Os evangelhos foram escritos antes e não depois de 70

Datação dos evangelhos

O Super Combo Teológico 5×1 é o nosso curso mais completo em teologia, com formação avançada. O treinamento que já ajudou milhares de pessoas a desenvolver a prática teológica e tornar-se uma referência na educação cristã, seja pela qualidade do seu ensino, seja pelo alcance do seu ministério.

Quando foram escritos os evangelhos, a maioria dos estudiosos diz que o Evangelho de Marcos data entre 66 e 70 d.C., Mateus e Lucas por volta de 85 a 90 d.C., e João de 90 a 100 d.C. Céticos como Bart Ehrman implicam que são muito tardios para serem confiáveis, pois uma lacuna de décadas deixa espaço para mitos e lendas se infiltrarem. No entanto, de onde exatamente os críticos tiram essas datas mais tardias? Ao adentrar na literatura, descobre-se que muitos estudiosos bíblicos datam Mateus, Marcos e Lucas após 70 d.C.

Por uma razão principal: as profecias de Jesus sobre a destruição de Jerusalém e seu templo. A teoria acadêmica é que Jesus nunca disse essas coisas; elas foram postas em sua boca para fazê-lo parecer um profeta incrível. Sim, estou falando sério. Quase todo o esquema de datação tardia se baseia principalmente na premissa anti-supernaturalista e circular de que Jesus nunca poderia ter profetizado a devastação iminente de Jerusalém com tanto detalhe.

Há um crescente coro de estudiosos que desafiam essas suposições, e nem todos são cristãos fervorosos. Até mesmo alguns estudiosos ateus, como Maurice Casey ou James Crossley, têm questionado a datação tardia. Mas por que isso? Para começar, se você conhece um pouco da história de Israel, sabe que a queda de Jerusalém já havia acontecido antes, em 586 a.C. Detalhes como a queima do templo e a tomada das muralhas, alguns argumentam, só poderiam ser descritos após 70 d.C., mas já haviam ocorrido antes.

Os profetas de Deus eram frequentemente os anunciadores da maldição da Lei por desobedecerem aos mandamentos de Deus. Jeremias disse que Jerusalém seria destruída por causa de seu pecado e Jesus seguiu o mesmo caminho. Como o estudioso do Novo Testamento C.H. Dodd apontou, “até onde algum evento histórico coloriu a imagem, não é a captura de Jerusalém por Tito em 70 d.C., mas a captura por Nabucodonosor em 586 a.C.”

A datação precoce dos Evangelhos também é consistente com o testemunho da tradição cristã primitiva. Desde os primeiros séculos, os cristãos reconheceram Mateus, Marcos, Lucas e João como os autores dos Evangelhos que levam seus nomes. Essa tradição, combinada com a evidência interna dos próprios textos, sugere que os Evangelhos foram escritos por indivíduos que estavam intimamente familiarizados com os eventos que descreviam, e não por autores anônimos que viveram décadas após os eventos.

Em resumo, há boas razões para acreditar que os Evangelhos foram escritos cedo, dentro de algumas décadas após os eventos que descrevem. A datação precoce desses textos é consistente com a evidência interna, a tradição cristã primitiva e tem implicações significativas para nossa compreensão da história e teologia cristãs.

Se aceitarmos que esses textos foram escritos dentro de uma geração dos eventos que descrevem, isso sugere que a mensagem de Jesus foi preservada e transmitida com precisão desde o início do movimento cristão. Isso fortalece a confiança na confiabilidade dos Evangelhos como fontes para entender a vida, os ensinamentos e a significância de Jesus de Nazaré.

Embora a questão da datação dos Evangelhos continue sendo objeto de debate entre estudiosos, as evidências disponíveis sustentam fortemente a ideia de que esses textos foram compostos em um período relativamente próximo aos eventos que narram.

Sigam Empreender Digital Saúde Total Emagrecer Com Saúde