Eu sou um astrofísica. Eu também sou cristã.

Por: Deborah Haarsma
Tradução: Emerson de Oliveira

Pode parecer que a ciência e a fé estão em guerra, mas os dois têm uma sinergia histórica que se estende no tempo por séculos.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

  • Como tantas coisas em nossa sociedade hoje, ciência e religião se tornaram polarizadas, uma aparentemente contra a outra.
  • Não precisa ser assim. Luminares da Revolução Científica, como Galileu e o químico Robert Boyle, escreveram extensivamente sobre sua fé.
  • Em um nível fundamental, a ciência e o cristianismo compartilham valores-chave, incluindo curiosidade, humildade e serviço. 

Eu sou uma astrofísica. Adoro ver como a física que estudamos na Terra se comporta nas condições extremas do Universo, como a intensa gravidade de um buraco negro ou o quase vácuo de uma nuvem de gás entre as estrelas. Estou mais curioso sobre as coisas GRANDES. Em minha pesquisa, estudei aglomerados de galáxias localizados a um bilhão ou mais de anos-luz de distância. Cada aglomerado contém milhares de galáxias e cada galáxia tem centenas de bilhões de estrelas. Esses aglomerados são tão grandes que curvam o próprio espaço! Como fãs de astronomia em todos os lugares, estou maravilhado com os grandes tamanhos, distâncias e escalas de tempo envolvidas. 

Eu também sou cristã. Você pode se surpreender ao ouvir “ciência” e “cristão” juntos. No mundo de hoje, as pessoas que valorizam a ciência estão preocupadas com os pontos de vista dos cristãos, e os cristãos estão cada vez mais céticos em relação aos cientistas. Os cristãos evangélicos brancos não são o grupo com as menores taxas de vacinação? As pessoas que mais se opõem às mudanças climáticas? Os que construíram um museu inteiro contra a biologia evolutiva? Infelizmente, tudo isso é verdade. Pior ainda, as visões anticientíficas sobre o COVID e o clima são mais do que uma diferença de opinião; a oposição está levando diretamente ao aumento de doenças, sofrimento, morte e danos ao planeta. No entanto, acredito que os ensinamentos históricos do cristianismo realmente apóiam a ciência.  

Uma polarização falsa e prejudicial

Esse conflito não surgiu do nada. Debates sobre criação versus evolução datam de décadas atrás, impulsionados pelo compromisso cristão com a autoridade da Bíblia. Os escritos de ateus militantes não ajudaram. Quando Richard Dawkins e outros afirmam que a ciência exclui Deus e a religião, os cristãos têm boas razões para serem céticos em relação ao que os cientistas dizem. Ainda assim, a ciência foi bipartidária por muitos anos, e pesquisas mostraram que muitos cristãos amavam a ciência, mesmo que fossem céticos em alguns tópicos. Somente a partir de 2019 a própria ciência se polarizou . A recente polarização não é impulsionada tanto pelo ensino cristão quanto pelas forças culturais. Quando 40% dos evangélicos que se identificam não vão à igrejamais de uma vez por ano, suas opiniões não vêm da igreja. A polarização parece muito mais impulsionada pelas mídias sociais, como explicado recentemente por Jonathan Haidt no The Atlantic . Em nosso mundo altamente polarizado, “ciência” e “cristão” caíram em lados opostos.

Essa polarização entristece meu coração. Vejo o dano que está causando – as vidas perdidas para o COVID, as oportunidades perdidas para evitar as mudanças climáticas – e a maneira como está distorcendo nossa compreensão da ciência e do cristianismo na praça pública. Por muitos anos, tenho escrito e falado para públicos religiosos sobre a confiabilidade da ciência e como a ciência se encaixa com a Bíblia. Quase uma década atrás, deixei minha cátedra de ciências para liderar a BioLogos, uma organização que mostra como a fé e a ciência podem trabalhar de mãos dadas. Para mim, ciência e fé se encaixam. Eu vivo isso todos os dias. A maravilha que sinto ao estudar os céus tem sinergia com minha fé, levando-me a adorar o Criador que fez tudo. Para mim, a fé cristã não é uma ideologia política, mas uma escolha diária de seguir Jesus Cristo. O Deus que ouve minhas orações e cura minha alma é o mesmo Deus que criou o Universo.

A ciência tem raízes cristãs

Em um nível fundamental, os ensinamentos históricos do cristianismo realmente apoiam os métodos e valores da ciência. Para ver como isso funciona, primeiro recue um pouco. Todos os cientistas, independentemente de religião ou cultura, compartilham certos valores e crenças fundamentais. Estou pensando em valores como a curiosidade sobre o mundo natural, a crença de que o mundo natural é compreensível e a vontade de corrigir as próprias ideias diante dos dados. A maioria dos cientistas também compartilha o desejo de servir aos outros, por meio da educação, saúde ou tecnologia. Esses valores são compartilhados por toda a comunidade científica. E, no entanto, o que nessa lista estaria em oposição à religião? Nenhum desses valores está em conflito com o ensino cristão. 

Nos primeiros anos da Revolução Científica , líderes como Galileu e Robert Boyle escreveram extensivamente sobre sua fé. Eles mostraram como a Bíblia e as virtudes cristãs se encaixam em seu trabalho como cientistas. Nas gerações seguintes, os cristãos foram líderes em levar os benefícios da ciência aos pobres e marginalizados ao fundar escolas e hospitais. 

Mesmo na América de hoje, a maioria dos cristãos não é anti-ciência. A maioria dos evangélicos brancos recebeu a vacina COVID, e as taxas de vacinação foram fortes entre católicos hispânicos, igrejas negras e protestantes brancos, de acordo com a pesquisa do Pew . Alguns dos principais líderes científicos no desenvolvimento da vacina são cristãos devotos, incluindo Francis Collins (então diretor do NIH) e Kizzmekia Corbett (desenvolvedor da vacina COVID da Moderna). Os líderes das mudanças climáticas também incluem cristãos, como Rick Lindroth e Katharine Hayhoe .

Quatro valores comuns à ciência e ao cristianismo

Curiosidade. Os cientistas são movidos pelo desejo de entender como o mundo natural funciona, seja um vasto aglomerado de galáxias ou um pequeno vírus. Pessoas de todas as crenças podem ser curiosas, e os cristãos não são exceção. As Escrituras encorajam e modelam a curiosidade sobre o mundo natural, em histórias como Adão nomeando os animais (Gênesis 2:19-20) e Salomão catalogando plantas (1 Reis 4:33). Mais fundamentalmente, Deus comissionou a humanidade para cuidar e cuidar da Terra (Gênesis 1:26-29, 2:15), uma tarefa que requer uma compreensão do solo, clima e ecossistemas. O mundo natural é a própria obra de Deus, mas distinto de Deus, tornando-o correto e apropriado para nós ponderá-lo e estudá-lo. 

Crença de que a natureza é compreensível.Pode parecer óbvio hoje que os humanos são capazes de entender o mundo natural, mas muitos de nossos ancestrais teriam discordado. Era comum as culturas pré-científicas acreditarem em um panteão de deuses e espíritos cujos caprichos determinavam o clima, o movimento planetário, as doenças e outros fenômenos. Só se podia adivinhar o que os deuses fariam em seguida. O ensino judaico-cristão ajudou a dissipar esse quadro ao ver a natureza governada por um único Deus sábio. A regularidade da natureza é vista como resultado direto da fidelidade de Deus (Jeremias 33:19-26). Essa imagem lançou as bases para a visão científica moderna da natureza como um sistema de padrões regulares, repetíveis e universais que os humanos podem compreender. Cientistas de todas as fés e de nenhuma fé sustentam essa visão científica moderna, mas a sustentam por várias razões. Para um cristão, 

Humildade. A ciência não é uma atividade de poltrona onde se pode simplesmente pensar em ideias sobre o mundo natural e supor que são verdadeiras. Em vez disso, a ciência requer humildade para corrigir continuamente as ideias de alguém por meio de experimentos e observações. Essa abordagem também se encaixa com o cristianismo. Deus cria de maneiras que os humanos não podem prever ou entender completamente (Jó 38), então devemos continuamente comparar nossas ideias com o que observamos no mundo natural. Além disso, o cristianismo ensina que todos estão quebrados e têm falhas morais, e que o caminho para a cura requer a admissão humilde de seus erros. O próprio Robert Boyle escreveu como a humildade cristã se alinhava com a humildade científica que ele aprendeu através de seus muitos experimentos inconclusivos sobre a formação de bolhas no gelo. 

Serviço. Muitas pessoas que trabalham em áreas STEM, independentemente da religião, são motivadas pelo desejo de ajudar os outros e atender às necessidades. A dedicação ao serviço também é uma parte fundamental do cristianismo, e muitos cristãos veem as vocações na ciência, engenharia e medicina como oportunidades para viver sua fé. Lucas, o escritor de um dos Evangelhos, era ele próprio médico (Colossenses 4:14). Jesus chamou seus seguidores para alimentar os famintos e cuidar dos doentes (Mateus 25:31-46), e há dezenas de histórias de Jesus curando pessoalmente doenças e ferimentos. Fundamentalmente, os cristãos servem porque somos chamados a imitar Jesus Cristo, que fez o sacrifício final ao dar a vida pelos outros. 

Dirigindo-se aos céticos

Apesar dessas ressonâncias positivas entre o ensino cristão e a ciência, você pode estar cético. Você pode ter ouvido cristãos defendendo uma Terra jovem ou visto a tendência de vincular a retórica antivacina diretamente ao culto cristão. Tais exemplos me entristecem profundamente porque não refletem a Bíblia que conheço e o Deus que amo, ou mesmo a maioria dos cristãos. Olhe, em vez disso, para os muitos cristãos devotos que se destacam na pesquisa básica e servem a outros na medicina e na educação. Olhe para o próprio Jesus Cristo, que criou tudo o que existe, que ama os pobres e os marginalizados, e que cura corpos, mentes e almas. 

As forças da polarização hoje estão amplificando o conflito entre ciência e fé, com uma enxurrada de desinformação e equívocos que não são justos nem para a ciência nem para a fé. A ciência é uma ferramenta poderosa para investigar causa e efeito no mundo natural, e um cristão pode ver a ciência como uma investigação da obra de Deus. Desde o início da Revolução Científica, a fé cristã autêntica fomentou a curiosidade, a humildade e o serviço que caracterizam o melhor da ciência. A fé e a ciência são necessárias para abordar as questões desafiadoras que nossa cultura enfrenta hoje. Vamos deixá-los trabalhar juntos.

Blogs parceiros
www.empreender-digital.com
www.qualitotal.com
www.emagrecercomsaudetotal.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.