COLOSSENSES 1: 15,16 – JESUS É A CRIATURA MAIS VELHA OU É ELE PREEMINENTE SOBRE TODOS?

Verso em destaque:
Quem é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura: Pois por ele foram criadas todas as coisas que estão no céu e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, ou domínios, ou principados, ou poderes: todas as coisas foram criadas por ele e para ele:
(Colossenses 1: 15-16)

Referências similares:
2Co 4: 4, Fl 2: 6; Hb 1: 3, João 1:18, João 14: 9

O primogênito de toda criatura? 
Ter a preeminência significa “ser o primeiro a ter o primeiro lugar” (léxico de Bauer-Danker), ou seja, ter a maior honra ou posição (Notas de Estudo – Gary Everett). Quando Colossenses 1:15 chama Jesus de “primogênito de toda criatura”, isto simplesmente significa que Ele tem preeminência sobre toda criatura em virtude de ser seu Criador. De fato, esta é a mesma razão que Paulo fornece em Colossenses 1:16 para chamar Cristo de “primogênito de toda criatura” no verso anterior. Seja o que for que a palavra grega para “primogênito” (“prototokos”) parece transmitir semanticamente, devemos lembrar que a fraseologia do termo “primogênito” é judaica. Os rabinos disseram que “primogênito” significava figurativamente a preeminência (Rabino Bechai) e por boas razões; é usado desta maneira nas escrituras hebraicas do Antigo Testamento (Êxodo 4:22). Isso significa que devemos ter em mente como o ‘primogênito’ foi usado no hebraico, de modo que não imprecisamente limitamos seu escopo semântico no grego. Depois de olhar para versos como Êxodo 4:22 e Salmos 89:27, vê-se claramente que quando o pai do “primogênito” é algo ou alguém que não pode literalmente dar à luz no sentido tradicional, então não se vincula ao significado habitual de “Primogênito”. Consequentemente, e se consistência é o objetivo, então em Colossenses 1:15. Como a criação não pode literalmente dar à luz, é lógico que devemos tomar o termo “primogênito” no sentido figurado.

Razões lógicas porque Jesus não pode ser considerado uma criatura:
O versículo seguinte, Colossenses 1:16, afirma que Jesus criou todas as criaturas; portanto, Ele não pode racionalmente ser parte de sua própria criação. Esta verdade é ecoada com mais devastação para a mentalidade ariana em Efésios 3: 9 onde é declarado que Deus “criou todas as coisas por Jesus Cristo” e em João 1: 3 onde é afirmado que “todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele não era nada feito que foi feito. ”Agora, se Deus criou TODAS as coisas por Jesus Cristo, então Jesus Cristo não pode ser uma criatura, pois isso significaria que Ele criou a si mesmo junto com todas as outras coisas.

Aqueles que afirmam que Jesus foi criado nos fazem crer que “primogênito” significa que todas as criaturas nasceram literalmente de Deus e que Jesus foi o primogênito entre elas? Isto é impossível! Não se pode falar do nascimento da terra, do oceano, das estrelas, da lua, etc. Todos estes foram criados, não nascidos; eles são criaturas e não filhos de Deus. Jesus não pode racionalmente ser o primogênito de toda a criação, no sentido de que Ele é o mais velho no grupo de todas as coisas criadas. Além disso, nem todas as criaturas humanas nascem espiritualmente de Deus; Jesus admoestou os fariseus declarou: “você é do seu pai o diabo” (João 8:44). Os fariseus tinham dois pais espirituais? Como o Dr. Henry Morris declara: “Alguns são filhos de Deus pela criação (por exemplo, anjos; veja Jó 1: 6), e podemos nos tornar filhos de Deus por adoção (por exemplo, Rm 8: 14-15), mas Ele [ Jesus] é o Filho por geração eterna (ou relação eterna) o unigênito do Pai. (Bíblia de Estudo dos Novos Defensores) ”Portanto, devemos concluir que a palavra“ nascido ”em“ primogênito ”é usada em um sentido inteiramente diferente do que se entende por nascimento tradicional.


No livro Raciocínio das Escrituras das Testemunhas de Jeová (página 408, parágrafo 2) os três desafios seguintes são feitos para estabelecer que Cristo é um ser criado e não o Ser eterno auto-existente de Miquéias 5: 2, que existiu. de eternidade a eternidade ”:

(1) Os trinitarianos dizem que “primogênito” aqui significa primo, mais excelente, mais distinto; assim, Cristo seria entendido como sendo, não parte da criação, mas o mais distinto em relação àqueles que foram criados. Se é assim, e se a doutrina da Trindade é verdadeira, por que o Pai e o espírito santo não são também os primogênitos de toda a criação? Mas a Bíblia aplica essa expressão somente ao Filho. De acordo com o significado costumeiro de “primogênito”, indica que Jesus é o mais velho da família de filhos de Jeová.

Essa objeção à divindade de Cristo trai uma incompreensão da doutrina da Trindade. De acordo com as Escrituras, cada membro da Divindade é eternamente distinto e pode, assim, fazer coisas que os outros membros não fazem (Isaías 48:16, Gênesis 19:24). Por exemplo, Jesus diz que Deus o Pai não julgará ninguém, mas em vez disso, cometeu todo o julgamento ao Filho (João 5:22); todavia, Deus o Pai ainda detém o título de Juiz e o faz indiretamente quando não o faz diretamente (Romanos 2:16). Da mesma forma, Deus Pai tem todo o direito de ser chamado de primogênito de toda criatura, uma vez que Ele também criou todas as coisas (Gênesis 1:26, Eclesiastes 12: 1). De fato, diz-se que os judeus chamavam YHWH de “primogênito do mundo” (rabino Bechai). Além disso, Salmos 104: 30 e Gênesis 1: 2 indicam que o Espírito Santo é o Criador também. Assim, vemos que cada Pessoa na Trindade tem o título de “primogênito de toda criatura”, no entanto, em Colossenses 1:18 nos é dito que agradou a Deus Pai que Cristo tivesse a preeminência e, portanto, o título em questão. Em segundo lugar, como os santos nomes de Deus (isto é, YHWH, Adonai) podem se referir simultaneamente ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, nem sempre é imediatamente claro qual Pessoa da Trindade é referenciada ao ler certas partes do Antigo Testamento ( ou seja, Gen 19). Por exemplo, uma vez que todas as três Pessoas da Trindade são o Criador, em Isaías 42: 5 não está imediatamente claro quem está falando, já que a palavra singular para Deus (‘El’) é empregada para qualificar YHWH. Mesmo se todos os itens acima não fossem o caso, o fato de que outras pessoas na Trindade não têm o mesmo título que Cristo jamais poderia levar à conclusão de que Jesus é um ser criado. Na pior das hipóteses, ficaríamos nos perguntando sobre tal questão do modo como fazemos a respeito da preponderância do conhecimento que ainda precisa ser revelado pelo Único Deus Sábio.

Resultado de imagem para bacharel teologia instituto logos

No livro Raciocínio das Escrituras das Testemunhas de Jeová, a segunda objeção declara:

(2) Antes de Colossenses 1:15, a expressão “o primogênito de” ocorre mais de 30 vezes na Bíblia, e em cada vez que é aplicada a criaturas vivas o mesmo significado se aplica – o primogênito faz parte do grupo. “O primogênito de Israel” é um dos filhos de Israel; “O primogênito do faraó” é uma das famílias do faraó; “O primogênito da besta” são eles próprios animais. O que, então, faz com que alguns atribuam um significado diferente a ele em Colossenses 1:15? É o uso da Bíblia ou é uma crença que eles já possuem e para a qual eles buscam provas?

O “primogênito” deve, de fato, ser “parte do grupo” se, de fato, a palavra “primogênito” for usada em sentido literal; caso contrário, esta regra não se aplica necessariamente. Consequentemente, a razão pela qual nós atribuímos um significado diferente à frase “o primogênito de” do que o significado que requer que o primogênito seja “parte do grupo” é porque a frase “o primogênito de” é diferente de ser literalmente usada em todas as Escrituras. Como foi dito anteriormente, a criação não pode literalmente dar à luz, portanto, a frase usada em Colossenses 1:15 não é literal e deve, portanto, ser entendida em um sentido figurado. Em vista disso, seria inadequado forçar o significado literal sobre a passagem não-literal de Colossenses 1:15. Em vez disso, devemos examinar as diferentes maneiras pelas quais essa expressão é usada não literalmente nas Escrituras. Esta conclusão é confirmada pela análise da palavra grega para primogênito (pro¯totokos) no Léxico grego de Thayer (ou qualquer léxico grego). Após o exame, o leitor descobrirá que não há uma definição que permita usar essa palavra em um sentido literal, quando ela não é aplicada ao homem ou animal. Só esta razão nos permite desconsiderar a idéia de que o primogênito é necessariamente parte de um grupo. Várias vezes na Bíblia, Deus usa o termo “primogênito” em um sentido figurado, mas cada vez que Ele faz isso, ele sempre explica o que significa a figura do discurso. Três tipos de exemplos são:

 1. A distinção honrosa ou os usos de preeminência incluem: Êxodo 4:22, Salmo 89:27, Jeremias 31: 9, Hb 1: 6; Hebreus 12: 22-23, Romanos 8:29, Colossenses 1:18 e Apocalipse 1: 5 . Com relação a esses versículos e às razões pelas quais eles não se encaixam na categoria de uso literal, o pastor e teólogo do século XIX, John Morison afirma:
Por isso, Deus disse ao Faraó: “Israel é Meu filho, Meu primogênito”, porque distinguiam de outros povos os que recebiam as vantagens que eram os pré-requisitos naturais da primogenitura (o direito de herança que pertence exclusivamente ao filho mais velho). Novamente em Jeremias 31: 9, a idéia de prioridade no nascimento é inteiramente sombreada, pois essa prioridade não poderia ser afirmada de Efraim – a referência é à peculiaridade da prerrogativa e da honra. Tome novamente Hb 12: 22-23. Aqui os cristãos são chamados de primogênitos, e não cristãos no céu (pois são distinguidos dos “espíritos de homens justos aperfeiçoados”), mas cristãos na terra. Todos esses cristãos, embora dispersos e denominados de várias maneiras, são “a assembléia geral e a igreja do primogênito”. Isso mostra que o termo pode ser e é usado sem prioridade de nascimento, e no sentido de sermos filhos muito favorecidos de Deus. Todas as bênçãos da primogenitura são deles porque são de Cristo, o Primogênito. Como Ele é o Príncipe Herdeiro do Universo, o Príncipe Imperial e Senhor hereditário de toda a criação, eles são constituídos co-herdeiros com Ele da “herança incorruptível”, etc. Novamente, esta interpretação é apoiada por Rm 8:29. “Primogênito entre muitos irmãos” é uma expressão notável. Não podemos supor que Deus desejou assegurar ao Salvador uma relação de prioridade cronológica. Jesus já foi antes de tudo. – Ilustrador Bíblico, 1 Colossenses 1:15.

2. O primogênito também é usado como uma forma superlativa de um adjetivo em versículos como Isaías 14:30 e Jó 18:13. O “primogênito dos pobres” significa o mais miserável dos pobres (Is 14:30). A frase figurada, “o primogênito da morte”, significa a doença mais mortal que a morte (personificada) já teve o gênero (Jó 18:13). Veja o Easton’s Bible Dictionary e o Fausset’s Bible Dictionary para mais informações.

 3. O primogênito é usado como o título dado ao dono da primogenitura que não é necessariamente o mais velho (Deuteronômio 21:16). Em alguns casos em que o pai pode literalmente dar à luz no sentido tradicional, “primogênito” não significa literalmente. Por exemplo, em Deuteronômio 21:16 o “primogênito” é usado do herdeiro ou da pessoa que recebeu o direito de primogenitura e não necessariamente do primogênito, mesmo que o filho em questão seja verdadeiramente nascido de um homem capaz de gerar filhos.

Assim, uma vez que existem usos não-literais da palavra “primogênito” encontrados nas Escrituras, é prudente distinguir qual uso se encaixa melhor com o contexto. A parte mais útil do trecho de Colossenses 1: 15-16 é o começo do versículo 16; aí está a razão que Paulo dá para usar a denominação “primogênito”, isto é, porque Cristo criou todas as coisas. Conseqüentemente, cabe a nós considerar a expressão “primogênito de” como um título conferindo a honra única de prioridade e dignidade superlativa, uma vez que esta conclusão é fiel ao uso bíblico prévio. E se o fizermos, como pode Jesus ter a preeminência sobre TODAS as criaturas sem ser Deus?

A terceira objeção da organização da Watch Tower é:

(3) Colossenses 1:16, 17 (RS) exclui Jesus de ter sido criado, quando diz “nele todas as coisas foram criadas. . . todas as coisas foram criadas através dele e para ele ”? A palavra grega aqui traduzida “todas as coisas” é pan’ta, uma forma flexionada de pas. Em Lucas 13: 2, o RS traduz esse “todos. . . os outros”; JB lê “qualquer outro”; NE diz “qualquer outra pessoa”. (Veja também Lucas 21:29 em NE e Filipenses 2:21 em JB.) Em harmonia com tudo o mais que a Bíblia diz sobre o Filho, a TNM atribui o mesmo significado a pan’ta em Colossenses 1 : 16, 17 para que leia, em parte, “por meio dele todas as outras coisas foram criadas. . . Todas as outras coisas foram criadas através dele e para ele ”. Assim, ele é mostrado como sendo um ser criado, parte da criação produzida por Deus.

Esta interpretação não poderia ter sido alcançada “em harmonia com tudo o mais que a Bíblia diz sobre o Filho”, pois lemos em João 1: 3 que “sem Ele nada do que foi feito foi feito”; só este verso milita contra a interpretação peculiar da Torre de Vigia de Colossenses 1: 16-17. No verso referenciado de Lucas 13: 2 é feita uma comparação entre um grupo de 18 galileus falecidos e “todos os outros galileus” e é por isso que algumas traduções bíblicas incluem a palavra “outro” ao lado de “todos” ao interpretar a palavra grega pan ‘ ta. Da mesma forma, em Lucas 21:29 outra comparação é feita, desta vez entre uma única figueira e “todas as outras árvores”. Finalmente, em Filipenses 2:21 também vemos outra comparação sendo feita entre Timóteo e “todas as outras pessoas”. Então, em todos os três versículos que são mencionados como referências, o padrão observado é que as comparações estão sendo feitas, o que convence uma minoria de versões bíblicas a inserir a palavra “outro”, de modo que a comparação seja ampliada. No entanto, em Colossenses 1:16, nenhuma comparação está sendo feita, de modo que esses três versículos orientados para comparação parecem totalmente irrelevantes. No entanto, versões bíblicas que empregam a técnica de equivalência formal (em oposição à equivalência dinâmica) e incluem a palavra “outro” para Lucas 13: 2, colocam em itálico o qual informa ao leitor que ele não aparece no texto original. Também vale ressaltar que o método de equivalência dinâmica da tradução, diferentemente do formal, não visa a interpretação literal, palavra por palavra, mas, em vez disso, parafraseia as palavras originais com o propósito de facilitar a leitura do texto. A RS (Versão Padrão Revisada), as bíblias do NE (Nova Bíblia em Inglês) e do JB (Bíblia de Jerusalém) empregam o método de equivalência dinâmica, por isso não é de surpreender que, em um ponto ou outro, parafraseiam a palavra grega pan’ta. Não obstante, é bastante curioso que a Organização Torre de Vigia nos diga o que estas três versões bíblicas dizem sobre versículos como Lucas 13: 2 e Lucas 21:29 que não são contextualmente pertinentes a Colossenses 1: 16-17 e ainda não revelam o que As bíblias NE e JB dizem sobre a passagem em questão. Afinal, se essas versões são boas o suficiente para citar versículos não relacionados, então talvez eles possam servir ao nosso propósito ainda mais para os versículos com os quais realmente nos importamos, a saber, Colossenses 1: 16-17.

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 porque nele todas as coisas foram criadas, tanto no céu como na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, domínios, principados ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. – Colossenses 1: 15-16 RS
http://www.biblegateway.com/passage/?search=Col%201:15-16&version=RSV )

Ele é a imagem do Deus invisível; esta é a primazia sobre todas as coisas criadas. Nele, tudo no céu e na terra foi criado, não apenas as coisas visíveis, mas também as ordens invisíveis de tronos, soberanias, autoridades e poderes: todo o universo foi criado por ele e para ele. – Colossenses 1: 15-16 NE
http://www.katapi.org.uk/NEB/master.html?http://www.katapi.org.uk/NEB/IntroContents.php )

Ele é a imagem do Deus invisível e o primogênito de toda criação, pois nele foram criadas todas as coisas no céu e na terra: tudo visível e tudo invisível, Tronos, Dominações, Soberanias, Poderes – todas as coisas foram criadas através dele e para ele. – Colossenses 1: 15-16 JB
http://64.62.200.70/BOOK/PDF/Bible-1966v02/343-349/ )

A julgar pelo texto de Colossenses 1: 15-16 das mesmas versões citadas pela Organização Torre de Vigia, vemos que todos as três interpretam a palavra “pas” (pan’ta) como “todas as coisas” e não “todas as outras coisas”. como a TNM (Tradução do Novo Mundo) faz. Essa revelação elimina qualquer tentativa da Organização Torre de Vigia de usar essas versões bíblicas (desnecessárias, obscuras e, portanto, fora de uso) como evidência de apoio para uma maneira particular de interpretar mal Colossenses 1: 15-16.

Por fim – e eu quase hesito em falar sobre isso, já que isso é especulativo e desnecessário, mas há um sentido em que, mesmo se alguém concordasse com a idéia de que Jesus foi a primeira coisa criada, ainda existiria uma explicação que reconcilia essa conjectura com o resto das Escrituras. Uma vez que o leitor se lembra que no princípio era a Palavra de Deus [Jesus] e esta Palavra estava com Deus e esta Palavra era Deus, então fica claro que Jesus, antes da fundação do mundo, não é um homem, mas é identificado como a Palavra viva de Deus. Jesus assumindo a forma de um homem poderia ter sido de fato o primeiro ato criativo da Palavra, o que significaria, de maneira estranha, que Jesus, como a Palavra de Deus, criou um novo aspecto para si mesmo, o aspecto de ser homem. Isso não seria uma contradição, no sentido de que nós desaprovamos anteriormente, já que Ele não está criando a Si mesmo, mas sim um novo aspecto para Si mesmo. Devemos lembrar que na Bíblia muitas vezes antes de Jesus nascer através de Maria, Ele aparece como um homem para os santos do Antigo Testamento, como Abraão, Jacó, Isaías, Ezequiel etc. Novamente, esta explicação está provavelmente navegando em águas desconhecidas e não deve significar ser afirmado dogmaticamente. Eu apenas a mostro para mostrar que a interpretação buscada pela Organização Torre de Vigia tem mais obstáculos para superar além do que já foi dito. É simplesmente impossível escapar dos muitos versículos da Escritura que afirmam que Jesus é YHWH, o Deus eterno e Todo-Poderoso.

Outras vozes sobre este tema:

O primogênito é muito comumente um título de honra. Israel, por exemplo, como uma nação é o primogênito de Deus (Êxodo 4:22). O significado é que a nação de Israel é o filho mais favorecido de Deus. Em segundo lugar, devemos notar que o primogênito é um título do Messias. Em Sal 89:27, como os próprios judeus interpretaram, a promessa a respeito do Messias é: “Eu o farei meu primogênito, mais alto do que os reis da terra”. Claramente primogênito não é usado em um sentido de tempo, mas em o senso de honra especial. Então, quando Paulo diz do Filho que ele é o primogênito de toda a criação, ele quer dizer que a maior honra que a criação possui pertence a ele. -William Barkley

De modo algum o título primogênito indica que Jesus é menor que Deus. De fato, os antigos rabinos chamavam o próprio Yawhew de “primogênito do mundo” (Rabino Bechai, citado em Lightfoot). Rabinos antigos usavam primogênito como um título messiânico: “Deus disse: Assim como fiz de Jacó um primogênito (Êxodo 4:22), assim também tornarei o rei Messias um primogênito (Salmo 89:27).” (R. Nathan em Shemoth Rabba, citado em Lightfoot)
– David Guzik

O primogênito de toda criatura. A razão desta denominação é imediatamente acrescentada – Pois nele são criadas todas as coisas, como é, três versos depois, chamado de primogênito dos mortos, porque por ele todos nos levantamos novamente. Portanto, ele não é chamado primogênito, simplesmente por ter precedido todas as criaturas no tempo, mas porque foi gerado pelo Pai, para que elas pudessem ser criadas por ele, e que ele pudesse ser, como era a substância ou fundamento de todas as coisas.
– o comentário de João Calvino

“O primogênito de toda a criação” Essa foi uma metáfora do AT para a posição singular e exaltada de Jesus.
1. os rabinos disseram que significava preeminência (cf. Êxodo 4:22).
2. No AT, era usado para o filho mais velho como herdeiro e administrador da família
3. em Salmos89: 27 era usado em um sentido messiânico
– Bob Utley

Fonte> https://christpluszero.wordpress.com/2013/11/16/colossians-115-16-is-jesus-the-eldest-creature-or-is-he-preeminent-over-all/

2 thoughts on “COLOSSENSES 1: 15,16 – JESUS É A CRIATURA MAIS VELHA OU É ELE PREEMINENTE SOBRE TODOS?”

  1. Pô! Legal, deixei dois comentários (dúvidas) e o que fizeram? Excluíram, ainda tiraram a opção para comentar novamente. Sabe, esse site deixou a desejar, página duvidosa. Vou deixar de seguir.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.