Jesus existiu? Resposta a um cético

Se você fechar os olhos para a evidência , não poderá vê-la, mas isso não significa que ela não esteja lá. Talvez você só precise abrir os olhos. Esta é a Red Pen Logic com o Sr. B, onde ajudamos você a avaliar o mau pensamento usando o bom pensamento. Além disso, tentamos nos divertir no processo. No tweet de hoje, Eater faz a incrível afirmação de que “não há documentação para a existência de Jesus, exceto a Bíblia… apenas dizendo”.

A suposição implícita é que se a Bíblia é a única documentação histórica que temos para a existência de Jesus, então não temos boas razões para acreditar que ele realmente existiu. Que caneta de cor devemos usar hoje? Estou brincando. Você pode se surpreender ao saber que algumas pessoas pensam que Jesus nunca existiu. Eles acreditam que Jesus é um mero mito sem evidência histórica para apoiá-lo. Isso, meus amigos, é simplesmente falso.

E não é apenas falso, é tolo. Pelo menos essa é a palavra que o estudioso da Bíblia de classe mundial e cético agnóstico Bart Ehrman usa para descrever o que ele chama de “míticos de Jesus”. Então, por que você não pega daqui, Bart?

“Acho que os ateus fizeram  um desserviço a si mesmos ao pular no movimento do miticismo porque, francamente, isso faz você parecer tolo para o mundo exterior. Se é nisso que você vai acreditar, você apenas parece tolo.”

Mas Bart, há alguma evidência histórica da existência de Jesus? “Quero dizer, ok, sim, quero dizer que tenho um livro inteiro sobre isso.” Portanto, há um pouco de evidência. “Há muitas evidências. Quero dizer, há tantas evidências.” Como quanta evidência? Não é—quer dizer, eu sei que na multidão vocês todos andam por aí, geralmente se pensa que Jesus não existiu.

Deixe-me dizer a você, uma vez que você sai do seu conclave, não há ninguém que… quero dizer, isso não é nem mesmo um problema para os estudiosos da antiguidade.”

Mas certamente, deve haver alguns estudiosos da antiguidade que duvidam da existência de Jesus.

“Não há nenhum estudioso em qualquer faculdade ou universidade no mundo ocidental que ensine clássicos, história antiga, Novo Testamento, cristianismo primitivo, qualquer campo relacionado, que duvide que Jesus existiu.”

Mas Bart, quais são as razões que os estudiosos dão para a existência de Jesus ?

“A razão para pensar que Jesus existe é porque ele é abundantemente atestado em fontes antigas. É por isso.”

Então aqui está a pergunta: por que esses estudiosos não duvidam da existência de Jesus como tantos céticos fazem? Por causa de evidências como os registros do historiador romano do século 2, Cornélio Tácito, que é um dos melhores historiadores da antiguidade.

Em seu último grande trabalho intitulado Anais, Tácito registra como Nero, preocupado com rumores de que ele secretamente queimou Roma, transferiu a culpa para os cristãos.

“Portanto, para acabar com o boato, Nero substituiu como culpados e puniu das maneiras mais incomuns aqueles odiados por seus atos vergonhosos… a quem a multidão chamava de cristãos. O fundador de seu nome, Cristo, foi executado no reinado de Tibério por um dos procuradores Pôncio Pilatos.”

Ou considere a evidência do historiador judeu do primeiro século Flávio Josefo. Ele menciona Jesus duas vezes em suas Antiguidades Judaicas – uma vez no livro 18 e uma vez no livro 20, onde ele descreve o assassinato de Tiago, o líder da igreja de Jerusalém a quem Josefo chama de irmão de Jesus que é o Messias. Depois, há a evidência do sátiro grego do século II, Luciano de Samósata.

Embora ele não especificamente mencione Jesus, ele claramente se refere a Jesus com desprezo como um sofista crucificado a quem os cristãos adoravam como um deus. Então, simplesmente não é verdade que não há documentação histórica da  existência de Jesus fora da Bíblia.

Há muito vindo de quase 20 fontes seculares. Mas há outro problema com este tweet. E as evidências históricas dentro da Bíblia? Eater supõe
que as evidências bíblicas não contam como evidências reais. Uma vez que a documentação bíblica de Jesus deve ser tendenciosa (continua o argumento), não pode ser uma fonte confiável de informações históricas.

Em outras palavras, se queremos evidências reais, temos que procurar em outro lugar. Bem, procuramos em outros lugares e criamos algumas coisas bem legais. Mas por que não contar a Bíblia como evidência real?

Aqui está por que você deveria. A Bíblia não é apenas um livro individual que pode ser descartado porque não é apenas um livro individual. É um monte de livros. É uma biblioteca. O que chamamos de a Bíblia é na verdade uma coleção de documentos históricos individuais que os historiadores antigos não apenas descartam porque estão sob uma capa.

Claro, eles podem não acreditar em tudo o que lêem na Bíblia por causa de seu próprio preconceito. Entendi. Mas isso não significa que eles descartam tudo . A realidade é que, dentro do texto bíblico, temos evidências históricas confiáveis para Jesus assi como o estudioso da Bíblia e agnóstico Bart Ehrman.

Na verdade, falando do apóstolo Paulo, Bart diz:

“Um autor que conhecemos conhecia o irmão de Jesus  e conhecia o discípulo mais próximo de Jesus, Pedro. Ele é uma testemunha ocular do discípulo mais próximo de Jesus e de seu irmão.”

Aí está. Então, o que aprendemos? Primeiro, a alegação de que não temos documentação histórica para a existência de Jesus fora da Bíblia é simplesmente falsa. Autores como Tácito, Josefo e Luciano, e muitos outros, todos fazem referência a um Jesus histórico. Segundo, mesmo que não tivéssemos nenhuma evidência bíblica extra, e daí?

Ainda temos documentação histórica confiável das primeiras testemunhas reunidas em um livro que agora chamamos de Bíblia. Apenas um viés de olhos cegos contra a Bíblia descartaria essa evidência inicial de Jesus. Embora popular na internet, a ideia de que Jesus nunca existiu completamente ignora os fatos.

Na introdução do livro de   Bart Ehrman, “Jesus existiu?” ele diz:

“Não sou um cristão e não tenho interesse em promover uma causa cristã com uma agenda cristã. Sou um agnóstico com tendências ateístas… Mas como historiador acho que as evidências importam. E o passado importa. E para qualquer um para quem tanto a evidência quanto o passado importam, uma consideração desapaixonada do caso deixa bem claro que Jesus existiu.”

Aqueles que se preocupam com as evidências seguem os fatos em vez de descartá-las. A evidência está bem ali diante de seus olhos se eles apenas os abrirem e olharem. Classe dispensada.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI