Cinco mitos sobre o “Jesus mítico”

Zealot1-600x399Reza Aslan é professor de escrita criativa na Universidade da Califórnia, Riverside e autor do novo livro, Zealot: The Life and Times of Jesus of Nazareth. (Zelote: a vida e a época de Jesus de Nazaré). Podem ver matérias sobre o livro aqui e aqui. Aslan recentemente adicionou a seu livro um artigo no Washington Post  intitulado “Cinco mitos sobre Jesus” .

As afirmações de Aslan não são novidade no mundo da apologética católica, e o fato da forma como ele nos apresenta não é de surpreender: Aslan é um ex-cristão evangélico, que agora se identifica como um praticante do islamismo. Portanto, não é exagero imaginar que a sua própria formação religiosa pode ter alguma influência sobre a sua opinião sobre a confiabilidade histórica dos Evangelhos. Vamos dar uma olhada em cada um dos supostos cinco mitos de Aslan.

Mito # 1: “Jesus nasceu em Belém”.
Aslan primeiro afirma que Jesus provavelmente nasceu em Nazaré, e não Belém, porque foi conhecido em toda a sua vida como o “Nazareno”. Supostamente, isso criou um problema para os primeiros cristãos, porque uma das profecias judaicas sobre a vinda do Messias exigia que ele, como um descendente do rei Davi, nasceria na cidade de Belém.

De acordo com Aslan, o censo romano abrangia apenas a Judéia, Samaria e Iduméia, e não Galileia onde a família de Jesus morava. Ele explica: “Lucas coloca o nascimento de Jesus em Belém não porque aconteceu lá, mas porque essa história cumpre as palavras do profeta Miquéias.”

Os críticos da Bíblia, muitas vezes afirmam que não há registro de um censo romano. Mas, como outros demonstraram com razão, um registro disto: no Evangelho de Lucas. Os críticos simplesmente não querem aceitá-lo.

Aslan, por outro lado, parece aceitar que ocorreu um censo, só que afirma que abrangeu uma área limitada no Império Romano. O problema com isto é que os nossos relatos mostram claramente: “Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado” (Lc. 2,1).

Além disso, Aslan explica, “uma vez que o propósito de um censo foi a fiscalidade, o direito romano avaliou propriedade de um indivíduo no lugar da sua residência, e não a sua terra natal”. No entanto, o conhecido apologista Jimmy Akin ressalta :

Se você pensar que foi um censo, como muitos, então isso vai lhe causar problemas, porque não houve recenseamento naquele período. Houve, no entanto, um registro de base ampla ou alistamento, que ocorreu neste período.

Para saber mais sobre isso, eu recomendo o artigo, “Cristo nasceu em Belém?” , de William Mitchell Ramsay.

Mito 2: “Jesus foi filho único.”
Aslan afirma que, ao contrário da doutrina católica da virgindade perpétua de Maria, Jesus, de fato, teve irmãos e irmãs de sangue:

Alguns teólogos católicos argumentaram que a palavra grega usada nos Evangelhos para descrever irmãos-de Jesus (adelphos), também pode significar primos ou meio-irmãos, e que estes poderiam ser filhos de José de um casamento anterior. Embora isso possa ser verdade, em nenhum lugar do Novo Testamento é ‘adelphos’ é usados ​​algo diferente de irmão. Assim, não há argumento racional para a ideia de Jesus como filho único.

Eu não sou um estudioso de grego (e nem Aslan), mas ele parece perder completamente o ponto. Ele afirma que em nenhum lugar do Novo Testamento a palavra adelphos é usada para significar outra coisa senão irmão, mas isso é precisamente o que é debatido.

A Novo Léxico Grego Padrão Americano do Novo Testamento (NAS) define adelphos  como “um irmão, seja nascido dos mesmos pais ou só do mesmo pai ou da mãe” ou “um irmão”. O fato de que esta palavra tem vários significados é um argumento racional para a visualização de Jesus como o único filho da Virgem Maria.

A primeira definição do léxico NAS apoiaria a posição de que José era um homem mais velho, que tinha filhos de um casamento anterior. A segunda definição serve como prova de que adelphos é realmente usado no Novo Testamento para se referir a algo que não seja irmão uterino. Na verdade, na maior parte do tempo é usado para se referir a outros termos. São Paulo usa a palavra repetidamente em referência a outros crentes .

Para saber mais sobre isso, recomendo a leitura de “Em defesa da Virgindade Perpétua de Maria”. da Catholic Answers Magazine.

Mito # 3: “Jesus teve 12 discípulos.”
Aslan afirma que este mito é baseado em um mal-entendido de três categorias pelos seguidores de Jesus, que são descritos na Escritura como “discípulos”. Não tenho certeza por que Aslan escolheu tratar desta questão. A maioria dos cristãos que conheço entendem que o termo discípulo é usado de forma intercambiável no Novo Testamento.

Normalmente você pode dizer que, a partir do contexto que o grupo de discípulos está a ser referido. Por exemplo, Mateus 8,18 refere-se a “grandes multidões em torno de Jesus”, e como Aslan aponta, multidões são muitas vezes referidas como discípulos (cf. Lc. 14,25-35 ). Mas apenas alguns versos depois Mateus escreve: “E quando ele entrou no barco, seus discípulos o seguiram.” Ou este era um barco enorme capaz de manter “grandes multidões”, ou podemos de forma mais realista supor que apenas alguns desses que estavam presentes seguiram a Jesus no barco.

Quando falamos sobre os doze discípulos, queremos dizer, especificamente, os doze apóstolos. Que eles são conhecidos como os doze discípulos vem da Bíblia (cf. Mt. 10,1; Mt. 11,1; Lucas 6,13; Lucas 9,1), mas não é nenhum mito, houve doze deles.

Mito 4: “Jesus teve um julgamento diante de Pôncio Pilatos.”
Aslan afirma que os judeus geralmente não recebiam julgamentos romanos, muito menos judeus acusados ​​de rebelião. No artigo, ele explica:

Em seus 10 anos como governador de Jerusalém, Pilatos, de forma ávida e sem julgamento, enviou milhares à cruz, e os judeus apresentaram uma queixa contra ele com o imperador romano.

A verdade é que sabemos muito pouco sobre Pilatos. O filósofo e historiador judeu Fílon nos diz que Pilatos foi o responsável por “repetidas e constantes execuções sem julgamento” (Carta da embaixada para Gaio, Livro 38), mas ele nunca especifica o número ou tipo de execuções, e não nos é dito que os judeus não recebiam julgamentos romanos. Nossa melhor informação vem dos evangelhos canônicos, e todos os quatro concordam que Jesus teve um julgamento diante de Pôncio Pilatos.

Mito 5: “Jesus foi sepultado em um túmulo.”
Aslan afirma que é altamente improvável que Jesus foi trazido para baixo da cruz e colocado em um sepulcro, depois da crucificação. Na sua opinião, isso teria sido “extremamente incomum, talvez ato um ato de benevolência sem precedentes por parte dos romanos.”

Eu não vejo como isso poderia ter constituído um “ato de benevolência”, José de Arimatéia pediu a Pilatos se ele poderia recuperar o corpo de Jesus. Pilatos concordou, mas somente após a confirmação de que Jesus estava morto (Mc. 15,44 ). Não é como se os romanos tomassem o corpo para baixo si e o entregasse aos discípulos. José era um respeitado membro da comunidade judaica (Marcos 15,43 ), e não nos é dito como ele convenceu Pilatos para liberar o corpo, só que ele convenceu.

Aslan também afirma que não é muito provável que Jesus foi retirado e colocado em um túmulo em forma escavada na rocha para os homens mais ricos da Judéia, porque isso seria contrário de todos os outros criminoso crucificados por Roma. Isso é verdade, mas José era um homem rico com os meios para proporcionar tal túmulo (Mt. 27,57 ), e ele era secretamente um seguidor de Jesus (Jo. 19,38).

Conclusão
O artigo de Aslan (e seu livro) não é nada mais do que uma regurgitação de argumentos que já existem há mais de um século e foram respondidas por inúmeros estudiosos cristãos. Se você está procurando uma refutação completa da ideia de que os Evangelhos não são um relato confiável do Jesus histórico, eu recomendo a leitura da série Jesus de Nazaré  pelo papa Bento XVI.

Além disso, o apologista Jimmy Akin produziu uma grande crítica do livro de Aslan, Zealot, que você pode assistir aqui .

Fonte: http://www.strangenotions.com/mythical-myths-about-jesus/
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.