Ted Cruz tinha 3 anos quando seu pai, um matemático ateu, lhe abandonou… Mas Cristo lhe fez voltar

27975_ted_cruz__candidato_republicano_a_la_casa_blanca__con_su_padre__el_cubano_rafael_cruz__matematico_ex_ateo_y_pastor_protestante
Ted Cruz, candidato republicano à Casa Branca, com seu pai, o cubano Rafael Cruz, matemático ex-ateu e pastor protestante

Rafael Edward “Ted” Cruz ( www.tedcruz.org ) é o homem da moda entre os republicanos norte-americanos, tendo vencido com 28% de apoio os “caucus” de Iowa, o sinal de partida para as eleições presidenciais. Assim, ele ganhou a preferência às urnas em relação à Donald Trump (24%) e Marco Rubio (23%). Em apenas quatro dias, de acordo com o seu gerente de campanha, esta vitória simbólica contribuiu com mais de 3 milhões de euros para a sua campanha, muito melhor financiada do que seus rivais.
Ted Cruz e Marco Rubio são filhos de imigrantes cubanos, embora apoiem políticas de imigração bastante restritivas. Eles não insistem tanto sobre a sua herança hispânica e sua fé cristã. Marco Rubio é católico – depois de uma breve experiência com os mórmons – enquanto Ted Cruz é protestante. Isto parece incongruente, dado que, apesar de descender de cubanos, espanhóis, irlandeses e italianos, é um cristão batista. Mas quando Ted nasceu, seus pais não eram crentes.

Ted Cruz contou em detalhes na “Carisma Magazine como o compromisso com Jesus Cristo salvou sua infância , quando ele era um bebê e seu pai era um ateu que tinha deixado sua esposa e filho.

Família de matemáticos ateus
Seus pais vieram a Calgary, Canadá, onde nos anos 70 trabalharam sobre os dados sísmicos de processamento de negócios de petróleo. “Eu sou o filho de dois matemáticos programadores de computador”, disse ele em algumas ocasiões.

A mãe, Eleanor Elizabeth Wilson, era de ascendência irlandesa. O pai, Rafael Bienvenido Cruz, era cubano, nascido em Matanzas, um descendente de canário. Rafael deixou Cuba em 1957 e pediu asilo político nos Estados Unidos, na época da ditadura de Fulgencio Batista. Além de matemáticos, ambos eram ateus… e beberrões. Ted explica:

“Quando eu tinha 3 anos, meus pais e eu vivíamos em Calgary, e nenhum dos meus pais era crente. Ambos bebiam demais e meu pai decidiu nos deixar, por isso ele deixou minha mãe e voltou para o Texas, para Houston. Ele decidiu que não queria ser um pai e marido, eu queria ficar sozinho“.

Convidaram-no para um curso em sua casa
Foi quando, estando sozinho em Houston, um colega o convidou para um estudo bíblico que tratava sobre matrimônio. Ficou surpreso ao encontrar pessoas que tiveram experiências duras, vidas complicadas, mas que viviam com paz e serenidade.

“Uma mulher que se lembra até hoje explicou que seu filho batia nela para conseguir dinheiro para as drogas… e ainda assim esta mulher tinha essa paz”, diz Ted Cruz. “A Escritura fala da paz que transcende todo o entendimento”. Ele não conseguia entender, não fazia sentido. Como essa mulher tinha essa paz com essa situação horrível em casa?”

Ele decidiu discutir o assunto com o pastor da comunidade, Gaylon Wylie. Foi uma conversa noite que durou cinco horas. “Meu pai era jovem e muito, muito brilhante. Foi cientista, era um ateu, e estava convencido de saber tudo. Ele estava convencido de que a religião não podia ser verdade. Debateu com o pastor até depois das onze da noite e perguntou: ‘Bem, e o que acontece com um homem do Tibete que nunca ouviu falar de Jesus?‘ O pastor respondeu: “- Rafael, não sei o que vai acontecer com o homem do Tibete mas você sim ouviu falar de Jesus… qual é sua desculpa?

E, em seguida, o pai descreveu como isso lhe atingiu como uma tonelada de tijolos e ajoelhou-se e deu a sua vida a Jesus e transformou completamente meu pai“, diz Ted Cruz.

No domingo seguinte, Rafael começou a vir para Gaylon Wylie Baptist Church, onde ele foi batizado. Então voou para o Canadá e voltou com sua esposa e filho. “Se não fosse pelo amor transformador de Jesus Cristo eu teria sido criado por uma mãe solteira, sem pai em casa”, acrescenta Ted Cruz, candidato para governar o país mais poderoso do mundo.

Ted Cruz (no centro com gravata vermelha) em setembro de 2013, na Casa Branca, em uma oração com um grupo de pastores e ativistas da Coalizão de Defesa cristã pedindo a libertação de pastor cristão Saeed Abedini, que cumpria um ano na prisão no Irã

Aceitar a Cristo com 8 anos
Ele mesmo recorda ter aceito conscientemente ser cristão no acampamento para crianças com 8 anos, quando ele foi batizado com sua prima de 13 anos, que era como uma irmã para ele. “Fui batizado naquele verão e isso mudou nossas vidas”, lembra ele. O pai de Rafael, Ted, seria por muitos anos pastor batista e, portanto, Ted sabia o que era ser o filho de um pastor e pregador. No entanto, embora o casamento de Rafael e Elanor se mantivesse firme muitos anos, finalmente, em 1997, eles se divorciaram.

Dai graças ao evangelista que tornou possível
Ted Cruz detalhou que não viu o pastor Gaylon Wylie desde que ele tinha 10 anos, mas em 2015 , na viagem de campanha, ele foi encontrado quando seu ônibus de campanha veio por acaso ao povo do Tennessee, onde ele tinha se retirado. “Eu não o tinha visto em 35 anos. Foi um belo momento, só abraçá-lo e dizer-lhe ‘obrigado’ por compartilhar o Evangelho naquela noite de 15 de abril de 1975 em Houston, Texas. Isso transformou não só a vida do meu pai, mas minha mãe, a mim e minha esposa, Heidi, e nossos filhos, como ondas na lagoa impactando gerações pela boa notícia de Deus “.

Fonte: http://www.religionenlibertad.com/ted-cruz-tenia-3-anos-cuando-su-padre-matematico-ateo-lo-47600.htm
Tradução: Emerson de Oliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.