Cientista usa ressurreição para levar curiosos a Cristo

James Tour

Inscreva-se no blog

 | FONTE: IMPRENSA BATISTA

O professor e cientista da Rice University, James Tour, faz ligações regulares pelo Zoom com estranhos para compartilhar o evangelho com eles. (Imagem de captura de tela / BP)

 

HOUSTON (BP) — Em um escritório despretensioso no campus da Rice University, muitas vezes você pode encontrar o professor James Tour em uma ligação do Zoom.

Ele está conversando com outros cientistas ao redor do mundo sobre sua pesquisa inovadora em nanotecnologia? Talvez.

Mas na maioria das vezes ele está conversando com um estranho sobre a ressurreição de Cristo.

Sempre que tem oportunidade – em seu site, em uma palestra ou no final de um de seus muitos vídeos no YouTube – Tour convida qualquer pessoa que não acredite na ressurreição para conversar com ele sobre isso. Os buscadores se conectam com ele de todos os lugares.

A única condição para receber uma hora de conversa individual com um dos principais cientistas do mundo? Você deve estar curioso sobre a ressurreição.

“Você precisa de um local tranquilo, uma conexão Wi-Fi e uma câmera ligada”, diz ele. “Quando eles concordam com isso, eu me encontro com eles.”

Tour, que se autodenomina judeu messiânico, ensina química, ciência da computação e nanoengenharia na Rice. Ele recebeu muitos elogios, como ser nomeado “Cientista do Ano” pela R&D Magazine em 2013 e ser introduzido na Royal Society of Chemistry em 2020, apenas para citar dois.

Ele detém mais de 200 patentes. Mas ele é muito mais rápido ao mencionar outro número: as 107 pessoas que receberam a Cristo no ano passado, depois de passarem uma hora com ele.

Tour tem um “desejo ardente de ver as pessoas salvas”, disse ele. “Enquanto Rachel gritava: ‘Dê-me filhos ou eu morro’. Senhor, dá-me filhos, ou eu morro”, disse ele, citando Gênesis capítulo 30.


Inscreva-se em nossa edição semanal e receba todas as nossas manchetes em sua caixa de entrada às quintas-feiras


Nem todas as conversas sobre ressurreição de Tour estão no Zoom. Muitos estão em sua casa aos domingos.

Por 25 anos, ele deu aulas na Escola Dominical na Igreja Batista da West University, perto do campus Rice. Ele e sua esposa convidam a turma – que pode ter mais de 80 pessoas – para almoçar em sua casa depois da igreja. Muitos buscadores aceitam o convite, onde ouvem Tour compartilhar o evangelho por meio da ressurreição.

Ressurreição e senhorio vêm em primeiro lugar

O tour geralmente começa usando a ilustração de uma ponte – o homem de um lado, Deus do outro, um abismo de pecado no meio.

“Mas eu sempre canalizo isso direto para a ressurreição de Jesus Cristo”, disse ele. “O último versículo que compartilho é Romanos 10:9. ‘Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor, e crer em seu coração que ele ressuscitou dos mortos, você será salvo.’ É exatamente para onde as Escrituras nos levam. Não é a receita de Jim Tour. É exatamente para onde as Escrituras nos levam.”

A ressurreição constitui a base para outras doutrinas cruciais da fé cristã, acredita ele.

“Não precisamos convencê-los da Trindade”, disse ele. “Não precisamos convencê-los do nascimento virginal. Não precisamos convencê-los da história da Arca de Noé. Nada disso. Isso nunca está em jogo para mim.

“São essas duas coisas: o senhorio de Jesus e a ressurreição de Jesus Cristo. E eu vou logo após a ressurreição, porque uma vez estabelecida a ressurreição, o senhorio fica claro.”

Apresentando evidências convincentes

Ele expõe todas as evidências da morte literal e da ressurreição corporal de Jesus. Os soldados romanos eram hábeis na prática da crucificação. Portanto, não havia como Jesus ainda estar vivo quando foi colocado no túmulo.

Tomé foi capaz de sentir e ver as feridas nas mãos e no lado de Jesus. Jesus apareceu para mais de 500 pessoas após a ressurreição e até comeu com elas. Os historiadores seculares da época afirmam que os seguidores de Cristo estavam dispostos a morrer em vez de negar a ressurreição.

“Eu morreria por aquilo em que acredito”, disse Tour. “Mas estes homens e estas mulheres não estavam morrendo por aquilo que acreditavam ser verdade. Eles estavam morrendo pelo que sabiam ser verdade. Porque eles viram com seus próprios olhos. Eles viram Jesus ressuscitado dos mortos. E ninguém morre pelo que sabe ser mentira.”

A turnê passa por essa narrativa com pessoas diferentes a cada semana. A maioria deles é altamente qualificada, disse ele. A conversa dura de 30 a 40 minutos.

“Vejo pessoas deixarem de acreditar na ressurreição física de Jesus Cristo e passarem a acreditar na ressurreição física de Jesus Cristo com base nesta conversa de 30 minutos”, disse ele.

“Acho que a razão pela qual eles passaram a acreditar, a abraçar a ressurreição é a verdade, é porque a verdade da ressurreição já estava escrita em seus corações. Já está lá. Estou apenas levando-os a um ponto de confessar o que já está lá.”

Tour então conduz a pessoa em uma oração inspirada em Romanos 10:9.

“Depois que eles fizeram essa oração, é como se uma semente ficasse aqui em seu coração. Essa semente se abre”, disse ele. “Agora, quando você faz essa oração, algo vai começar a crescer.”

‘Senhor, eu creio. Ajude minha incredulidade’

Tour garante a cada novo convertido que sua fé não precisa ser muito grande.

“Não tenho cem por cento de certeza de nada nesta vida”, diz ele. “Não acredito cem por cento em nada. Pelo que sei, estamos vivendo em uma matriz.”

Ele então conta a história de Marcos 9 sobre o homem que pede a Jesus para curar seu filho. Cure meu filho “se você puder”, pergunta o homem.

“E Jesus lhe disse: ‘Se tu podes? Todas as coisas são possíveis para quem crê.’

“E o homem diz algo muito profundo”, disse Tour. O homem diz: “’Senhor, eu creio. Ajude minha incredulidade’

“Jesus não disse: ‘Bem, vá embora. Quando você estiver cem por cento, volte, eu curarei seu filho.’ Jesus imediatamente curou seu filho.

“Não sei qual é a porcentagem de crença que você tem na ressurreição. Talvez sejam apenas 20 por cento. Isso é bom o suficiente. O Senhor vai ajudar a sua incredulidade.”

Tour então atribui lição de casa a cada pessoa que ora para receber a Cristo – 15 minutos de estudo bíblico e meditação todas as manhãs. Ele os faz começar em João 1. Ele lhes diz para estarem preparados para uma mudança em suas vidas e comportamento.

Paulo afirma em 1 Coríntios que a ressurreição é a coisa mais importante, disse Tour. É por isso que ele acredita que deveria ser o marco zero para qualquer conversa sobre o evangelho.

“Esta é a prescrição de Deus para a salvação”, disse ele. “Por que você não usaria?”

 

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui