A mensagem perdida da Bíblia

Todos os anos você ou alguém que você conhece vai comemorar o Natal, que se destina a honrar a encarnação de Cristo. Mas hoje, isso simplesmente se tornou uma questão secundária durante as férias. Muitos cristãos sabem que Jesus se tornou humano, mas eles não sabem o que isso significava para o mundo antigo e o que significa para hoje. A verdade é que a história da encarnação contém uma mensagem perdida, escondida na bíblia. e espero revelar do que trata esta mensagem.

Vamos começar com um versículo que você acha que não estaria associado a este tópico. “Você não sabe que seu corpo é um templo do Espírito Santo dentro de você, O que você tem de Deus? Eles não são seus próprios senhores.” – 1 Coríntios 6:19 Agora, quando a maioria dos cristãos ouve este versículo, eles assumem que tem a ver com saúde, não coma muita comida não saudável, não fume ou use drogas.

Claro, isso pode ser parte disso, mas Paul está tentando chegar a algo muito mais profundo e importante. Ele está respondendo aos gentios sobre ser sexualmente imoral e os perigos de dormir com uma prostituta, e em vez de dizer que é errado porque Deus vai olhar para isso e ficar desgostoso com tal ato, diz algo que teria chocado seu público gentio, e aborreceu os judeus religiosos de sua época.

Paulo os lembra que seus corpos são templos do Deus vivo, e pecar contra seu corpo é poluir o templo de Deus. Não diz que seus corpos são sinagogas ou igrejas de Deus, mas templos. Veja, para os judeus do segundo templo, havia apenas um templo, e era ali que o eterno criador de toda a vida deveria morar.

Este lugar era o santo dos santos, e os judeus religiosos tentaram torná-lo extremamente puro e sagrado. Os gentios não podiam entrar no templo, as mulheres só podiam ir até certo ponto, e somente o sumo sacerdote, depois de purificado, podia comparecer diante do santo dos santos uma vez por ano.

E Paulo diz algo que poderia tê-lo levado a ser apedrejado pela comunidade religiosa de Jerusalém. Ele diz, gentios incircuncisos (aqueles que nem sequer são permitidos no templo) seu corpo é o santo dos santos, onde o Deus vivo realmente habita. Deus não está confinado dentro de quatro paredes de pedra em Jerusalém.

O Deus vivo está em você! Portanto, cometer um ato sexualmente imoral é contaminar o santo dos santos. Isso teria sido profundo para os leitores desta carta e isso teria perturbado e irritado os judeus desta época. Como poderia o Deus vivo estar habitando em gentios impuros e impuros e não muito longe deles em seu templo? Mas há mais contexto que devemos destacar.

judeus do período do segundo templo não pensavam realmente que Deus estava em seu templo atual. O profeta Ezequiel relata uma visão que teve no final do período do primeiro templo.

Pouco antes de Babilônia entrar para conquistar Judá, Deus entrou em sua carruagem e foi para os céus, deixando o templo abandonado. E isso significava que a aliança que ele fez com Israel acabou. O pecado de Israel era muito grande e sua aliança com Deus havia sido completamente violada. Deus havia dito a eles que se permanecessem fiéis, ele habitaria no meio deles e eles teriam domínio sobre a terra prometida.

Mas quando o exílio na Babilônia começou, isso significava que a aliança mosaica havia sido quebrada, e eles foram levados para servir a outro império, e perderam o controle de suas terras. No entanto, todos sabemos que o exílio não durou para sempre. Os judeus foram autorizados a voltar para casa, mas não era o mesmo. Por um lado, eles estavam sob a autoridade do rei persa, não só Deus.

Mas o que é mais importante, Deus não voltou ao templo, como havia saído. A aliança com Israel ainda estava quebrada e os judeus ainda falavam em estar no exílio. Deus não tinha voltado, o messias, o filho de Davi não era rei governando os gentios, eles estavam sob os pés dos gentios. As coisas não eram como eles achavam que deveriam ser.

E então os judeus sabiam que tinham que consertar isso. Seus ancestrais perderam o pacto por se tornarem infiéis, então, talvez, se eles aderissem estritamente à aliança mosaica, Deus veria sua justiça e retornaria a eles. Tantas seitas dos judeus se tornaram extremamente piedosas, mas Deus não voltou. Então eles acrescentaram leis e restrições adicionais para ajudá-los a guardar a lei de Deus.

Eles acrescentaram leis de lavagem para ajudá-los a permanecerem ritualmente limpos, não comeram com os gentios para que não se tornassem impuros, eles acrescentaram lei após lei para que Deus finalmente retornasse ao templo e restabelecesse a aliança.

E então um dia um camponês judeu de Nazaré entrou em Jerusalém e disse que finalmente havia retornado ao Seu templo, e em vez de se regozijarem, mandaram matá-lo. Eles estavam tão focados no que haviam perdido e tentando consertar eles mesmos que perderam o fim do exílio, mas não apenas seu exílio, o fim do exílio real.

O que aconteceu com os judeus é semelhante ao que aconteceu com Adão e Eva no jardim. A primeira coisa que saiu da boca de Eva não é a lei de Deus, mas sua própria lei que eles elaboraram. Deus lhes havia dito que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas, em vez disso, Eva diz à serpente: “’Podemos comer o fruto das árvores do jardim’, mas Deus disse: ‘Não comereis do fruto da árvore que está no meio do jardim, Você não deve tocá-lo, para que você não morra.”

Parece que para evitar comer a fruta, eles alegaram que não podiam nem tocar na árvore. Com essa lei adicional em vigor, como eles poderiam parar de agradar a Deus agora? Quando foi exatamente isso que aconteceu. Eles estavam tão focados em seu próprio plano que perderam o verdadeiro plano de Deus.

Como os judeus piedosos posteriores, Adão e Eva, e suas leis, só levaram à ruína ao invés da presença de Deus habitando no meio deles. Os judeus do período do segundo templo provavelmente não deram muita atenção ao pecado de Adão e Eva.

Muito poucos comentários sobreviventes daquele dia mencionam os eventos de Gênesis 3, e o que temos parece ser principalmente reinterpretações. Mas para os judeus, o pecado de Adão e Eva já havia sido tratado por meio de Moisés.

Deus apareceu a Moisés e então Moisés levou os filhos de Israel de volta à terra prometida, com a presença de Deus habitando com eles. Adão e Eva foram exilados da presença de Deus e da terra sagrada Moisés trouxe os filhos de Israel para a terra santa com a presença de Deus habitando com eles.

Então eles assumiram que o exílio do Éden terminou por meio da aliança sob Moisés. Mas acho que Paulo percebeu isso, como ele sugere ao longo de suas cartas. A maneira como Israel vivia sob a aliança com Moisés não era a mesma do Éden.

Deus morava atrás de uma cortina. Ele estava com seu povo, mas não entre seu povo. Mais importante, Ele só habitou com Israel. O resto dos filhos de Adão ainda estavam perdidos além das fronteiras de Israel no exílio. Deus ainda estava separado de seu povo.

A solução de Deus foi simples, ele usaria Israel, uma nação escolhida, para ser uma luz para todas as outras nações e chamaria todos os filhos de Adão. Mas, como Deus sabia, Israel não conseguiria realizar esse esforço. Em vez de ser uma luz para as nações, cederam aos seus desejos egoístas e tentaram agradar a outros deuses por ganância e luxúria.

Deus os enviou de volta ao exílio com o resto das nações ainda lá. Mas ele ainda usaria Israel para chamar as nações, mas não da maneira que eles esperavam. Os judeus do período do segundo templo desejavam um messias forte para liderá-los na conquista.

O filho de Davi subjugaria as nações pagãs ao seu redor. Os gentios um dia se renderiam a Israel e seu Deus como o único Deus verdadeiro. Em vez de ser a luz das nações, eles queriam ser o poder das nações. Eles eram o povo escolhido de Deus para governar, não o povo escolhido de Deus para salvar.

Sob Davi e Salomão, Israel era um reino poderoso que subjugou as nações vizinhas. Para os judeus posteriores, era isso que eles queriam de volta. Trazer Deus de volta ao templo era realmente um meio para esse fim, mesmo que eles não percebessem, porque quando Deus voltasse, o messias, filho de Davi, estaria com ele, e Deus então restauraria seu reino terrestre, que era o verdadeiro desejo de seu coração.

Então, quando Deus, o filho de Davi, o Messias voltou, eles tentaram apedrejá-lo, porque ele não trouxe consigo o verdadeiro desejo de seu coração, que infelizmente nunca foi Deus para começar. A verdade que eles não perceberam é que o reino de antigamente era o meio para um fim para trazer uma era em que todos os filhos de Adão seriam chamados para fora do exílio.

Mas não é isso que os judeus do Segundo Templo queriam ou esperavam. O que eles queriam era voltar a ser como as coisas eram. Eles queriam acabar com seu exílio e, com ele, restaurar seu reino terreno.

Eles estavam tão focados no que eles perderam, este pequeno presente de um reino que eles tinham, que eles perderam o que Deus estava tentando fazer através deles. Em outras palavras, eles estavam tão focados em acabar com seu próprio exílio que perderam o plano real de Deus para acabar com o exílio real do Éden. Quando a palavra se tornou carne, poderia ter nascido em um palácio cercado por servos.

Ele poderia ter se tornado um poderoso guerreiro, construir um império e depois morrer por nossos pecados lutando contra um leão, e ter reis dos confins da terra esperando em sua sepultura no terceiro dia. Ele poderia ter inventado uma câmera de vídeo para registrar todos os seus eventos e feitos, para que sua fama nunca fosse esquecida.

Mas um reino de vaidade nunca foi o objetivo de Deus. Em vez disso, tendo nascido no luxo, ele nasceu em uma manjedoura, em uma família camponesa em Nazaré.

As mesmas pessoas que não foram autorizadas a entrar no Santo dos Santos, Os sacerdotes daquele dia teriam considerado essas pessoas indignas de estar em tal lugar, somente o sumo sacerdote poderia aproximar-se de tal lugar uma vez por ano, mas isso era apenas uma solução temporária. Na manhã de Natal, o verdadeiro santo dos santos finalmente estava onde Ele queria estar.

Deus finalmente retornou ao seu povo para acabar com o exílio real. O que eles não perceberam é que pela primeira vez em milhares de anos, Deus estava finalmente entre seu povo. como eu queria ser, e muito em breve a cortina seria rasgada para sempre.

Ao longo de seu ministério, Jesus disse algo que muitas pessoas modernas não entendem completamente. Quando ele curou alguém, ele lhes disse: “Seus pecados estão perdoados.”

Podemos achar estranho que Jesus tenha dito isso enquanto curava alguém, Não parece ser o momento certo para dizer uma coisa dessas. mas se você entender a natureza do exílio dentro de sua cultura, faz todo o sentido.

O profeta Jeremias certa vez falou sobre o futuro, quando Deus finalmente retornaria para acabar com o exílio, e naqueles dias Deus perdoaria seus pecados.

Só Deus poderia perdoar os pecados de Israel, e como Deus não voltou ao templo quando o exílio terminou, os pecados de Israel não foram perdoados, porque Deus não habitou com eles para mostrar que foram perdoados e que foram reivindicados. O exílio ainda estaria em andamento e continuaria até que Deus viesse e perdoasse seus pecados.

Mas Jesus diz aos filhos de Israel que seus pecados são perdoados, enquanto Ele os cura. De uma maneira muito sutil, mas importante, ele estava dizendo; “O exílio acabou, eu voltei.” Mas muitos em Israel não viram, porque estavam presos em seu pequeno exílio, eles esqueceram o verdadeiro exílio do Éden.

Eles pensaram que seu reino perdido era tudo o que importava, que era o que precisava ser restaurado para que o reino dos céus pudesse reinar na terra, quando o que realmente importava eram os filhos perdidos de Adão, incluindo eles mesmos, não poder, terra ou riqueza.

Eles rejeitaram seu Messias porque ele não fez o que eles queriam e não lhes deu o poder e a riqueza que eles realmente queriam. Israel queria que seu reino fosse restaurado, mas Jesus veio para restaurar o reino dos céus que estava no Éden, quando os humanos pudessem habitar com Deus face a face.

É por isso que a encarnação é tão profunda. Pela primeira vez em milênios, Deus habitou com os homens. Não é de admirar que os anjos não pudessem deixar de se alegrar no céu naquela noite.

O Éden finalmente havia sido restaurado à terra, o Santo dos Santos estava mais uma vez entre homens e mulheres. Nações de longe trouxeram presentes ao Deus de Israel, mas, infelizmente, a maior parte de Israel não estava lá para vê-lo. Eles estavam tão perturbados com seu pequeno exílio que perderam o fim do grande exílio.

E continuaram vivendo como se ainda estivessem ali, enquanto Paulo proclamou que agora vivemos como se já estivéssemos na ressurreição vindoura. O reino dos céus havia chegado à terra e o exílio de toda a humanidade havia terminado.

Deus habita com os homens, mais uma vez. Então, no que você se concentra quando o Natal chega? Você está focado nos pequenos presentes debaixo da árvore? Você perdeu o verdadeiro presente que veio 2000 anos atrás? Você está vivendo no novo Éden, que Cristo pagou com seu sangue. Você vive como no Éden, morando com Deus?

Você não sabe que seu corpo é um templo? Um templo do Deus vivo. O templo de Deus nunca foi feito para ser feito de paredes. Isso foi apenas temporário, um meio para um fim para construir o verdadeiro templo que Ele queria, um onde Ele pudesse reinar com todos os filhos de Adão.

Ele escolheu Israel para ser o meio para esse fim, para o qual ele voltaria ao mundo e derrubaria os principados invisíveis que escolhemos para governar sobre nós mesmos. O objetivo nunca foi um reino onde alguns filhos de Adão governariam outros filhos de Adão, mas um mundo onde todos os filhos de Deus reinariam juntos, como Adão e Eva eram iguais no Jardim.

Em Cristo, “não há judeu nem grego, livre nem escravo, homem ou mulher, todos somos um em Cristo”. O Éden foi restaurado. Bart Ehrman tristemente deixou o cristianismo anos atrás, mas mesmo depois disso ele ainda tinha isso a dizer.

“O Deus do Natal não é um Deus de ira, julgamento, pecado, punição ou vingança. Ele é um Deus de amor, que quer o melhor para as pessoas e se doa para trazer paz, alegria e redenção. Essa é uma grande imagem de um ser divino. Este não é um Deus que está esperando por você para morrer para enviá-lo ao tormento eterno. Ele é um Deus que se preocupa com você e seu mundo, que quer resolver seus problemas, curar suas feridas, tirar suas dores, trazer-lhe alegria, paz, felicidade, cura e plenitude… Eu mesmo não acredito em Deus. Mas se cresse, esse seria o Deus que ele defenderia, promoveria e proclamaria.

Chega de guerra! Chega de fome! Chega de epidemias! Chega de dor! Chega de miséria! Chega de solidão abjeta! Chega de violência, ódio, narcisismo, auto-engrandecimento e sofrimento de todos os tipos! Dá-me o Deus do Natal, o Deus do amor, o Deus de uma criança inocente em uma manjedoura, vindo para trazer salvação e plenitude ao mundo, do jeito que sempre deveria ser.” Então eu perguntei novamente, em que você se concentra quando o Natal chega? Você está focado nos pequenos presentes debaixo da árvore?

Você perdeu o verdadeiro presente que veio no Natal, quando Deus se tornou carne e acabou com o exílio do Éden de uma vez por todas? Agora ele vive entre seu povo da maneira que queria no início. Então, você não sabe que Deus vive em você, que seu corpo é um templo do Deus vivo? “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar boas novas aos pobres.

Enviou-me para proclamar liberdade aos cativos e recuperação da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos.” -Lucas 4:18 “Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” – 2 Coríntios 5:17 “Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” – Mateus 28:20

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Combo Acadêmico de Teologia – CLIQUE AQUI