Resposta ao “Jesus, um homem e não Deus!” do Fabio Sabino

Várias seitas afirmam que foi no Concílio de Nicéia (325 dC) onde se inaugurou a crença na divindade de Cristo. O Código Da Vinci, uma obra de ficção que incrivelmente ficou na lista de best-sellers do NYT, recentemente popularizou este ponto de vista. O Novo Testamento, no entanto, usa explicitamente o termo grego theos (“Deus”) em referência a Jesus Cristo. Além disso, houve uma aplicação coerente da theos a Jesus Cristo, ao longo do segundo século. Autores como Inácio, Justino Mártir, Melito, Atenágoras, Irineu todos falavam de Cristo como “Deus.” Eles estavam igualmente convencidos de um monoteísmo indispensável herdado do judaísmo e da divindade de Jesus Cristo, o Senhor ressuscitado. Mesmo que esses escritores do segundo século não esclareceram a pessoa e a natureza de Cristo como os teólogos posteriores, suas obras demonstram que o Concílio de Nicéia não originou a doutrina da Sua divindade. A igreja primitiva testemunhou a evolução da terminologia e nuances explicativas a respeito desta doutrina, mas também um clara continuidade da teologia e culto relacionado a ele corria ao longo dos primeiros quatro séculos. Mais uma vez, o tal Sabino demonstra uma pífia compreensão também de história. Faria-lhe bem ler e tentar entender (se puder) O desenvolvimento da doutrina cristã, do grande e colossal Cardeal John Henry Newman.

Neste vídeo (mais um simplista), Sabino tenta alegar que S. Justino Mártir, em seu Diálogo com Trifo, parecia um pateta que só alegava sem prova contextual ou textual alguma. Só ficava “na fé”, como ele desbragadamente entra numa risada histérica. O que nosso aldrúbio colega deixa de mencionar é que apesar de suas alegações, vários textos do Novo Testamento usam o termo grego theos (“Deus”) para se referir a Jesus Cristo. Lembrando que, pela época de Justino, eles já estavam em circulação e já compostos há muito tempo. Murray J. Harris escreveu uma importante introdução a este tema, com o título Jesus como Deus: O uso de ‘Theos’ no Novo Testamento em referência a Jesus. Ele enumera os usos mais prováveis ​​de theos em referência a Jesus como Jo. 1, 1,18; 20,28; Romanos 9,5; Tito 2,13; Hebreus 1,8; e 2Pedro 1,1.  Esta aplicação explícita de theos de Jesus Cristo pode ser traçada a partir do período do Novo Testamento para o segundo século, sem interrupção. Harris aponta que “para os judeus do primeiro século d.C., que se tornaram os primeiros convertidos ao cristianismo, era bem claro que essas palavras só se aplicavam a Deus”. Inácio, Justino Mártir, Melito, e Atenágoras frequentemente usaram o termo theos a Jesus, assim como o primitivo teólogo bíblico, Irineu de Lyon.

Sabino tira texto do contexto para dar a ideia de que Justino era um pateta sem comprovar coisa alguma. Mas para quem conhece a obra Diálogo com Trifo, as coisas não andam bem como o pagode do Sabino quer.  Para começar, Justino Mártir descreve explicitamente o Filho como theos tanto na sua Primeira Apologia e no seu Diálogo com Trifo, um judeu (150 e início dos anos 160 d.C.). Em Diálogo, Justino designa Jesus Cristo como “Senhor e Deus” (129). O Filho, “como Deus”, é “forte e deve ser adorado” e é “merecedor de ser adorado como Deus e como Cristo”.Diálogo 71 afirma: “Este mesmo homem que foi crucificado é provado ter sido previsto expressamente como Deus e homem.” Cristo deve ser reconhecido “como Deus vindo do alto, e homem que vive entre os homens” (64). Justino depois diz a Trifo: “Se você tivesse entendido o que foi escrito pelos profetas, você não teria negado que Ele era Deus, Filho do único, Deus indizível não gerado” (126). Jesus Cristo é “Senhor e Deus, o Filho de Deus”, uma vez que a “palavra profética” o chama de “Deus” (128, 60). Trifo prontamente reconhece a aplicação inconfundível de Justin de theos a Cristo (48, 64, 87, 128).

Mas isto, adivinhem, Sabino não fala nada. Justino identifica o Filho com o “Anjo do Senhor” que apareceu a Abraão em Gênesis 18, e ele observa especificamente que este anjo é chamado de “Deus” no texto bíblico (Diálogo 56, 58, 126). De acordo com Justino, ele também foi o Logos (“Palavra”), que falou a Moisés na sarça ardente como o “Anjo do Senhor”, dizendo: “Eu sou o que sou, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, Deus de Jacó, o Deus de seus pais “(1Apologia 59, 63, 75). Este relato bíblico serve como um lembrete de que “o Pai do universo tem um Filho; que também, sendo a Palavra primogênito de Deus, é mesmo Deus” (1Apologia 63). Diálogo 61 afirma que “Deus gerou antes de todas as criaturas um princípio, um certo poder racional de si mesmo”, que é diversamente chamado de “a glória do Senhor”, “Filho”, “Sabedoria”, “Anjo”, “Deus”, ” Senhor “,” capitão “e” Logos “.

Segundo o historiador JND Kelly, a “Palavra” de Justino permaneceu imanente em Deus, até ser gerado antes da criação, ou na mente eterna de Deus. Diálogo 125 afirma que Cristo “no entanto, ainda é Deus, em que Ele é o primogênito de todas as criaturas.” O Logos, em seguida, se destaca como o intermediário entre Deus (de quem surgiu o Logos pré-existentes) e o reino material (que o Logos criou). Justino dividiu o pressuposto filosófico comumente realizado por seus contemporâneos que “Deus é tão totalmente transcendente à realidade criada que ele precisa de um intermediário, a sua Palavra, para agir em seu nome e para mediar entre ele e criação.”Toda auto-comunicação divina e auto-revelação, portanto, vem por meio da ministração do Logos. Justino estava se esforçando para manter a unidade eterna da Trindade, a designação correta do divino Filho como “Deus”, e uma nítida distinção entre o Filho e “Deus”, “o Pai e inefável Senhor de todos” (Diálogo 126–28). Uma variedade de outros escritores do segundo século também atestam o rótulo de “Deus” sendo aplicado a Jesus Cristo. Na correspondência de Plínio com o imperador Trajano (c. 112 d.C.) relata como cristãos locais ajuntavam-se antes do amanhecer para cantar “um hino a Cristo, como a um Deus” (Carta 10.96). Tendo em perspectiva o relato pagão de Plínio, a passagem fornece evidências de segunda mão que os cristãos no início do segundo século estavam adorando a Cristo como uma figura divina em sua hinologia. Em alguns dos manuscritos existentes, a Epístola aos Filipenses 12,2, de S. Policarpo (c. 115 d.C.) refere-se ao “nosso Senhor e Deus, Jesus Cristo”. A versão siríaca da Apologia de Aristides (c. 125 d.C.) afirma: “Os cristãos, então, traçam o início de sua religião a Jesus, o Messias, e ele é chamado o Filho do Deus Altíssimo. E diz-se que Deus desceu do céu, e de uma virgem hebréia assumiu e vestiu de carne “(Apologia 2). E isso bem antes de S. Justino.

Mas, claro, vocês não vão ver isso tudo mencionado por Sabino.

2 thoughts on “Resposta ao “Jesus, um homem e não Deus!” do Fabio Sabino”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.