Como um cristão deve ver o controle de armas?

Pergunta: “Como um cristão deve ver o controle de armas?”

Resposta:
 Os recentes tiroteios nos Estados Unidos causaram muita dor de cabeça. Os incidentes trágicos e sem sentido também renovaram a intensidade da discussão sobre as leis americanas sobre armas. Políticos, esportistas e teólogos opinaram sobre a questão do controle de armas. As armas estão prontamente disponíveis nos Estados Unidos e a propriedade é protegida pela Constituição. Como um cristão deve ver o controle de armas? O que a Bíblia tem a dizer que se aplica ao controle de armas?

A Bíblia foi escrita muito antes da invenção de qualquer tipo de arma, então a frase “controle de arma” não será encontrada nas Escrituras. No entanto, a Bíblia registra muitos relatos de guerras, batalhas e o uso de armas. A guerra é apresentada como uma parte inevitável da vida em um mundo decaído ( Marcos 13: 7 ; Tiago 4: 1 ), e o armamento é uma parte necessária da guerra. As armas na Bíblia também eram usadas para proteção pessoal. Em algumas partes de Israel, ladrões eram comuns (ver Lucas 10:30 ), e muitas pessoas carregavam armas quando viajavam. Portar uma arma de autodefesa nunca é condenado na Bíblia. Na verdade, ele foi mencionado de maneira positiva pelo próprio Jesus em uma ocasião ( Lucas 22: 35-38 ).

Os cristãos são chamados a se submeter às autoridades governantes e devem obedecer às leis do país ( Romanos 13: 1-7 ; 1 Pedro 2: 13-17 ). Isso teria que se aplicar às leis de armas também. Se as leis americanas sobre armas mudarem, os cristãos americanos devem se submeter a essas mudanças e trabalhar por meios democráticos em busca de quaisquer alternativas desejadas. A Bíblia não proíbe a posse de armas e nem ordena tal posse. As leis podem ir e vir, mas o objetivo do crente em Jesus Cristo permanece o mesmo: glorificar ao Senhor ( 1 Coríntios 10:31 ).

Outro princípio bíblico a considerar é que “todos os que desembainharem a espada morrerão pela espada” ( Mateus 26:52) Jesus disse isso a Pedro quando Pedro tentou montar uma “defesa” imprudente de Jesus contra a turba que viera prendê-lo. As ações de Pedro não foram apenas fúteis contra uma “grande multidão armada com espadas e clavas” (versículo 47), mas seu comportamento temerário também desmentiu a atitude submissa de Jesus (versículo 50) e trabalhou contra o cumprimento das Escrituras (versículo 54). Há “tempo para guerra e tempo para paz” ( Eclesiastes 3: 8 ), e Pedro confundiu os dois.

O Cristianismo apóia a liberdade pessoal. Romanos 14: 1-4indica que, quando a Escritura não aborda claramente uma questão particular, há liberdade para escolha individual. Os Estados Unidos historicamente adotaram o conceito de liberdade pessoal que ressoa com esse princípio, e os documentos fundadores garantem amplas liberdades em relação às armas de fogo. Alguns apontam para Mateus 5: 9 , no qual Jesus pronuncia uma bênção sobre os pacificadores e a aplica à questão do controle de armas. A ideia é que as armas são a antítese da paz. Esta pode ser mais uma ideia filosófica ou política do que teológica, no entanto. Não há nada teologicamente, ou mesmo logicamente, que ligue as armas à falta de paz; às vezes, as armas ajudam a manter a paz civil.

Debates sobre se a armas de controle ou o quantocontrolá-los depende em grande parte de argumentos políticos e filosóficos, não morais. Isso não quer dizer que não haja um componente moral na questão. Obviamente, a arma em si é amoral, um objeto que pode ser usado para o bem ou para o mal. Mais importante é a moralidade da pessoa que empunha a arma, e essa é muitas vezes a consideração que falta no argumento do controle de armas. O fato de alguns pecadores usarem armas para cometer pecados não significa que as armas são o problema. O pecado é o problema, e essa é uma questão moral e espiritual. Desde o início da humanidade, as pessoas matam outras pessoas, com e sem armas (ver Gênesis 4 ). Tirar uma certa arma de circulação pode tornar o assassinato mais difícil, mas de forma alguma impossível.

No que diz respeito à Bíblia, o uso de armas é uma questão de convicção pessoal. Não há nada de não espiritual em possuir uma arma ou saber como usá-la. Não há nada de errado em se proteger ou proteger entes queridos, mesmo que isso envolva o uso de armas. Não precisamos fingir que nunca há necessidade de armas, mas apontar uma arma para uma pessoa deve ser sempre o último recurso. Devemos procurar neutralizar as ameaças sem violência, sempre que possível.

Então, como um cristão deve ver o controle de armas? Com a autoridade que Deus lhe confiou, o governo tem o direito de permitir ou proibir a posse de armas em qualquer grau que considere correto. Nós, como cidadãos, somos chamados a nos submeter a quaisquer leis de controle de armas que o governo institua. Esta não é, entretanto, uma declaração sobre a sabedoria do controle de armas. Existem boas razões para permitir que os cidadãos cumpridores da lei possuam armas. Em última análise, as armas não são o problema. Pessoas pecadoras são o problema.

Fonte: https://www.gotquestions.org/Christian-gun-control-Bible.html
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.