Como Deus poderia ordenar o genocídio no Antigo Testamento?

Esta é uma pergunta boa e difícil. A maneira como respondemos refletirá e informará nossa compreensão da justiça e da misericórdia.

No livro de Josué Deus ordena a Israel que abata os cananeus para ocupar a Terra Prometida. Foi uma guerra sangrenta de destruição total, onde Deus usou seu povo para executar seu julgamento moral contra seus inimigos perversos. Ao avançar em direção a uma resposta, será útil pensar cuidadosamente sobre os blocos de construção de uma visão de mundo cristã relacionada com a justiça e a misericórdia de Deus.

 

1. Como criador de todas as coisas e governante de todas as pessoas, Deus tem direitos absolutos de propriedade sobre todas as pessoas e lugares.

“No princípio, Deus criou os céus e a terra” ( Gn 1: 1 ) “e o mar e tudo o que neles há” ( Atos 14:15 ). Isto significa que “a terra é do Senhor e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam” ( Salmo 24: 1 ). Como Deus diz: “Toda a terra é minha” ( Êx. 19: 5 ) e “todo animal da floresta é meu” ( Salmo 50:10 ). A posse de Deus de todos os meios que ele também é livre para fazer o que desejar sobre todas as coisas. “Nosso Deus está nos céus; ele faz o que quiser “( Salmo 115: 3 ). Dentro desta soberania livre, Deus “determinou os períodos alocados e os limites da morada [de cada nação]” ( Atos 17:26). Deus tem direitos do Criador, e ninguém pode dizer a ele: “O que você está fazendo?” ( Jó 9:12 ).

2. Deus não é apenas o último criador, governante e proprietário, mas ele é justo e justo em tudo o que ele faz.

Abraão pede a Deus a mesma pergunta que estamos perguntando: “O juiz de toda a terra não deve fazer o que é justo?” ( Gen. 18:25 ). A resposta implícita é: “Por todos os meios!” Este é o outro lado da pergunta de Paulo em Romanos 9:14 : “Há injustiça da parte de Deus?” A resposta de Paulo: “De modo algum!” Moisés proclamará mais tarde: “O Rocha, seu trabalho é perfeito, pois todos os seus caminhos são justiça. Um Deus de fidelidade e sem iniqüidade, justo e reto é ele “( Deuteronômio 32: 4 ).

É comum em nossa cultura perguntar se isso ou aquilo era justo ou apenas para Deus fazer. Mas se você parar de pensar sobre isso, a questão em si é realmente ilegítima. Basta perguntar que pressupõe que somos o juiz; vamos colocar “Deus no banco dos réus” e examiná-lo; Deus deve estar em conformidade com nosso senso de justiça, justiça e justiça – se Deus passar no teste, bem e bem, mas, se não o fizer, ficaremos chateados e nos tornamos o acusador. Perece o pensamento. Como Deuteronômio 32: 4 diz, “todos os caminhos de Deus são justiça” – por definição. Se Deus o faz, é só. (E como o Deus trino é inerentemente relacional, a Bíblia diz que Deus é amor e, portanto, toda a sua justiça é, em última instância, nascida e apontando para o amor.) Pensar de outra forma é o último ato de arrogância, colocando sua própria mente e opiniões e conceitos como o padrão final do universo.

Isso não exclui, porém, questionamento humilde e buscar a fim de obter uma maior compreensão. Embora seja finalmente ilegítimo perguntar se os caminhos de Deus são apenas para garantir a Terra Prometida, é perfeitamente apropriado e edificante buscar o entendimento sobre como os caminhos de Deus são justos – seja no comissionamento da destruição dos cananeus ou em qualquer outra ação. Esta é a tarefa da teologia – ver como vários aspectos da verdade e da revelação de Deus se acumulam.

3. Todos nós merecemos a justiça de Deus; Nenhum de nós merece a misericórdia de Deus.

Como observado acima, Deus é absolutamente apenas em tudo o que ele faz. A única coisa que qualquer um de nós merece de Deus é a sua justiça. Rompemos sua lei, rebelando-se contra ele e seus caminhos, e a justiça divina exige que recebamos o castigo divino proporcionalmente à nossa rebelião traiçoeira e traidora. É totalmente dentro dos direitos de Deus dar piedade, mas ele não precisa dar a todos – ou a qualquer. Também é útil notar que, na história bíblica, um ato de julgamento em um é muitas vezes um ato de misericórdia para outro (por exemplo, o dilúvio foi julgamento sobre o mundo, mas um meio de salvar Noé, as pragas foram julgamento sobre o faraó, mas um meio de libertar Israel). Da mesma forma, a destruição dos cananeus foi um ato de misericórdia para Israel.

4. Os cananeus eram inimigos de Deus que mereciam ser punidos.

“Todos pecaram e estão aquém da glória de Deus” – “Nenhum é justo, não, não um” – e “o salário do pecado é a morte” ( Romanos 3:23 ; 3:10 ; 6:23 ). Portanto, se Deus destruísse Adão e Eva após a queda, ele teria sido inteiramente justo. Quando ele eliminou mais de 99,99% da raça humana durante o tempo de Noé, ele estava sendo apenas.

Às vezes, podemos pensar erroneamente que Deus queria apenas dar seu povo à terra e expulsar as pessoas inocentes que já estavam lá. Mas na realidade, os cananeus estavam cheios de iniqüidade e maldade, e Deus fala da terra que os vomita por esta razão ( Gênesis 15: 6 ; Levítico 18: 24-30 ; Deuteronômio 9: 5 ). Tudo isso é consistente com o fato de que Deus “vinga o sangue de seus filhos e se vinga de seus adversários”. Ele paga os que o odeiam e limpa a terra do seu povo “( Deuteronômio 32:43 ).

Também é importante notar Deuteronômio 9: 5 , que diz que a posse de Israel sobre a terra e os cananeus sendo expulsos não seria devido à justiça de Israel, mas preferem ser por causa da perversidade dos cananeus. Deus diz claramente a Israel que se eles não seguem o Senhor e a sua lei, então eles sofrerão o mesmo destino que as nações serem vomitadas de suas terras ( Lv 18:28 ; Deut. 28: 25-68 ; cf. Ex. 22:20 ; Jos. 7: 11-12 , Mal. 4: 6 ). Deus deu seu amor escolhido especial a Israel (ver Deuteronômio 7: 6-9), mas suas ameaças e promessas de punição por infidelidade mostram sua justiça e seu compromisso com a justiça.

5. As ações de Deus não eram um exemplo de limpeza étnica.

O Pentateuco (Gênesis-Deuteronômio) fornece leis para dois tipos de guerra: (1) batalhas lutadas contra cidades fora da Terra Prometida (ver Deuteronômio 20: 10-15 ), e (2) batalhas contra cidades dentro da Terra Prometida ( Deuteronômio 20: 16-18 ). O primeiro tipo permitiu que Israel poupe pessoas; o segundo tipo não. Esta prática de herem (o segundo tipo de guerra) significava “devoção / consagração à destruição”. Como um ato sagrado cumprindo o julgamento divino, está fora de nossas próprias categorias para pensar sobre a guerra. Embora a destruição seja ordenada em termos de totalidade, parece haver uma exceção para aqueles que se arrependeram, voltando-se para o Deus verdadeiro e vivo (por exemplo, Raab e sua família [ Js. 2: 9], e os gabaonitas [ Js. 11:19 ]). O que isso significa é que o motivo da destruição dos inimigos perversos de Deus foi precisamente por causa de sua rebelião e de acordo com os propósitos especiais de Deus – não por sua etnia. A “limpeza étnica” e o genocídio referem-se à destruição de um povo devido à sua etnia e, portanto, esta seria uma categoria inadequada para a destruição dos cananeus.

6. Por que era necessário remover os cananeus da terra?

Na América, falamos sobre a separação da “igreja” e do “estado”. Mas Israel era uma “teocracia”, onde igreja e estado estavam inseparavelmente unidos e indistinguíveis, de modo que os membros do povo de Deus tinham obrigações políticas e religiosas. Ser cidadão de Israel precisa ser fiel à aliança de Deus e vice-versa.

A comunidade da aliança exigia pureza, e violações flagrantes significavam remoção (por exemplo, veja Deuteronômio 13: 5 ; 17: 7 , etc.). Isso também implicava a pureza da terra em que viviam como povo de Deus, e o fracasso em remover o impenitente da terra significava que a nação inteira seria abatida com os rebeldes, resultando em idolatria, injustiça e maldade (por exemplo, Deut. 7: 4 ; 12: 29-31 ), o que, infelizmente, provou ser o caso muitas vezes sob a antiga aliança.

Os cristãos de hoje não estão em uma teocracia. Somos “residentes e exilados” ( 1 Pe. 2:11 ), sem terras sagradas nesta era. Vivemos na sobreposição da velhice e da era a vir – “entre dois lugares” (na criação que geme – após a Terra Prometida sagrada, mas temporária, e aguardando o Santo-e-permanente New Heavens e a Nova Terra ). Nesta época e lugar, devemos respeitar e submeter-se às autoridades governantes colocadas sobre nós por Deus ( Romanos 13: 1-5 ) – mas não são, e não devem ser, parte da igreja (o povo de Deus é chamado e reunidos para a Palavra e o sacramento). Além disso, o presente de Deus de revelação específica e especial para toda a igreja já terminou (ver Hb 1: 1-2: “Há muito tempo, muitas vezes e de muitas maneiras, Deus falou aos nossos pais pelos profetas, mas nos últimos dias nos falou por seu Filho”). Esses fatores se combinam para garantir que nada como a destruição dos cananeus – necessários para a teocracia de Israel possuir a terra física – é comissionado por Deus ou é permitido por seu povo hoje.

7. A destruição dos cananeus é uma imagem do julgamento final.

No final da era, Cristo virá a julgar os vivos e os mortos ( Atos 10:42 ; 2 Tim. 4: 1 ; 1 Pet. 4: 5), expulsando-os da terra (toda a terra). Esse julgamento será justo, e será completo. Esse é o dia “o Senhor Jesus [será] revelado do céu com seus poderosos anjos em fogo flamejante, infligindo vingança sobre aqueles que não conhecem Deus e sobre aqueles que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão o castigo da destruição eterna, longe da presença do Senhor e da glória do seu poder ( 2 Tessalonicenses 1: 8-9 ). Surpreendentemente, Paulo pergunta ao Corinthians algo que parecem ter esquecido, se eles já soubessem: “Você não sabe que os santos julgarão o mundo? (1 Cor. 6: 2 ).

Como é que isso funciona? Como será? Não sabemos com certeza. Mas a Palavra de Deus nos diz que o povo de Deus será parte do juízo de Deus contra os inimigos de Deus. Deste modo, o mandamento de Deus dos israelitas de levar a cabo o seu juízo moral contra os cananeus torna-se um pregador – uma prévia, se quiser – do julgamento final.

Leia nesta luz, a terrível destruição registrada nas páginas de Josué na Palavra Sagrada de Deus não se torna um “problema para resolver”, mas um chamado para todos nós, para permanecer “puro e imaculado diante de Deus” ( James 1 : 27 ), buscando-o e seus caminhos, e compartilhe fielmente o evangelho com nossos vizinhos não-crentes e as nações não alcançadas. Como Jó, devemos, em última instância, abster-nos de questionar a Deus e a justiça de Deus, colocando uma mão sobre a boca ( Jó 40: 4 ) e maravilhando-se com a riqueza e o mistério da grande e intransponível misericórdia de Deus ( Efésios 2: 4 ). No final do dia, nos juntaremos a Moisés e ao Cordeiro ao cantar esta canção de louvor:

“Ótimas e surpreendentes são as vossas obras,
ó Senhor Deus, o Todo-Poderoso!
Os justos e os verdadeiros são os seus caminhos,
ó Rei das nações!
Quem não temerá, Senhor,
e glorificará seu nome?
Para vocês, só são sagrados.
Todas as nações virão
e adorarão,
pois seus atos justos foram revelados “( Apocalipse 15: 3-4 ).

A discussão na Introdução ao livro de Joshua na ESV Study Bible é útil para pensar nesta questão. Para um tratamento mais aprofundado, veja o artigo de Paul Copan: ” Yahweh é um monstro moral? 

Fonte: https://www.thegospelcoalition.org/blogs/justin-taylor/how-could-god-command-genocide-in-the-old-testament-2/

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.