Há erros na Bíblia?

Dr. Norman Geisler 

é-um-erro-na-bíblia (1)

A Bíblia: quem a escreveu? Deus o escreveu por meio de homens de Deus. A Bíblia inteira afirma ser a Palavra de Deus e prova ser a Palavra de Deus. Mas há algum erro nele? O cético diz: “Sim. Existem erros científicos, erros históricos”. Deixe-me dizer de forma muito simples e direta: A Bíblia é a Palavra de Deus; Deus não pode errar; portanto, a Bíblia é a Palavra de Deus. Vamos falar sobre “erros na bíblia”.

Inscreva-se para receber atualizações

CONHEÇA SUA BÍBLIA DE CAPA A CAPA – ACESSO VITALÍCIO

Ed. Observação. Este artigo foi extraído de nossa série, “A Bíblia é única ou apenas outro livro religioso?”, e ligeiramente modificado para publicação.

Eu estava na Universidade de Princeton há alguns anos e coloquei isso na tela e perguntei aos alunos: “Quantos de vocês acreditam nisso?” Não muitos. Eu disse: “Se a Bíblia não é inerrante, se a Bíblia não é isenta de erros, então você deve acreditar em uma de duas coisas ou em ambas: ou Deus pode errar ou a Bíblia não é a Palavra de Deus. Se houvesse um erro na Bíblia, haveria um erro em Deus. 

  • Hebreus 6:18 diz que é impossível que Deus minta. 
  • Tito 1:2 diz: “O Deus que não pode mentir”. João 17:17: “Tua palavra é a verdade.” 
  • Romanos 3:4, “Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso.” 
  • Salmo 119:160, “A totalidade da tua palavra é a verdade.” 

Se Deus não pode errar e a Bíblia é a Palavra de Deus, então a Bíblia não pode errar.

Como sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus? Porque Cristo, o Filho de Deus, disse que a Bíblia é a Palavra de Deus. Como sabemos que Ele é o Filho de Deus? Porque previsões sobrenaturais, vida sobrenatural e sem pecado, previsão e realização da ressurreição dos mortos. Portanto, se Jesus é o Filho de Deus, esta é a Palavra de Deus, e se é a Palavra de Deus, não pode errar.

Deus não pode errar. Mas a Bíblia, como vimos, é a Palavra de Deus; portanto a Bíblia não pode errar. Isso significa que não há nenhuma dificuldade na Bíblia? Erros, não; dificuldades, sim. E vamos abordar essas dificuldades.

Número um: assumir que o inexplicável não é explicável . Esse é um grande erro dos críticos. Só porque não podemos explicá-lo, não significa que não haja uma explicação. Os cientistas não conseguem explicar como a vida cresce nas fontes termais nas profundezas do mar. É muito quente e muito profundo. Mas funciona. E eles estão trabalhando nisso. Eu não posso explicar cada suposto erro na Bíblia. Eu tenho estudado isso por 50 anos. Escrevi um livro com mais de 800 deles chamado When Critics Ask , e ainda assim há coisas que não consigo explicar. Isso significa que não há explicação? Não. Tratamos a Bíblia da mesma forma que os cientistas tratam a natureza. Quando se depara com uma anomalia, não joga a toalha e desiste da ciência. Ele diz: “Deve haver uma explicação e vou continuar estudando até descobrir qual é”.

Outro erro que os críticos cometem: presumir que a Bíblia é culpada até que se prove o contrário . Fico feliz que esses críticos não estejam no meu júri, porque um cidadão americano é presumido inocente até que se prove o contrário. Se tratarmos a Bíblia como uma amiga, se tratarmos a Bíblia como alguém em quem confiamos, e a Bíblia provou ser confiável, provou ser nossa amiga, damos a ela o benefício da dúvida. Os críticos tiram conclusões precipitadas sobre a Bíblia e não lhe dão o benefício da dúvida. Eles disseram que não havia hititas. Bem, descobrimos que havia hititas. A Bíblia é o único lugar no mundo onde os hititas foram mencionados até que uma biblioteca inteira foi encontrada na Turquia. Disseram que Moisés não sabia escrever. Não havia escrita nos dias de Moisés. Bem, os críticos estavam errados. A escrita remonta 2.000 anos antes de Moisés.

Outro erro que os críticos cometem é: confundir nossas interpretações falíveis com a revelação infalível de Deus. Tem havido muitas interpretações erradas da Bíblia. Mas também há muitas interpretações equivocadas da ciência. Eu odiaria ver um livro com todos os erros que os cientistas cometeram ao longo dos anos na interpretação da natureza. E só porque alguns cristãos cometeram erros ao interpretar a Bíblia não significa que a Bíblia esteja errada.

Aqui está outro erro que os críticos cometem: Deixar de entender o contexto da passagem . Você sabe, você pode provar quase tudo da Bíblia. Eu estava voltando da América do Sul, olhei através de pequenas nuvens brancas e fofas para o azul do Pacífico. O amigo ao meu lado abriu sua Bíblia e aqui está o primeiro versículo que seus olhos encontraram: “Não quero que ignoreis como todos os nossos pais estiveram sob as nuvens e passaram pelo mar”.

Eu olhei para a Bíblia. Olhei para o Pacífico azul. Você vê, esse versículo estava fora de contexto. Era sobre Moisés e os filhos de Israel atravessando o Mar Vermelho, não sobre mim vindo do Equador. Só porque um texto na Bíblia diz: “Deus não existe” (Salmo 14:1) não significa que Deus não existe. O contexto é: “ O tolo disse em seu coração : ‘Deus não existe’”.

Aqui está outro erro que os críticos cometem: Negligenciar a interpretação de passagens difíceis à luz das claras . A Bíblia diz: “Desenvolvei a vossa própria salvação com temor e tremor” (Filipenses 2:12). Bem, isso é difícil porque muitas passagens claras dizem: “Porque pela graça somos salvos, por meio da fé… é um dom de Deus” (Efésios 2:8); “Para aquele que não trabalha, mas confia em Jesus, sua salvação está garantida” (Romanos 4:5).

Veja, há muitas passagens difíceis, mas sempre pegue as claras para interpretar as difíceis.

Ed. Observação. Este artigo foi extraído de nossa série, “A Bíblia é única ou apenas outro livro religioso?”, e ligeiramente modificado para publicação.

Retomamos nosso olhar para os erros que os críticos cometem quando olham para a Bíblia.

Aqui está outro erro que os críticos cometem: eles baseiam os ensinamentos em passagens obscuras. Os mórmons percorrem o versículo em 1 Coríntios 15: “Doutra maneira, o que farão… batizar pelos mortos” (1 Coríntios 15:29). É uma passagem obscura. É mencionado apenas uma vez. Eles construíram toda uma doutrina sobre isso quando a Bíblia nos diz: “Está ordenado ao homem morrer uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). Você não pode fazer nada por alguém depois que ele morre. “Há um grande abismo fixo” (Lucas 16). Temos que pegar passagens claras para interpretar essas passagens que não são tão claras.

Outro erro que os críticos cometem: esquecer que a Bíblia é um livro humano com características humanas. Claro, a Bíblia vem de Deus, mas vem por meio de seres humanos, escrita em linguagem humana, escrita com metáforas humanas como poesia, alegoria e hipérbole. A Bíblia é um livro humano em línguas humanas. Mas só porque foi escrito por humanos não significa que esteja errado. Jesus era humano e não pecou. A Bíblia tem uma natureza humana e não erra, mas é humana. Jesus cansou, ficou com fome. A Bíblia também reflete as coisas humanas. Ele fala em línguas humanas; fala em figuras de linguagem humanas. Ele fala com as pessoas onde elas estão em seus termos, para que possam entendê-lo. E os críticos pensam erroneamente que isso é um erro só porque é humano. Não é mais errado do que Jesus estava em pecado porque Ele estava com fome ou com sede.

Outro erro cometido com frequência pelos críticos é: assumir que um relatório parcial é um relatório falso . A Bíblia tem muitos relatos parciais, mas eles não são necessariamente falsos. Por exemplo, Mateus diz que havia um anjo na tumba após a ressurreição. João diz que havia dois anjos no túmulo após a ressurreição. Bem, isso não é um relatório falso. Mateus deu parte do relatório – havia um anjo lá. Se há dois, há sempre um. Na verdade, esse é um princípio matemático infalível. Sempre que você tem dois, você sempre tem um. O que os críticos fazem é ler em Mateus a palavra “somente”. A palavra só não está lá. Mateus não disse que havia “apenas” um anjo, ele disse que havia um. E onde há dois, há sempre um.

Agora, observe o que estamos fazendo. Estamos dizendo que a Bíblia não tem erros, os críticos têm erros. Eles erroneamente veem a Bíblia de maneiras diferentes e então assumem que a Bíblia estava errada.

Deixe-me dar outro exemplo: exigir que as citações do Novo Testamento sejam sempre citações exatas. Não fazemos isso hoje. O jornal parafraseia, resume. O Novo Testamento, quando cita o Antigo Testamento, nem sempre dá as palavras exatas, mas sempre dá o significado exato.

Outro erro que os críticos cometem: assumir que os relatos divergentes são falsos . Há muitos relatos divergentes na Bíblia. Por exemplo, nos Evangelhos diz que Judas se enforcou. No livro de Atos é dito que Judas caiu de cabeça, e suas entranhas brotaram (Mateus 27:5; Atos 1:18-19). Bem, isso não é um relatório contraditório porque se você se enforcar em uma árvore, não pode tocar em um cadáver de acordo com o costume judaico. Você tem que se pendurar na beira de um penhasco ou em algum lugar pelo menos fora do chão. Alguém passa e eles veem um cadáver, têm que pegar uma faca, cortar a corda, o corpo cai nas pedras pontiagudas lá embaixo e os intestinos jorram. Perfeitamente harmonioso. Só porque é apenas parte disso, não significa que não nos dê a verdade.

Outro erro que os críticos cometem: presumir que a Bíblia aprova tudo o que ela registra . Quero dizer, há algumas histórias bem nojentas, como meu filho adolescente costumava me contar, na Bíblia – enfiar uma faca em Eúde e a gordura sair por cima dela. Cortar uma mulher em doze pedaços e enviar um para cada tribo de Israel. Estas são algumas histórias bastante horríveis. Mas a Bíblia não os aprova. O pecado de Davi está registrado na Bíblia, mas ela não aprova seu pecado. Na verdade, ele confessou no Salmo 51 e Deus o perdoou no Salmo 32.

Outro erro dos críticos: Esquecer a Bíblia usa linguagem não técnica e cotidiana . A Bíblia não é anticientífica, mas é um livro pré-científico. Foi escrito em linguagem cotidiana que qualquer um poderia entender, como: “O sol se põe”. Ou Josué em Josué 10 dizendo: “O sol parou no céu.” Agora, não é menos científico dizer que o sol parou do que dizer que o sol se põe. E o que todos os cientistas dizem todos os dias nos Estados Unidos? Ele é chamado de meteorologista. Ele diz: “Sol esta manhã, pôr do sol esta noite.” Nenhum cientista de quem já ouvi falar olha para o céu do oeste em chamas vermelhas e diz para sua esposa: “Olhe para a bela rotação da Terra.” Não falamos dessa maneira e a Bíblia também fala em linguagem cotidiana.

Além disso, outro erro que você ouvirá com frequência sobre a Bíblia é presumir que números redondos são falsos.. Números redondos não são falsos. Pi é representado na Bíblia como cerca de 3, e pi é cerca de três. Agora, mais precisamente, é 3,14159 e assim por diante. Mas quando diz que o marzinho em frente ao templo de Salomão tinha 10 côvados de diâmetro e 30 côvados de diâmetro, isso não significa que a Bíblia está errada. Isso significa que eles estavam falando em números redondos. Os cientistas hoje usam números redondos. Na verdade, pi não sai igual. Eu vi um cara que recitou pi até 10.000 casas decimais. Ele levou três horas para fazer isso. Ao final de 10.000 pontos decimais, ele ainda estava a um número infinito de distância do número mais preciso que você poderia obter. Mas para todos os propósitos práticos, 3,1 arredonda para 3. Para todos os propósitos práticos, 3,3 arredonda para 3. A Bíblia fala em números arredondados; fala em linguagem cotidiana.

Concluiremos nossa análise dos erros que os críticos cometem na Parte 3.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.