Como você sabe que a Bíblia não é propaganda?

Hoje começamos uma série chamada “Como você sabe?” John Burke compartilhou ideias em resposta à pergunta: “Como você sabe que a Bíblia não é propaganda?” Aqui está um pouco do que ele compartilhou:

“Pessoas inteligentes atacam veementemente a Bíblia; e pessoas incrivelmente inteligentes que já foram ateus ou agnósticos se convenceram de que é de origem divina. Nossa sociedade está cheia de referências à Bíblia, mas a autoridade da Bíblia foi destronada para sempre? Ou, de fato, a razão pela qual é o livro da história mais traduzido, lido e citado é porque há algo de divino nele? Como você sabe?

Deus afirma ter se revelado por meio das Escrituras.

ASSISTA A UMA AULA GRÁTIS DO CURSO DE INTERPRETAÇÃO BÍBLICA

Em Gênesis 12, 4.000 anos atrás,: O SENHOR disse a Abrão: ‘Saia da sua terra, do seu povo e da casa de seu pai para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação e o abençoarei… e todos os povos da terra serão abençoados por meio de você.’

Nenhuma outra escritura sagrada fala para todas as pessoas de todas as culturas, mas este Deus diz que está criando esta nação, a nação judaica de 2 pessoas, com o propósito expresso de abençoar toda a terra. Como? De duas maneiras: esta nação preservaria Suas palavras – e Ele deu instruções explícitas para uma classe de pessoas (os escribas) que não fizeram nada além disso, e por meio desta nação Deus viria na forma de um homem para Se revelar e restaurar tudo. humanos dispostos a um relacionamento correto com seu Criador.

1. A Bíblia foi incrivelmente bem preservada. 

  • Não possuímos a cópia original autografada de nenhuma obra antiga, mas quanto mais cópias tivermos, a ciência da crítica textual poderá determinar sua exatidão. Possuímos 24.000 cópias do Novo Testamento – mais do que qualquer outra obra histórica (a segunda mais próxima é a Ilíada com 643 cópias).
  • Bruce Metzger, estudioso do Novo Testamento, diz que das 20.000 linhas do NT, 40 estão em dúvida. 40 de 20.000 sentenças. Isso significa que 99,5% do Novo Testamento que você lê, os críticos textuais estão confiantes de que os autores originais escreveram.
  • E quanto ao Antigo Testamento? Antes de 1947, a mais antiga cópia sobrevivente do AT hebraico (Texto Massorético) havia sido copiada em 916 dC, mas em 1948, nos Manuscritos do Mar Morto, encontramos partes de 38 dos 39 livros do Antigo Testamento datados de 300 aC a 150 aC (portanto, todas as profecias messiânicas são anteriores a Jesus).
  • Portanto, a grande questão, quanto erro de cópia ocorreu em mais de 1000 anos? O professor de Notre Dame, Eugene Ulrich, que fez uma série de Oxford sobre os Manuscritos do Mar Morto, disse: ‘Os pergaminhos mostraram que nossa Bíblia tradicional foi preservada com precisão incrível por mais de 2.000 anos.
  • A nação de Israel não jogou o jogo do telefone. Todas as leis e classes de escribas e advogados foram criadas com o propósito de preservar o que eles acreditavam ser a palavra de Deus, revelada por meio dos profetas.

2. Deus tem predito o que está fazendo na história real e verificável.

Um estudo das 10 principais previsões psíquicas durante um período de 3 anos descobriu que 98% de suas previsões estavam totalmente incorretas! Os humanos simplesmente não são muito bons em prever como a história se desenrolará. Mas Deus é!

Só Deus vive desenfreado pelo tempo. Somente Deus pode proclamar o que está por vir e incorporar notavelmente nossa escolha em seu plano eterno. Deus disse a Moisés 3.500 anos atrás, aqui está como você saberá: ‘O SENHOR disse a [Moisés]…. Suscitarei para eles um profeta como você dentre seus irmãos; Porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar… Vocês podem dizer a si mesmos: “Como podemos saber se uma mensagem não foi proferida pelo Senhor?” Se o que um profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer ou se cumprir, essa é uma mensagem que o Senhor não falou’. – Deuteronômio 18:17-22 (1500 AC)

Os 66 livros da Bíblia (ou 73 na Bíblia católica), escritos ao longo de um período de 1.500 anos por mais de 40 profetas, contêm mais de 1.800 previsões individuais sobre mais de 700 assuntos separados.

De 1000 a 400 aC, Deus enviou profetas falando especificamente sobre esse Messias que abençoaria todas as nações. Cópias de todos esses livros foram encontradas nos Manuscritos do Mar Morto, anteriores a Jesus. Aqui estão algumas das profecias:

  • O Messias será o Filho de Deus e todas as nações serão sua herança. (Salmo 2:7-8, 1000 AC)
  • Todos os seus ossos ficarão desconjuntados quando os vilões furarem suas mãos e pés e dividirem suas roupas (Salmo 22:14-18, 1000 AC)
  • Ele nascerá uma criança, viverá perto da Galiléia, será chamado Deus Todo-Poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9:1-7, 780 AC)
  • Ele não apenas restaurará Israel, mas trará salvação a todas as nações (Isaías 49:5-6, 780 AC)
  • Ele ficará tão desfigurado que ninguém o reconhecerá (Isaías 52:14, 780 AC)
  • Ele trará Boas Novas aos pobres, dará visão aos cegos, libertará os oprimidos (Isaías 61:1-2, 780 AC)
  • Ele sofrerá e morrerá para pagar pelos nossos pecados, será sepultado, mas ressuscitará para ver a luz da vida e trazer muitos filhos a Deus (Isaías 53, 780 AC)
  • Aquele que existiu desde a eternidade nascerá em Belém (Miquéias 5:2, 750 AC)
  • Um mensageiro virá antes dele (João Batista), então o Senhor virá ao Seu templo em Jerusalém (Malaquias 3:1, 470 AC)

Estas são apenas 9 das 61 profecias que predizem a vinda de Jesus. Sem a intervenção milagrosa de Deus, de que outra forma você poderia conseguir 40 escritores para pré-escrever a história exata antes que ela aconteça?

Jesus é mencionado em livros de história não incluídos na Bíblia. De fato, de fontes extrabíblicas não cristãs, podemos concluir:

  • Um homem chamado Jesus, da cidade de Nazaré, na Galiléia, viveu durante o reinado de Tibério César.
  • Jesus foi contemporâneo de João Batista, um profeta que atraiu muitos seguidores entre os judeus e foi decapitado por Herodes.
  • Jesus tinha um irmão chamado Tiago, que se tornou um líder entre os cristãos e foi martirizado por sua fé em Jesus como Senhor, Deus e Messias.
  • Jesus foi reconhecido como um professor sábio que previu com precisão eventos futuros, viveu uma vida virtuosa, desafiou o ensino dos respeitados líderes religiosos judeus e atraiu muitos seguidores entre os judeus, bem como entre os gentios.
  • Jesus realizou milagres (Talmud judaico).
  • Jesus foi crucificado sob Pôncio Pilatos em Jerusalém.
  • Sua crucificação foi ofuscada por uma grande escuridão da sexta à nona hora.
  • Após Sua morte, Seus discípulos continuaram a proclamá-Lo como o Messias, adorando-O como Deus e afirmando que Ele havia aparecido a eles como ressuscitado dos mortos.
  • O impacto da vida de Jesus sobre Seus discípulos foi tão grande que, de 16 a 80 anos após Sua morte, um grande número de Seus seguidores estava disposto a morrer por sua convicção de que Jesus viveu, morreu e ressuscitou por eles.

Isso não é mitologia. Isso não é religião. Isso é história – a história de Deus predita.

A questão permanece: o que vamos fazer com as Escrituras?

Aos líderes religiosos que o mataram, Jesus disse: ‘Vocês estudam diligentemente as Escrituras porque pensam que por meio delas vocês possuem a vida eterna. Estas são as Escrituras que testificam de mim, mas vocês se recusam a vir a mim para ter vida… Eu sei que vocês não têm o amor de Deus em seus corações. Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitam… Como vocês podem acreditar se aceitam elogios uns dos outros, mas não fazem nenhum esforço para obter o louvor que vem do único Deus?’

Jesus diz que o verdadeiro problema é que ficamos tão envolvidos em buscar o louvor de outras pessoas que nos distraímos de agradar a Deus.

A Bíblia é a Palavra de Deus, a História de Deus, a carta de amor de Deus. Você busca a Deus através das Escrituras?

Se você não tem certeza se acredita, leia Lucas ou o relato de uma testemunha ocular de João e pergunte a Deus ‘Se este é realmente você, ajude-me a ter olhos para ver.’ Se você o procura honestamente, observe como ele o encontra.

Se você afirma acreditar, mas não faz nenhum esforço real para buscar a Deus regularmente em sua Palavra, siga um plano de leitura, entre em um pequeno grupo e/ou peça a outras pessoas que o responsabilizem por isso.

Se você quiser assistir ou ouvir a mensagem inteira, acesse www.gatewaychurch.com/podcast .
Fonte: https://www.ericbryant.org/2012/05/20/how-do-you-know-the-bible-isnt-propaganda/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.