Como uma ateia se voltou para Jesus, apesar da igreja: uma entrevista com Mary Jo Sharp

Os críticos perguntam: “Por que alguém se tornaria cristão quando há tanta hipocrisia na igreja?” Com as histórias de desconversão sendo relatadas, por que a igreja inadvertidamente produz ateus, apesar de sua mensagem que dá vida? O ateísmo explica melhor a experiência humana do que o cristianismo? Como a verdade do cristianismo pode ter importância quando os comportamentos de alguns cristãos são repreensíveis?

O Bible Gateway entrevistou Mary Jo Sharp ( @MaryJoSharp ), autora de  Why I Still Believe: A Former Atheist’s Reckoning with the Bad Reputation Christians Give a Good God ( Por que eu ainda creio: o acerto de uma ex-ateia com a má reputação que os cristãos leva um bom Deus. Zondervan, 2019). E nesta entrevista exclusiva para o Logos.

Compre sua cópia de Por que eu ainda acredito na Bible Gateway Store, onde você desfruta de preços baixos todos os dias

Descreva por que você era ateia quando jovem.

Mary Jo Sharp: Eu não cresci na igreja e não sabia muito sobre o cristianismo além do que vi na TV e no cinema. O ambiente social dos meus anos de infância também carecia de um cristianismo cultural: o Oregon classificou entre os principais estados de menor participação religiosa na América. Então, pensei que as pessoas não religiosas eram o padrão ou as pessoas normativas e que as pessoas religiosas eram um pouco da margem da sociedade.

Eu não teria me chamado de ateia quando cresci porque não encontrei esse termo até mais tarde quando encontrei o cristianismo. Eu simplesmente não acreditava em Deus, nem vi por que precisava fazê-lo.

Como o presente de uma Bíblia começou a influenciar sua mudança do ateísmo?

Mary Jo Sharp: A Bíblia foi presenteada por uma professora que eu respeitava muito, por isso estava interessada em lê-la. Não sei exatamente o que eu esperava. Quando criança, gostei da mitologia e pensei que talvez fosse parecido em alguns aspectos. Quando li a Bíblia, percebi que era bem diferente; especificamente os evangelhos. Eles são como reportagens antigas. Eles pareciam muito com que eu estava lendo sobre algo hoje, especialmente o relato de Lucas . Por exemplo, o início de seu evangelho: “Também me pareceu bom, já que investiguei cuidadosamente tudo desde o início, escrever para você em uma sequência ordenada, ó mais honorável Teófilo, para que você possa conhecer a certeza da coisas sobre as quais você foi instruído ( Lucas 1: 3-4 ).

Quando você se tornou cristã, como a igreja desapontou você?

Mary Jo Sharp: Fui atraída por Deus pela verdade, bondade e beleza que encontrei no mundo. Ao entrar na comunidade da igreja, esperava encontrar pessoas comprometidas em adorar o Deus bom, verdadeiro e belo e que formavam ativamente suas vidas em torno desses transcendentais. Procurei um corpo autenticamente amoroso de Cristo. Em vez disso, o que descobri foi julgamento, hipocrisia, insegurança, egocentrismo, questões de controle, luxúria e basicamente todos os mesmos problemas de pessoas fora da igreja. Encontrei pessoas que modelaram suas vidas em torno desses comportamentos, em vez de se tornarem semelhantes a Cristo. Eu estava amargamente de coração partido.

Por que você decidiu estudar apologética?

Mary Jo Sharp: Eu realmente entrei em apologética enquanto me desesperava com a minha situação na igreja. Quando minha dúvida surgiu no questionamento intelectual sobre os motivos de minha crença, comecei a procurar respostas para as perguntas de “Por que acredito que Deus existe?”, “Por que acho que Jesus ressuscitou dos mortos?” E “Por que confio na Bíblia? ”Acabei descobrindo um programa de mestrado em apologética e me matriculei.

Baixe o ebook grátis 23 Perguntas Sobre a Fé Cristã, com muitas respostas para perguntas sobre a fé cristã.

Como a dúvida deve desempenhar um papel na fé?

Mary Jo Sharp: A dúvida pode fazer parte do amadurecimento de nosso relacionamento com Cristo. Quando duvidamos, muitas vezes é resultado de expectativas não atendidas ou da experiência do mal. No entanto, a dúvida também pode fazer parte do envelhecimento e do derramamento de nossa jovem fé. À medida que nosso pensamento amadurece, é um processo natural começar a questionar o que achamos que sabemos e por que confiamos em certas autoridades. É um processo de auto-reflexão sobre nossas próprias crenças. No entanto, muitas vezes é dada uma conotação negativa. Mas devemos ter paciência e “ter piedade dos que duvidam” ( Judas 1:22 ).

Por que você acredita que o cristianismo explica melhor a experiência humana do que o ateísmo?

Mary Jo Sharp: O cristianismo fornece uma estrutura filosófica para aspectos fundamentais do que significa ser humano. Por exemplo, a capacidade de confiar em nossa razão – nossa faculdade de fazer a verdade – não encontra fundamento em uma estrutura ateísta, porque a razão é resultado das forças cegas e impessoais da seleção natural que visam a sobrevivência, não a verdade. Portanto, a racionalidade, nossa capacidade de conhecer a verdade, provém de processos inteiramente aleatórios, sem propósito ou intenção. Enquanto no cristianismo, nossa racionalidade é um reflexo do Criador, parte de nosso ser feito à imagem de Deus ( Gênesis 1:26 ). Portanto, a racionalidade vem de um ser racional e foi propositalmente projetada para funcionar de maneira a descobrir a verdade.

Qual é o “problema da beleza” sobre o qual você escreve no livro?

Mary Jo Sharp: A Bíblia ensina que Deus é bom , verdadeiro e bonito . Os evangélicos atualmente não são relativistas sobre a verdade e não somos relativistas sobre a moral. Acreditamos na verdade e na falsidade e também no certo e errado. No entanto, quando se trata do terceiro aspecto de Deus, sua beleza, adotamos uma visão secular de que a beleza é relativista, ou apenas nos olhos de quem vê. Adotamos essa visão como se não houvesse problema em fazê-lo. No entanto, não é um problema com isso: porque a Bíblia fala sobre da bondade de Deus, verdade e beleza como realidades objetivas.

Se realmente acreditamos que Deus é belo e acreditamos que Deus é real, devemos levar a beleza a sério. Se não apreciamos adequadamente o belo, não podemos apreciar Deus adequadamente. Portanto, precisamos ter cuidado ao usar uma mentalidade secular para ver essa realidade objetiva da beleza de Deus.

O que você quer que seu livro realize?

Mary Jo Sharp: Meu desejo é que as pessoas vejam através da minha própria luta com a hipocrisia e o julgamento na igreja que os maus comportamentos dos cristãos nunca podem erradicar a graça e a verdade transformador de Jesus Cristo. Espero que alguém encontre alguma cura lendo a minha história.

Qual é a sua passagem favorita da Bíblia e por quê?

Mary Jo Sharp: Eu amo 1 Coríntios 15: 14-15 , porque Paulo faz uma afirmação de verdade dizendo que Jesus ressuscitou dos mortos ou não. Ele diz que se Jesus não ressuscitou dos mortos, nossa fé é em vão, é inútil.

Eu amo essa passagem porque é muito contrário à visão de que os cristãos estão apenas acreditando cegamente em Deus. Paulo estabelece que, se Cristo não ressuscitou, não temos razão em crer nisso ou em pregar que Jesus ressuscitou. Então, no versículo 20 e além, ele afirma que Cristo ressuscitou dos mortos e é a razão pela qual temos esperança.

O que você pensa sobre o Bible Gateway, o Bible Gateway App e o Bible Audio App?

Mary Jo Sharp: Sou uma visitante frequente do site Bible Gateway, porque é a maneira mais rápida de acessar várias traduções do texto bíblico quando estou trabalhando em um projeto. Além disso, é bem estruturado e fácil de usar.


Por que ainda creio é publicado pela HarperCollins Christian Publishing, Inc., empresa controladora da Bible Gateway.


Biografia: Uma ex-ateia do noroeste do Pacífico, Mary Jo Sharp foi criada sem religião. Atualmente, ela é professora assistente de apologética na Houston Baptist University e fundadora e diretora do Confident Christianity Apologetics Ministry. Mary Jo é a autora de Por que eu ainda creio: o relato de uma ex-ateia lidando com a má reputação dos cristãos levam a um bom Deus e Defendendo a fé: apologética no ministério da mulher . Ela é oradora itinerante em apologética em toda a América do Norte e participou de debates formais sobre o Islã. Ela se concentra no uso do amor e da lógica para descobrir a verdade.

Recomendamos

Curso Formação em Teologia! (Com Certificado + Histórico + Carteirinha) VÍDEO AULAS EXCLUSIVAS, APOSTILAS DIGITAIS, ÁUDIO AULAS, SUPORTE COM PROFESSORES, FÓRUM E GRUPO DE ESTUDOS Pagamento Único. Sem Mensalidades! Os Cursos da Universidade da Bíblia ® são Cursos de caráter eclesiástico, ministerial, interdenominacional e Livre. TODO o conteúdo do Curso é disponibilizado pelo exclusivo portal do aluno. Universidade da Bíblia, A melhor formação bíblica e teologia do país!

Resultado de imagem para conheça sua biblia

Conheça Sua Bíblia de Capa a Capa é um portal de assinaturas que tem por objetivo disponibilizar ao assinante um estudo da Bíblia Sagrada em vídeo-aula e em áudio-aulas de Gênesis a Apocalipse. As aulas são semanais e abordarão um panorama muito interessante que vai deixar o assinante preparado para entender e se aprofundar cada vez mais nos ensinos Bíblicos

Fonte: https://www.biblegateway.com/blog/2019/11/how-an-atheist-turned-to-jesus-despite-the-church-an-interview-with-mary-jo-sharp/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.