Compartilhar efetivamente a divindade de Cristo com as Testemunhas de Jeová

Este artigo apareceu pela primeira vez na coluna de Evangelismo Eficaz do volume 20, número 2 (1997) do Christian Research Journal . Para mais informações ou para assinar o Christian Research Journal, acesse: http://www.equip.org

Quantas vezes você se preparou antes do tempo para uma discussão com uma Testemunha de Jeová sobre certos versículos bíblicos chave, apenas para ficar atolado discutindo sobre João 1, 1, João 10,30, e outras passagens nas quais Jesus é chamado de “Deus”. ? “Oh,” a Testemunha responde, “nós acreditamos que Jesus é um deus. Isaías 9, 6 o chama de deus poderoso. Mas ele não é o Deus Todo-Poderoso ”. Então você ouve que os homens às vezes são chamados de“ deuses ”(João 10:34) e Deus fez Moisés para ser um“ deus ”para o Faraó (Êxodo 7, 1). Quando o encontro acaba, você se sente tão frustrado quanto o Buffalo Bills após o Super Bowl.

Para evitar esse problema, devemos aprender a comunicar com convicção a verdade bíblica da divindade de Cristo e da Trindade para a mente treinada na teologia da Torre de Vigia. Existe uma maneira de contornar as “paredes” naturais que a doutrina da Torre de Vigia coloca na mente das Testemunhas de Jeová. Esta é uma das maneiras pelas quais podemos ser instrumentos na obra do Espírito Santo.

Jeová é Deus

Muitas Testemunhas sentem que ninguém fora de seus próprios círculos pensa em alguma coisa sobre Jeová 1 Deus. Eles se surpreendem ao encontrar cristãos que conhecem o nome Jeová e usam o nome em hinos e canções. Você pode concordar com as Testemunhas que Jeová é Deus. Esta declaração abre a porta para a Testemunha sobre a maravilhosa verdade sobre Jesus Cristo.

As testemunhas argumentam que o termo “deus” pode ser usado por homens e anjos, e assim, quando usado por Jesus, ele não prova sua divindade. Eles não podem consistentemente usar essa tática contra a esmagadora evidência de que no Novo Testamento Jesus Cristo é identificado como Jeová Deus! As Testemunhas de Jeová devem logicamente reconhecer que, se Jesus é Jeová, todos os seus argumentos sobre “deuses menores” são irrelevantes. Jeová é o único Deus verdadeiro, e se a Bíblia diz que Jesus é Jeová, o caso está encerrado. Podemos envolver o processo de reflexão das Testemunhas de Jeová para levá-las à compreensão dessa verdade. Uma vez estabelecida a identidade de Jesus como Jeová, as passagens que O chamam de “Deus” tornam-se significativas e compreensíveis para as Testemunhas.


Provando seu caso

Muitas vezes me mudei para este tópico através de uma breve explicação da Trindade. A maioria das Testemunhas não tem um conhecimento preciso da Trindade. (Infelizmente, nem muitos cristãos.) Se me perguntam por que eu acredito na Trindade, eu normalmente respondo,

Eu acredito na Trindade porque a Bíblia ensina a doutrina. Não o faz usando a palavra específica “Trindade”, mas ensinando os três pilares que compõem a doutrina. Primeiro, que existe apenas um Deus verdadeiro, Jeová, Criador de todas as coisas. Certamente você concorda comigo lá. Em seguida, há três pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Eu percebo que você não acredita que o Espírito Santo é uma pessoa, mas você concorda que o Pai e o Filho não são a mesma pessoa, correto? Finalmente, o terceiro pilar, o ponto em que estamos em desacordo direto, é o ensino bíblico da plena igualdade dessas pessoas divinas. Isso incluiria a divindade de Cristo e a personalidade do Espírito Santo.

É importante dar um curto-circuito na tendência natural das Testemunhas de interpretá-lo mal. Nós não estamos afirmando que existem três pessoas que são uma pessoa, nem que existem três seres que são um ser. Estamos diferenciando entre os termos ser e pessoa.

A Bíblia ensina que todas as coisas existem, mas somente Deus, os humanos e os anjos são pessoais. Eu, como ser humano, sou uma pessoa, James White. Meu ser me faz humano, minha personalidade me diferencia de todos os outros seres humanos. Como meu ser é finito e limitado, apenas uma pessoa pode subsistir adequadamente, a saber, eu. Mas como o ser de Deus é infinito e ilimitado, ele pode ser e é compartilhado por três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Uma vez que eu tenha diferenciado entre ser e pessoa , eu então pergunto se posso ilustrar isto a partir das Escrituras. Visto que as Testemunhas de Jeová acreditam que a Trindade é uma falsa doutrina derivada da filosofia grega, elas freqüentemente estão dispostas a abrir a Bíblia, confiantes de que você não será capaz de apoiar sua posição. Eu digo: “Você e eu concordamos que o único Deus verdadeiro é Jeová. Acredito que o termo ‘Jeová’ se refere ao ser muito divino, o Deus eterno, que criou todas as coisas. Você concordaria comigo que o Pai é Jeová, não é verdade? Onde discordamos é isto: creio que a Bíblia diz que Jesus Cristo é Jeová, e o Espírito também é Jeová. Cada uma das três pessoas compartilha o único nome divino, Jeová. Posso lhe mostrar um dos lugares onde a Bíblia nos ensina que Jesus é Jeová?

A maioria das Testemunhas nunca encontrou esse tipo de abordagem. Certifique-se de que seu amigo entendeu seu significado – você pode precisar esclarecer sua posição algumas vezes antes de prosseguir.

Não há um verso com o qual você deve sempre começar. Eu pessoalmente prefiro usar Hebreus 1. De qualquer forma, certifique-se de que você esteja familiarizado não apenas com os versos em si, mas com os contextos adjacentes. Você não quer que sua demonstração cause um curto-circuito por sua própria falta de conhecimento do texto.

Usando a própria tradução das Testemunhas, a Tradução do Novo Mundo (TNM), noto alguns dos versos importantes de passagem, como Hebreus 1,3, que fala de Cristo como a ‘representação exata de sua natureza’2 Eu sigo o contexto através do versículo 8, que começa, “Mas com referência ao Filho …” Eu pergunto: “Agora, quem está sendo discutido ao longo desta passagem?” A resposta é claramente o Filho. A citação que começa no versículo 8 termina no versículo 9, após o que a TNM diz: “E: ‘No princípio, ó Senhor, assentastes os fundamentos da própria Terra, e os céus são as obras de suas mãos. ‘”

Pelo uso de aspas no texto, a TNM indica claramente que estamos lidando aqui com uma citação do Antigo Testamento. Termino de ler o versículo 12, e imediatamente pergunto: “Agora, quem está sendo descrito aqui?” A única resposta possível é “o Filho”. A Testemunha pode dizer algo sobre como Jesus, como a primeira criação de Jeová, foi o único através de quem todo o resto da criação foi feita. Eu permito que a Testemunho diga o que ele ou ela desejar, contanto que concordemos com o fato de que Hebreus 1,10-12 ainda está fazendo referência ao Filho. 3 Então pergunto se meu amigo sabe a passagem que o escritor aos Hebreus está citando. A passagem citada, de acordo com as referências cruzadas encontradas nas edições de referência da TNM, é Salmos 102: 25-27. É muito importante que você chegue ao Salmo 102 rapidamente para fornecer o contexto apropriado.

Peça à Testemunha que comece no versículo 1 do Salmo 102 e identifique o indivíduo que está sendo abordado na passagem. A TNM começa: “Ó Jeová, ouça a minha oração”. Vá para o versículo 12 e mostre que Jeová continua sendo o assunto do salmo. Saliente que Jeová continua aparecendo nos versículos 19 e 20. Isto é importante porque uma vez que você chegar ao versículo 25, o significado das palavras será manifesto. Jeová é abordado nas mesmas palavras que o escritor aos hebreus usa do Filho Jesus Cristo!

É vital que você deixe claro que não há razão para pensar que alguém que não seja Jeová esteja sendo abordado pelo salmista no Salmo 102, 25-27. 4 Você mostrou a primeira de muitas passagens em que os escritores do Novo Testamento tomam uma passagem do Antigo Testamento originalmente sobre o próprio Jeová e aplicam-no ao Senhor Jesus Cristo. Esta passagem é excepcionalmente forte, pois o salmista está falando da imutabilidade, natureza eterna e poder criador de Jeová Deus, mas o escritor aos Hebreus está disposto a predicar todas essas coisas de Jesus Cristo.

A vantagem deste método

Não espere que as Testemunhas cedam na primeira vez que você mostra esta passagem. A maioria vai bater em retirada para a porta e tentar encontrar alguém que possa responder a todas essas perguntas. Quando você mostra a uma Testemunha uma verdade divina das páginas de sua própria TNM, essa verdade o segue aonde quer que ele vá. Ele não vai lançar sua Bíblia, então sempre que ele abrir e encontrar essas passagens, o Espírito de Deus o lembrará daquilo que ele não pode responder. As testemunhas não tiram literatura de você, então transforme suas Bíblias em folhetos que as acompanham quando saem pela porta.

James R. White é o diretor do Alpha and Omega Ministries, uma organização cristã de apologética sediada em Phoenix, Arizona. Ele é o autor de mais de uma dúzia de livros, um professor, um debatedor realizado e um ancião da Igreja Batista Reformada Fênix.

NOTAS

1. A pronúncia “Jeová”, embora importante para as Testemunhas, não é a pronúncia correta. O Tetragrama hebraico (YHWH) foi provavelmente pronunciado “Yahweh”. Um bom dicionário bíblico fornecerá o significado e a base do termo, informação que é tanto enriquecedora quanto útil no testemunho.

2. Não fique atolado. Pressione para demonstrar que Jesus é Jeová. Se você entrar em uma discussão sobre as passagens da TNM especificamente projetadas para esconder a divindade de Cristo (Hebreus 1, 6 e 1, 8), você nunca conseguirá chegar ao que está tentando realizar.

3. Caso a Testemunha tente dizer o contrário, observe que a TNM começa o versículo 8 da mesma forma que começa o versículo 10, com dois pontos, seguido de uma citação. O versículo 8 é sobre o Filho. O versículo 10 continua a citação de passagens sobre o Filho do Antigo Testamento. Mesmo a TNM não indica qualquer tipo de quebra entre os versos 9 e 10.

4. O leitor atento reconhecerá uma inconsistência na TNM neste momento. Ele insere o nome “Jeová” no Novo Testamento 237 vezes, embora o termo não apareça em nenhum manuscrito grego do Novo Testamento. A tradução grega do Antigo Testamento, a Septuaginta ou LXX, usou o termo grego “Senhor” ( Kurios ) para o Tetragrama hebraico. Os escritores do Novo Testamento, ao citar as passagens do Antigo Testamento nas quais o nome Jeová apareceu, também usaram o termo grego Kurios ou “Senhor”. A Torre de Vigia raciocina que, ao citar o Antigo Testamento (e em muitos outros casos), o nome Jeová deveria ser retido. Por isso, quando traduzem Hebreus 2,13, que contém uma citação de Isaías 8,18, eles inserem o nome “Jeová” na tradução. Mas eles também freqüentemente inserem o nome quando não há nenhuma referência direta do Antigo Testamento, como em Apocalipse 1, 8. E o mais importante para o nosso uso de Hebreus 1,10-12, em outras passagens eles mudam o grego Kurios para “Jeová” em citações do Antigo Testamento que são sobre Jeová, mesmo que o nome não apareça no texto especificamente citado. Por que os tradutores da NWT não permaneceram consistentes e traduziram o termo grego Kurios como “Jeová” em Hebreus 1,10? Há apenas uma razão: faria a passagem ensinar uma doutrina contrária à teologia da Torre de Vigia. Por isso, a tradução da Bíblia é determinada por suas crenças, não pelo texto.

Fonte: http://www.equip.org/article/effectively-sharing-the-deity-of-christ-with-jehovahs-witnesses/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.