AHAVA – O VERDADEIRO AMOR DA BIBLIA

Hoje vamos falar sobre Ahava, amor, e o que realmente significa na Bíblia. Então, se você está pronto, vamos começar! A palavra hebraica para amor é Ahava; Aléf, Hei, Beit, Hei, e aparece muitas vezes na Bíblia em suas diferentes formas.

E também aparece em algumas das passagens mais conhecidas de todas, por exemplo Levítico 19:18 “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Levítico 19:18 “VEAHAVETA LEREAKHA KAMOKHA” Mas o que realmente significa neste caso “Leehov”, que é o verbo hebraico amar? O que significa amar o próximo?

A Bíblia nos mostra que existem vários tipos de “ahava”, o primeiro é o ahava de um pai para seu filho; por exemplo, Abraão que amava seu filho Isaque, vemos isso quando Deus ordena a Abraão que sacrifique seu filho Isaque, em Gênesis 22:2: Então Deus disse: “Tome seu filho, seu único filho, a quem você ama – Isaque – e vá para a região de Moriá Sacrifique-o ali como holocausto no monte que eu lhe mostrarei”.

E esta passagem é a primeira vez que a palavra ahava aparece na Bíblia, e está bem aqui em uma passagem tão dura que fala de sacrifício e esforço, mas foi colocada aqui para enfatizar, não está escrito pegue seu filho e sacrifique-o, mas pegue seu filho amado e sacrifique-o; Quero dizer, está enfatizando o quão difícil isso seria para Abraham.

Outro tipo de amor que aparece na Bíblia e que pode ser considerado talvez o mais clássico que conhecemos é o amor romântico; por exemplo, o amor de Assuero por Ester. “Agora o rei foi atraído por Ester mais do que por qualquer outra mulher e ela ganhou seu favor e aprovação mais do que qualquer uma das outras virgens.

Então ele colocou uma coroa real em sua cabeça e a fez rainha em vez de Vasti.” Ester 2:17 Há também outro tipo de amor que está enraizado na amizade, lealdade e companheirismo, por exemplo, o amor que Jônatas sentia pelo rei Davi, como podemos ver no primeiro livro de Samuel 20:17 “E Jônatas tinha Davi reafirma seu juramento por amor a ele, porque o amava como a si mesmo.”

E Davi era realmente amado, além de Jônatas o povo o amava, está escrito: “Mas todo o Israel e Judá amavam Davi porque ele os liderou em suas campanhas”. 1 Samuel 18:16 e esse amor do povo por Davi é diferente, a maioria do povo nunca tinha visto o rei Davi, não o conhecia como Jônatas o conhecia, e sim era um amor muito mais enraizado na admiração do que no conhecimento pessoal.

Outro exemplo de amor que podemos ver também através do Rei Davi, ele era muito amado, mas este é o exemplo de Hirão, que foi o Rei de Tiro. E ele amou a Davi mesmo depois de sua morte, e este aqui é um amor que está relacionado à aliança e à lealdade, mesmo depois da morte: E Hirão, rei de Tiro, enviou seus servos a Salomão; pois Hiram sempre foi um amante de Davi. 1 Reis 5:1 E é por isso que Hirão ajuda o rei Salomão a construir o Templo de Jerusalém mesmo após a morte de seu pai, o rei Davi.

E, claro, outro tipo de amor que temos que falar aqui é o amor de Deus, que é um amor eterno. ‘O Senhor apareceu para nós no passado’, dizendo: ‘Eu te amei com um amor eterno, eu te atraí com bondade infalível.’

Jeremias 31:3 E esse amor de Deus é diferente dos outros de que falamos até agora, porque é um amor eterno, sem condições, sem fim, sem limitações. E como Deus tem esse amor infinito e eterno por nós, também somos convidados a amá-Lo através dos versículos bíblicos do “Shema Israel”, o “Ouve Israel”, uma oração que judeus de todo o mundo fazem três vezes ao dia e é a junção dos versículos seguintes e começa assim: A segunda frase dessa oração é traduzida assim: Amarás o Eterno, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E na minha opinião esta oração resume o que é ahava, o amor que temos por Deus.

O ahava é tanto o amor ao próximo, que devemos amar o próximo como a nós mesmos, também o amor que temos por Deus, mas principalmente o amor que Deus tem por nós; um amor maior que todos os outros!

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Curso de Hebraico e Grego que recomendo – Entenda a Bíblia com mais profundidade aprendendo os dois idiomas mais ricos e antigos do mundo!