A conversão de Ayaan Hirsi Ali

Ayaan Hirsi Ali é uma mulher que foi vítima de alguns dos piores fundamentalismos religiosos. Aos 5 anos, ela viveu os horrores da mutilação genital feminina, realizada a pedido de um membro da família na Somália. Aos 34 anos, ela sofreu a morte brutal de um amigo quando um extremista muçulmano atirou em seu cineasta, Theo van Gogh, antes de pregar um bilhete em seu corpo moribundo com uma faca. Era uma nota para Hirsi Ali, informando-a da sua iminente execução como apóstata da fé muçulmana.

E, no entanto, nas últimas duas décadas, Hirsi Ali tem sido uma defensora das mulheres muçulmanas, uma defensora dos direitos humanos e, até recentemente, uma declarada Nova Ateia . Essa descrição final é a razão pela qual seu último artigo criou tanto alvoroço online: “ Por que agora sou cristão ”.

 

Hirsi Ali é agora cristã?

“A única resposta credível [para o declínio do Ocidente] . . . reside no nosso desejo de defender o legado da tradição judaico-cristã”, escreve Hirsi Ali ao descrever a sua conversão . “Meus amigos ateus não conseguiram ver a floresta por trás das árvores. A madeira é a civilização construída sobre a tradição judaico-cristã”.

É um ensaio comovente que provavelmente foi difícil de escrever – Hirsi Ali tem múltiplas fatwas contra ela pelas suas críticas abertas ao Islão e ao “profeta” Maomé, e a sua conversão ao Cristianismo dificilmente assinala um passo longe da controvérsia.

No entanto, ao ler a sua explicação sobre a sua fé recém-adquirida, uma coisa se destacou: ela só menciona o nome de Jesus Cristo uma vez. Isto pode explicar algumas reações céticas de certos cantos da Internet: o colunista do Washington Post e estudioso islâmico Shadi Hamid criticou a conversão de Hirsi Ali como “completamente instrumental”, afirmando ainda que faltava à sua narrativa “o menor sinal de crença sincera”.

Mais caridosamente, Rod Dreher viu a conversão de Hirsi Ali como um reflexo de grande parte de sua própria jornada imperfeita para a fé. “Muito poucos de nós chegamos à fé em uma conversão limpa e intelectualmente respeitável”, escreve Dreher . “Ela é imperfeitamente cristã hoje; ela pode ser mais perfeitamente cristã amanhã.” A conversão de Hirsi Ali também suscitou especulações de cristãos evangélicos que tentam descobrir se o recém-chegado é um verdadeiro crente ou um fingidor.

Sejamos claros: não estou aqui para criticar histórias de conversão. Se há uma coisa que aprendi conversando com outros cristãos, é que Deus usa todos os tipos de antecedentes, experiências e dons como catalisadores para conduzir as pessoas à luz de sua verdade. Se o desejo de salvar a civilização ocidental leva alguém aos braços de Jesus, louvado seja Deus.

O Cristianismo e o Ocidente

No entanto, a questão levantada pela jornada de Hirsi Ali até Cristo é muito maior do que a história de qualquer pessoa singular, mesmo uma cariátide intelectual como ela. É uma questão para todos nós que amarramos a nossa fé cristã ao mastro da crítica social e navegamos nos mares frequentemente tempestuosos da vida política: estamos a usar Jesus como uma ferramenta para salvar a civilização ocidental, ou olhamos para as profundezas poços do pensamento ocidental e encontrou Jesus no fundo?

Deus usa todos os tipos de origens, experiências e dons como catalisadores para conduzir as pessoas à luz da sua verdade.

A luta para conciliar a fé cristã com objectivos políticos tem desafiado muitos dos maiores pensadores do Ocidente, de Wilberforce a Washington. Alcançar a vitória social com a alma intacta não é um jogo fácil. Agora é a vez de Hirsi Ali e a nossa também.

Não é impossível. Os objectivos fundamentais do Ocidente não estão em conflito com a mensagem de Jesus que eu e milhares de milhões de outros reivindicamos como Senhor e Salvador. Defender a liberdade dos “mais pequenos”, proteger a agência humana destacada pelo sistema de livre iniciativa e a defesa total da dignidade humana como contraponto ao niilismo e ao individualismo expressivo raivoso – estes são os objetivos de um cristão tanto pois são os objetivos da civilização ocidental.

A actual multiplicidade de ameaças que se acumulam contra o Ocidente expõe esta acusação em linhas claras: os bárbaros estão às portas, tanto em terras distantes como nos muros das cidades americanas. O caminho a seguir, seja no país ou no estrangeiro, envolve perceber que muitos desses bárbaros vêem a destruição do Cristianismo como parte integrante da derrubada do Ocidente. À medida que aumentam os ataques ao Ocidente, seguem-se os ataques ao Cristianismo – não deveria surpreender que o momento actual esteja a abrir oportunidades evangelísticas para aqueles que vêem a sobrevivência da civilização Ocidental como primordial.

Jesus é mais

Mas é aí que a divisão emerge mais profundamente: é possível ter o cristianismo sem entrar na guerra para salvar o Ocidente (embora eu argumente que não estamos a levar a fé à sua conclusão natural). Mas você não pode realmente ter o cristianismo sem lutar com a pessoa e a obra de Cristo.

O Jesus da Bíblia não veio para restaurar as instituições sociais quebradas do Ocidente ou para combater a devastação do verdadeiro despertar e do totalitarismo. Ele veio para algo muito mais radical: a libertação das pessoas comuns do poder do pecado que habita em nossas almas. “O ensinamento de Cristo implica não apenas um papel circunscrito para a religião como algo separado da política”, continua Hirsi Ali na sua narrativa de conversão. “Também implica compaixão pelo pecador e humildade pelo crente.”

O Jesus da Bíblia veio para algo muito mais radical – a libertação das pessoas comuns do poder do pecado que habita em nossas almas.

Não creio que a falta de foco de Hirsi Ali em Jesus signifique que ela não entende ou acredita na primazia dele no Cristianismo. Um relacionamento com Jesus é muito mais complicado de traduzir em palavras terrenas do que um relacionamento com a civilização ocidental.

Em seu clássico Cristo e Cultura , de 1951, o teólogo Richard Niebuhr falou do “duplo movimento do mundo para Deus e de Deus para o mundo”. Essa é a dicotomia que todos os cristãos, mesmo intelectuais como Hirsi Ali, devem caminhar diariamente na compreensão da natureza do Cristianismo. Será Jesus – Aquele de quem falamos aos domingos e citamos como razão para estarmos na arena política – apenas um Jesus capaz de consertar economias, reverter a decadência social e confrontar o secularismo raivoso dos nossos dias?

Como cristãos, somos obrigados a acreditar que ele é mais: o Filho de Deus exigindo lealdade acima de qualquer civilização e oferecendo vida e perdão mais eternos do que os oferecidos por qualquer líder ou governo. Essa é a parte dolorosamente bela de como o cristianismo funciona – e talvez seja essa parte que nós, cristãos políticos, precisamos internalizar mais.

Existem evidências suficientes para acreditarmos nos Evangelhos?

Numa era de desconstrução da fé e de ceticismo sobre a autoridade da Bíblia, é comum ouvir afirmações de que os Evangelhos não são propaganda confiável. E se for demonstrado que os Evangelhos não são historicamente confiáveis, todo o fundamento do Cristianismo começa a desmoronar.
 
Mas os Evangelhos são historicamente confiáveis. E a evidência disso é vasta.
 
Para saber mais sobre as evidências da confiabilidade histórica dos quatro Evangelhos, clique abaixo para acessar um e-book GRATUITO de Podemos Confiar nos Evangelhos? escrito pelo estudioso do Novo Testamento Peter J. Williams.
 

 

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui