De onde Paulo tirou a ideia de que o Messias morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras em 1 Coríntios 15:3?

Algo que tende a ser negligenciado é algo que Paulo diz em seu conhecido texto da ressurreição em 1 Coríntios. 15:

“Porque em primeiro lugar vos transmiti o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” – 1 Cor. 15: 3-4.

Uma pergunta comum é onde diz nas Escrituras Judaicas que o Messias morreria por nossos pecados? Obviamente não há nenhum texto que diga explicitamente “O Messias morrerá pelos filhos da humanidade”. Paulo não lista nenhum texto que esteja usando aqui. No entanto, Justin Bass diz o seguinte:

“Isaías 53 é o único lugar em todas as Escrituras Hebraicas que contém uma declaração correspondente a “morreu por nossos pecados”. O servo sofredor, uma figura misteriosa que aparece em Isaías 40–55, é dito em 53:12 para carregar os pecados de muitos e até mesmo interceder por seus pecados. Isso significa que Isaías 53 está quase certamente no segundo plano de 1 Coríntios 15:3b: Os comentaristas de 1 Coríntios quase universalmente concordam que Isaías 53 está no segundo plano desta passagem quando diz “segundo as Escrituras”. Especificamente estes textos do profeta Isaías:

“Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; a correção para o nosso bem-estar caiu sobre Ele, e por Sua flagelação fomos curados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um de nós seguia o seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós” (Isaías 53:5–6). “Ele mesmo levou sobre si o pecado de muitos e intercedeu pelos transgressores” (Isaías 53:12). “traspassado por causa das nossas transgressões”, “esmagado por causa das nossas iniqüidades”, “levou sobre si o pecado de muitos” e “intercedeu pelos transgressores”. Essas duas últimas frases nas versões de Isaías da Septuaginta grega e encontradas entre os Manuscritos do Mar Morto têm “pecados” em vez de “o pecado” e “suas transgressões” em vez de “os transgressores”. Portanto, a leitura mais antiga dessa passagem (e aquela com a qual Paulo estaria familiarizado) declara: “Ele mesmo levou os pecados de muitos e intercedeu pelos pecados deles” (Isaías 53:12). Os primeiros seguidores de Jesus acreditavam que a morte de Jesus era, de alguma forma, uma substituição por eles, especificamente por seus pecados.”- Justin Bass, The Bedrock of Christianity: The Unalterable Facts of Jesus’ Death and Resurrection, pp. 97-99.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.