12 fatos históricos sobre a ressurreição de Jesus que a maioria dos estudiosos concorda

Evidências e fatos da ressurreição de Jesus

Esse processo atribui probabilidade às ações e declarações de Jesus e, é claro, quanto maior a probabilidade, mais confiantes podemos estar em uma alegada declaração ou evento. Existem vários aspectos a este critério que os acadêmicos aplicam rotineiramente em seu trabalho profissional. Estes são identificados como atestação múltipla, dissimilaridade com o ensino cristão, semitismos linguísticos, traços do meio palestino, retenção de material embaraçoso, coerência com outro material autêntico e assim por diante.

Este método visa afirmar condições suficientes, não necessárias, de historicidade. Em outras palavras, poderíamos admitir que uma declaração de Jesus é tanto multiplamente atestada quanto diferente, mas não embaraçosa. No entanto, se o historiador considerasse o embaraço uma condição necessária de autenticidade para o dizer de Jesus, ele teria de ser visto como inautêntico.

No entanto, essa seria obviamente a abordagem errada, uma vez que tanto a comprovação múltipla quanto a dissimilaridade seriam suficientes para afirmar a autenticidade. Os critérios não são infalíveis e podem ser errados, no entanto, permanece, eles podem ser geralmente aceitos como indicações de autenticidade.

Critérios para confiabilidade histórica

O filósofo William Lane Craig descreve vários critérios que podem ser usados ​​para estabelecer a probabilidade de um evento específico (S) atribuído a Jesus (1):

(1) Congruência histórica: S se encaixa nos fatos históricos conhecidos a respeito do contexto em que S teria ocorrido.

(2) Atestação anterior independente: S aparece em fontes múltiplas que estão próximas do momento em que S teria ocorrido e que não dependem umas das outras nem de uma fonte comum.

(3) Constrangimento: S é estranho ou contraproducente para as pessoas que servem como fonte de informação para S.

(4) Dissimilaridade: S é diferente das formas-pensamento judaicas anteriores e / ou diferente das formas-pensamento cristãs subsequentes.

(5) Semitismos: vestígios na narrativa das formas linguísticas aramaicas ou hebraicas.

(6) Coerência: S é consistente com fatos já estabelecidos sobre Jesus.

Se um dito / acontecimento de Jesus pode passar por um ou mais desses critérios, então alguém pode estar em uma boa posição para afirmar sua historicidade. Devemos ter em mente que esta lista não pressupõe a confiabilidade geral dos evangelhos, nem a inspiração do Novo Testamento. Em vez disso, eles se concentram em um dito / evento particular e dão motivos para pensar que um aspecto específico da vida de Jesus é histórico independente da confiabilidade geral do documento.

No entanto, seria benéfico para o historiador se os evangelhos pudessem ser mostrados como geralmente confiáveis, embora os critérios não dependam disso, como Aaron Blake explica: “Deve-se notar que esta abordagem não assume a inerrância ou inspiração divina de qualquer Novo Documento de testamento. Em vez disso, meramente considera esses escritos como documentos históricos escritos durante o primeiro século DC ” (6) . Fatos da ressurreição de Jesus

O que a maioria dos historiadores concorda

Usando esse método, muitos detalhes importantes da vida de Jesus podem ser razoavelmente estabelecidos. Isso incluiria, mas não se limita a, suas afirmações pessoais radicais, sua crucificação, sepultamento na tumba, a descoberta da tumba vazia, aparições post-mortem e o fato de seus discípulos acreditarem repentinamente que Deus o ressuscitou do morto. Na verdade, o exegeta e filósofo da religião Gary Habermas identificou 12 desses fatos após vasculhar cerca de três mil artigos escritos por historiadores profissionais (2) (3) :

1. Jesus morreu por crucificação.
2. Ele foi enterrado.
3. Sua morte fez com que os discípulos se desesperassem e perdessem a esperança.
4. A tumba estava vazia (a mais contestada).
5. Os discípulos tiveram experiências que eles acreditaram serem aparições literais de Jesus ressuscitado (a prova mais importante).
6. Os discípulos foram transformados de duvidosos em ousados ​​proclamadores.
7. A ressurreição foi a mensagem central.
8. Eles pregaram a mensagem da ressurreição de Jesus em Jerusalém.
9. A Igreja nasceu e cresceu.
10. Os judeus ortodoxos que acreditavam em Cristo fizeram do domingo seu principal dia de adoração.
11. Tiago foi convertido à fé quando viu Jesus ressuscitado (Tiago era um cético da família).
12. Paulo foi convertido à fé (Paulo era um cético de fora).

Habermas explica que o método dos Fatos mínimos “considera apenas aqueles dados historicamente tão fortemente atestados que são concedidos por quase todos os estudiosos do assunto, mesmo os bastante céticos” (4) . O fato quatro (a tumba vazia) é o fato mais contestado, no entanto, continua sendo uma opinião majoritária, com cerca de dois terços dos acadêmicos profissionais (incluindo ateus) aceitando-o (5) . Descrevi oito dessas razões pelas quais a evidência para o túmulo vazio é convincente. Fatos da ressurreição de Jesus

Aqui está um artigo completo  que examina as evidências da ressurreição de Jesus.

Fonte: https://reasonsforjesus.com/12-historical-facts-about-the-resurrection-of-jesus-most-scholars-agree-upon/
Tradução: Emerson de Oliveira

Atenção:

Quero Desafiar Você Que AMA a Palavra de Deus,

Continue lendo Para Entender…

  • Você acredita sinceramente que tem dificuldades em entender as passagens bíblicas? Ou quando as entende é de forma totalmente superficial e sem profundidade?
  • Você fica totalmente confuso e perdido ao LER aqueles textos bíblicos mais difíceis e que parecem complexos demais para entender?
  • Você não sabe como extrair lições práticas e preciosas da Bíblia para poder aplicá-las em sua vida e no seu dia a dia?
  • E não bastasse tudo isso, você ainda se sente triste, sem fé e até “menos crente” por não compreender os textos bíblicos que lê?

Se você disse SIMpara alguma dessas perguntas, então quero DESAFIAR VOCÊ a partir de HOJE.

Nossa missão aqui é auxiliar você a:

  • Aprender como ler e entender a Bíblia com um método simples;
  • Aprender interpretar figuras ou parábolas;
  • Aprender como entender as profecias bíblicas;
  • Aprender utilizar ferramentas auxiliadoras na interpretação;
  • Aprender o que é autoria, datação e palavra-chave e sua importância;
  • Aprender como encontrar o contexto bíblico e muito mais…

Você vai Entender o Passo a Passo que precisa seguir para Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com Profundidade começando ainda HOJE, até mesmo para quem Nunca Fez Seminário e não domina o Grego e o Hebraico.

Você esta pronto para ACEITAR ESSE DESAFIO?
SIM! Então clique aqui e comece Hoje mesmo.

Referências.
1. Craig, W. 2013.  A Reasonable Response . Veja também Craig, W. 2014.  Gospel Authorship – Who Cares?  Disponível .
2.  12 fatos históricos (a maioria dos estudiosos críticos acredita nesses 12 itens).  Disponível .
3. Habermas, G. 2012.  A Abordagem dos Fatos Mínimos para a Ressurreição de Jesus: O Papel da Metodologia como um Componente Crucial no Estabelecimento da Historicidade . Disponível .
4. Habermas, G. & Licona, M. 2004.  Caso da Ressurreição de Jesus. p. 44
5. Craig, W.  O que os estudiosos acreditam sobre a ressurreição de Jesus?  Disponível (vídeo).
6. Blake, A. 2010.  Os fatos da ressurreição. Disponível .

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.