Mt. 10,18 (“cure os enfermos, ressuscite os mortos…”) se aplica hoje?

Aqui está a passagem na qual esses versículos estão inseridos:

“Jesus chamou seus doze discípulos e deu-lhes autoridade para expulsar os espíritos impuros e curar todas as doenças e enfermidades.

2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão (que se chama Pedro) e seu irmão André; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o coletor de impostos; Tiago, filho de Alfeu e Tadeu; 4 Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.

5 Esses doze Jesus enviou com as seguintes instruções: “Não entreis entre os gentios, nem entreis em qualquer cidade dos samaritanos. 6 Vá antes para as ovelhas perdidas de Israel. 7 Enquanto caminha, proclame esta mensagem: ‘O reino dos céus está próximo.’ 8 Cure os enfermos, ressuscite os mortos, limpe os leprosos, expulse os demônios. Você recebeu livremente; dê gratuitamente “(Nova Versão Internacional, retirada do portal da Bíblia).

Jesus teve muitos discípulos, mas esta passagem diz que ele estava falando especificamente com os doze e até os renomeou provavelmente para esclarecimento e confirmação para que não haja dúvidas sobre a quem ele está dando essa ordem. Outro indicador de que isso não acontecia com todos os discípulos em todos os tempos é que eles deveriam ir apenas para as “ovelhas perdidas de Israel”. Hoje, nós, como discípulos de Jesus, devemos pregar as boas novas a todos.

Isso não significa que Deus ainda não cura por meio dos cristãos atualmente ou faz esses outros milagres por meio deles. No entanto, os doze receberam autoridade especial para operar esses milagres para autenticar sua mensagem a fim de serem capazes de obedecer ao comando. Os discípulos de hoje recebem o mandamento de pregar as boas novas do evangelho, mas não temos um mandamento específico para fazer milagres com ele. Quando, onde e como Deus faz milagres é de acordo com Sua vontade, propósitos e tempo.

Comentários dos Padres da Igreja 

Gregório, o Grande : “Milagres também foram concedidos aos santos pregadores, para que o poder que eles mostrassem fosse uma garantia da verdade de suas palavras, e aqueles que pregavam coisas novas também deveriam fazer coisas novas; portanto, segue-se: Cure os enfermos , ressuscite os mortos, limpe os leprosos, expulse demônios. ” [3]

Jerônimo : “Para que os camponeses iletrados e analfabetos, sem as graças da palavra, não obtenham crédito com ninguém quando anunciaram o reino dos céus, Ele lhes dá poder para fazer as coisas acima mencionadas, para que a grandeza dos milagres possa aprovar a grandeza de suas promessas. ” [3]

Hilário de Poitiers : “O exercício do poder do Senhor está totalmente confiado aos Apóstolos, para que aqueles que foram formados à imagem de Adão e à semelhança de Deus, obtenham agora a imagem perfeita de Cristo; e todo o mal que Satanás introduziu no corpo de Adão, isso eles devem agora consertar pela comunhão com o poder do Senhor. ” [3]

Gregório Magno : “Estes sinais foram necessários no início da Igreja; a fé dos crentes deve alimentar-se de milagres, para que cresça”. [3]

Espero que isto ajude!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.