O que é maçonaria e no que os maçons acreditam?

A maçonaria e fé cristã

A Maçonaria, a Eastern Star e outras organizações “secretas” semelhantes parecem ser reuniões de irmandade inofensivas. Muitos deles parecem promover a crença em Deus.

No entanto, a Maçonaria, às vezes também chamada de Ofício, não acredita no único Deus verdadeiro em vista; ao contrário, cada homem deve “agir com coragem, fidelidade e devoção a seu Deus”.

A Maçonaria ensina a existência de um “Ser Supremo”, quem quer que seja: o deus do islamismo, do hinduísmo ou de qualquer outra religião serve. As crenças antibíblicas da Maçonaria são parcialmente ocultadas por uma suposta compatibilidade com a fé cristã.

A seguir, uma comparação do que a Bíblia diz com o que a Maçonaria ensina:

Salvação do Pecado: Visão da Bíblia: Jesus se tornou o sacrifício do pecador diante de Deus quando derramou Seu sangue e morreu como pagamento pelos pecados de todos aqueles que crêem.

A Maçonaria Ensina: O próprio processo de ingressar em uma loja exige que os aprendizes ignorem a exclusividade de Jesus Cristo como Senhor e Salvador. A Maçonaria se concentra em boas obras na busca do autoaperfeiçoamento pessoal: “Ao retornar à loja, testemunhar os graus e tornar-se uma parte ativa da comunidade maçônica, um homem pode se tornar um homem melhor”.

A maçonaria e a fé cristã

A Visão da Bíblia: A Bíblia é a Palavra de Deus. É inspirado por Deus e tem autoridade em todas as áreas da vida.

A Maçonaria Ensina: A Bíblia é apenas um dos sete Volumes de Lei Sagrada comumente usados, todos considerados igualmente importantes: “O Livro Sagrado de qualquer religião pode ser usado como VSL, desde que ensine e seus adeptos acreditem em um Supremo Ser”

A Bíblia é um livro importante, mas apenas no que diz respeito aos membros que afirmam ser cristãos . A Bíblia não é considerada a Palavra exclusiva de Deus ou a única revelação de Deus sobre si mesmo.

A Doutrina de Deus: A Visão da Bíblia: Existe apenas um Deus. Adorar outros deuses ou invocar outras divindades é idolatria. Paulo falou da idolatria como um pecado hediondo, e João disse que os idólatras perecerão no inferno.

A Maçonaria Ensina: Todos os membros devem acreditar em uma divindade. Diferentes religiões reconhecem o mesmo Deus, mas O chamam por nomes diferentes.

A Maçonaria convida pessoas de todas as fés. Mesmo que usem nomes diferentes para o “Sem Nome de cem nomes”, eles estão orando ao único Deus e Pai de todos. Manly Hall, um maçom de grau 33, escreveu: “O verdadeiro maçom não está preso a credos. Ele percebe com a iluminação divina de sua loja que como maçom sua religião deve ser universal: Cristo, Buda ou Maomé, o nome pouco significa, pois ele reconhece apenas a luz e não o portador”.

A Doutrina de Jesus e a Trindade: A Visão da Bíblia: Jesus é Deus em forma humana. Jesus é a Segunda Pessoa da Trindade. Ele é totalmente humano e totalmente divino. Os cristãos devem orar em nome de Jesus e proclamá-lo diante dos outros.

Maçonaria: Não há exclusividade em Jesus Cristo ou no Deus Triúno que é Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus é equiparado a pessoas nas religiões pagãs: “Os hindus o chamavam de Krishna; os chineses, Kioun-tse; os persas, Sosiosch; os caldeus, Dhouvanai; os egípcios, Hórus; Platão, Amor; os escandinavos, Balder; os cristãos, Jesus; Maçons, Hiram.”

Natureza Humana e Pecado: A Visão da Bíblia: Todos os humanos nascem com uma natureza pecaminosa e precisam de um Salvador do pecado. Por causa da queda, a humanidade não tem em si capacidade para a perfeição moral.

A Maçonaria Ensina: Por meio de símbolos e emblemas, os maçons ensinam que o homem não é pecador, mas está em um processo de autoaperfeiçoamento.

Como disse o Grão-Mestre Adjunto R. W. Donald Gardner Hicks Jr.: “A lição que ensinamos é que o Ashler Bruto [uma pedra bruta] representa a nós mesmos rudes e imperfeitos por natureza, mas que o Ashler Perfeito [uma pedra com lados lisos e bordas quadradas] é aquele estado de perfeição no qual esperamos obter, por uma educação virtuosa, nossos próprios esforços e a bênção de Deus.

O ser humano possui a capacidade de passar da imperfeição para a perfeição total. Quando um cristão faz o juramento da Maçonaria, ele está jurando pelas seguintes doutrinas que Deus declarou falsas:

1. A salvação pode ser obtida pelas boas obras do homem.

2. Jesus é apenas um dos muitos profetas igualmente sábios.

3. Ele se aproxima da loja em escuridão espiritual e ignorância (a Bíblia diz que os cristãos são filhos da luz).

4. O Grande (ou Grande) Arquiteto do Universo é o representante
de todos os deuses em todas as religiões. Ao fazer o juramento maçônico e participar dos rituais da loja, os cristãos estão perpetuando um falso evangelho.

Mesmo que o cristão maçom conheça a verdade e acredite em Cristo, outros membros da loja estão confiando no plano de salvação da Maçonaria para chegar ao céu.

Por ser membro de uma organização sincretista,  o cristão comprometeu severamente seu testemunho. A Maçonaria contradiz o ensino claro das Escrituras em inúmeras questões.

Como resultado, um cristão não deve ser membro de nenhuma organização que tenha qualquer ligação com a Maçonaria. Para obter mais informações, recomendamos os recursos disponíveis em: Ex-Maons for Jesus.

Quer aprender mais? Inscreva-se para não perder o próximo vídeo! Visite GotQuestions.org para obter mais conteúdo excelente.

Agora lembre-se, tem perguntas? A Bíblia tem respostas, vamos ajudá-lo a encontrá-las!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI