande parte da humanidade. Os pagãos também ensinaram a ideia de uma figura semelhante a um messias chamada Tammuz que ressuscitou. Portanto, se as Testemunhas de Jeová fossem consistentes, elas teriam que rejeitar o dilúvio, o Messias e sua ressurreição como doutrinas pagãs. A questão é que simplesmente porque os pagãos falaram de um conceito remotamente semelhante a algo encontrado nas Escrituras não significa que o conceito foi roubado dos pagãos.

Objeção 3 : Deus não é um Deus de confusão (1 Coríntios 14:33), e, portanto, a confusa doutrina da Trindade não pode ser verdadeira. 12

Respondendo à objeção : Primeira Coríntios 14:33 não está falando sobre doutrinas confusas, mas práticas confusas . Paulo está lidando com o exercício adequado dos dons espirituais. Seu ponto é que, porque Deus não é um Deus de confusão, os coríntios deveriam fazer todos os esforços para acabar com a confusão em seus cultos na igreja resultante de muitas pessoas falando em línguas resultantes de muitas pessoas falando em línguas e dando profecias ao mesmo tempo. (ver vv.27-30). Contextualmente, o versículo não tem nada a ver com a Trindade.

Apresentação Positiva da Trindade
Depois de responder às objeções de TJ à doutrina da Trindade, é importante fazer uma apresentação positiva da doutrina. A doutrina da Trindade é baseada em três linhas de evidência: (1) evidência de que existe apenas um Deus verdadeiro; (2) evidência de que existem três pessoas que são Deus; e (3) evidências que indicam três em unidade dentro da Divindade.

  1. Existe Um Deus . O fato de haver apenas um Deus verdadeiro é o testemunho consistente das Escrituras de Gênesis a Apocalipse. Deus afirmou positivamente através do profeta Isaías: “Eu sou o primeiro e eu sou o último; fora de mim não há Deus” (Isaías 44:6). Deus também disse: “Eu sou Deus, e não há outro; Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim” (46:9; veja também João 5:44; 17:3; Romanos 3:29-30; 16:27; 1 Coríntios 8:4; Gálatas 3: 20; Efésios 4:6; 1 Timóteo 2:5; e Tiago 2:19).
  2. Há três pessoas que são chamadas de Deus :
  • O Pai é Deus : Pedro refere-se aos santos que foram escolhidos de acordo com a presciência de Deus Pai (1 Pedro 1:2).
  • Jesus é Deus : O Pai disse sobre o Filho: ‘O teu trono, ó Deus, durará para todo o sempre…” (Hebreus 1:8; veja também Isaías 9:6; Mateus 1:23; Tito 2: 13; Fp 2:6).
  • O Espírito Santo é Deus : Em Atos 5:3-4, lemos que mentir para o Espírito Santo é equivalente a mentir para Deus (veja também 1 Coríntios 6:11; Salmos 139:7-10).

Além disso, cada uma das três pessoas em diferentes ocasiões é vista como possuindo os atributos da divindade:

  • Onipresente : Pai (Mateus 19:26), Filho (Mateus 28:18) e Espírito Santo (Salmos 139:7).
  • Onisciente : Pai (Romanos 11:33), Filho (Mateus 9:4) e Espírito Santo (1 Coríntios 2:10).
  • Onipotente: Pai (1 Pedro 1:5), Filho (Mateus 28:18) e Espírito Santo (Romanos 15:19).
  • Santo: Pai (Ap 15:4), Filho (Atos 3:14) e Espírito Santo (João 16:7-14).
  • Eterno: Pai (Salmos 90:2), Filho (Miqueias 5:2; João 1:2; Apoc. 1:8,17) e Espírito Santo (Hebreus 9:14).
  1. Há Três-em-Unidade na Divindade . Mateus 28:19 diz: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (grifo do autor) A palavra nome é singular no grego, indicando um Deus, mas três pessoas distintas dentro da Divindade são indicadas pelos três artigos definidos: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (veja também 2 Coríntios 13:14).

Você provavelmente encontrará mais objeções das Testemunhas de Jeová sobre essas doutrinas. Da mesma forma, vários outros versículos da Bíblia podem ser citados para “provar” que a Trindade é uma doutrina falsa. Meu livro, Raciocinando com base nas Escrituras com as Testemunhas de Jeová , pode ajudá-lo com isso, além de fornecer informações abundantes sobre a personalidade e divindade do Espírito Santo, o que deve equipá-lo ainda mais para argumentar a favor da Trindade com uma Testemunha de Jeová.

Ron Rhodes (Th.D., Dallas Theological Seminary) é o presidente do Reasoning from the Scriptures Ministries. Ele é o autor de vários livros, incluindo Raciocínio das Escrituras com as Testemunhas de Jeová (Harvest House).

NOTAS

1 Raciocínios à Base das Escrituras (Brooklyn: Watchtower, 1989), 218.

2 Aid to Bible Understanding (Brooklyn: Watchtower, 1971), 918.

3 Que Deus Seja Verdadeiro (Brooklyn: Watchtower, 1946), 110.

4 Raciocínios à Base das Escrituras, 408.

5 Você deve acreditar na Trindade? (Brooklyn: Sentinela, 1989), 20.

6 Raciocínios à Base das Escrituras, 409.

7 O Maior Homem Que Já Viveu (Brooklyn, Watchtower, 1991), 11.

8 A Sentinela (15 de fevereiro de 1983), 18.

9 Sentinela (7 de dezembro de 1995), 4.

10 Daniel Wallace, Greek Grammar Beyond the Basics (Grand Rapids: Zondervan, 1996), 267, encarte explicativo adicionado entre colchetes.

11 Wallace, Gramática Grega, 269.

12 Você Deve Acreditar na Trindade?, 4.

4 thoughts on “Defendendo a Divindade de Cristo e a Trindade Contra as Testemunhas de Jeová”

  1. ótimo Texto Emerson! Salve maria!
    Poderia escrever algo refutando esse texto? defendendoafecrista pecado-original-verdade-ou-heresia/
    (tirei o formato de link pra não dar erro)
    Ele fala contra o pecado original e blasfema contra Virgem Maria (não sei se meu texto anterior foi)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.