A Eucaristia: Corpus Christi?

A Igreja Católica ensina a doutrina da transubstanciação, ou seja, que na Eucaristia, a hóstia e o vinho no altar são transformados e realmente se tornam o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Você já conheceu alguém que achou essa doutrina católica um tanto difícil de aceitar?

Se assim for, você não deve se surpreender. Quando Jesus falou sobre comer sua carne e beber seu sangue em João 6, suas palavras tiveram menos que uma recepção entusiasmada. Como este homem pode nos dar sua carne para comer? (V 52). Este é um ditado difícil.  Quem pode ouvi-lo? (V60) De fato, muitos de seus discípulos o abandonaram por causa disso, e Jesus teve que perguntar aos doze se eles também planejavam desistir. É interessante que Jesus não tenha corrido atrás de seus discípulos dizendo: “Não vá, eu estava falando metaforicamente!

Como a igreja primitiva interpretou essas palavras desafiadoras de Jesus? Fato interessante. Uma acusação que os romanos pagãos apresentaram contra os cristãos foi o canibalismo. Por quê? Você adivinhou. Eles ouviram que essa seita se encontrava regularmente para comer e beber sangue humano. Os primeiros cristãos disseram: espere um minuto, é apenas um símbolo! De modo nenhum. Ao tentar explicar a Eucaristia ao imperador romano por volta de 155 dC, São Justino não mediu suas palavras: “ Pois não recebemos essas coisas como pão comum ou bebida comum; mas como Jesus Cristo nosso Salvador, sendo encarnado pela palavra de Deus, tomou carne e sangue para nossa salvação, assim também fomos ensinados que a comida consagrada pela palavra de oração que vem dele. . . é a carne e o sangue daquele Jesus encarnado.

Curso Teológico Pastoral Completo

Não muitos cristãos questionaram a presença real do corpo e do sangue de Cristo na Eucaristia até a Idade Média.  Ao tentar explicar como o pão e o vinho são transformados no corpo e no sangue de Cristo, vários teólogos se desviaram e precisaram ser corrigidos pela autoridade da Igreja. Então São Tomás de Aquino veio e ofereceu uma explicação que se tornou clássica. Em toda mudança que observamos nesta vida, ele ensina, as aparências mudam, mas no fundo, a essência de uma coisa permanece a mesma. Exemplo: se, em uma crise de meia-idade, eu troquei minha mini-van por uma Ferrari, abandonei minha esposa e 5 filhos para viver na praia, me bronzeei, descorei meu cabelo loiro, cravou, fiquei excitado na academia e fiz uma viagem ao cirurgião plástico, eu ficaria muito diferente na superfície. Mas para todo o meu problema, no fundo eu ainda seria substancialmente o mesmo baby boomer.

São Tomás disse que a Eucaristia é o único exemplo de mudança que encontramos neste mundo que é exatamente o oposto. As aparências de pão e vinho permanecem as mesmas, mas a própria essência ou substância dessas realidades, que não podem ser detectadas por um microscópio, é totalmente transformada. O que antes era pão e vinho, agora são o corpo e o sangue de Cristo. Uma palavra útil foi inventada para descrever essa mudança única. Transformação da substãncia, o que está sob a superfície, passou a ser chamado de transubstanciação.

O que faz isso acontecer? O poder do Espírito e da Palavra de Deus. Depois de orar pelo Espírito que virá (epiklesis), o sacerdote, que está no lugar de Cristo, repete as palavras do Deus-homem: Este é o meu Corpo, Este é o meu Sangue. Parece-me como Gênesis 1: o poderoso vento (leia o Espírito) chicoteia a superfície da água e a Palavra de Deus ressoa. Haja luz e houve luz. Não é mais difícil acreditar na transubstanciação do que acreditar na Criação.


Mas por que Jesus providenciou essa transformação de pão e vinho?   Porque ele pretendia outro tipo de transformação. O pão e o vinho são transformados no Corpo e no Sangue de Cristo, que, por sua vez, significam nos transformar. Já ouviu a frase: você é o que você come? O Senhor deseja que sejamos transformados de uma multidão heterogênea de indivíduos imperfeitos no Corpo de Cristo, cheguemos à plena estatura.

Nossos irmãos evangélicos freqüentemente falam de um relacionamento íntimo e pessoal com Jesus. Mas eu lhe pergunto, quanto mais pessoal e íntimo você consegue? Nós recebemos o corpo do Senhor em nossos corpos físicos para que possamos nos tornar quem nós recebemos!

Um presente tão incrível merece sua própria festa. E é por isso que, nos tempos de Tomás de Aquino e São Francisco de Assis, o papa decidiu instituir a festa de Corpus Christi.

imagem: Corpus Christi por pe. Lawrence Lew, OP / Flickr (CC BY-NC-ND 2.0) . Para ver mais de suas imagens e aprender sobre seu ministério, por favor , visite seu blog .

Fonte: https://catholicexchange.com/eucharist-corpus-christi-3

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.